Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    O texto deveria ser encaminhado ao Pr pra iluminar as trevas de sua mente preconceituosa e negacionista!

    Responda
  2. Mariana da Costa Conde

    mesmo com textos oportunos como este ainda tem gente que acredita em poçoes milagro sas, rezas e jejuns ou na ultima novidade - detergente, garrafada, remedios outros - sugeri da por "autoridades" Isso em 2020...

    Responda
  3. Francisco Ronald Capoulade Nogueira

    Artigo relevante, em especial nesse momento de pandemia, que nos permite compreender o rigor do processo científico e das publicações. Parabéns aos autores.

    Responda
  4. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Artigo bem didático. Dá uma boa visão do processo e aponta algumas dificuldades comuns.

    Responda
  5. Antonio carlos da silva filho

    Bom artigo de informação para o público leigo, mas merece uma observação. A formação experimental dos autores os leva a dizer que "O cientista faz experimentos ou analisa dados para responder a uma pergunta, seja ela inovadora ou incremental". Ao definir assim a atividade científica, deixam de considerar todo o trabalho dos que trabalham com ciência dedutiva, como os matemáticos e grande parte dos físicos teóricos. Há cientistas que não analisam dados, mas demonstram teoremas, por exemplo.

    Responda
  6. José Flávio Viana Guimarães

    Excelente contribuição. Nosso grupo de pesquisadores se esmeram no criterioso levantamento de literatura, com subsídios de expertise dos professores do departamento, muitos revisores e editores de papers nas áreas de engenharia biomédica e engenharia elétrica. Como bem diz um mestre meu, solução tecnológica boa é fruto de muito errar e acertar, no laboratório e nos protocolos de testes. Porque com humano não se brinca.

    Responda