Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Previdência social nos Estados Unidos?!

    Responda
  2. ricardo fernandes

    esse plano dos militares está mais para as decisões erradas em economia com a crise de 73, que gera consequencias até hoje. paulo guedes já está fora do governo. o que ele fez no discurso de bolsonaro é como se estivesse carregando um cartaz de protesto, de meias e de mascara. se estivessemos num regime militar pleno, ele já estaria preso para averiguações.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    A maior contribuição do Plano Marshall não foi o dinheiro, que só começou a jorrar em 1948 quando a maioria dos países já estava em franca recuperação, mas a confiança injetada pelos Americanos na força do livre mercado em economias altamente estatizadas, reguladas, protecionistas e dominadas por monopólios e cartéis. Foi a mudança de filosofia que funcionou como catalizador. Sob esse aspecto o Brasil poderia usar sim um plano Marshall para nos livrar de uma vez para sempre do estatismo.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Oi? Hein? O Plano Marshall se iniciou em 1948 e já começou distribuindo dinheiro para os países europeus se recuperarem sim, utilizando-se do Estado. Antes dele havia somente o Plano Morgenthau...

    2. Maurizio Ferrante

      É verdade, o estatismo é muito ruim. Mas sr Cloves, quem está, pelo menos ensaiando , dar algumas quirelas aos autônomos, aos pequenos empreendedores, tentando segurar empregos dando outras quirelas aos empresários? É a iniciativa privada que está fazendo isso? E nos EUA, não é o Estado que está dando 1 trilhao de $. E em 2008, quem entrou com a grana para salvar bancos, automobilistica, etc,, etc??? Acorde senhor Cloves, o plano Marshall, pensa que saiu de onde?

  4. Jorge Luís da Silva Mendes

    Um paraquedista traçando um plano Marshall no governo do psicótico. Toda vez que saem da caserna e essa M. Guedes, se ainda lhe resta alguma dignidade, pediria o boné e iria gastar seus milhões e curtir o fim da vida bem longe de Pindorama.

    Responda
  5. José Cardoso

    A ajuda fundamental dos EUA à Europa depois da guerra foi seu grande mercado interno, aberto para as vendas desses países, bem como às do Japão. Que sabiam produzir porque tinham trabalhadores qualificados. O mesmo ocorreu em relação à Coreia e China posteriormente.

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    Plano Marshall. Logo o General Braga Netto é um General George Catlett Marshall, Jr. que configurou o Mundo pós II Guerra, como o conhecemos. New Deal. Logo Jair Bolsonaro é um Franklin Delano Roosevelt, que tirou os EUA da Grande Depressão com 25% de desempregados e das mãos dos evangélicos quando decretou o fim da Lei Seca, com convite no rádio:-*... vamos tomar um traguinho?* e venceu o Japão e a Alemanha. Guedes é um verborrata inconsequente., sua ausencia preenche uma lacuna. A se invadir.

    Responda
  7. Wilson Souza

    Isso me faz lembrar os governos dos presidentes Sarney e Collor, que tinham equipes cuja única finalidade era criar planos mirabolantes para a economia. Nenhum funcionava, mas servia para mostrar que o governo estava preocupado e agindo.

    Responda
  8. Valdeci Gomes

    Até a ala militar aderiu ao bolsolavismo e ao terraplanismo, generais patéticos.

    Responda
  9. Luiz Agenor Gazzi

    Esse plano desenvolvimentista é um verdadeiro delírio da ala militar que assessora (mal) o presidente e vive a ilusão de um passado icônico, etéreo na maioria das vezes, que tange um conto de fadas na cabeça de muitos desavisados. O inferno está cheio de boas intenções.

    Responda
  10. Roberto Gomes

    Realmente, querer se comparar JM Bolsonaro a FD Roosevelt é demais. A família Roosevelt, originária dos Países-Baixos, é um ícone na história dos EUA. Basta dizer que em 13 anos Roosevelt tirou os EUA da miséria para levar o país a invadir a Europa e ajudar a terminar com a guerra.

    Responda