Educação > Governo Bolsonaro exclui humanas de edital de bolsas de iniciação científica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Matone

    Prezado Evandro, abaixo, a Filosofia é um estudo moralmente neutro. A filosofia escolástica da igreja católica, por exemplo, pavimentou um banho de sangue na Europa, Oriente Médio e Américas. A filosofia nihilista subtraiu de seus seguidores um sentido à vida. A filosofia marxista trouxe ao mundo 70 milhões de mortos, capitaneados por Lênin e mais 60 ou 70 milhões no Grande Salto Para Frente, de Mao Tse Tung. A filosofia nazista trouxe mais uns 70 milhões de mortos. E assim por diante !

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Só para complementar, a Filosofia ajudou a combater o hiperpovoamento mundial, mas os filósofos que criaram essas filosofias todas não se formaram em Filosofia e não fizeram doutorado e pós-doutorado com bolsas do CNPq. Há uma famosa professora titular de Filosofia de uma grande universidade pública que é devota incondicional de uma megacriminoso semianalfabeto grosseiro, misógino e sexista. Será que o excesso de Filosofia conduz justamente a esse tipo de paradoxo?

  2. Evandro Luiz de Carvalho

    De fato, a bomba atômica é um artefato tecnológico, mas sem as Ciências Humanas e as artes talvez ela já tivesse sido jogada nas nossas cabeças. Querem pagar para ver?

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Evandro, esses são os nossos tempos. As pessoas ficam envergonhadas de discutir e de pensar. Por isso elas se acomodam em adotar *intelectuais* que pensam por elas. Mas será que as pessoas que pensam e não ficam envergonhadas de discutir precisariam pagar com dinheiro suado do seu bolso para esses *intelectuais*, verdadeiras muletas de quem tem vergonha ou preguiça de pensar, ficarem o dia inteiro fazendo suas confabulações.

    2. Evandro Luiz de Carvalho

      Caro Alexandre, o que vc está dizendo é o seguinte: a tecnologia criou a bomba atômica e a filosofia resolveu seu uso. Não acha essa discussão ridícula, vergonhosa para alguém minimamente letrado? Pra falar a verdade sinto-me envergonhado só pelo fato de estar discutindo esse assunto. Bizarro! Mas parece que esse é o nosso tempo...

    3. Alexandre Matone

      Utilitarismo é a teoria desenvolvida na filosofia liberal inglesa, especialmente por Bentham 1748-1832 e Stuart Mill 1806-1873, que considera a boa ação ou a boa regra de conduta caracterizáveis pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo e, em extensão, à coletividade.

    4. Alexandre Matone

      Quem lhe disse que a Filosofia ensina sobre o dualismo entre o bem e o mal? Os filósofos nihilistas tinham, por exemplo, o péssimo hábito de se matar. Foi o utilitarismo, ramo da filosofia, que determinou que o bomba atômica fosse lançada em Hiroshima e Nagasaki. E o utilitarismo ensina que isso salvou centenas de milhares de vidas, pois não morreriam menos do que centenas de milhares de pessoas para conseguir uma rendição japonesa, com a invasão da Ilha.

  3. otto cesar

    A divisão de áreas no ensino é meramente acadêmica. O conhecimento é interdependente. Sejam bem-vindo a esse período de trevas, onde a educação passou a fazer parte do projeto de poder de uma família.

    Responda
  4. Alexandre Matone

    Filosofia é a ciência com a qual e sem a qual o mundo continua sempre igual. Ficar analisando o Das Kapital através de cinquenta tons das cores do arco-íris não irá levar ninguém para Marte, e nem irá nos salvar do Covid-19.

    Responda
    1. Evandro Luiz de Carvalho

      De fato a filosofia não inventou a bomba atômica, mas talvez a filosofia possa evitar que a bomba seja jogada na sua cabeça. Estudando ética e moral e tentando entender o humano, talvez vc escape da sua própria estu-pi-dez.

    2. Alexandre Matone

      Se você se diverte lendo ou estudando essas coisas, e possui uma fonte de renda, então, divirta-se, vá a uma aula na Casa do Saber, leia Schoppenhauer e seja feliz! Mas não com bolsa do CNPq!

    3. Alexandre Matone

      José Fernando, você já ouviu falar de exemplo? O tema que elenquei acima é só um exemplo! Sem Nietzsche ou Spinoza também teríamos óculos, automóveis, telefones, antibióticos, engenharia genética e tudo que torna nossa vida mais longa e melhor. Provavelmente, teríamos menos suicidas, também!

    4. José Fernando Schuck

      Não há nenhuma ciência que não dependa de lógica, de ética, e de fundamentação da análise epistemológica. Essas áreas são especificamente filosóficas. E no Brasil, menos de 5% das teses anuais de filosofia, tem alguma fundamentação marxista. Só compartilha dessa visão acima, quem não conhece as pesquisas e os debates na área.

  5. Alexandre Matone

    Mais ciência e tecnologia e menos opiniões furadas sobre prosaicismos, cheias de palavras rebuscadas e citações em Latim. Deixemos isso para os padres.

    Responda
  6. Valdemir do Vale Filho

    Finalmente as ciências que impulsionam a humanidade para a frente serão priorizadas no Brasil. Menos advogados mais engenheiros e médicos

    Responda
  7. Filipe Oliveira

    Quanta ignorância. Meu Deus do céu!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.