Elio Gaspari > O presidente virou vivandeira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mariana da Costa Conde

    Comunicado Urgente : o governo civil Bolsonarista tera´mais um general no nucleo duro de seu desgoverno atendendo áos reclames de cidadaos patriotas e ansiosos por outra ditadu ra - agora branda para apaziguar milicias diversas O povo,enfim, acaba de chega ao poder

    Responda
  2. celso bittencourt

    O Acelerado Bolzonaro Precisa de Um Estabilizador de Humor Com Urgência! Misericórdia!

    Responda
  3. niemeyer franco

    Militares no governo. Pra quê? Eles acham, entendem, acham que sabem tudo. Sabem nada. Despreparados, com armas no coldre, falam mer*as. Merd*as eles fazem.

    Responda
    1. neli faria

      Infelizmente, o senhor tem toda razão. Quanta decepção!

  4. Wilton silva

    bom dia , que seja breve

    Responda
  5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Não era vivandeira mas se tornou o chefe da gang, digo, governo. Não sendo milícia, as Forças Armadas não são armas para empreendimentos antidemocráticos". Parece piada, mas vindo do Elio, é coerente: golpe de estado não é golpe é defesa da democracia. Li um dos volumes do Elio mas como tenho problemas estomacais, não quis me arriscar mais.

    Responda
    1. Marcio Antonio de Lima

      "golpe de estado não é golpe é defesa da democracia" ! Nota-se pelo seu português sofrível a razão pela qual você não conseguiu concluir a leitura. O que você tentou escrever é uma contradição em termos, o golpista que habita o Planalto tenta solapar a democracia diuturnamente, com o apoio de gente de laia. Não passarão.

  6. roberto oliveira melo filho

    Acho muito interessante o tom sempre amistoso com que o autor se refere aos militares. Creio que sempre na esperança de que eles sejam capazes, de fato, de consertar aquilo que estão a destruir. Ou já destruíram. Há uma complacência enorme com eles. Embora tardia, mas hoje há uma análise do Safatle, no jornal El País, que diz muito mais sobre o que está em curso, o fascismo sem retoques, do que essas citações completamente extemporâneas, de generais que só ajudaram o país a chegar nesse ponto.

    Responda
    1. Fabio Trombini

      nao é amistoso nem sugere nada disso

    2. Paulo Roberto Schlichting

      Penso que o comentário faz referência ao artigo de Saflate, de 20 de abril (*Preparar-se para a Guerra*). Saflate diz tudo no artigo. O projeto fascista está em curso e foi reclamar apoio na porta do QG do Exército. O que mais é necessário para uma reação decisiva contra a liderança dessa empreitada?

  7. Alberto A Neto

    Seja com punhos de renda e verniz acadêmico à francesa ou com coturnos botocudos sem jaça, golpista é golpista. Há um lugar previsto na história a todos os golpistas, sem distinção, especialmente aqueles que juraram e prometeram cumprir e respeitar as Constituições. É o lixo da história de onde nunca sairão. Embora haja um capitão louco de hospício disposto a exumar a ditadura apoiado pelos legionários do golpismo.

    Responda
  8. ORLANDO MARETTI

    Apenas um reparo na brilhante análise e nas valiosas citações de Elio Gaspari. Perto desse mentecapto que ora ocupa a Presidência, o marechal Castello Branco assume o perfil de um acadêmico, um literato, pois era culto e apreciava as artes. Os generais no Palácio poderiam ajudar a interpretar o texto, pois sozinho esse tosco presidente não saberia exatamente o que quer dizer "vivandeiras", "bisbaques" ou, sequer, "granadeiros". Ou, num enorme esforço, poderia buscar algum dicionário.

    Responda
    1. Claudiney de Oliveira

      Caro senhor Orlando, excelente seu comentário pela tamanha clareza e lucidez. Ler e gostar do que foi dito é sempre uma forma de coautoria!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Dicionário? Onde buscariam? Hoje, nas ditas foças armadas, ninguém chega a general com mais de dois neurônios.

    3. Samuel Rocha de Mello

      bivaques, Orlando.- acampamento provisório, de tropas ou pessoas em marcha.

  9. José Cardoso

    O final da coluna é sintomático. Povo no poder (ou seja, democracia) é golpe. O poder deve permanecer com as corporações, governando através de sua casa, o congresso.

    Responda
    1. Marcio Antonio de Lima

      A democracia que temos é a representativa, com separação de poderes. O povo elege o presidente, deputados, senadores, esses aprovam a indicação dos ministros do STF, e por aí vai. Infelizmente votam em tipos como o inominável, mas é do jogo. Caro direitista, o que propões, democracia direta, sovietes, anarquismo? A direita brasileira é hilária!

  10. CLÃ UDIO DE BARROS PINHEIRO

    Vão vendo. Quem está influenciando o ânimo e o humor dos brasileiros é o presidente Bolsonaro ou a mídia perversa ? Será que as palavras do presidente afetam tanto nosso humor e o nosso ânimo ou é a mídia perversa que potencializa as opiniões,as palavras e posições do presidente ? A imprensa é um monstro que precisa ser alimentado e seu estomago não tem fundo. O presidente é a bola da vez da imprensa. Então fazer o que ? Vamos agir com isenção e imparcialidade quando formos ler a mídia perversa.

    Responda
    1. biozziBR Elisabeth

      Duvido que sua opinião sobre a mídia era a mesma durante os governos do PT.

    2. PATRICIA SOFFIATTI

      Mídia perversa ou presidente fanfarrão, incapaz de gerir um país com a competência a responsabilidade necessárias especialmente num momento dramático como este? As pessoas precisam parar de tapar o sol com a peneira e encarar os fatos: está todo mundo errado (mídia, organizações, congresso, STF) e só o presidente está certo? Não creio. É hora de dar um basta. Precisamos de alguém a altura do cargo e da tarefa.

    3. Ricardo Botto

      A mídia perversa está inventando alguma coisa. Se você não fica indignado, com o que o diz e faz o presidente, não é a mídia que vai fazer isso. E tenho certeza que Bolsonaro é bastante indigesto para os estômagos mais capacitados.

    4. Ricardo Botto

      A mídia perversa está inventando alguma coisa. Se você não fica indignado, com o que o diz e faz o presidente, não é a mídia que vai fazer isso. E tenho certeza que Bolsonaro é bastante indigesto para os estômagos mais capacitados.

  11. MARCOS BENASSI

    Caro Elio, faltaram duas coisas: o Bozo dizer 'MEU povo no poder' e você terminar o seu artigo com a frase lapidar do Bozofiglio, 'tirem suas próprias conclusões'

    Responda
  12. Gustavo Carvalho

    Quem chegou ao Brasil hoje e leu esta coluna deve imaginar que Castello Branco era um defensor intransigente do Estado de Direito, que repeliu até o fim as vivandeiras de quartel. Como Gaspari tem repetido a citação dele quase toda semana (mal da idade?), o visitante que consultar o arquivo de colunas pode pensar até que Castello é o maior herói da nossa democracia. Em tempos de Bolsonaro esse tipo de alucinação é possível, mas a Folha poderia recomendar a seus colunistas que evitem esse papel.

    Responda
    1. Iraquitã Fernando Nogueira

      Faço minhas as palavras do Orlando Moretti. Castelo Branco morreu num acidente de avião supeitíssimo. Com a chegada de Costa e Silva o torniquete aumentou. Geisel transformou o pais num açougue, acompanhado de perto pelo seu sucessor, Figueiredo, aquele que preferia cheiro de cavalo ao de pessoas.

    2. ORLANDO MARETTI

      Amplie seu foco e tente visualizar uma linha do tempo. Talvez encontre o obscuro incidente que vitimou Castello Branco. Ou, então, se dê ao trabalho de ler os cinco volumes de As Ilusões Armadas, obra monumental de Elio Gaspari. Talvez você entenda alguma coisa a mais do que sua viseira lhe permite.

    3. ORLANDO MARETTI

      Amplie seu foco e tente visualizar uma linha do tempo. Talvez encontre o obscuro incidente que vitimou Castello Branco. Ou, então, se dê ao trabalho de ler os cinco volumes de As Ilusões Armadas, obra monumental de Elio Gaspari. Talvez você entenda alguma coisa a mais do que sua viseira lhe permite.

    4. Ayer Campos

      Corri para os comentários para dizer isso, mas jamais saberia fazê-lo com a precisão e perspicácia de Gustavo Carvalho. Só me resta subscrever.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.