Ilustrada > Série mostra jovem que foge de comunidade judaica ultraortodoxa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
CrÃtica "cirúrgica" de Pedro Coutinho. Que tal deixar um pouco de lado os detalhes que não funcionam bem - concordo - e prestar um pouco de atenção na direção e na atuação de Shira Haas? Cada vez mais, as estórias se repetem nos seriados. Partem de caos comuns. O que muda é a forma de conta-las e como bons atores são capazes de nos arrastar para dentro da trama, cultivando uma empatia que os roteiristas brasileiros, com poucas exceções, ainda não compreenderam.
42% da comunidade ortodoxa moderna de hoje é composta por baalei teshuvah. A idade média em que eles começaram a identificar como ortodoxos é 23,5, e mais da metade são ortodoxos por Mais de 20 anos. Este relatório explora os baalei teshuvá que atualmente se identificam como ortodoxos modernos. - Nishma Research The Journeys and Experiences of Baalei Teshuvah November 4, 2019 - Sponsored by the Micah Foundation. - Há um número muito maior de judeus americanos que se tornam ortodoxos.
A pesquisa acima mostra que 8% dos judeus baalei teshuvá (novos ortodoxos) tornam-se hareidim (conhecidos como ultraortodoxos pela mÃdia). Os judeus que abandonaram a ortodoxia existem em números muito menores, mas fazem muitÃssimo mais alvoroço na mÃdia.
Oi Alexandre! Falou em judeu, lá vem ele, indefectÃvel, provando e comprovando que eles são sempre o máximo. Ater-se ao artigo fazendo uma crÃtica da série, nem pensar. Mas a tal pesquisa deve estar certa: os judeus estão muito, muito bem. Se há alguma questão regional, Israel manda bomba; se a questão for mais distante, estala os dedos e os EUA detonam. Vidão!...
O Luiz Cândido acredita, no seu Ãntimo, que há um Deus que protege os judeus, e isso parece incomodá-lo sobremaneira. Então, ele racionaliza afirmando para si mesmo que esse Deus seria os EUA ou o exército de Israel. Já a mÃdia racionaliza dizendo para o público que os judeus observantes têm uma vida miserável, ao arrepio das informações cientÃficas.
Meus comentários são justamente sobre o que ocorre na série. Quero mostrar que ao contrário do que a série busca mostrar, os judeus ortodoxos são objetivamente o grupo humano com maior Ãndice de felicidade e bem estar nos EUA, e que há tanto judeus ortodoxos que migram para a não observância quanto judeus não observantes que se tornam observantes. Mas este último caso, muitÃssimo mais prevalente, nenhuma série e nenhum filme mostra.
Os jovens amigos musicistas de Berlim realmente ficaram forçados.
Religion and Happiness Among Israeli Jews: Findings from the ISSP Religion III Survey - Jeff Levin - Journal of Happiness Studies - 5/5/2013 - As análises são ajustadas para efeitos da idade e outras covariáveis sociodemográficas. Os resultados se baseiam em um corpo crescente de resultados de base populacional apoiando um impacto salutar da observância religiosa judaica no bem-estar subjetivo, em Israel e na diáspora.
Vi e adorei! Jamais conseguiria viver numa comunidade assim...mas cada um com seus credos e valores. Assim é o mundo!
The New York Times, 7/1/2011 - Os Judeus Americanos Têm As Vidas Mais Felizes - Por Catherine Rampell - Em média, os judeus têm nÃveis mais altos de bem-estar do que seus pares de todas as outras religiões importantes da América, de acordo com novos dados do Ãndice de Bem-Estar Gallup-Healthways. O Ãndice utiliza pesquisas diárias que visam medir os componentes de uma boa vida, incluindo saúde, felicidade e acesso a necessidades básicas...
Curiosamente, o filme, baseado em um caso individual, assim como outros filmes na mesma linha, buscam conduzir o público à conclusão exatamente oposta a que chegam as pesquisas populacionais cientÃficas sobre o bem estar e a felicidade dos judeus haredim. Mais um caso em que a mÃdia busca moldar opiniões públicas opostas aos fatos objetivos.
news.gallup.com/poll/152732/religious-higher-wellbeing-across-faiths.aspx - Esta pesquisa cientÃfica da Gallup mostrou que nos EUA, os grupos de indivÃduos mais religiosos são os mais felizes, e o grupo humano mais feliz nos EUA são os judeus ortodoxos. Isto é ciência!
Serie Netflix
Sugiro também a série Shietzel, em duas temporadas, extremamente realista desse mundo pouco conhecido onde todos se anulam(seus desejos, sonhos, projetos) pra cumprir o determina a Torá e o Talmude
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Série mostra jovem que foge de comunidade judaica ultraortodoxa Voltar
Comente este texto