Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    O escrevinho tem razão só no título do infeeeliz artigo. O Pres. infelizmente para a banda Matilha&Muares, não tem duas caaras, é autêntico, não usa máscara, diferente destes imbecillóides fãns do abjjjeto e riiidículo politicamente correto. Que os estupiiilóides de plantão, adjettivem o Pres. da maneira que quiserem. A maioria que o escolheu, e o sustenta, sabia muito bem das virtudes e defeeitos. Quadhrillhas nunca mais. P.S. Ladraaar e zurraaar, liberados.

    Responda
  2. roberto oliveira melo filho

    Desculpem-me, mas estamos chovendo no molhado, feliz expressão popular para designar excesso de redundância, no sentido bem coloquial. Tudo isso, e muito mais, foi dito durante a campanha eleitoral. Os eleitores do tenente recalcado, e os militares também, resolveram apostar nessa aventura fascista. Não houve desinformação, houve má-fé, e muita. A autodestruição da narrativa se dá por pura incompetência dos quadros, desmascarados, outra vez, pelos fatos. Havia uma pandemia no meio do caminho.

    Responda
  3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Se eu tivesse votado no Bolsonaro e depois manifestado arrependimento, teria vergonha de me declarar arrependido. Por quê? O capitão da reserva nunca escondeu sua incapacidade de governar, seu autoritarismo e fascismo indisfarçado, falta de liderança e declarada psicopatia. O resultado está aí diante de todo o Brasil. Bolsonaro humilha e frita seus ministros. E sem disfarce e escrúpulos nomeia quem possa blindar seus filhotes de investigação criminal. O pior de tudo é o engodo em nome de Deus.

    Responda
  4. francisco xavier de azaredo neto

    Se este presidente tem alguma qualidade é a coerência. A vida inteira fez ´´M``, durante a campanha disse que se eleito faria ´´M`` e está fazendo ´´M``. Quem diz que está arrependido do seu voto neste ser abjeto, ou é meio burrinho ou muito mal informado. Como explicar um voto em quem defende a tortura?

    Responda
    1. marcos gomes

      falou tudo Sr. Francisco Neto!!!!!!! parabéns

  5. José Antonio Bonato

    E como tem canalha nesse último refúgio. Canalha que trabalha pouco, se aposenta com salário integral e ostenta medalhas no peito sem nunca ter ido a uma guerra que mereça esse nome. Canalha que é o real obstáculo para o Brasil sair do atraso.

    Responda
  6. Lucas Cansado

    Ranier, seu texto, relativamente curto, é dos melhores que já li sobre o bolsonarismo. Parabéns, e continue escrevendo.

    Responda
  7. Rafael Pimenta

    Quanto antes o tirarmos da cadeira presidencial mais vidas salvaremos. Está mais do que claro a incompetência administrativa deste senhor (no pré, durante e pós-pandemia). Vamos pressionar as autoridades competentes (deputados, Aras, ministros,empresariado etc.), via Twitter, e-mails etc., para que isso ocorra o quanto antes. Vamos salvar nosso Brasil!

    Responda
  8. Maurício Serra

    O conservador, por definição, é aquele que está por cima da carne seca, cheio de privilégios, e não tem interesse nenhum em que as coisas mudem. São os mesmos que foram contra a abolição da escravidão, o voto das mulheres, a reforma agrária, as cotas raciais ou sociais, os direitos trabalhistas, a educação e a saúde pública, etc.

    Responda
  9. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Será que só os bolsonaristas estão nus? Quem elegeu Jânio Quadros? Quem sustentou uma ditadura civico-militar durante 20 anos? Argentina, Bolivia, Coréia e outros tantos saíram da ditadura com eleições diretas. Aqui, dizem que milhões foram as ruas mas depois retornaram caladinhos com o Sarney. Quem elegeu Collor? Quem saiu às ruas apoiando o golpe de 2016? Eram só bolsonaristas?

    Responda
  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    Excelente matéria!

    Responda
  11. Jahy Carvalho

    Me lembrei da epifania da pretensão ridicula de um juízo de valor que condena o caráter alheio. Eita dicursi ho fácil, os grandes médicos do dia seguinte.

    Responda
    1. Lucas Cansado

      Do dia seguinte, não, Jahyr. Sempre se soube que Bolsonaro era um defensor da tortura, ele nunca escondeu isso. Sempre se soube que ficou entocado 28 anos no baixo clero da Câmara. Fique você com o seu ridículo messias.

  12. jonas S B

    Esses descritos pelo Ranier, são oriundos dos antigos escravocatas; daqueles que fizeram a "revolução" de 1932; daqueles que marcharam pela família em 1964; que votam em conservadores, ignorantes, violentos, enfim, na direita; dos que votaram em Mário Covas, Collor de Melo, FHC, dentre outros advindos do atraso. Tais eleitores representam mais ou menos 1/3 dos eleitores brasileiros e são a nata do atraso e violência. Esses praticam crimes e atos de violência maiores que os criminosos comuns.

    Responda
    1. Maurício Serra

      O conservador, por definição, é aquele que está por cima da carne seca, cheio de privilégios, e não tem interesse nenhum em que as coisas mudem. São os mesmos que foram contra a abolição da escravidão, o voto das mulheres, a reforma agrária, as cotas raciais ou sociais, os direitos trabalhistas, a educação e a saúde pública, etc.

  13. Paulo Roberto Schlichting

    Preciso. A descrição do perfil do bolsonarista raiz é perfeita.

    Responda
  14. reinaldo senna

    dois fatos podem ser confirmados... moro é ex-ministro e lula continua ladrão.

    Responda
    1. marcos gomes

      Outro fato a ser confirmado: Moro foi o juiz parcial que deu a sentença a troco de cargo de ministro do supremo (e dançou) Lula foi julgado por convicção ( e a historia o absolveu) agora quem nasceu gado morrerá gado (Reinaldo já experimentou capim gordura? dizem que o esterco saí molinho e facíl)

    2. Rafael Mendes

      Você com certeza possui todos os "atributos" que o colunista atribui aos adoradores da seita bolsonarista no primeiro parágrafo!

    3. helena kruger

      Chega a dar Nojo. O Lula Presidiu o país até 2008. Tem como acordar e perceber que estamos em 2020??? 12 anos se passaram e bolsonaristas como você não conseguem ter outro argumento? outro termo? Sim é ladrão. Ponto. Acabou. Nunca mais será presidente. Mas e dai??? o que o Brasil, hoje, agora neste momento, vivendo seu mais assombroso estado de calamidade na saúde, na economia, na política, enfim....pelo a m o r de Deus.

  15. Eduardo Silva

    O lado podre dos apoiadores de Bolsonaro foi perfeita e inequivocamente exposto aqui. Realmente é decepcionante que existam brasileiros desta laia, que só poderiam mesmo apoiar um maluco!

    Responda
  16. Eder Rizotto

    "debaixo da máscara de Bolsonaro, havia Bolsonaro" essa frase me lembrou uma crônica do Nelson Rodrigues que ele escreveu " ..E se não fosse Manso de Paiva seria outro Manso de Paiva".

    Responda
  17. Jackson de Moura Ferro Silva

    Tem razão jornalista, o governo Bolsonaro está nu , desprovido de corrupção. Ou o bom governo era do PT , que tinha um escândalo de corrupção e roubalheira todo dia ?

    Responda
    1. Benedito Celio Ferreira da Rocha

      A sua definição de corrupção é bem estreita. Tentar impedir a Polícia Federal de agir é corrupção.

    2. RODRIGO RICOY DIAS

      Os comentários confirmam os adjetivos atribuídos pelo colunista aos apoiadores. Este é um bom exemplo.

    3. Edailson Monteiro Rodrigues

      Na minha opinião, a corrupção continua a mesma, se não pior, o quê mudou, foi a apuração e a exposição, a pouca autonomia da que a PF tinha até a semana passada, agora foi pro sa.co de vez, nisso até o marreco concorda comigo.

    4. Ney Fernando

      Os governos anteriores não interferiram na Polícia Federal, não se envolveram com milícias, não incentivaram o desmatamento, não liberaram armas e munições, e não acreditavam que a Terra era plana. E o governo atual tem um escândalo por hora.

  18. Vera Lúcia Daloia Vieira

    Não Joubert, o comentarista não está errado não. Quem ainda apoia o Bozo só pode ser cá.na.lha!

    Responda
  19. José Oliveira

    quando que ele já teve roupas ou pudor?

    Responda
  20. Antonio Lima

    Parabéns pelo texto de hoje, Ranier! Direto ao ponto. Resumo preciso e incisivo dessa grotesca figura capaz da proeza, decorrido apenas um terço do mandato, de já ter subido ao lugar mais alto no pódio de pior presidente da história. A Grande Ficha já caiu para parte dos 57 milhões de eleitores com menos de 3 neurônios. Aguardamos os demais. Restarão os ca.na.lhas.

    Responda
  21. JOUBERT DE ALMEIDA

    Essa gente que tem aversão aos pobres e exala ódio? É assim que o colunista vê quem apoia Bolsonaro? Vixe! O cabra tá muito raivoso e totalmente sem compreensão do eleitorado bolsonarista.

    Responda
    1. RODRIGO RICOY DIAS

      Se vota, é porque concorda em grande parte com o ideário (?) exposto durante a longa e improdutiva vida pública do escolhido. E é isto que sempre expôs, estas são as posturas que nunca escondeu. Na verdade, não falta compreensão, e isso é amplamente comprovado pela linguagem utilizada por esse eleitorado nas redes sociais.

    2. Sergio Siqueira

      É verdade. Um convento de vestais!

    3. Wilson Souza

      Opa! E não?