Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  2. Henrique Oliveira

    Bozolóide não está fraco porque sempre foi um fraco... e um preguiçoso falastrão!

    Responda
  3. JOSÃ PEDRO MACHADO ELIAS

    Mais cansativo que a pandemia é presenciar essa crônica da débâcle anunciada. Impressionante o dejá vu histórico. Bolsonaro, o mito caçador de corrupto, remete a Collor, caçador de marajá, abatido pelo irmão possesso pela tentativa de incesto. Esse por sua vez remete a Jânio Quadros, varredor de corrupção, que tentou dar um golpe por omissão e deflagrou o Plano Condor na América Latina. Quem viver verá as lamentáveis cenas dos próximos e nada originais capítulos.

    Responda
  4. JOSÃ PEDRO MACHADO ELIAS

    Mais cansativo que a pandemia é presenciar essa crônica da débâcle anunciada. Impressionante o dejá vu histórico. Bolsonaro, o mito caçador de corrupto, remete a Collor, caçador de marajá, abatido pelo irmão possesso pela tentativa de incesto. Esse por sua vez remete a Jânio Quadros, varredor de corrupção, que tentou dar um golpe por omissão e deflagrou o Plano Condor na América Latina. Quem viver verá as lamentáveis cenas dos próximos e nada originais capítulos.

    Responda
  5. Joana Souto

    Deveriam ter pensado antes de ajudar a eleger um cara autoritário como este e que age ilegalmente, por meio de fake news e atos terroristas. vai ser difícil tirar esse cara do governo, até porque ele colocou em cheque os mecanismos democráticos. Nunca mais os militares sairão agora do poder. Tinham medo da Venezuela? Deveriam agora ter orgulho, pois isso aqui vai ser bem pior.

    Responda
  6. Claudio Moreira Roberto

    Acho que não tem clima ! Ainda mais agora que o tal " Centrão " vai deitar e rolar!! Tudo q queriam é Moro fora...Conseguiram.O jogo é sujo..Porem 2022 fica abertooo Mas o Sr Jair ...hummm !! Dificirrrr

    Responda
  7. Maria da Graça Pimentel

    A população não vai para as ruas simplesmente porque estamos em meio a uma pandemia: sorte dos favoráveis à ditatura e azar o povo que vive pela democracia.

    Responda
  8. Valtrudes Martins

    Quem poderia derrubar o presidente, seria o povo nas ruas. E cadê o povo? Sem ser partidário, alguém aí poderia me informar quem, entre os combatentes contra Bolsonaro, seria confiável no quesito honestidade para substituí-lo? Quem é sério? Inclusive no STF. As famílias brasileiras, o eleitor brasileiro já perceberam isto. Vão continuar batendo sem parar. Mas até isto já tá ficando repetitivo. E o povo percebe.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Qualquer pessoa é mais confiável do que um psicopata cruel, como é o caso deste presidentesinho.

    2. Henrique Oliveira

      Vá o senhor(a) às ruas, Valtrudes!

    3. Luiz Alves

      Povo nas ruas!? Com a covid!? Só mesmo na cabeça desses bolsoneros tapados!!

  9. Valtrudes Martins

    Quem derruba um Presidente é o povo. E cadê o povo nas ruas? O povo já percebeu q não tem ninguém confiável. Não estou aqui sendo partidário. É triste. Alguém aí me aponte, entre os combatentes contra o governo, quém é digno de substituí-lo, no aspecto de honestidade. Inclusive no STF. As famílias brasileiras, o povo brasileiro não tem opção. Resta o Mourão. Mas um impedimento agora seria péssimo para o País!

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Valtrudes, no aspecto honestidade? Um presidente envolvido com rachadinhas, fantasmas, cheque para esposa, milicianos, etc! Estamos falando agora de sanidade mental e um mínimo preparo para exercer o cargo!

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Valtrudes, no aspecto honestidade? Um presidente envolvido com rachadinhas, fantasmas, cheque para esposa, milicianos, etc! Estamos falando agora de sanidade mental e um mínimo preparo para exercer o cargo!

    3. osmar pavani peres

      Resumindo seu brilhante raciocinio: Não adianta espernear então que permaneça o desonesto. Brilhante.

  10. roberto oliveira melo filho

    Diria mais, que só chegou ao poder no jogo democrático. Embora tenha usado de expedientes pouco recomendados num regime efetivamente democrático, com as instituições republicanas exercendo plenamente o seu papel constitucional. Uma aventura golpista, militar ou não, nos moldes tradicionais, jamais teria convocado o tenente recalcado. Politicamente, nada liderou até então...

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Daqui pra frente todos vão enganar o Bozo, vão c,e,va,r , a,ma,n,sa,r, mantê-lo em suspense, contar histórias pra ele, ele não tem outra saída senão acreditar, até que em determinado momento desfecharao o g,ol.p,e f,a.ta,l, sem m,is,eric,ó,rdia, e a cabeça rola.

    Responda
  12. Alberto Kiess

    Bolsonaro insistiu em exonerar Valeixo, pois para ele é mais importante proteger os filhos da Polícia Federal do que combater o coronavírus e auxiliar as pessoas e empresas atingidas. Assim fica claro que precisamos além de combater um vírus, precisamos extirpar ver-mes do poder.

    Responda
  13. Rogério de Mendonça Lima

    O autor, é muito mall info rmado ou de uma desonnest. intelecctual asssquuerosa. Bolsonaro, nos últimos acontecimentos, amarrrrou a última ponnta sollta que faltava. O congresso já afinnnou, pois sabe o matto que está lenhanndo, tanto millitar como nas ruas. O STF, partido ao meio entre ministros e cannnalhas, não correrá riscos nenhum, pois, setembro está aí. As ruas, mesmo com convid-19, já mostrou como será. Os 59% de ótimo e regular continuam. Penaaas a solldo, são só pennas a solldo.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Olá, Carluxo. Carluxo, quantas "assinaturas" você administra com seus laranjas? Você pode ser punido por isso também, Carluxo. Ouviu, Carluxo?!

    2. Elizabete Oliveira

      54% querem o impeachment do Bozo.

  14. Fernando Artacho Carvalho Martins

    Já dizia o sábio q para evitar um impeachment, o melhor é ter um Vice q a população a todo o custo evite querer ver no Poder. É o caso do Bolsonaro. Boa parte não quer um militar, preferiria novas eleições

    Responda
  15. Lineu Saboia

    Os petistas e comunistas resolveram não apoiar impeachment de Bolsonaro porque favorece a candidatura de Moro para a presidência, para eles é mais fácil derrotar Bolsonaro. Lula, FHC, Ciro,, Dilma, Boulos, Haddad e o os governadores do Ceará´, Piauí, Maranhão e Pernambuco todos apoiam as ditaduras comunistas de Cuba, Venezuela, Moçambique, Angola.. mas querem se passar como defensores da democracia. Não enganarão mais a população brasileira. São uns oportunista incompetentes.

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      Maia e Alcolumbre não acatarão..esqueçam.... Segue o Jogo ! Moro é Águas passadas !!

    2. wagner walmir

      Vc tem 'razao' ....os mais de duzentos milhões de brasileiros apoiam o Bozo... Kkkkkkkkkk...ñ é mesmo? Ah ! O comunismo, a conspiração do foro de São Paulo, a existência do papai Noel, a ''competência'' do seu presidente, são igualmente verdadeiros. Acorda rapaz!! Isso que vc defende, não tem nada a ver com ser de direita.

    3. Fernando Artacho Carvalho Martins

      Não seja leviano. O Ciro Gomes já protocolou pedido de impeachment, além do PSOL, e isto antes dessa crise envolvendo o Moro. Quem esta segurando o processo é o Rodrigo Maia.

    4. CARLOS EDUARDO GOMES

      Lineu vejo que seu conhecimento de geopolítica é muito raso. Chamar todos estes países de comunistas é o mesmo que não saber diferenciar PSDB de PSTU. Bem como nenhum destes nomes que você citou pregou intervenção na PF para evitar investigações de membros da família ou de si mesmo. Nem tão pouco incentivou protestos contra o Congresso e o STF em frente o quartel general do exército. Seu desconhecimento dos fatos só provam que suas opiniões são movidas por ódio, preconceito e muito WhatsApp.

    5. Carlos Fernando Fortuna Lopes Prazeres

      Foi o Olavo que falou, foi? Pronto, é verdade, você tem razão. (Shhh tragam o remédio, os delírios voltaram)

    6. Sérgio Queiroz Garcia

      Como se ditaduras comunistas de Cuba, Venezuela, Moçambique, Angola.. tivessem relevância. Acorda estru me tira o pelo de saco da boca e vai trabalhar.

    7. Luis Galdieri

      Saboia, Moro na presidencia? Ou seja, um criminoso confesso em rede nacional... Voces perderam a vergonha na cara mesmo. Sera somente es. tul. ti. ce.... ou interesse que o pais continue eternamente um exportador de commodities? Cobre? Hahaha

  16. josé ninguém

    O problema todo está nas alternativas que nos restaram. Impõem uma polarização bolsonarismo x petismo que só interessa aos atores envolvidos, que se mostraram e se mostram muito ruins. Enquanto isso, não aparece ninguém capaz de aglutinar forças fora desse meio. Witzel, Dória, Dino, até esse Governador de MG? Tudo mais do mesmo. Sem futuro esse país.

    Responda
  17. Samuel Gueiros Jr

    As sucessivas crises realçam o caráter de Bolsonaro. O autoritarismo já apareceu quando era cadete, foi processado e absolvido para evitar uma imagem negativa da instituição. Volta com o comício em frente ao Quartel apoiando manifestantes fascistas. O machismo aparece no episódio da Maria do Rosário e quando comenta que o filho traçou todas as garotas do condominio. A falta de ética e a mentira ficaram claros quando rompeu o compromisso com Moro, e com os eleitores, negociando com o centrão.

    Responda
    1. isaque almeida

      lula presidente, dilma vice e voltaremos a ser um paraiso

    2. isaque almeida

      lula presidente, dilma vice e voltaremos a ser um paraiso

    3. Samuel Gueiros Jr

      Lineu, não acho que esses argumentos sejam uma tentativa para a volta de Lula, visto que eu votei no Bolsonaro. Só que nós elegemos Bolsonaro para um governo que foi se acabando, com as sucessivas traições dele aos compromissos de campanha. Acho que ele foi útil como um gari para começar a recolher o entulho lulopetista acumulado nas instituições. Mas para dar um novo rumo ao país, e evitar a volta do PT, acho que nem ele e nem Moro mostram competência para isso.

    4. Lineu Saboia

      Tentativa de trazer Lula de volta ao poder. Passamos 20 anos de governos populistas de esquerda FHC, Lula, Dilma que nada deixaram para os menos favorecidos mas enriqueceram os políticos , banqueiros e empreiteiros. O que eles tem a oferecer? Aumento do funcionário público, passagem aérea para as domésticas, toma lá da cá? Basta de enganadores. Bolsonaro neles.

  18. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Elegeu -se um grupo tão ruim, que o impeachment não é a solução. Ainda porque, por mais absurdo que nos pareça, o presidente ainda encontra forças na opinião pública, apesar de suas lamentáveis ações. Se queremos salvar a democracia vamos ter de esperar as urnas. Fazer o quê, o estrago já está feito. A democracia não pode viver de impeachment.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Marcelo, as pessoas que votaram em Bolsonaro, como eu, não viam alternativas eleitoralmente viáveis ao PT visto ser ele o único que conseguiria uma virada antipetista. Muitos votaram com desconfiança, mas parecia que ele seria uma espécie de gari que recolheria o entulho petista. E que suas limitações seriam compensadas com o cumprimento das promessas de campanha e com um bom Ministério. E isso estava ocorrendo mas ele tambem tinha um entulho familiar que acabou contaminando seu governo.

    2. Marcelo Barbosa

      Mas é isso que eu critico nas pessoas que votaram no Bolsonaro, não há alternativa ao PT, então, vota em qualquer um? Aliás, havia sim alternativa ao PT, tinha o Alckmin, o Meirelles, o Amoêdo, os candidados de Direita, enfim, nada justifica terem voltado no Bolsonaro, agora, aguenta ele até 2022.

    3. Samuel Gueiros Jr

      O remédio constitucional foi feito pra isso mesmo, não importa se seja preciso usá-lo várias vezes. Um impeachment é traumático mas pedagógico na medida em que leva o eleitor a ter que fazer mais reflexões durante as eleições. O episódio Collor há mais de 10 anos, ficou muito distante da cabeça dos cidadãos para se prevenirem agora de um novo farsante como Bolsonaro. Além disso, não tinhamos alternativa ao PT. Mas educar é repetir, treinar, repetir. Nossa democracia vai amadurecendo.

  19. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Elegeu -se um grupo tão ruim, que o impeachment não é a solução. Ainda porque, por mais absurdo que nos pareça, o presidente ainda encontra forças na opinião pública, apesar de suas lamentáveis ações. Se queremos salvar a democracia vamos ter de esperar as urnas. Fazer o quê, o estrago já está feito. A democracia não pode viver de impeachment.

    Responda
  20. Alberto A Neto

    Datafolha estava recolhendo os efeitos da crise gêmea: pandemia sanitária e depressão econômica. Agora juntou ao questionário o efeito Moro. O resultado será divulgado no Dia do Trabalho. El País informa que há apoio ao impeachment. Pela primeira vez, a maioria apoia a deposição presidencial,segundo o Atlas Político. Moro recuperou sua musculatura eleitoral depois da queda. Oposição não se beneficia da desaprovação presidencial. Lula e PT são malas sem alça e atrapalham a oposição.

    Responda
  21. Rafael Pimenta

    Impeachment é pra ontem! Pressionem os deputados via twitter, e-mails etc. O atual mandatário não tem as mínimas condições de conduzir o país durante e depois da pandemia. Folha, faça o mapeamento da posição dos deputados referente ao impeachment para que possamos cobrá-los. Não fiquemos de braços cruzados, vamos ajudar nosso país.

    Responda
  22. ana maria marques

    Texto interessantíssimo. Da minha parte já preparei os rojões. Assim que sair o impeachment, vou para a varanda soltar todos eles. Enquanto isso, vou assistir, no meu isolamento, a fritura lenta e gradual.

    Responda
    1. Henrique Oliveira

      Não gosto de rojões, pois podem até matar animais de estimação. Mas também vou providenciar algo que os substitua sem ser ensurdecedor!

  23. marcelo goldenstein

    A Folha já deveria fazer aquela pesquisa com os deputados mostrando o número de parlamentares que se declaram favoráveis ao impeachment. Certamente esse número crescerá a cada dia, até chegar perto dos 342 necessários.

    Responda
  24. Luiz Lui

    Só não é impichado já pq o povo não pode ir para as ruas. Coisa que ele até gostaria que acontecesse. Ele pleiteia uma tragédia para sabe-se lá o quê fazer com ela. Inepto, com os 3 patetas perigosos mandando em tudo. Gente ruim de coração e péssima em administração. Nem disfarçam as más intenções. Onde está o Supremo??

    Responda
  25. Marcos Vinicio de Oliveira Ramos

    bolsonaro está que nem gelo no asfalto quente, derretendo devagar e sempre.

    Responda
  26. Eduardo Giuliani

    Inepto, mau caráter e perigoso. Pior presidente que já tivemos. Com militares covardes e mau caracteres apoiando, deixando o Herói Moro sozinho no campo de batalha, sem armamento, é uma situação extremamente triste. Hermes, Costa e Silva, e Médici teriam vergonha desta tropa deixando brasileiros correrem risco de saúde e de emprego por causa de um líder falho. Covardes com Armas não faz sentido para país algum do mundo. É o caso da Venezuela. Nunca tinha sido o caso do Brasil.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Exército até 1984 era a principal Instituição do Brasil através do movimento tenentista liderado por Hermes, sobrinho de Deodoro, que o convenceu sobre a Proclamação da República por influência do positivismo de Benjamin Constant, que colocou Ordem e Progresso na Bandeira. Tudo se perde com Covardes desta última geração.

  27. Marcos A T Garcia

    Governo cadáver.

    Responda
  28. claudio brex

    Situação paradoxal , se o povo sair em massa para a rua como o Bozo quer ,acabaria seu governo na mesma hora .

    Responda
  29. Alexandre Miquelino Levanteze

    Essa é agrande verdade é taõ covarde que se esconde atras da pandemia, se o povo pudesse ir para as ruas fazer pressão, bozid já tinha caído.

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Carluxo vc mudou de nome de novo? agora é Isaque?

    2. Luiz Lui

      o Isaque quer o coisa-ruim com a coisa péssima como vice. Kkkkkkkk que piada de mal gosto

    3. isaque almeida

      a alma mais honesta do brasil presidente, sergio o moro vice

    4. isaque almeida

      lula presidente, dilma vice

  30. JOSE CARLOS BETONI

    O Presidente aproveita a fragilidade social da pandemia para tentar se salvar. Até ontem foram 4.205 mortos oficialmente. Esse número dobra a cada 5 dias. E daí? Paciência. Não sou coveiro...

    Responda
    1. Alexandre Miquelino Levanteze

      Carluxo vc mudou de nome de novo? agora é Isaque?

    2. isaque almeida

      com a saida de bolsonaro, as mortes param o virus nao mais existira, lula presidente, dilma-vice

  31. Adenilson Leal

    JB tão cedo dormirá em paz já que agora tem 2 questões que lhe perturbam e estão interligadas: provável participação dos filhos (01,02 e 03) em crimes e sustentação de seu desgoverno. A cada dia, à medida que fatos vierem à luz, o apoio que tem no Parlamento vai se fragilizando, dada a cobrança que os eleitores dos Deputados Federais e Senadores que ainda permanecerem com Seu Jair da casa 58 farão. Espero que em 2022 não tenhamos JB na disputa e que parte do Congresso reacionário não se reeleja.

    Responda
  32. Eduardo Silva

    Meu caro, ausência de corrupção no seu governo?? Como assim?? E os filhos envolvidos até a alma?? Porque os filhos fazem parte do seu governo! (Tirando o 04 que tem coisa melhor a fazer no condomínio).

    Responda
    1. isaque almeida

      a lama mais honesta do brasil presidente, dilma-VICE

  33. Nelson Vidal Gomes

    O Presidente da República.atual tem a seu favor dois aspectos que os outros impedidos não tinham:popularidade e ausência de corrupção em seu governo.Penso,que mais fácil que seu impeachment-pretendido por muitos-será o TSE julgar a extinção do PT ou,obrigá-lo a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Nelson Vidal, com todo o respeito, vc exclui os três filhos do JB que ele mesmo colocou dentro do governo. São assessores privilegiados é muito influentes. Contra esses há sim denúncias várias, corrupção sim, sem falar na sra B que recebeu dinheiro do Q também. Corrupção é o mal uso do poder, principalmente quando usado em causa própria. Esse senhor JB é corrupto, inepto e despreparado. Tem de ser substituído rápido.

    2. Arthur Cordioli

      Então o único crime que você considera crime é corrupção? Se não bastasse todas as investigações que a família e aliados do presidente enfrentam, ainda temos as tentativas do próprio presidente de emparelhar as instituições a seu bem querer para blindar seu entorno. Se isso não é suficiente para você, vale ressaltar que o emparelhamento das instituições é o primeiro passo para permitir que um governo se torne de fato "corrupto" no sentido que você usa, mas de alma ele já é.

    3. isaque almeida

      finalmente alguem sensato

    4. Nelson Vidal Gomes

      Alisson,quero eu,que todas as respostas sejam como a sua em contestação aos meus comentários e não a minha pessoa.De cada 10,08 me agridem e não refutam o que eu digo.Salvo equívoco,a única acusação de corrupção contra membro do governo Bolsonaro, até agora,o é sobre o Ministro do Turismo Marcelo Alvaro Antônio, por ações anteriores a instalação do governo,registre-se.Outro abraço!

    5. Paul Muadib

      Ausência de corrupção ? KKKKK....conta outra.

    6. Fatima Marinho

      Bolsonaro e filhos são milicianos, isso faz uma grande diferença. Serão processamos por crime comum: envolvimento com o crime organizado, rachadinha, assassinatos

    7. Rui S Souza

      Ops. Bolsominion detectado. Mais um eleitor arrependido mas não declarado de Jair Collor BolsoNERO Gripezinha de Mello. Vade retro.

    8. Alisson Sellaro

      Nelson, está ficando feio. Não há nenhum problema que seu propósito neste site, como você mesmo disse em um outro comentário, seja ser contra o 'Lulopetismo'. Agora, você ganha em credibilidade para sua causa quando usa de integridade intelectual irrestritamente. Dizer que há 'ausência de corrupção' no governo Bolsonaro é o mesmo que dizer que o PT nunca errou. Uma mentira escancardamente ridícula. Lembre dos laranjais. Do (ainda) Min. do Turismo. Do Queiroz. Do gabinete do ódio. Do amigão na PF

    9. Waldo Assahi

      Nelson continua achando que apoiar tortura e se imiscuir na PF para proteger o filho produtor de ódio e notícias caluniosas nas redes não é tão grave como a corrupção pecuniária. Deveria entender que corrupção governamental é um conceito amplo que alcança outras áreas que não só a financeira. Vai continuar defendendo o mais trevoso de todos os presidentes que o Brasil já teve e ainda vai continuar metendo Deus na parada.

    10. Hercilio Silva

      Popularidade é como a direção do vento, muda ao sabor do mesmo. Têm algo muito inédito, ligações perigosas que serão comprovadas se as instituições fizerem seus papéis. Perto disso corrupção parece algo até ingênuo.

  34. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  35. MARCOS BENASSI

    Mas isso é piada pronta: para se manter no poder, o presidente deve passar um pouquinho do estelionato... E, ao final, nós é que cobrimos o cheque sem fundo

    Responda