Mariliz Pereira Jorge > Reféns da extrema direita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fausto Lusvarghi

    Quando criei meu perfil no facebook, coloquei o hino nacional por ser brasileiro. Brilhante o comentário, como sempre.

    Responda
  2. Valdo Neto

    Complemento dizendo que tais reuniões ganhavam outros contornos quando a tal bandeira do Brasil estava presente. Confesso afastar-me quando vejo alguém usando a camiseta da seleção brasileira ou segurando a nossa bandeira. O hino nacional também me cai mal e já não me sinto representado por ele. Vamos lutar para tudo isso passar sem perder a esperança de viver momentos melhores. A história mostrará que esse momento é exceção, não a regra.

    Responda
  3. Valdo Neto

    Mariliz, você me fez refletir sobre situações que vivi quando a direita radical começou a ganhar musculatura. Meu trabalho requer um sem fim de reuniões em escritórios e laboratórios de terceiros. Notei que alguns profissionais passaram a grudar uma bandeira do Brasil nas suas mesas, notebooks, telefones, etc. Lendo seu texto entendo melhor o sentimento amargo que provei, senti que ao sequestrarem um símbolo tão caro para mim, sobretudo roubavam meu sentimento de pertencimento.

    Responda
  4. Waldemar Araujo

    Eles não são dignos de usarem nossos símbolos e cores

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    Nas eleições de 2018, a imprensa pagou para ver. Então, veja.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    A resposta a essa pergunta é fácil. Quem começou a vestir os símbolos abraços a extrema direita causou isso. Não se importaram em marchar com eles, foi avisado o que seria isso, agora tá aí. Ninguém mais quer usar esses símbolos, mesmo quem não é de esquerda não quer ser identificado com a extrema direita.

    Responda
  7. Francinete Fernandes de Sousa

    A imprensa se sente isenta para cr8ticar, vcs assinaram embaixo a chegada desse horror. Compraram e elegeram um inimigo " comunista" q iria tomar o poder se ñ escolhecem " a brigada verde e amarela. Deveriam nem falar mais... embala o q pariram e pronto.

    Responda
  8. Weimar Donini

    O tempo mostrará o tiro-no-pé das instituições ao permitir que os símbolos nacionais fossem apropriados por grupos fascistas. Assim como para mim, para muitos outros estes símbolos nada mais representam a não ser a expressão do fascismo nacional. Para mim, a única cor que tem representatividade, por enquanto é o branco.

    Responda
  9. João Monteiro

    Agora com relação a camisa da Seleção, a CBF e seus dirigentes nem ligam, pois ela já serviu para propósitos muito mais escusos do que os protestos na Paulista, ou na Atlântica, a família Havelange Teixeira não me deixa mentir....

    Responda
  10. João Monteiro

    Mariliz, mais um bom texto seu e realmente como brasileiro e fã das cores de nossa bandeira, fico possesso quando um grupo sequestra nossos símbolos nacionais, que são de todos para fins particulares e inconfessáveis, mas os bolsonaristas não são os únicos a fazê-lo, todos os governos, de direita, de esquerda, de centro ou apenas autoritários mesmo, agiram da mesma maneira, e os governos futuros e seus partidários também...

    Responda
  11. José Roberto Pereira

    Me inclua fora dessa. Não permiti nada, ao contrário da articulista eu fiz minha escolha. Não incentivei o voto branco ou nulo, nem excluí sumariamente e categoricamente os demais candidatos opositores das opções. Caso não lembre, 40 anos atrás esses milico-milicianos já usavam essa tática de "Brasil, ame-o ou deixe-o". Muitos brasileiros que amam de verdade esse país já tinham vergonha de usar as cores nacionais e a camisa da seleção desde aquela época, mesmo que fosse para torcer por futebol.

    Responda
  12. Jorge Sá de Miranda Netto

    Volte até o nóis contra eles e nunca na história desse país e a gente chama o exército do stédelis e tome blá blá. blá....

    Responda
  13. José Carlos Monteiro da Silva

    A articulista tem toda razão. É típico da direita se apropriar dos símbolos da nação como se fossem sua propriedade. Foi assim durante a ditadura, e só foram recuperados na campanha das diretas, em que as manifestações se encerravam com o hino nacional. Como são usados por gente primitiva e retrógrada, a população passa a evitá-los, fazendo involuntariamente o jogo desses fanáticos. É importante recuperar esses símbolos. Pertencem a todos.

    Responda
  14. Jorge Sá de Miranda Netto

    Volte até o nóis contra eles e nunca na história desse país e a gente chama o exército do stédelis e tome blá blá. blá....

    Responda
  15. Maria Lopes

    Bolsonero é a demonstração de que astúcia pode andar junto à falta de inteligência e da incultura. Os resultados dessa combinação nao sao auspiciosos para a coletividade.

    Responda
  16. Tiago Modesto Costa

    Sabe quando? Quando o próprio ex-Presidente Lula ao invés de usar o broche com o brasão nacional usava, ao invés, o broche com o simbolo do Partido dos Trabalhadores. Quando em toda passeata e protesto se viam ao monte bandeiras de partidos de esquerda, de sindicatos e de movimentos sociais, mas não se viam a bandeira nacional. Por favor!!! suas reflexões são no minimo incompletas e ineptas historicamente.

    Responda
    1. Weimar Donini

      Com certeza estava engraxando o coturno para a próxima carreata fascista.

    2. Leonardo Trindade

      Você leu o texto ou estava ocupado lambendo um coturno?

  17. Ivandete gomes oliveira

    Já faz muito tempo, no sertão , um homem criava gado e havia em seu cercado mais conservado um marruá que o reconhecia pela roupa que usava. Ao ser vendido, recusou-se a ser retirado do tal cercadio pelo comprador e morreu enfezado e amarrado a uma árvore. Nota: o antigo dono devolveu o dinheiro e fez uma mala com o couro .

    Responda
  18. Carlos Nunhes

    Será q existe alguma relação com o fato de terem usado a bandeira para derrubar sem motivo suficiente uma presidente legitimamente eleita? E daí surgir a idéia de q se a bandeira serve pra isso, serve então pra qq coisa? Será?

    Responda
  19. Debora Bottcher

    Realmente. Verde e amarelo tornaram-se cores repulsivas. Terrível ser confundido com essa “gente de bem”, religiosa e fascista.

    Responda
  20. Tiago Modesto Costa

    Sabe quando? Quando a esquerda quis acabar com os símbolos nacionais. Quando queriam trocar nossa bandeira pela vermelha, quando quiseram destruir a seleção brasileira de futebol, quando quis alterar nossos costumes, trocando-os pelo politicamente correto. Quando mudaram a percepção de ser patriota. Seja coerente e veja que tais erros são "correções" das politicas nefastas da própria extrema esquerda, que agora critica tais atitudes!!!

    Responda
  21. Joaquim Salomão

    Com a reintegração de posse dos símbolos nacionais, quais símbolos restariam para caracterizar o movimento bolsonazi no futuro? Embalagens de cloroquina? Armi.nhas? Carros importados? Bandeirinhas de Israel?

    Responda
  22. Joaquim Salomão

    É isso aí. Reintegração de posse dos símbolos nacionais, para deixar o gado bolsonazi desorientado.É até capaz que boa parte dos bolsonazi seja atraída para manifestações de oposição só por causa das cores.

    Responda
  23. Alexandre Miquelino Levanteze

    Comentava isso com minha esposa no domingo, muito triste esta constatação, na copa de 2018 deixei minha bandeira pendurada na frente de casa e fui chamado de bolsominion, e até explicar que focinho de porco não é tomada, resolvi tirar a bandeira, mas ela também é nossa, acho muito válido esse resgate, como do próprio hino e da eterna camisa amarelinha.

    Responda
  24. sérgio dourado

    Pior que a dita "oposição democrática" queima é a bandeira nacional... O que se tem de alternativa nesse campo é só pra louco, ignorante ou pervertido.

    Responda
  25. MARCOS BENASSI

    Dona Mariliz, esses símbolos 'totais', como a patriota, o herói, o comunista, grandes marcas com conteúdo simplório e que não admitem variabilidade, servem a qualquer lado num momento de diálogo difícil. Parece-me que faz diferença quando quem o brande tem capacidade intelectual e emocional de ir além de sua aplicação rasa. Eu mesmo, quando uso 'BozoMalta' e 'BozoNéscia' pratico um reducionismo piadista; contudo, o que cerca esses atributos tem alguma densidade, e discuto com civilidade básica

    Responda
  26. Ricardo Loes

    É bem isso, não sou de esquerda nem de direita, mas tomei horror a essa associação da bandeira nacional ao bolsonarismo.

    Responda
  27. Sidmar Garcia

    Boa reflexão! A oposição, bem como todas as pessoas ligadas à esquerda e centro-esquerda deveria, passar a usar essas cores e símbolos, que em verdade pertencem muito mais a elas do que aos demais, afinal, que, usa isso hoje quer antes de tudo destruir (e não ajudar) o Brasil.

    Responda
  28. Carlos Mello

    É bem isso mesmo. Tomei horror da camisa da seleção brasileira e me pergunto de onde a seita tirou que a bandeira do Brasil os representa e somente eles? Gostei do texto.

    Responda
  29. Jarbas Vasconcelos

    É isso. Se vencem batalhas ou guerras também no campo do simbólico. É mister que nós da oposição a este desgoverno nos apropriemos dos símbolos nacionais. É uma estratégia que termina com a falsa dicotomia entre nacionalistas e não nacionalistas. Ao mesmo tempo que arrebanha a simpatia dos observadores. Alô organizações de esquerda! É algo a se pensar.

    Responda
  30. Chang Up Jung

    Isso que a colunista está observando é, diametralmente, a decepção causada pelos governos do PT ao longo dos quase 16 anos (o Temer se associou à Dilma), durante os quais, sob a bandeira ideológica de proteção ao proletariado, saqueou com vontade os cofres públicos e privados para manter-se no poder. É justo que as reações a isso tudo seja um tanto radical, com ressalvas, é claro.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Chang, há uma fragilidade que faz muita diferença: sob a 'bandeira ideológica', havia ações consistentes, que melhoraram muito a vida de milhões de concidadãos. A reação de hoje não parte destes ex-(novamente)miseráveis, mas de uma classe mezzo-média que tem outras motivações - ou, se coerente fosse, estaria indignada com a quantidade de mentiras e estultices do maestro da banda

    2. Carlos Mello

      Nos 8 anos do governo Lula tínhamos estabilidade, pleno emprego, nenhum atentado contra a democracia, mesmo que tenha havido um tal mensalão que nem foi inventado pelo PT. Preste atenção bolsominio: se fosse tão ruim não ficaria 13 anos democraticamente no poder. O seu não vai ficar nem 4 de ruim.

  31. CLOVIS RAMALHO MACIEL

    Querida Mariliz (sem a ironia evidente de um comentário acima), muito pertinente sua apreciação. Ainda que , pessoalmente, a ideia de Pátria me seja algo etéreo, imaginário e não raramente seja causa de massacres hediondos, físicos e verbais, pois remonta ao coletivo, ao grupo que de humano se torna canibal, covarde e intolerante. Aí reside o conceito de boç.ali.dade: não suportar que no outro esteja o que eu mais quereria mas não dou conta...

    Responda
  32. Eliel Maltempi de Souza

    Simples, nós nunca nos importamos para nossos símbolos nacionais pq e les lembram o sentido de Pátria , que lembrava o Exército que lembrava a ditadura e por aí vai....Fora a camiseta da seleção Brasileira de futebol, esta todos lembravam.

    Responda
  33. Robson Luis Barbosa

    Simples. Eles não têm prática política e nem pensamento político próprio. Daí eles usam os símbolos do Brasil. Por isso, a dificuldade em debater qualquer tema. Pra eles, todos que pensam ou defendem outros caminhos são lixos. Escolheram a supressão da liberdade como alternativa política.

    Responda
  34. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  35. Marcos Serra

    Mariliz querida, quanto cinismo e falsidade nessa fraquíssima coluna. Estavas sem inspiração? A esquerda fanática e radical sempre deixou o verde e amarelo de lado optando pelo odiento significado (não a cor que é bonita) político do vermelho acompanhado por foices e martelos, ligando-o à corrupção. Símbolos são associados a significados. Queiras ou não a direita é nacionalista, defende o Brasil, tem orgulho por nossas cores, nossa bandeira. A esquerda ideológica sempre renegou nossos símbolos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Meu caro xará, você acredita mesmo que o orgulho e o nacionalismo são capazes de sanitizar ações como promover ajuntamentos de pessoas num momento como esse? A bandeirinha asseptizará a mão tossida que cumprimenta o velho? Um convite à reflexão e explicitação do pensamento: quando você diz 'direita nacionalista', o que é que a 'esquerda' é? 'Esquerda ideológica' é o contrário de que? Ou a direita não é 'ideológica', é oca, não tem nada por dentro? Vamos um pouquinho abaixo da epiderme.

  36. Itamara Santos

    Como mudar isso?

    Responda
  37. Richard Lins

    Passei pelo mesmo problema durante a Ditadura de 64. Só se usava verde e amarelo em épocas de Copa ou em alguma performance de moda. Depois das Diretas Já, voltamos a usar sem preocupações.

    Responda
  38. Richard Lins

    Passei pelo mesmo problema durante a Ditadura de 64. Só se usava verde e amarelo em épocas de Copa ou em alguma performance de moda. Depois das Diretas Já, voltamos a usar sem preocupações.

    Responda
  39. Izidoro carlos casagrande

    A esquerda não fez a mesma coisa, quando estava no poder, ela vendeu uma mercadoria e não entregou, daí a reação, na esquerda a corrupção campeou, como é veridico , nos dois governos pt, cheios de ´processos judiciais

    Responda
  40. wagner da silva bento

    Como? Ah esquerda caviar: batendo palma para os saqueadores.

    Responda
  41. wagner da silva bento

    Como? Batendo palma para saqueadores.

    Responda
  42. Sérgio Pombo

    Sinceramente, me cansa sobremaneira ler e discutir com bolsominios. Se eu tivesse mais paciência poderia fazer um debate com meu cachorro que tenho certeza que lataria argumentos mais palpáveis.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pois é, caro Sérgio, é duro. Mas se não fizermos o papel de debater, daí é que phodeu mesmo, vai ser só pancadaria. Muitas vezes morro de vontade de ofender e humilhar a estultice alheia, me envergonha às vezes. Outras, como hoje, respiro mais livremente e consigo conversar algo que preste. Mas não é mole largar o tacape, acho que é tarefa que nos faz melhores.

  43. Sérgio Pombo

    Nunca li uma linha sequer pedindo liberdade à líderes do PCC. Somente os insanos podem pensar em uma coisa dessas e, pior que tudo, ficam atribuindo essas "ideiotisses" aos outros como o autor do comentário abaixo.

    Responda
  44. Eden Dal Molin

    Uma parte do povo difere de seu pensamento,não queremos os lideres do PCC soltos ,você quer,mas nem eu e espero nem você queremos encontrar essa vítima da sociedade ,trabalhando a seu modo.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Nem o PCC nem a (fa)milícia da Barra.

    2. marilza abrahão

      Uma característica dos defensores de uma sociedade arcaica, que retoma heróis medievais para sua identidade, Des Moulin , é pensar reacionariamente! Escrevem e nada dizem! Ameaçam a sociedade com a presença dos criminosos do P C C mas são tão criminosos quanto eles!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.