Comentários para:

Plano Marshall?

VER COMENTÁRIOS EM Marcos Mendes

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CS PROJETOS ESPECIAIS

    Meu amigo, tudo bem ter uma visão mais escola austríaca do mundo, mas distorcer a história e mentir tão descaradamente num jornal de grande circulação é feio, o plano Marshall era Keynes na veia, obras de infraestrutura com obrigatoriedade de uso de fornecedores americanos pra gerar emprego e renda, o plano não era liberalizante, suportou a criação do estado de bem estar social na Europa como barreira de contenção ao comunismo soviético. Liberalização à austríaca só começa nos 80 com Tatcher.

    Responda
    1. Erasmo Flavio Moreno

      Concordo com a crítica do leitor quanto à distorção da História. É muito feio mesmo uma besteira dessas.

  2. Vanderlei Nogueira

    Quando o governo parou de emitir dinheiro para a indústria, a desmotivação levou os empresários para a China. Expansão das despesas públicas: Lavagem de dinheiro - O banco central comprará o calote que os bancos receberam e pagará com títulos da dívida pública. O calote não será investigado e representam debentures não convertidos em ações e certificados do agronegócio (terras griladas ?) Quem vai pagar o calote ? cidadão comum

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      a sua primeira frase/reflexao revela seu desconhecimento de economia ; o resto de seu comentario é ...resto desista e tente a seçao de esportes ou o BBB

  3. Tito Azevedo

    Plano Marshall com recursos dos 7 mais ricos ou se possível o G20. Um New Deal não é possível pois o Brasil se endividará em demasia e quando terminar a pandemia as desigualdades econômicas entre países voltará a tona o que irá inibir o emocional e psicológico do empreendedor em arriscar capital abrir empresa e gerar o emprego do desempregado e o informal ou induzirá este empreendedor a abrir empresa em outros países com melhor equilíbrio em suas contas e menos riscos.

    Responda
  4. Hercilio Silva

    Os liberais, o mercado financeiro, os empresários "patriotas " já decidiram quem perde. O trabalhador, resistir a isso é tarefa penosa. O plano atribuído aos generais pode ter falhado, parece marketing. Mas é melhor que essas conversa fiada de reformas e teto de gastos que pode fazer a economia entrar em depressão. Essa conversa de aproveitar a crise para impor partes de reformas que a sociedade já rejeitou é oportunismo puro.

    Responda
  5. ALTAIR ALVES PEREIRA

    Auto lá. O mundo inteiro injetou dinheiro, vias canais oficiais, durante a crise em 2010. O problema no brazil é que as obras são tocadas por brasileiros; corruptos e ineficientes por natureza. Enquanto o atual brasileiro médio (farra, futebol e jeitinho) for maioria, nada dará certo por aqui.

    Responda
  6. CLARICE Aragão

    gente, por favor....plano marshall é a ajuda americana para reconstruir a europa pos guerra.... essa não vai rolar porque eles não conseguem sequer lidar com os problemas que existem la. O que deve rolar aqui é o new deal, com obras publicas para empregar a montanha de gente sem emprego.

    Responda
    1. Clara Castilho Oliveira

      Ta mais perto do plano marshall sim. O new deal implicou num novo pacto social, melhor condições de vida para os trabalhadores etc... Já o plano marshall foi só injeção de dinheiro

  7. André Silva de Oliveira

    A saída é seguir com a agenda liberal de Guedes, não com planos grandiosos que nunca funcionam. Já tivemos Estado interventor na economia, inclusive durante o regime militar, e sabemos que isto leva ao desastre.

    Responda
  8. André Silva de Oliveira

    A saída é seguir com a agenda liberal de Guedes, não com planos grandiosos que nunca funcionam. Já tivemos Estado interventor na economia, inclusive durante o regime militar, e sabemos que isto leva ao desastre.

    Responda
    1. CLARICE Aragão

      não tem mais estado liberal. Estados unidos querem expandir o mercare e medicaid... o estado de maior sucesso do mundo é o chines....com intervenção pesada na economia...

  9. José Cardoso

    É bom ler alguém que entende do assunto. O pensamento mágico econômico adora analogias como essa de "Plano Marshall" ou "New Deal".

    Responda