Ilustríssima > Mundo ameaçado por coronavírus não se parece com filmes apocalípticos de Hollywood, diz Zizek Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Espero poder ler todos esses livros. Filosofia e psicanalise me atraem.
Muito boas reflexões.
Lembrem deste nome: Zizek. Só a filosofia nestas horas.
Já não é possÃvel saber se esse vÃrus é um mal ou uma benção. A classe média brasileira acostumada com os benefÃcios de uma herança escravocrata admirava sem limites o modo de vida europeu. O vÃrus eliminou a contradição: os parasitas do povo negro e pobre agora são obrigados a viver de fato como a classe média europeia ao lavarem sua própria louça (digo louça como gênero de pratos e vaso sanitário). Estão muito chiques agora. O problema é q não é possÃvel prender o vÃrus numa cela em Curitiba
"Por que deveria haver uma escolha entre solidariedade e economia?" Exatamente. Alguém ainda tem dúvidas de que o nosso sistema é falho, injusto e insustentável? E antes que alguém me acuse de ser petista ou comunista, deixo claro que, para além dessa discussão mesquinha, estou mais preocupada em ouvir/ler análises contundentes como as do filósofo Slavoj. Até porque, esse discurso de que apenas uma parcela da população (grupos de risco) deve manter-se isolada, é a maior balela.
Se depender do capitalismo financeiro feroz que vivemos no Brasil ultraliberal, do atual governo brasileiro que não passa de um pandemônio e da estupidez dos neofascistas verde amarelos que surgem propagando a morte, estamos em péssimos lençóis.
Sempre achei, isso mesmo achismo, que isto poderia ocorrer em um futuro mais distante, porém já o estamos vivenciando. Será que iremos acordar e rever o nossas necessidades de consumo? A natureza já de há muito tempo está dando sinais de claros da agressão sofrida e também irá se manifestar de uma forma ou outra.
Não poderemos voltar ao mundo pré-pandemia nunca mais, para própria subsistência da raça humana. Isso não quer dizer que não tentemos, mesmo com todos os riscos.
Que artigo sensacional.
Nossa civilização produziu apinhamento e queda de imunidade individual. É a mesma situação das monoculturas agrÃcolas. As pestes vêm e predam facilmente, se expandem muito rapidamente. Mesmo lutando contra, a número de remédios e borrifações aumenta ano a ano sem eliminar os ataques. As situações de desequilÃbrio, mesmo que tratadas, não aumentam a resiliência, mas diminuem a capacidade de resistir a novas doenças. É completamente certo, novos ataques virão e já nos encontrarão mais débeis.
Contágio de S.Soderbergh foi profético. Provavelmente inspirado nas epidemias da SARS em 2002 e outras da década de 2010.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Mundo ameaçado por coronavírus não se parece com filmes apocalípticos de Hollywood, diz Zizek Voltar
Comente este texto