Hélio Schwartsman > Será que eles não enxergam? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Correção. Ou seja, não entregaram ao povo o prometido ....
Taà o motivo de tanto ódio contra o PT e o Lula. O Brasil foi bem governado durante três mandatos. No quarto, por absoluto revanchismo, não aceitaram o resultado eleitoral e compartilharam com o PT os erros de polÃtica econômica. Geraram um impedimento sem causa e de lá pra cá a paralisia econômica. Ou seja, não entregaram, ao povo, o prometido pelo impeachment da Presidente Dilma. A autocrÃtica também tem que ser feita por esse pessoal envolvido no impedimento presidencial.
Comparar Lula com o Bolsonaro é piada, só pode ser.
Herança de 500 anos de atraso cultural . Você nunca vai conseguir transformar um bolsomito num Nico Rosberg !
Caro Hélio, não precisa ser fã do Lula para defendê-lo neste caso, apenas olhe para os dados socioeconômicos, sobretudo o IDH, do Brasil entre 1990 e 2010 e veja alguma das razões pelas quais Lula ganhou forte adesão, que nada tem de irracional, mas se apoia em bases materiais . A comparação é estapafúrdia e só pode ser explicada pela sanha afetiva ideológica do colunista, seja ela de que natureza for. O que Bolsonaro fez a vida inteira como polÃtico?
Hélio, não vou te xingar como você sugere. Até entendo o aspecto de fidelidade no paralelo que faz entre petistas e bolsonaristas. Mas faltou explicar que fica só nisso. Nem de perto há como comparar os dois sob a ótica de ideais e propósitos seja por qual o ângulo que queira olhar ou enquadrar. E ao não fazer a distinção, você é que está xingando os petistas.
Essa obsessão com o PT também é irracional e foi o que nos trouxe até aqui. Já considerei você alguém mais racional. Hoje em dia, está tudo virado de cabeça para baixo mesmo. Surreal.
Não acredito que seja irracional a 'mágoa' com o PT, pois eles se 'lambuzaram' muito e sobra motivos para não querer vê-los governando novamente. Acho irracional a escolha que se fez para tirá-los do governo, que foi colocando um presidente pior ainda.
Vamos fazer acontecer o impeachment. Pressionem os deputados (sobretudo os lÃderes do centrão), Aras, STF etc. Via Twitter, IG, emails etc. Vamos ser tb os sujeitos da história, quem a faz somos nós. Qto antes o tirarmos, mais vidas salvaremos. Faça sua parte, pelo Brasil!
O missivista deve estar certo, porém no meu entender os dois lados tem é de falta de vergonha na cara!
Ótima percepção do colunista. Os brasileiros parecem sofrer de uma miopia coletiva. A paixão polÃtica se assemelha ao fanatismo dos fãs de futebol, que aceitam ganhar no grito ou após um "roubo". Enquanto o Brasil for assim, não há chance de superação da corrupção.
Os seguidores do bolsonarismo constituem a nossa Al-Qaeda tropical. Fundamentalistas e extremistas movidos pelo ódio sem sentido, uma revolta contra o próprio paÃs e suas instituições e um nojo do próprio povo.
o lula e o pt fizeram o que todos os partidos faziam na época, muita sujeira. só o pt levou a culpa de ser o partido mais sujo do universo, cercado das vestais das outras siglas. deviam acabar com todos os nomes da polÃtica que começaram lá pelos anos 80? ou, consertar o sistema deixando que ele fosse investigado de forma a punir seletivamente nomes dentro de siglas, como foi feito nos tempos pt? sei que o colunista é fã do psdb, e sempre olha pra outro lado ao procurar corrupção.
Você está certo Edilson, L u l a é o homem mais h o n e s t o do Brasil, o p T nunca r o u b o u, e blá, blá, blá, ..... zzzzzzzzzzzzzzzzzz..........
O apoio q hoje se apresenta é limitado à s poucas mentes doentias q querem os milicos e a ditadura de volta e uma grande maioria (dentro deste universo de apoiadores) de evangélicos liderados por falsos profetas q vivem da venda de passagens p o paraÃso, não muito diferente dos fanáticos seguidores de Maomé.
Entendi. Proporção de fanáticos bolsonaristas, apoiadores do governo atual. Proporção de fanáticos lulistas, do ex-presidente, o escolhido de sempre para comparações. Faltou, para fechar a conta, a proporção de serristas, alckiministas, tucanistas, doristas, enfim, dos apoiadores daquelas figuras preservadas, até o limite do inevitável, há algumas décadas pela oligarquia no Estado de São Paulo.
Que o Bolsonaro não é um Brastemp, todo mundo já sabe. Mesmo assim, se muita gente ainda o apoia é porque ele sofre um cerco injusto e infernal da imprensa (Globo e a Folha) em declaração aberta de guerra. Não percebem que a Globo, por exemplo, deixou até de produzir conteúdos lucrativos para abraçar o coronavÃrus para derrubar o Bolsonaro, para que ele não venha a atrapalhar a renovação de sua concessão? Não é difÃcil observar essas coisas.
A grande diferença que o rebanho não quer enxergar,Chang: Bozo, tosco,ignorante, famÃlia vinculada a milicianos, tão ou mais corrupta que os anteriores, neofascista, preconceituoso de toda ordem, crimes da rachadinha ,dos assessores fantasmas.,laranjal, crime contra a saúde pública afirmando que a pandemia é mera gripinha e por aà vai..Muito triste ter esta figura como presidente tanto para o paÃs e perante o mundo !!!
Se o Bozo sofre cerco infernal da imprensa, o que dizer dos governos do pt? Foram atacados por mais de uma década continuamente, com pelo menos 20 minutos de jornal nacional todo dia desqualificando-os. Inventaram até uma força tarefa para só prender petistas; os outros 1800 nomes da odebrecht foram perdoados.
O grupo que segue no apoio é impassÃvel, tirando os que ainda estão apenas sendo enganados, a parte purista acredita mesmo que terá um mundo onde eles terão privilégios enquanto o resto do paÃs se lasca. Isso não existe, mas a força do zap é mais importante.
É um apoio suficiente para continuar no poder. Mas perdendo as elites, como as pesquisas estão mostrando, não se reelege.
Eu particularmente discordo de comparações entre bolsonaristas x petistas. Embora sejam parecidos em vários aspectos (com sinais trocados) não me lembro de um grupo polÃtico que pregava de forma tão explÃcita o autoritarismo, a violência e o desprezo pelas instituições quanto o bolsonarismo. De qualquer forma, ainda prefiro a minha ideologia, que é: não ter ideologia, não seguir cartilha alguma. Opiniões devem ser elaboradas de acordo com o assunto.
Embora os 2 grupos tenham algumas diferenças, a semelhança entre eles apontada no texto é referente a um aspecto: a negação da realidade.
Boa análise.
O brasileiro gosta de conversa fiada e sem pé e sem cabeça. Depois dos prosa ruim, Lula e Dilma, nada melhor que este que está aÃ. Ciro e outros do mesmo naipe têm chance, só papo furado...
Hélio Schwartzmann, foi essa falsa equivalência entre petistas e bolsonaristas que nos colocou no buraco em que estamos. Parece que você não aprendeu nada desde 2018. Continue assim e terá que aguentar um paÃs arrasado, comandado por milicianos e Bolsonaro como presidente por mais quatro anos.
Construir falsas equivalências entre fascistas e democratas têm ajudado no processo de destruição dos espaços públicos de debates, pior - na polÃtica e no avanço civilizatório. Infeliz essa tentativa.
Leio autores dos quais discordo e acho isso bem saudável. Já revi posições. O senhor Hélio S. é um deles. Surpreendente a coluna rasa de hoje. Leiamos psicanaliticamente. Seu conteúdo, a meu ver, encaixa-se na própria crÃtica que pretende fazer aos "polarizados". Seu autor busca reafirmar sua identidade polÃtica entre os "isentões". O PT merece muitas crÃticas por mal-feitos e alianças que fez enquanto esteve no poder, mas essa falsa simetria com o fascismo ainda nos custará muito. Lamentável.
Creio que o termo "isentão" encaixa-se para aquele que não tem ou não quer ter uma posição sobre determinado tema, para não correr o risco de ser contestado. Pessoas com ideias no centro do espectro polÃtico, mas sempre com opiniões, não se encaixam.
Colunas rasas são raras no caso de Hélio. Mas aqui concordo com o comentário. Concordo mais ainda coma crÃtica aos chamados *isentões* e a simetria que tentam estabelecer entre o fascismo e as posições à esquerda. Comentou com propriedade Leonardo, estamos pagando caro pela tolerância dos *neutros*!
Diziam que o Lula era feito de Teflon. O Bolsonaro pelo jeito também. Isto diz mais sobre o caráter do brasileiro do que qualquer estudo sociológico
Primeiro, pesquisa feita por telefone pode gerar forte viés o que se quer foi discutido por quem a fez. Amostrar uma população in loco não é fácil por telefone é ainda mais difÃcil. Agora, sobre os apoios, tem gente que acha que o Boso foi enviado por Deus! Nem o Lula teve isso.
O telefone exclui camadas pobres. São decisivos numa eleição.
Será que o Bolsonaro vai passar a usar máscara, de uso obrigatório nas vias públicas e nos estabelecimentos comerciais a partir de amanhã aqui no DF (Decreto 40.648/20)? Pois, é, Hélio, também não curto fanatismo. Procuro discernir ideias e ações a partir de minhas próprias experiências e condição de vida. É sempre bom filtrar discursos e não aderir automaticamente ao que dizem por aÃ. Tenho especial desconfiança por discursos de ódio, seja de onde for que venha...
Outra vez? Alhos com bugalhos?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Será que eles não enxergam? Voltar
Comente este texto