-
Alex Sgobin
Belo texto. Só uma reparação: o termo "anarquia" novamente é usado como sinônimo de "bagunça" - não é esse, em absoluto, o significado original de movimentos históricos, de variegadas correntes, ideário e atuações, complexo e que NÃO pertencem à História apenas, uma vez que o Anarquismo, em suas muitas correntes, está vivo e com saúde. Digo isto como estudioso do anarquismo por mais de doze anos. O governo Bolsonaro nem de longe merece o epíteto de "anárquico", elogio que não lhe cabe.
-
José Duarte
Anarquia também pode ser usada no sentido figurativo(ou não?), "qualquer ataque ou afronta à ordem social estabelecida ou aos costumes reinantes"; ou seja, temos os anarquistas do mal no poder.
-
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Tudo o que os 500 pi-ka-re-tas citados pelo molusco querem na vida é um presidente debilitado . Tudo fica muito mais fácil para eles . Eles não vão querer troca-lo pelo general .
-
Ricardo Loes
Acabou a agenda anti-corrupcao de Bolsonaro com a saída Moro e com a negociação de cargos com os mensaleiros. Acabou a agenda liberal de Guedes com o novo PAC do general Braga Neto. A saúde está um caos e Bolsonaro insiste em negar o problema e aumentar a propagação do virus. Os ruralistas estao saturados com o governo por conta dos ataques à China. O único eixo de sustentação de Bolsonaro agora é os evangélicos. Ainda estão fazendo vista grossa pras atrocidades de Bolsonaro, até quando?
-
Marina Gutierrez
Sempre esteve nu... as multidões é que se negaram a enxergar.
-
Gabriel Ghilardi
O Brasil é uma democracia sólida e aguenta mais um impeachment. Esta é a única solução para o presente imbróglio. Os parlamentares que apoiarem Bolsonaro entrarão para a galeria da infâmia. Somente tipos os quais são a moral encarnada e personificada como Roberto Jefferson e Valdemar da Costa Neto, notórios moralistas que enrubesceriam Catão, podem apoiá-lo.
-
Maria da Graça Pimentel
Esse presidente está acostumado a falar o que quer: idolatrar torturador, promover estupro, chamar Covid-19 de resfriadinho, discursar em ato pró-ditadura e disseminar fakenews! Está na hora começar a arcar com as consequências!
-
roberto oliveira melo filho
Nu não tem acento. Não sei se estamos a falar do mesmo país, mas não acho surpreendente a eleição do tenente recalcado. Está bem à altura de seus eleitores. O fascismo no Brasil é bem maior do que se imaginava. Não acho que seja difícil caracterizarem-se crimes de responsabilidade, de uma ou outra forma. Basta termos homens públicos à altura dos desafios, isso sim, parece que neste momento está escasso. Quanto ao impeachment, em 2016 vimos como pode ser feito sem qualquer constrangimento...
-
Helvio Almeida
Esse presidente, anarquista? Quem dera!
-
Helvio Almeida
Esse presidente, anarquista? Quem dera!
-
Dimas Floriani
Se acreditarmos que o non sense funciona para analisar a política no país e que não há coincidências, apenas premonições, vejamos o caso do deputado Roberto Jefferson: enterrou o Collor, enterrou o PT e agora será que enterrará o presidente, já que foi convocado para sua tropa de choque?
-
JOSÃ OLIVEIRA
O corrupto contumaz, Roberto Jefferson, não integra tropa de choque de nenhum governo. A turma que ele sempre integrou nesses governos é tão somente a turma do achaque, do verbo achacar ou, seja: tirar dinheiro de (alguém) por meio de ameaça ou chantagem; Extorquir!
-
-
Alberto A Neto
Vilhena ignora a eixo do poder: o escoramento presidencial na Caserna. Os militares nunca saíram da política no Brasil, desde Floriano. O cenário do artigo 142 da Carta de 88 - arrancado a fórceps da Constituinte pelos chefes militares -, está desenhado. A intervenção militar encontra-se configurada. O dispositivo será ativado se houver processo de impeachment. O país seguirá seu curso rumo à depressão econômica, catástrofe sanitária e anomia social até o fim do mandato do capitão de hospício.
-
Hernandez Piras Batista
Considerando que, desde 1988, já tivemos dois processos de impedimento, seria preciso forçar bastante a interpretação do art. 142 para considerar o próprio processo um pretexto para a convocação das Forças Armadas. Porém, acredito que não seria preciso nem mesmo o processo. Bastaria que ocorressem protestos populares em massa para que o Presidente fizesse uso político disto para reclamar o estado de exceção. Ele e alguns ministros já insinuaram este desfecho.
-
-
ROBERTO DO AMARAL SILVA
Esse capitão da reserva está cansando a todos nós.O mais desgostoso é saber que boa parte dos apoiadores nas eleições de 2018, incluindo governadores e outros políticos de projeção à época, hoje estão opondo ferozmente ao presidente. Apoiaram esse sujeito para o Planalto e agora estamos encalacrados. Eles têm responsabilidade pelo caos em que nos encontramos. Triste o Brasil com Bolsonaro. Para nos ver livres desse elemento agora está difícil.
-
Luiz Henrique de Andrade Costa
Não sei se já seria possível viabilizar o impedimento desse traste. Mas, já passou da hora de refletir sobre como a eleição de alguém tão tosco e despreparado foi possível. Há uma grande insatisfação com o Estado brasileiro. O elevado grau de informalidade da economia é um dos sintomas disso. Além de não se sentir representado, o povo não têm suas demandas atendidas: saúde, educação, habitação, saneamento, etc. Como são invisíveis, rejeitam o Estado que não os vê e se tornou um fim em si mesmo.
-
Vivaldi Figueiras
Perfeita análise do articulista, pois tocou nos pontos e elos fundamentais dos fatos. O quê claro, sem surpresa para ninguém pensante e de boa fé, que sabia desde o momento que anunciou-se a candidatura oficial do desordeiro ambicioso, que foi expulso do exército por cometer atos de insubordinação e crimes! As pessoas não mudam, quem votou nele sabia que ia tentar corroer a democracia por dentro, cooptar pessoas públicas corruptas iguais a ele e promover o desmonte das instituições! Constatação.
-
José Cardoso
Como o processo de impeachment é demorado, é bom que o início não tarde muito. Em meados de maio, com a publicação das pesquisas de popularidade e passado (espero) o pico da pandemia os trabalhos já devem começar.
-
Jackson de Moura Ferro Silva
Jornalista, o Choro é Livre!!
-
Alberto A Neto
The only thing necessary for the triumph of evil is for good man to do nothing. A frase original é de Edmund Burke. The ultimate tragedy is not the oppression and cruelty by the bad people but the silence over that by the good people. A frase original é de Luther King.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.