Comentários para:

Os cúmplices

VER COMENTÁRIOS EM Ranier Bragon

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    O colunista finge não saber que golpe é fácil, fácil de dar. Investigue um pouquinho mais e vai descobrir que uma das forças de coalizão do golpe passado, de 2016, ainda não está convencida. A Folha e a mídia, como da vez passada, já estão prontas.

    Responda
  2. roberto oliveira melo filho

    Será que ainda não se percebeu, que o problema não é o tenente recalcado, mas os militares que o apoiaram nas eleições, e que hoje ocupam ministérios importantes da estrutura de poder. Não só. Como noticiado hoje, pela Folha, não são golpistas, mas estimulam o confronto com as instituições. Não dá no mesmo? O brasileiro acostumou-se com este cinismo autoritário. E a dignidade...

    Responda
  3. Icaro Machado Prado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    A impressão que se tem passado é que é quase impossível destituir um político eleito pelo povo, por mais motivos que possa ele oferecer do ponto de vista moral, ético, sanitário e criminal. Paradoxalmente, isso me faz lembrar de como foi fácil para um presidente da Câmara da época , sabidamente corrupto e imoral, aprovar o último impeachment, não por outro motivo, senão por pedaladas fiscais. Coisas da Democracia brasiliana.

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Não é possível barrar moleques irresponsáveis sendo cúmplice de suas molecagens. Tanto o capitão, quanto seus seguidores, milicianos e cia ilimitada sabem que a desmoralização moral da Política e do Estado de Direito está ocorrendo desde 2014, quando um garoto mimado, derrotado na eleição presidencial, convocou seus adeptos ao motim. De lá para cá, o barco afundou bastante e agora os amotinados surgem como 'defensores da Constituição'... Façam suas autocríticas. Vocês não são 'pais'; são irmãos

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Comentário coerente, mas atacar os sintomas e deixar as causas intactas não incorrerá em mudança e ainda pode incorrer em desordem generalizada com revolta terraplanista. O capitão dos milicianos é o resultado do Golpe/16, e isso deve ficar claro e transparente a todos os Golpistas. Agradeço.

    2. Paulo Roberto Schlichting

      É possível admitir a pertinência do comentário em relação ao relativismo ad hoc das posições em defesa da letra da Lei nas circunstâncias mencionadas. Concordo. Mas hoje há um imperativo evidente em aderir aos que defendem um basta definitivo ao insano mandatário. Estamos tolerando um desastre anunciado. Há um alucinado no poder e um bando de malucos a apoia-lo. Chega.

  6. Dimas Floriani

    Ninguém tem culpa agora de terem colocado este psicopata no poder.

    Responda
    1. ANDERSON CORREA TEIXEIRA

      A culpa é irrelevante. É passado. Importa o presente. Providências deveriam ser tomadas pelas instituições - no presente.

    2. moacyr da Silva

      Os que o elegeram e que hoje fazem carreatas: milicianos, grande parte dos evangélicos que agem como rebanhos, e os mais ignorantes da parte da elite!

  7. gomes nogueira

    Falta ao Bolsonaro, o lado pitoresco e exótico do ex presidente Luiz Ignácio. Falta, aquele, lado do "deboche irônico". Falta o lado cômico. Falta, talvez, por último ser metido na cadeia, por mais de um ano. Até que foi fácil a ascensão de Jair Messias Bolsonaro. Não teve concorrentes. Pois, eram, por mais que dissimuladores, piores que o Capitão.

    Responda
  8. gomes nogueira

    Falta ao Bolsonaro, o lado pitoresco e exótico do ex presidente Luiz Ignácio. Falta, aquele, lado do "deboche irônico". Falta o lado cômico. Falta, talvez, por último ser metido na cadeia, por mais de um ano. Até que foi fácil a ascensão de Jair Messias Bolsonaro. Não teve concorrentes. Pois, eram, por mais que dissimuladores, piores que o Capitão.

    Responda
  9. domingos savio de oliveira

    Todos os dias, o ato de acordar para mim é um tormento. Sempre penso que Bolsonaro presidente não passar de um pesadelo, mas qual a minha desilusão quando percebo que é verdade e que não sonho. Católico fervoroso, resta-me a crença de que Deus nos deu esta tormenta como fosse um purgatório, para alcançar, enfim, a bonança em 2022...

    Responda
    1. Matheus Teodoro Silva Filho

      Viver esse pesadelo até 2022 é muita coisa. Temos que agir e tirar Bolsonaro o quanto antes.

  10. Pedro silva

    Não devemos chamar o Bolsonaro de moleque, pq temos a obrigação de respeitar a molecada.

    Responda
  11. JANE TADEU DA SILVA

    Ele nunca foi moleque, desde de lá do interior de SP aonde morava, ainda adolescente ele já demonstrava essa atitude radical que ele apresenta agora, então não devemos critica-lo, porque muitos mudam o modo de pensar conforme o ambiente que esta, e ele não tem esse política de vida, ele é autentico é o que é, talvez os generais do seu lado mudem algumas atitudes dele, vide como capitão ele não obedecia normas militares.

    Responda
    1. EDNILSON MACEDO

      Ele era tenente. O posto de capitão foi um prêmio do Exército pela insubordinação dele. Aliás o Exército é quem banca as molecagens que ele faz.

  12. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Usando a frase do Vice-Presidente, Hamilton Mourão, penso que, tal como no hóquei, o Presidente já ultrapassou a linha da bola.Já tem o cartão vermelho das pesquisas. conseguiu se indispor com todos os Poderes e acabou de incorporar no seu ego a Constituição. Só falta dizer que " l´état c'est moi", porque isso ele já acha que é. E, sempre, tais circunstâncias, já se sabe, historicamente, o que desencadeiam. Espero que não chegue a tanto.

    Responda
  13. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Usando a frase do Vice-Presidente, Hamilton Mourão, penso que, tal como no hóquei, o Presidente já ultrapassou a linha da bola.Já tem o cartão vermelho das pesquisas. conseguiu se indispor com todos os Poderes e acabou de incorporar no seu ego a Constituição. Só falta dizer que " l´état c'est moi", porque isso ele já acha que é. E, sempre, tais circunstâncias, já se sabe, historicamente, o que desencadeia. Espero que não chegue a tanto.

    Responda
  14. Paul Muadib

    Ele é igual criança nova, fica testando os limites até o dia que vai passar o limite da civilidade.

    Responda
    1. ANDERSON CORREA TEIXEIRA

      Desculpe-me, amigo, mas o limite da civilidade ele já ultrapassou faz tempo! Aliás, esse indivíduo nunca teve demonstrou qualquer noção de civilidade. Os seus admiradores o admiram por isso...

  15. Fausto Lusvarghi

    Simples, direto e prático.

    Responda
  16. Antonio Lima

    Pois é... resta sabermos até quando os militares vão “emprestar sua honorabilidade ao moleque travesso”. Poderiam convidá-lo a se retirar, e deixar os adultos tocarem o barco. Difícil, dado o grau de psicopatia da figura. Bem, então deixem-no falando sozinho, e peçam exoneração das dúzias de cargos que ocupam no desgoverno. Já seria um primeiro passo para resgatar a “honorabilidade” mais e mais arranhada, e uma senha para outras figuras acovardadas deixarem de acreditar ser possível controlá-lo.

    Responda
    1. Antonio Lima

      Paul, nem Rainer e muito menos eu afirmamos que os militares seriam todos inegavelmente honrados. Trata-se da imagem que hoje (ainda) detêm perante grande parte da população. Como diria John Lennon, you may say I’m a dreamer... mas imagine o peso que teria a exoneração conjunta de todos os militares...

    2. Paul Muadib

      Não entendo porque achar que os militares são honrados, existe corrupção no meio militar e um órgão para investigá-la (MPM - Ministério Público Militar).

  17. herbert tresoldi

    Fui ler correndo a coluna achando que iria ter ideias pra conter presidente e nada! Baita frustração! Escreveu somente o óbvio!

    Responda
  18. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  19. Wagner Santos

    Para decidirem fazer algo que limite Bolsonaro de verdade é preciso que aceitem o erro enorme, crasso, obtuso, grotesco e infantil que cometeram ao investirem nele. Como é muito para a psiquê reconhecer isso, seguem fazendo cara de paisagem.

    Responda
  20. roberta finger

    Será que ninguem percebeu por que o Bolsonaro está Presidente? Para fazer uma limpa na política, que, como estava não poderia mais continuar. Sómente com radicalidades é que isto pode acontecer. O que virá depois junto com o apoio da população, que até que enfim comecou a acordar para interagir, será muito melhor de qualquer maneira, seja de que partido for. Ele está "causando" , e isto é necessário. O povo acordando...e interagindo.

    Responda
    1. Marcelo Guimarães Freitas

      Roberta, tu viu Tropa de Elite e achou que o Capitão era o Capitão Nascimento. Mas vcs votaram no outro, o da Milícia.

    2. EDNILSON MACEDO

      Para fazer uma limpa deveria começar com ele mesmo. Esse e o discursinho de todo ditador barato. fazer uma limpa na política. Gente suja não tem nenhum compromisso com a limpeza. Como pode um habitual transgressor das leis e regulamentos - que invade aréas públicas para prática de atos ilegais e que exonera funcionários por cumprir os seus deveres funcionais - mundar o sistema para melhor? O verdadeiro objetivo de Bolsonaro é criar um estado de coisas para os desmandos dele; filhos e Cia.

    3. Luiz Augusto Sim es Meneguello

      O povo interage ao votar e o resultado dessa última interação é o Bolsonaro. O povo que votou nele, como parece ser seu caso, deveria estar arrependido da enorme lambança que fez mas continuam, polianamente, postando besteiras a tentar justificar o voto dado. Votaram em alguém absolutamente despreparado até para o convívio com seus pares, tanto que pertencia ao mal afamado baixo clero; aqueles deputados que não fedem nem cheiram na hora de fazer política. Sabemos hoje que fedem, sim.

    4. MARCIA BENEDICTO OTTONI

      Ao que parece a Roberta tb mora na Disneylândia.

    5. Wagner Santos

      A limpa na política feita por alguém que suja onde toca? A senhora não sabe o que é limpeza!

  21. marlon zortea

    Os políticos que nada fazem vão ser co-autores desta barbárie. Antes da pandemia nós já tínhamos regredido a Idade Média!

    Responda
  22. Alberto A Neto

    O projeto militar-miliciano-policial de poder não tem pudor de sua nudez explícita. Infelizmente o Parlamento e o Judiciário não estão à altura do momento histórico. Há um capitão de hospício no Planalto e as instituições e a sociedade civil faz cara de paisagem.

    Responda
  23. ANTONIO PEDRO

    Você está corretíssimo, Ranier. E foi nesse sentido que acabei de dar um grande pito em seu colega Uribe, pois tem tratado as irresponsabilidades do presidente da oitava economia mundial como se simples peraltices de um imperador infojuvenil que, por obrigação consanguínea, foi obrigado a assumir o trono, quando na verdade esse tal Bolsonaro é um escroto anarquista de marca maior, e ponto final.

    Responda
  24. Weimar Donini

    Depois de 1 ano, 3 meses e 21 dias e muitas barbaridades o que é possível afirmar é que não serão os cúmplices, acalentados nos ninhos das serpentes é que irão retirá-lo, como prometiam. Ao contrário, para estes, a altura do andor sobe casa vez mais.

    Responda