Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Roberto

    Em suma, o que o autor quer mesmo é tirar a responsabilidade da China. Só que não será esse discurso ralo que vai fazer as pessoas mudarem de ideia. Se as tragédias de brumadinho, Mariana e tantos desastres são responsabilizados, então a China deve ser responsabilizada sim!

    Responda
  2. Paulo Abreu

    Daqui a pouco, monarquistas vão reclamar da origem do nome do vírus também.

    Responda
  3. Maria Filomena Martins de Almeida Gomes

    Cada vez que cometo uma gafe, meu filho atribui a falha a "minha testa lusitana", mas meu sobrenome é Almeida: seriam árabes as origens de " meus foras"?

    Responda
  4. ALTAIR ALVES PEREIRA

    Ha ha ha. Você nunca ouviu falar, ou falou, sobre um mosquito chamado "Aedes aegypti" (lembro aqui que quem morte é a musquita). Por acaso, sabes que aegypti é Egito? Então, o mosquito também tem passaporte.

    Responda
  5. olavo silva

    Hà muito... mas muito tempo mesmo, não vejo um texto tão bem escrito. Fui trazido a ele pelo título, já à espera de um texto negacionista cretino. Mas rapidamente vi o brilhantismo do mesmo. Milan Kundera escreveu um romance de nome A Brindadeira (sobre a dificuldade do totalitarismo com o riso). Este texto é uma peça brilhante de riso desarticulador da estupidez. Pena que não atinge os bolsominions... Eles não o entenderão.

    Responda
  6. Naasson Alcantara Jr

    E a gripe espanhola que sequer se iniciou na Espanha?

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Considerando que o vírus Ebola tem esse nome pelo rio Ebola, o Hantanvirus pelo rio Hantan e o vírus Zika pela Floresta de Zika, seguindo a mesma lógica deveria ser vírus Wuhan causando Wuhanvirose.

    Responda
  8. Andres Alexandre Solli

    Ótimo texto. Levei um susto com o título do texto, ainda bem que era só bom humor :-P

    Responda
  9. Paulo Pinheiro Machado

    O aediys aegipt tem certidão de nascimento no Egito, mas ninguém sabe se não houve uma injustiça com o país. Ele podia estar de passagem, para conhecer as pirâmides.

    Responda
  10. Paulo Pinheiro Machado

    O aediys aegipt tem certidão de nascimento no Egito, mas ninguém sabe se não houve uma injustiça com o país. Ele podia estar de passagem, para conhecer as pirâmides.

    Responda
  11. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Concordo, mas não se pode é condenar um país antecipadamente, mesmo porque os principais acusadores nada entendem de ciência,

    Responda
  12. José Cardoso

    Cada indivíduo viral tem sua identidade e não pode ser confundido com outros de sua espécie. Inclusive já existem os cariocas, paulistas e gaúchos, de várias gerações.

    Responda
  13. Daniel Barbosa

    Parabéns pelo texto, Ricardo. Quem sabe o q é ciência, método e rigor científicos, agradece. Hj isso aqui no Brasil é "coisa de comunista", na mentalidade de gado instalada no poder.

    Responda
  14. Daniel Barbosa

    Leitores q leem e não entendem, analfabetismo funcional comendo solto por aqui. Triste nação de gente q mais odeia q pensa, e pior: deixa o ódio, a raivinha contra jornalistas , fazer as vezes de "argumentação", sem de fato saberem o q é isso. Vergonha alheia!

    Responda
    1. Bruno Camacho

      Como não vi espaço para responder ao seu comentário sobre o que falei, então falo aqui mesmo. O senhor disse que o articulista fala em ciência... errado! O texto é ironia pura, que tem como objetivo secundário minimizar ou até mesmo rechaçar qualquer parcela de responsabilidade do país onde tudo começou. Eu realmente não sei ciência, mas o óbvio, até cego vê; já os de pouco caráter, não. (e se fosse atento, teria visto que quem está comentando é Maria José...).

  15. Mario Kurtz Filho

    Idiota, comum aos articulistas desse diário marrom, que eu pago para ler. É triste a mediocridade da imprensa nacional. Vai ler para aprender a escrever.

    Responda
    1. Luiz Almeida

      Mário esqueci de comentar, caso seja sua situação de ser um funcionário de gabinete de um político qualquer e seja sua obeigação de ler a Folha, por favor peça ao seu chefe para mudar de atividade, é o melhor para você. Seja feliz e tone um pouco de sol, nem que seja na sacada. Felicidades.

    2. Luiz Almeida

      Não pague e não leia. Xingamento é a preguiça do cérebro. Leia a Folha Universal.

    3. Daniel Barbosa

      Ofender gratuitamente. Entendii: é pra isso q o senhor paga. Como não sabe argumentar, quer ter o direito de por seu ódio por aqui. Q legal.#sqn

  16. Bruno Camacho

    Ironia mais sem graça... O "chinês" para o vírus, bem sabe o colunista, é um adjetivo que indica sua origem; então, se ele teve origem na china, português é que o vírus não seria... É interessante observar como um bom número de pessoas falam de uma forma a amenizar o comportamento da China nesse caso. Tivesse o paciente zero sido no Brasil., e estaria o mundo inteiro a dizer vírus brasileiro, e complementando "só podia ser daquele povinho". (Por Maria José)

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Ele falou de ciência. Vc fala de preconceitos. São coisas diferentes, enfim. Talvez se o senhor soubesse o q é "ciência, talvez, só talvez, compreendesse a ironia...

  17. Chang Up Jung

    Mas foi pela própria imprensa que a origem histórica do atual vírus veio ao conhecimento dos leitores. A SARS que, por coincidência, teve início naquele país, ou estou errado? Se estou errado, não será por culpa da imprensa?

    Responda