Hélio Schwartsman > É ético torcer para que Bolsonaro adoeça? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Pode não ser ético, mas como resistir à tentação?
Sou contra desejar o mal para alguém. Foge de minha Espiritualidade. A única coisa que desejo a esse senhor é que Renuncie à presidência. Tenha essa grandeza! Por outro lado, parece-me que o vÃrus pega apenas Ser Humano, pois não? Vinte e tantas pessoas de sua comitiva aos EUA(lambe chão de trump), vieram contaminadas...
Não é crÃvel a seguinte afirmação:"O bonito das éticas consequencialistas é que elas são perfeitamente igualitárias.A vida do presidente vale o mesmo que a de um mendigo viciado em crack".Pois, primeiro, isonomia é uma princÃpio,o que impede o consequencialismo, que avalia o valor moral do ato exclusivamente pelo resultado. Segundo,no consequencialismo, a vida do presidente vale mais do que a do mendigo, há hierarquia de pessoas. Logo, um sistema caolho de ver o mundo. Há viés do articulista.
Não , ético e humano seria encaminha-lo ao psiquiatra>
Se ainda houvesse o procedimento, seria um caso bem indicado para uma lobotomia total.
Essa pergunta é totalmente despropositada. Primeiro que, nesse caso, não há que se falar em ética, mas sim em moral, que embora sejam usados costumeiramente como institutos análogos, na verdade são dois códigos de condutas - ainda que não positivados - completamente dÃspares. Em segundo, é obvio que não se deve desejar que ninguém adoeça, ainda mais por uma enfermidade que pode facilmente levar à morte. Enfim, eu ainda não sei porque insisto em ler os artigos da Folha.
Podemos torcer pelas leis da microbiologia...
Doente da ideia, já está há muito tempo.
Complementando, seria ético, porém não vai ocorrer porque ele já se contaminou e não desenvolveu sintomas graves. Vale o dito popular: vaso ruim não quebra! rsrs
Ou como dizia meu pai, um caboclo agnóstico: esta gente do mal vendeu a alma para o diabo e estão bem amparados!
Jornalista , você tem que entender que o Bolsonaro tem o corpo fechado, a hora que você entender isso , tudo fica mais fácil , portanto, não adianta rogar praga ateu .
Corpo fechado me parece uma coisa muitÃssimo evangélica, de fato. ;-)
Como Bolsonaro recusou-se a exibir resultados de seus exames e quando retornou ao Brasil esteve em convivência com grande número de contaminados de sua comitiva, tudo indica que se contaminou, mas não desenvolveu sintomas graves, daà a sua convicção de ter tido uma "gripezinha". Para ele deve ter sido e, assim sendo, ele não se preocupou em contaminar outros ao continuar a manter contato por toque ou proximidade com seus admiradores. São fatos!
Aquela tosse foi tosse de novela, fingimento. Só para impressionar
Pelo comportamento "seguro", desdenhando da pandemia, suponho que ele já tenha sido infectado. Se não for o caso, espero que ele, idoso, experimente, no mÃnimo, o isolamento vertical. Seria exemplar!
Não.
Na guerra, o instinto de proteger sua aldeia transpassa as boas maneiras.
Se Hitler tivesse falecido em 1940, no primeiro ano da II guerra. O que será que teria acontecido?
Não, nao é ético. Também nao é torcer para o presidiário ter uma recaida da doença que tratou no Sirio, igual a Dilma. Ou torcer para cair um avião com Dirceu, Gleise, Fleixo, Maia, Gilmar, e varios governadores do nordeste. Ou serem demitidos alguns jornalistas da FSP e Globo que torcem pelo pior. Nao, nao é ético..., temos que aturar essa gente...
Esse tal Daniel precisa não só se olhar no espelho, como ler suas próprias postagens. Você sabe o que é um sociopata? Você tem formação em alguma área que cuida das doenças da mente? Outra coisa: não vim aqui defender ninguém, mas já que está dizendo que o Presidente é desonesto, que tal nos trazer alguma prova disso? No mais, quem tem opinião contrária a sua é "lunático radical". Será que o radical são mesmo os outros? Realmente, esse paÃs ainda não estava preparado para a politização precoce!
Realidade virtual = realidade atual
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Não, mão é e o senhor sabe disso muitÃssimo bem. Em que pese as maluquices dele, não é um pensamento que se deva ter.A propósito, na falta de uma boa pauta, pesquise a Veja e achará coisa melhor para sua coluna. Está na primeira página e conta que os mercados daquele paÃs que gosta de comer carne de cães e outras coisas como morcegos e pangolins estão voltando a abrir seus mercados de carnes exóticas e assim continuar contaminando o mundo.
Não! Não é ético desejar que Jair Messias Bolssonaro adoeça, posto que consta diagnosticado nos autos do Prontuário de número 22, do Ambulatório do Hospital Psiquiátrico Philipe Pinel, toda a vida pregressa do paciente, sob o cid-71 ( Esquisofrênia Crônica com retardamento ) estando em processo de interdição, por incapacidade plena das atividades laborais. obs: " Em caso de crise, como de costume, nos informe.
Não é ético. No cenário de um desfecho extremo a famÃlia dele sofreria. Porém, ele como autoridade máxima deste paÃs não tem dado atenção ao sofrimento de outras famÃlias. Sendo ético ou não, torço...
Não! Só para que morra...
Ele sonha em matar 30 mil. Em metralhar os diferentes. Em extinguir minorias que odeia. Todos sabem que Bozo chamaria de grande dia aquele em que qualquer esquerdista ficasse doente. Mas nós somos infinitamente melhores do que ele seus seguidores... queremos que ele seja impedido, preso e julgado em Haia. Tudo dentro da ética.
Luiz Carlos,não vejo como você.Lula foi mais enganador e pior presidente da história.Nada fez pelos trabalhadores,no seu governo rendimento do FGTS foi pÃfio,no da Dilma(sua auxiliar)restringiu-se o direito ao Seguro Desemprego.Nada pelas reformas agrária e tributária.Nele o pobre subsidiou o rico com uma escochante tributação sobre o consumo.Debilitou saúde e educação públicas(ver PISA),os maiores juros do mundo e legou-nos o paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento.
Nélson, com corrupção ou não, o governo Lula foi infinitamente melhor do que o de Bolsonaro. Se as comodities ajudaram, pode ser, mas ele se aproveitou bem. A miséria diminuiu, o paÃs saiu do mapa da fome, a classe média vivia melhor e o salário mÃnimo era muito mais alto. Adianta ter um presidente "supostamente" honesto, mas uma grande maioria empobrecendo (isso já acontecia antes da gripe), diminuição na aposentadoria dos mais pobres e que coloca em risco a saúde da população?
*complacentes
Bolsonaro por mais defeitos e limitações que possa ter,por isso,jamais será pior dos que prtagonizaram o maior esquema de corrupção até então conhecido pela humanidade( 6 bilhões de reais registrados no balanço de nossa maior empresa) e de mentiras e desrespeito ao povo,e,que aqueles que lhes são complacenres sem exirge-lhes a mudança de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Jamais!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Não sou nerd e passo loooonge de ser carola. Tb não sou estudiosa de Filosofia mas acredito numa única “ética”, que não se compare com “crença”. No caso, desdenhando dados empÃricos recentes e mundiais, ciência e equipe de trabalho, não teria qq problema em desejar q o Presidente, munido de sua crença em si mesmo, experimentasse as dores reais de uma doença sem cura ainda. Desconheço a “pessoa”, me refiro à “persona” que desrespeita a premissa da responsabilidade de atos e palavras.
Como diria Heleno o gentil , floram - se.
A pergunta filosófica que deixou se ser feita aqui,é se,tomando-se por base não só as leis espirituais mas também as naturais defendidas por Espinosa,seria ético afirmar-se que Bolsonaro estar errado.Ou seja,quem garante que um infectado infectará necessariamente outro?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Luiz Carlos quero eu que todos que me contestem aqui o façam como você.De cada 10,08 me agridem pessoalmente e meu pecado neste site é ser anti-petista por ser anti-mentira,só isso.Meu caro a questão aqui também é dialética,eu quis dizer que Bolsonaro pode não estar não certo,mas nada garante que esteja errado.É isso!Obrigado pela contestação respeitosa,Outro abraço fraterno!
Nelson, vc com esse discurso empoado descreve a si mesmo no seu último comentário.
Seu raciocÃnio é como o do sujeito que deu um tiro a queima roupa num indivÃduo e este acabou morrendo, com o que deu o tiro afirmando "não fui eu, só dei o tiro. Quem matou foi a vontade de Deus". As evidências são que todos infectados no Brasil o foram por alguém previamente infectado. Há uma enorme possibilidade de um infectado contaminar pessoas com quem tenha contato e não sejam imunizados. A maioria dos que morrem é de idosos, mas nem todos.
*encontrar
Dificil encontar neste plano fÃsico terreno pessoas que procuram entender a vida sob a perspetiva da multiplicidade das existencias e dos vários mundos existencias.Assim,ao que ignoram apraz-lhe ao orgulho desprezar para continuar "mascarando e auto-enganando-se uma sabedoria que não possuem e acovardam-se em tentar possuir.Como explicam estes a recuperação de um homem de 99 anos em BrasÃlia e "morte de uma jovem de 17,com a Covid 19?Não explicam e não querem explicação!Deus nos ilumine a todos!
A pergunta que deixou de ser feita foi: de que adianta o Bozo adoecer enqto tivermos tantos negacionistas lunáticos como vc Nelson. Ou seja, é ético pensar que negacionistas, que provocam a doença e a morte de pessoas sérias, deveriam ser impedidos de receber os atendimentos médicos, caso isso vá tirar a vaga de uma pessoa séria?
*está
Se o bozo ja pegou o virus e se considera imune, ele deveria pensar 2 vezes. Segundo o CDC, os testes atuais tem apresentado uma falsa negatividade de 20%. Alem disso, na China, 100 pessoas que participaram de um estudo sobre a imunidade contra o virus testaram positivas algum tempo depois que seus testes tinham sido negativos. O mesmo foi tambem reportado por outros paises. Atualmente, a comunidade cientifica tem duvidas se os anticorpos contra o virus sao permanentes apos o contagio.
Discordo que "A vida do presidente vale o mesmo que a de um mendigo viciado em crack.", pois isso depende de que presidente estamos falando. Apesar deu jamais ter consumido droga, não acho que a vida do Bozo valha tanto quanto a de um viciado em crack, já que ele é está causando danos irreparáveis ao povo brasileiro. Se o presidente pegar o vÃrus e morrer, e daÃ? Foi ele mesmo que disse para dar tanto valor à vida, pois todos irão morrer.
(retificação) Foi ele mesmo que disse para não dar tanto valor à vida, pois todos irão morrer.
Existe a maldade egoÃsta. E existe a maldade generosa também.
Excelente Hélio!!!!
Escolher entre a vida de um indivÃduo louco e a de milhões de pessoas que estão a mercê dele? Não parece difÃcil a escolha.
IncrÃvel Hélio!! Esta noite sonhei o que você escreveu!
Hitler e seus asseclas mataram 6 milhoes de judeus inocentes, mas o jornalista sugere que seria imoral e anti-etico desejar a morte de um monstro psicopata, mesmo que se ele continuando vivo teria matado mais 2-3 milhoes de pessoas. Nao ha escolha de Sofia entre a vida de 1 degenerado e a vida de milhoes de suas futuras vitimas.
Há a Golden Rule do jud aismo: não fazer a outrem o que não gostaria que fizessem a vc. Aà a gente se pergunta se já que Bolso naro não se importa de pegar a gripeZinha porque é mac ho suficiente...e portanto acha que tudo bem para os outros...talvez seja justo....que ele pegue e veja o que é bom para a tosse. Por assim dizer. Mas eleja deve ter anticorpos. Não parece tão corajoso assim.
Da comitiva do presidente que foi aos EUA, 25 pessoas estavam contaminadas, apenas ele não se contaminou?! Nunca mostrou seu teste, alegando sigilo médico, logo ele que deu shows de escatologia quando do episódio da facada. O mais provável é que ele está contaminado todo esse tempo e nunca se isolou, pelo contrário, faz questão de tossir em cima das pessoas e apertar a mão delas com a sua untada de muco.
Dane-se o tipo de ética que adoto. Esse cidadão que recebeu meu voto está me frustando a cada dia que passa. Ele teve a oportunidade de assumir o comando das ações desde o inÃcio deste problema de saúde pública, mas, ao contrário, resolveu jogar m. no ventilador. Eu votei nesse cidadão porque não queria a continuidade do PT mas confesso que estou arrependido. Se ele estivesse fora do governo, por doença, daria um pouco de sossego!
Hélio está expondo o pensamento de milhões de brasileiros. Se Bolsonaro pegasse a doença pouparia milhares de vidas.
#malditosejabolsonaro
Acho que o ser humano precisa passar por dificuldades para o crescimento. Não desejo que ele morra. Mas seria bom ele passar por um susto, adquirir o vÃrus, não só passar pelos sintomas moderados, mas sentir o medo por saber que o vÃrus pode matar. Acredito que lidaria de forma bem diferente com a atual crise.
O que o presidente fala e faz no que tange a pandemia não me interessa nem um pouco e não influencia meu humor ou meu ânimo. Agora, o que a imprensa edita, a todo momento e a toda hora é verdadeiro terrorismo jornalÃstico, massacrando-nos com variedades de versões, de matérias e editoriais muitas vezes servindo apenas para encher suas páginas, influenciando sobremaneira o ânimo do povo, seu humor e seu modo de encarar o problema.
Vós serÃeis um Zenão, um Epicuro, um Diógenes, vivendo sem peias nem amarras perto do Pórtico, num jardim de Atenas ou completamento despido dentro de um tonel, se tivésseis a mesma superioridade sóbria e a mesma indiferença para com os achaques do presidente que para com os possÃveis erros da grande imprensa. Se só a imprensa vos causa enojo, sois um tonto baba-ovo.
Observando de maneira ampla, nunca devemos desejar o "mal" a ninguém, pelo risco de envenenar nossas próprias mentes com um hábito negativo. A solução é simples, tanto neste caso, como sempre que notamos alguém cometendo erros: devemos desejar à pessoa que ela venha a aprender com os próprios atos. Nosso desejo deve ser pela sabedoria (nossa e dos outros). Assim, nosso desejo segue sendo "puro" e se nosso desejo se realiza, o resultado é o melhor possÃvel para todos os envolvidos.
Imagina se ele pega a Covid fica em estado grave se recupera por causa do histórico de atleta e com a ajuda da Cloroquina, faz uma live fazendo pouco caso da doença e que estava certo sobre a cloroquina e infarta alguns dias depois? Ainda bem que Karma não existe e isso não vai acontecer, vida longa ao Messias!
Se é que isso já não aconteceu, MaurÃcio. Eu tenho por mim que ele pegou uma forma leve da doença e está fazendo pouco caso justamente por isso, já que ele se recusa a mostrar os exames. Uma pena é que os milhões de brasileiros não vão ter acesso a UTIs e ao tratamento que ele teve. As mortes estarão sobre as costas dele.
Pensei nisso, Pinheiro! A missão da imprensa é divulgar o que ocorre na vida real. Ora, na vida real deste paÃs, o responsável pelas noticias ruins tem um nome: Jair M Bolsonaro! Publique-se!
Quem está influenciando mais a população com notÃcias e mais notÃcias ruins o tempo todo, a toda hora ? O presidente Bolsonaro ou a mÃdia perversa. Pense nisso.
Quando for diagnosticado com alguma doença, melhor xingar o médico, pois ele é o portador de más notÃcias.
Cláudio, pelo seu raciocÃnio (ou ausência dele) devemos culpar o termômetro sempre que acusar febre.
Nenhum problema do paÃs seria resolvido com a doença do presidente, isso não faz sentido. Parte expressiva do paÃs está doente apoiando certas posições, os motivos variam. Ainda bem que apenas uma pequena parte é assim por maldade ou psicopatia (isso não é loucura tá). Só teremos um paÃs normal quando exibir truculência e orgulho em ser ignorante for vergonhoso, for coisa de pequenos grupos irrelevantes. Até lá serão muitos sobressaltos .
Jornalistas tambem deveriam entrar nesta lista de pegar o virus. Tantos fizeram coro em favor de um pulo no escuro que deveriam provar o que é um apagao de politicas publicas. Aliás deveria ficar calafinhos... pois ñ souberam o que falar. Jogaram tanto avanço fora por causa de um avanço inexistente. Aliás, nem precisam adoecer c o vÃrus, são uns doentes egóicos e lcradores semanais.
De um lado está o fato de que o presidente já estaria contaminado desde quando voltou de sua última viagem aos EUA, onde vários acompanhantes contraÃram a doença (alÃás, ninguém morreu por isso). Como o fatÃdico prazo de 14 dias já se esgotou, se torna óbvio que ou é imune ou já se curou do covid como os outros. Além disso, muitos dos militantes que se aglomeram ao redor dele já estariam contaminados, e ao que se sabe, até o momento não ocorreu
Ao que se sabe? E alguém está acompanhando o que acontece com aquela turba de infelizes? Já é suficiente saber que ele não se incomoda com as consequências das aglomerações.
Não devemos desejar o adoecimento de bolsonaro pelo coronavÃrus e muito menos a sua morte, mas no fundo não ficarÃamos tristes se isto ocorresse.
Tudo é polÃtica, a ética não é exceção. A ética de todos os gostos está ao alcance de todos. O capitão de hospÃcio adoeceu mentalmente há muito tempo. Sua doença fÃsica assintomática atual, não reconhecida e negada em boletins secretos stalinistas, combinada à mental, já produziu centenas de vÃtimas. A indagação, portanto, não deveria ser sobre a doença, mas sobre a morte presidencial.
Sabemos que Bolsonaro faz tudo o que não se recomenda para evitar a contaminação. Assim, não é questão de ética, mas a dedução de que ele está a fazer esforço para ser contaminado. Não houvesse dúvida cabal sobre seu estado sobre a doença ( convalescente X não infectado), seria no mÃnimo lógico esperar que ele adoeça. Não é desejo, é consequência!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > É ético torcer para que Bolsonaro adoeça? Voltar
Comente este texto