Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tersio Gorrasi

    São meros exercícios de adivinhação inúteis para os dias atuais, pois estamos nos referindo a uma pandemia de mais de um século atrás num cenário e desenvolvimento científico tecnológico completamente diferentes

    Responda
  2. Chang Up Jung

    Em 2018, no mês de abril, 101.251 pessoas morreram no Brasil todo. No Estado de São Paulo, o número foi de 24.451 e, em sua Capital, de 6.851. Em 2019, os números foram, respectivamente, de 99.572, 25.802 e 7.060. Em 2020, até o dia 15 de abril, registraram-se, respectivamente, 40.239, 12.025 e 3.779, o que projeta os seguintes números até o final do mês: 80.478, 24.050 e 7.558 Os números não mentem. Ignorar esses números e divulgar apenas os questionáveis é desinformação.

    Responda
    1. Luiz Tanamati Jr

      Dados quantitativos muito interessantes.

    2. RORIDAN do Cenário

      Meu caro, não se iluda com as verdades que os números dirão em maio e junho!...

    3. Marcelo Santana

      Lá vem ele de novo: 200 + 300 = 500; menos 100 sobra 400 vezes 3 só pode 1200. Então concluímos que então nada vezes infinito são seus números. Números não mentem né.

    4. Chang Up Jung

      Ops, perdão! A fonte: https://transparencia.registrocivil.org.br/registros

    5. Chang Up Jung

      Obrigado pela atenção. É que o espaço concedido aqui pela Folha não foi suficiente para citar a fonte e eu não queria ocupar dois espaços. Já passou da hora de a Folha utilizar os dados dessa idônea fonte para digerir as notícias paranóicas em favor dos leitores.

    6. RODRIGO RICOY DIAS

      Já vi esse exato texto como comentário de outra coluna. Lá como aqui não há qualquer referência ou fonte, mesmo tendo sido o autor instado a citá-las. Ou seja: acusa de desinformação postando números desconexos. Na verdade o diversionismo está no comentário e não na coluna.

  3. José Cardoso

    É uma referência para estimar quanto vai durar a atual epidemia - 1 trimestre. Como começou em março, deve terminar no fim de maio, início de junho.

    Responda
  4. Allain Willian Silva de Oliveira

    Meus avos tinham uma fazenda de café na manteigueira em MG, onde além de escravos libertos tinham migrantes Italianos. Bons na fala deles quase todos morreram e foram enterrados na fazenda, imagina o numero de mortos da Espanhola foi muito superior, na época não havia meios de compatibilizar dados. A geração que viveu a Espanhola desenvolveu hábitos higiênicos em especial gripe muito severos.

    Responda