Opinião > Saúde, emprego e solidariedade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    Apos anos 80 os governos optaram em distribuir migalhas aos pobres em vez de investir em desenvolvimento econômico nas regiões pobres do país para tirar o povo da pobreza. Gasta-se R$30 bilhões para distribuir bolsa familia e R$6,8 bilhões em infraestrutura. O salario minimo vale 20% do valor legal que está na constituição. Mais da metade dos trabalhadores recebem menos de um salario minimo constitucional. Mais de 150 milhões de trabalhadores mal conseguem comprar o que é necessário.

    Responda
  2. ricardo fernandes

    o problema da cut e da força é que foram cooptadas pelos governos anteriores e como muitos dirigentes ganharam uma boquinha em alguma ministerio ou no sistema S, as lutas sindicais ficaram em segundo plano. aí, sobe um fascista ao poder e encontra a capacidade de reação sindical completamente desmantelada, porque de forma deliberada as centrais assim agiram.

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    "A festa acabou. Só Carolina não viu." Perguntar não ofende, mas o sindicalismo ficou no poder por 14 anos e não fez nada do que prega. O motivo não é nem por que não tiveram competência, mas porque as forças que regem a oferta e demanda de mão de obra mudaram. Mesmo em países que tiveram emprego pleno na última década, a remuneração caiu, quando o normal seria que aumentasse. Isso porque para cada trabalhador fixo de tempo integral, existe dois ou mais dispostos a trabalhar

    Responda
    1. Cloves Oliveira

      em regime semi-integral ou temporário. O motivo é o excesso de mão de obra no mercado em todo mundo. Os empregadores não têm mais a preocupação de ter que aumentar salários devido a uma maior oferta de empregos em relação a demanda porque sempre encontrarão terceirizados, ou uberizados, dispostos a trabalhar menos, por menos e com menos benefícios. Tudo isso acontece num ambiente em que todos perseguem a eficiência para produzir mais com menos via a automação. É preciso mudar de século.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.