Celso Rocha de Barros > Bolsonaro, comorbidade brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. filipe moura lima

    O vice não é diferente do titular; ano que vem, quando assumir, todos veremos.

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    O escrevinhador não perde a oportunidade de usar adjetivos, que são melhores usados a designar a sua querida quadrrrilha pet. Cormobidade maior que uma quadddrilha com todos os membros conde nados, ser ferrenhamente defendida por escrevinhadores de penas a soldo, não existe. Talvez, talvez, só os cérebros mono pensantes destes supracitados escrevinhos, sejam comorbidades maiores. Talvez.

    Responda
  3. Daisy Santos

    Cerco sanitário nesse desagregador arruaceiro. Lockdown nele. Que vá corizar, limpar na manga da camisa e tossir na varanda de sua casa no condomínio Vivendas da Barra pesada.

    Responda
  4. José Bernardo

    O presidente como comorbidade é do naipe do *ustrapalooza* - e, infelizmente, preciso e verdadeiro. Aquele que, em crise tamanha, deveria ser fator de aglutinação de forças, age como fator de desunião e desagregação...

    Responda
  5. Wagner Castro

    O país não conseguirá se acalmar nunca enquanto Bolsonaro estiver no Palácio do Planalto. Especialmente na hora mais terrível da história da humanidade nesse século. Bolsonaro é um homem perturbado porque tem uma mente perturbada e irradia essa índole na proporção da autoridade que lhe dão. De comandante de companhia à presidência da República sua história é de desordem e desunião.

    Responda
  6. roberto oliveira melo filho

    "É o pior presidente do mundo. É o pior presidente da história..." Logo, temos o pior eleitorado do mundo. O pior eleitorado da história. Ele não está por vontade própria, mas pela vontade, explícita e consciente, de 57,8 milhões de pessoas. Apenas! Há, com certeza, uma ampla articulação nos confrontos abertos antidemocracia. Houve, e ainda há, condescendência de muitos representantes institucionais. Estamos, outra vez, nas mãos dos militares. E, sabe-se bem, como funcionam suas mentes, atos.

    Responda
  7. washington portela

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Nelson Vidal Gomes

    A democracia não convive com a hipocrisia institucionalizada.Não é democrático 4 instâncias judiciais para afastar da sociedade àquele que a prejudicou após comprovação em duas ou mais.Não é democrático o Presidente da Câmara desrespeitar o Chefe do Executivo e seus Ministros no discurso e na prática legislativa,também não o é fundos eleitoral e partidário de valores estratosféricos à revelia dos cofres da nação e de sua vontade e partido comprovadamente corrupto continuar a existir.Deus!

    Responda
    1. Claudio Lima Rodrigues

      Quantas ações o Bolsonaro tomou para acabar com essas mazelas?? Que eu saiba ele é Presidente e poderia fazer algo, ou pelo menos propor. Mas ele está preocupado em criar mais problemas para o Brasil.

  9. Fernando Bueno

    O bolsonaro é tão incompetentemente como governante que consegue ser pior que a Dilma na política e nas palavras. Não ser corrupto (ele e não família) nessa hora não está tendo importância nenhuma. Simplesmente não sabe pilotar o barco.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Está tendo importância sim.Nada é mais degradante para o ser humano,para a democracia e a nação do que o império da corrupção e da mentira a que estávamos submetidos.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  10. Lineu Saboia

    Foi o povo que organizou a passeata e gritou nas ruas palavras de ordem. Quando o povo grita, é bom ter cuidado. Lembra da revolução francesa??

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Muito bem lembrado!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  11. Nelson Vidal Gomes

    Considerar que o Presidente atual possa ser algo pior do que aquele que presidiu o governo mais corrupto de que se tem notícia na história da humanidade,só prova a degradação dos valores nacionais e morais a que fomos submetidos durante os 14 anos de poder do partido do articulista que a este subscreve,e ainda,o quão mais mórbido e nefasto para uma nação e sua democracia pode ser o extremismo político,mais dogmático do qualquer religião que mereça este nome.Deus nos ilumine a todos!

    Responda
  12. Alberto A Neto

    A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram. Basta recordar o discurso do Doutor Ulysses na proclamação da Carta de 05/10/88 para recuperar o rumo perdido pela administração presidencial demencial. Temos, como dissera o Doutor Ulysses Guimarães, ódio e nojo à ditadura.

    Responda
  13. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  14. ricardo fernandes

    e os bolsonaristas vão continuar na sua saga. sem que lhe sejam impostos limites, e como no poema de brecht, como nos calamos, um dia entrarão em nossas casas e nos cortarão as gargantas.

    Responda
  15. Borges DJ

    Antes de atacar Bolsonaro é preciso que identifiquemos quem o colocou lá e continua lhe dando suporte para distrair e dividir a população. Culpados: nossas mil famílias bilionárias, sistema financeiro, grandes corporações internacionais e Trump e forças armadas. A classe política é só boi de piranha, gente. São paus-mandados a serviço do grande capital.

    Responda
    1. Claudio Lima Rodrigues

      Existe uma grande classe média (da qual pertenço) e baixa, que por desinformação , colocou o cara lá.

  16. Borges DJ

    Antes de atacar Bolsonaro é preciso que identifiquemos quem o colocou lá e continua lhe dando suporte para ganhar muito dinheiro. Culpados: nossas mil famílias bilionárias, sistema financeiro, grandes corporações internacionais e Trump e forças armadas. A classe política é só boi de piranha, gente. São paus-mandados a serviço do grande capital.

    Responda
  17. Borges DJ

    Imaginem se fosse Lula, Dilma ou Fernando Haddad, ameaçando a democracia como faz Bolsonaro. Não ficariam um dia a mais no cargo. A impressão que temos é que ele faz tudo isso porque tem o apoio irrestrito de nosso "deep state" (forças armadas, sistema financeiro, 1000 famílias de bilionários, grandes corporações internacionais e Trump). Então nossa democracia só existe no papel. Único que pode derrubá-lo? a economia e

    Responda
  18. isaque almeida

    impitiman ja, lula presidente, dilma vice, filhos de no lula banco central

    Responda
    1. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Está achando que vale continuar com o nazifascista miliciano, inimigo da ciência e da democracia, ridicularizado e desprezado por todo mundo civilizado?

    2. Cristian Silvano

      E o Isaque no sanatório!

  19. Geraldo Junior

    A pior presidente da história foi DILMA ROUSSEF com sua burrice ideológica fanática, seu déficit de inteligência e suas grosserias. Bolsonaro é inábil e paranóico mas não quer destruir a economia como o quarteto DILMA, MANTEGNA, AGUSTIN e BARBOSA.

    Responda
    1. Claudio Lima Rodrigues

      Governar não se trata só de economia.

    2. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

      Antes da pandemia, o desemprego estava altíssimo, o PIB baixinho e investidores fugindo do país governado por um ignorante, incompetente, grotesco, tosco, violento, miliciano e fanático.

  20. Rodrigo Caldas

    Estão completamente desmoralizados. A cada despautério e subsequente inércia em modo nota de repúdio fica cada vez mais evidente o descaso com o estado democrático de direito.

    Responda
  21. wilson kfouri

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. Arthur Diniz Filho

    Põe o cabresto no seu lombo, põe os arreios, pega o chicote e o ensine a marchar, como deveria estar marchando. Santa Maria, que descalabro esse "cara" tem feito em nosso País. Se ele não aceitar bem os componentes da montaria, como todo jumento é mesmo muito teimoso e burro, o chicote estará à mão para obrigar o animal a seguir no caminho certo.

    Responda
  23. Carlos Mello

    Notas de repúdio não adiantam para quem acha que a constituição é ele. Bolsonaro não precisa de nem de impeachment; precisa de tratamento urgente.

    Responda
  24. Rodrigo Silva

    A razão e o bom senso vão vencer no final. Não é a hora de precipitações. Lembremos de Ulisses Guimarães, saibamos conduzirmo-nos calmamente, os insensatos caem por si só.

    Responda
  25. ALEMAR BRAGA RENA

    Alguém ouviu as declarações de Roberto Jefferson ontem à noite? Penso que não, pois ninguém comenta! E a reunião na residência do Maia? Tomaram conhecimento de um documento de dezenas de páginas que de lá saiu? O silêncio da FSP e comentaristas faz parte do "mecanismo"? A situação está ficando pior do que a de 1964, e todo cuidado é pouco!

    Responda
    1. Jonas Santiago

      Roberto Jefferson disse que dois golpes estão em curso: o impeachment do Bozo e a mudança da lei orgânica da câmara para ele se reeleger. Ele está alinhando isso com a oposição. Ele está trocando o aceite do pedido de Impeachment com a mudança na lei. Olha... neste momento, apesar de achar o Maia inimigo do povo mais pobre, um playboy elitista e etc, acho uma boa troca para sairmos desta Era da Idiotia e Barbárie, e para voltar a ter uma disputa civilizada.

  26. hylton neves

    Isso é choro de derrotado... Não adianta tentarem criar essa narrativa de golpista. O povo não é mais teleguiado, esse discurso só convence quem já é oposição ao Bolsonaro. Vcs perderam e vão chorar mais ainda depois da reeleição do Bolsomito em 2022

    Responda
    1. isaque almeida

      lula presidente, dilma vice

    2. wilson kfouri

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Como de praxe, não há uma nesga, um restolho, um projeto de argumento em favor do eleito, apenas o ataque infantil. Vocês se parecem muito...

    4. Daniel Liaz

      Não há palavras pra qualificar o nível de imbecili...dade do seu comentário Sr Neves

    5. Maria Isabel Martinez Pons

      Choro de derrotado? Vcs não sustentam sem o pt e lula. O cara participa de um protesto contra o congresso, stf, pedindo AI 5 e intervenção militar e isso é uma "narrativa golpista" por parte dos críticos? Se estivéssemos em um pais sério, todos esses já estariam na cadeia há muito tempo. Inclusive esse arremedo de presidente. #forabolsonaro

  27. Tersio Gorrasi

    A insatisfação popular deve ter seus motivos. Será que o STF e o parlamento fizeram a sua parte como mandam as suas cartilhas? O STF por exemplo, é tão previsível que todos já sabem qual será exatamente o voto de um determinado magistrado, e isso é imparcialidade? Quando os parlamentares soltam as suas pautas bomba visando interesses pessoais e querendo manter privilégios está correto? Obs. Não estou dando razão alguma aos exageros dessas manifestações

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      O congresso e o stf podem ter seu problemas. Mas nada disso justifica a intervenção anti-democrática das facções que foram às ruas, muito menos o apoio do presidente. Esse pessoal e Bolsonaro estão esticando a corda ao máximo. Merecem ter uma resposta a altura. Infelizmente, não vi isso ainda por parte das instituições. Acho que o freio a essas tentativas de golpe - porque foi uma incitação ao golpe - virá das próprias ruas. Muita gente que apoiou Bolsonaro hj está arrependida.

  28. Hercilio Silva

    Militares deveriam ler o que respeitar decisões absurdas da hierarquia provoca. Ou tolerar a quebra de hierarquia de quem quer exatamente isso pra virar o superior. O que seria dos marinheiros do porta aviões americano contaminado caso seu comandante não peitasse a hierarquia? Lá caiu o chefe da Marinha. Sobre decisões absurdas e quebra de hierarquia de verdade, aqui na vizinha Venezuela há farto material de estudo.

    Responda
  29. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Lembremo-nos do que aconteceu na Europa central, há uns 90 anos - um baixinho foi eleito democraticamente ...e resto - favor consultarem os livros de história .

    Responda
    1. Juscelino Neto

      Hitler nunca foi eleito democraticamente na Alemanha. Ele perdeu nos dois turnos para Paul Hindenburg, nas eleições de 1932. Os alemães não elegeram Hitler presidente. Sua ascensão ao poder se deve a outras manobras, mas não pela via democrática. Não há qualquer paralelo, portanto, entre a realidade brasileira e Alemanha às vésperas do hitlerismo. Esta é um exemplo notável da falsificação da história com objetivos político partidários.

  30. João CArlos Albuquerque

    A pergunta é: como tirar esse monstro do poder? Ele aposta no caos e sonha com uma reação explosiva e descoordenada. O impeachment viria tarde demais e ele sabe disso. Então estamos perdidos ou será que podemos seguir cortando seus pés e cabeças? Se alguém quiser tirar realmente esse monstro do poder, terá de o cortar uma das cabeças do monstro: o Moro.

    Responda
  31. Ayer Campos

    "A hierarquia foi quebrada porque o topo da hierarquia enlouqueceu". Mas a quem compete expedir o atestado psiquiátrico de interdição? Os 'mídia' se revelaram solertes no caso da Dilma, incentivando pretextos fajutos (o que garante que agora o fazem com 'carradas de razão'?). O 'quarto poder' se esforça pra mostrar a força residual de seu evanescente papel político, mas a hipótese de impedimento, quiçá cabível, esbarra nas mesmas forças incitadas contra Dilma. Os generais vão topar?

    Responda
  32. romulo paiva

    Ele sempre foi assim e foi eleito para isto, quebrar paradigmas, Globo, Folha , políticos e sindicatos mamando no governo, mostras que em 64 os militantes Marxistas queriam ditadura Marxista aqui, ...etc

    Responda
    1. Claudio Lima Rodrigues

      Você votou nele para isso?? Que eu saiba um governante deve atuar por saúde, educação e renda para população. Estou esperando até agora ele fazer alguma coisa. Só fica picuinha. Em 2022 não erre novamente, por favor. Grato

    2. Maria Isabel Martinez Pons

      Romulo, pelamordedeus! Chega desses argumentos de Whatsapp que são mentirosos, distorcidos e só têm o objetivo de enganar incautos! Quebrar que paradigmas? A mamata acabou aonde? Não é globo mas é record! Um monte de ministros envolvidos em corrupção! Ele há 30 anos no congresso só mamando, sem fazer nada. E o pior, metido com milicias do escritorio do crime! Cegueira ou é má fé? Nesse momento de pandemia, ele preocupado com 2022! Ele só traz o caos. Save qdo será reeleito? Nunca!

    3. CARLOS EDUARDO GOMES

      Romulo é um dos robôs pagos pelo gabinete do ódio. Seus comentários sem sentido estão em todos artigos da Folha. Nos resta apenas ter pena de alguém que se presta a fazer papel de facista para tirar o sustento da vida.

  33. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Devemos lutar com as armas da justiça porque se o outro lado sair às ruas será motivo para um confronto. Então, calma nesta hora! Não devemos aceitar a provocação de um presidente que nunca soube dialogar. É só rever suas tiradas dentro Câmara.

    Responda
  34. Jose Roberto X de Oliveira

    Empresários, policiais e exército dão apoio a essa insensatez no Poder? A troco de quê? Estado Mínimo Policial? É Policial sim porque de liberal isso aí não tem nada. Só ver as barbaridades no meio ambiente, na educação e nos direitos humanos E trabalhistas. Ah e tem apoio em evangélicos teleguiados por pastores messiânicos isso sim.

    Responda
  35. Benedito Silva

    O presidente sabe que manterão, governadores, ministério da saúde, STF, o isolamento social e seguirão a OMS. Mas ele tem que contrapor a tudo isso aí! Ele sabe que uma parcela da sociedade está descontente com o isolamento e esse número aumentou, segundo a pesquisas. Além de manter sua base ativa ele já arregimenta parte do eleitorado. Há uma tática, mesmo que absurda, em sua política!!

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Uma tática anti nacional, egoísta, centrada apenas na manutenção do poder e num projeto de destruição.

  36. João F Santos

    Esse estrupício de presidente tem idéias fixas contra o comunismo. Agora encontrou um inimigo comum e invisível a todos, resultado: elouqueceu! Pretende voltar aos tempos da ditadura, com AI-5 e tudo. Camisa de força já!

    Responda
  37. Jesse G

    O Brasil não é um país pobre; pobre é o seu povo. Um povo pobre num país de imensas potencialidades, aproveitadas apenas por um punhado de ricos egoístas e indiferentes à pobreza à sua volta.

    Responda
  38. Evandro Botteon

    É desse tom para mais, que a folha deveria adotar. pois notas de repúdio não estão surtindo efeito algum. não sejam omissos!

    Responda
  39. EDSON CARLOS MOROTTI

    Como disse Bolsonaro ontem, chega de conversas. Rodrigo Maia abra o processo de afastamento. Bolsonaro é uma vergonha para o povo brasileiro além se ser um perigo para a saúde do povo e das Instituições da República. Ele é despreparado, desqualificado, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. O pior Presidente que este país já teve.

    Responda
  40. João Marcos Dantas de Andrade

    Bolsonaro precisa ser interditado.Camisa de força nele, já !

    Responda
  41. João Marcos Dantas de Andrade

    Bolsonaro precisa ser interditado.Camisa de força nele, já !

    Responda
  42. SERGIO VICENTIN

    Bolsonaro deveria ser caso de estudos psicanalíticos como o foi Adolf, mas sua insignificância é tamanha que não merece demanda de esforço. Contudo, os estragos são visíveis.

    Responda
  43. Otto Cabral Mendes Filho

    Fora Bolsonaro! Impeachment Já!

    Responda
  44. PAULO JATOBA

    Estamos diante de um dirigente acometido de um surto psicopático.

    Responda
  45. Rafael BO

    Parabéns, Celso, por denunciar a cumplicidade criminosa dos fardados do Planalto. Cortante: "O argumento é ridículo. A hierarquia foi quebrada porque o topo da hierarquia enlouqueceu."

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.