Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. geraldo magela sobrinho

    Um belo texto sobre a fascinação que este monstro tem pela morte. Dos outros.

    Responda
  2. Andréia Chaieb

    Muito bom! Vc conseguiu sintetizar de forma clara a pulsão de morte que habita o desgoverno Bolsonaro.

    Responda
  3. Beto Rezende Rezende

    Isso, Mário César. Quem pensa um pouquinho mais, e não vive em bolhas, sabe que, colunistas com essa senhora, atiram para todo lado. Basta uma pandemia para perderem o rumo. E quem discorda é chamado de bolsonarista, quando aqui falamos de jornalismo e qualidade de textos. Compararam- na com Saramago. Já pensou? Quem escreve um sacrilégio desses, deveria ser proibido de comentar pelo resto da vida. Ofenderam o português. Cruz credo!

    Responda
  4. Roberto Buchmann

    Parabéns Manuela! Simples e didático, expressa de uma forma bem humorada, se é que se pode rir disso, a pura realidade: muitos estão fascinados pela morte.

    Responda
  5. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  6. Alberto A Neto

    O capitão de hospício está prestes a realizar a sua obra prima: o quadro onde são retratados a catástrofe social, a depressão econômica e o caos governamental.

    Responda
  7. Vinicius Camargo Chiquito

    Texto maravilhoso.... Ótima dose de humor com pitadas de ironias.. Deliciosamente de se ler.

    Responda
  8. Jackson de Moura Ferro Silva

    Jornalista, o Bolsonaro tem o corpo fechado, a hora que você entender isso , tudo fica mais fácil, portanto não adianta rogar praga descrente de Deus .

    Responda
  9. Regina da Silva Mariano

    Excelente, com forte dose de humor e ironia que os bozo frênicos são incapazes de entender, rsrs

    Responda
  10. José Perez

    Muito bom.

    Responda
  11. mario cesar marques barbosa

    Muito espirituosa a colunista. Porém, como a maioria, erra estupidamente. Os números desta pandemia mostram que quem tem sido conselheira em geral no mundo inteiro é a Burrice. Essa tem sido companheira de dirigentes, médicos despreparados e colunistas que dão peruada em assuntos que não conhecem. Comparado aos infectados, em número muito maior do que os testados, a letalidade do covid 19 é ridícula. Pararam o mundo inteiro por absoluta incapacidade de enfrentar o problema com inteligência.

    Responda
    1. Lucas Cansado

      A letalidade é "ridícula"? Então vá oferecer seus serviços como voluntário em um dos hospitais que recebem pacientes com a Covid-19. Não precisa se preocupar com máscaras ou outros equipamentos de proteção: a letalidade é "ridícula".

    2. Vinicius Camargo Chiquito

      Kkkk o mundo inteiro erroneamente parou... Não sei como né pq não te consultaram... Vc é um gênio... Hahahah Segue o berrante vai

    3. ROUSELER SILVA

      Nossa! Que mente brilhante...o mundo todo vivendo um puro equívoco!?

  12. Beto Rezende Rezende

    Não é questão de coerência, Adnelson. É questão de qualidade mesmo. Essa moça não sabe escrever. Lamentável como a Folha mantém gente desse nível entre os seus articulistas. E ainda me vem comparar com Saramago. Que pecado! Saramago, um ateu brilhante, deve ter se contorcido na sua tumba.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      KK Beto, ficou ofendido pelo seu miliciano! ? A frase ¨não dou coveiro¨demonstra mais uma de sua genialidade perante o mundo!

  13. otto cesar

    Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap,clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap. Bis, bis, bis, bis.

    Responda
  14. ELISABETE iori machion

    Manu, virei fã. Sensacional!

    Responda
  15. ELISABETE iori machion

    Manu, virei fã. Sensacional!

    Responda
  16. JANE TADEU DA SILVA

    Muito cruel essa fala, mas ai de concordar contigo, ele não porque ele faz parte do sistema, foi votado por isso, sempre criticou o Populismo de outro governo da esquerda feita com os pobres e ele vem fazendo o mesm com a Classe mais abastada, sem falar o entorno dele é que estão ajudando a fazer o que narra aqui, até generais estão no comando dele, sem falar nos amigos sem cargo como Hélio Negão e o Queiróz.

    Responda
  17. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    A morte simboliza bem este (des)governo!

    Responda
  18. FRANCISCO JOS

    Sensacional! O roteiro está pronto, filmem!

    Responda
  19. Antonio Lima

    Parabéns, Manuela! Fina ironia e sensibilidade!

    Responda
    1. Claudiney de Oliveira

      A ironia é uma figura de linguagem. Ela só funciona se esse jogo de palavras for produzido com elegância. O texto em questão tem essa esbelteza.

    2. Claudiney de Oliveira

      A ironia é uma figura de linguagem. Ela só funciona se esse jogo de palavras for produzido com elegância. O texto em questão tem essa esbelteza.

  20. Fausto Lusvarghi

    Tragicamente verdadeiro.

    Responda
  21. Hélio Barbosa

    Sem contar a política antiambiental...

    Responda
  22. Ricardo Gueudeville

    Excelente texto sobre o nosso “estado suicidário.”

    Responda
  23. Guilherme da Rosa

    Que massa, belo texto, gracias!

    Responda
  24. Nader Savoia

    A Morte só ia mudar de cargo. Já íntegra o governo. Usa um pretinho básico pra disfarçar, por vezes o verde com medalhas, muito em voga de seus pares. Parabéns pelo texto. Que triste isso tudo. A foice, pensávamos, era a do comunismo.

    Responda
  25. ADNELSON ARAUJO DOS SANTOS

    Parabéns pelo texto. Irônico e cômico ao estilo de Saramago em As intermitências da morte. Parece que aqui no Brasil a morte encontrou um forte aliado, infelizmente.

    Responda
    1. ADNELSON ARAUJO DOS SANTOS

      Não penso no Brasil como "um troço". Mas, por causa do seu processo histórico de desenvolvimento, temos muitas pessoas atrasadas e ignorantes, que não conhecem sequer um dos elementos básicos de um texto: a coerência. E, além disso, consideram-se capazes de chamar de "baboseira" aquilo que, talvez, esteja longe de sua capacidade cognitiva.

    2. Raimundo Carvalho

      Beto, se qualquer estudante de nível médio escreve texto melhor do que esse, então porque o Brasil é esse troço atrasado? Certamente vc nem leu Saramago, mas tenho certeza que votou no bozo e está a fim de assistir de camarote ao espetáculo da morte promovido pelo seu mito.

    3. Beto Rezende Rezende

      Deixe Saramago fora disso, meu velho. Qualquer estudante de nível médio escreve mehor que essa figura. Triste ver que tem gente que gosta de tamanha baboseira. Não à toa o Brasil é esse troço atrasado e ignorante.