Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mariana da Costa Conde

    Demetrio continua sua luta santa (alô Olavo !) contra o Imperio do Meio como se seu para digma(eua) fosse uma fonte inesgotavel de virtudes e propositos , principalmente agora com Trump desdenha organizaçoes globais, faz ameaças militares e usa/abusa da moeda de transaçao e mentir/omitir/esconder/relativizar é quase um dom

    Responda
  2. Marcelo Barbosa Câmara

    Teve alguns lampejos, mas se perdeu e o artigo ficou ruim. Pena. Precisamos analisar melhor os números falsos da China e porque muitos "cientistas" teimam em leva-los a sério.

    Responda
  3. CRAIG DOWNIE DUNBAR

    Fracassou em suas tentativas anteriores de distinguir entre democracia e ditadura pelo critério da obrigatoriedade da quarentena, e agora parte para o ataque aberto se juntando aos governos do ‘ocidente democrática’ (as mesmas que invadiram a China em busco do lucro) e não suportam o reerguimento do povo chinês. Até crescimento econômico de 1,2% e usado negativamente. Com certeza a China deve desejar a “"eficiência" sanitária do sistema democrático – dos EUA, Itália, Reino Unido e a nossa.

    Responda
  4. Antonio Ribeiro

    Este Magnolli é muito ruim

    Responda
  5. Victor Jardim

    Fiquei com a impressao de que ha uma critica velada do colunista ao poder economico chines aplicado inclusive na compra de publicidade neste jornal. Acho que se ele pudesse ele criticaria tbm o fato de os numeros chineses fajutos serem publicados a exaustao pela imprensa brasileira e inclusive neste jornal, sem nenhum pudor e nenhuma observacao com relacao à falsificacao de estatisticas.

    Responda
  6. Jorge Luiz Padilha

    Demétrio, pare de usar palavras nada usual na língua portuguesa como "panegeríco" para não obrigar aos leitores sérios parar para consultar o google. Assim vou parar de ler os seus artigos, declaradamente de direita, para saber o que pensa os ideólogos da sua turma !

    Responda
    1. Jorge Luiz Padilha

      Caro Lutero, posso não conhecer o "vocabulário mínimo da língua portuguesa", mas conheço o suficiente para perceber que o Magnoli é de direita e vejo que vc. não conhece o "vocabulário mínimo da política".Quem ataca a China, tá sempre puxando o saco dos EUA e é estrelinha da Globo, é muito difícil ser de esquerda. Já afirmação do Altair que as pessoas de direita estudam mais do que as esquerda, contém uma contradição intestina, como explicar a eleição dos "intelectuais" Trump e Bolsonaro?

    2. LUTHERO MAYNARD

      Infelizmente, para o senhor Padilha, ainda não foi instituído o Vocabulário Mínimo Popular para o entendimento da parcela xucra da esquerda (em franca ascensão). Consultar o Aurélio, ops!, o google (!) para saber o significado de "panegírico" é, como diria o grande líder popular, meio demais. E classificar Demétrio Magnoli de direita é de uma falta de cultura política que faria corar até o grande líder popular...

    3. LUTHERO MAYNARD

      Infelizmente, para o senhor Padilha, ainda não foi instituído o Vocabulário Mínimo Popular para o entendimento da parcela xucra da esquerda (em franca ascensão). Consultar o Aurélio, ops!, o google (!) para saber o significado de "panegírico" é, como diria o grande líder popular, meio demais. E classificar Demétrio Magnoli de direita é de uma falta de cultura política que faria corar até o grande líder popular...

    4. ALTAIR ALVES PEREIRA

      Nada novo, já que os "declaradamente de direita" costumam estudar mais e, por tanto, têm mais conhecido adquirido. Esse, por sua vez, reflete-se em tudo da pessoa... inclusive no vocabulário desta tão maltratada 'Última Flor do Lácio'.

    5. Jorge Luiz Padilha

      Desculpe, Ronaldo!

    6. Jorge Luiz Padilha

      Roberto, não me diga q vc. sabia o significado desta palavra?

    7. Ronaldo Luiz Mincato

      O problema não está em quem escreve, mas em que lê.

  7. Alfredo Azevedo

    O fato inegável é que ficou provado, de forma retumbante, que os sistemas de saúde ocidentais, sobremodo o dos EUA, são verdadeiras lixeiras. Para arrematar essa verdade putrefata, basta apenas os dados estatísticos mostrarem ( o que duvido), o enorme volume de pobres e miseráveis entre as vítimas. Pode ser que essa vergonha, possa arejar as mentes dos grotescos imitadores do Trump e outros do gênero.

    Responda
  8. JOSÃ OLIVEIRA

    Que ridículo! Nem o albino Trump ou sádico BolsoNero, escreveria tanta idiotice, expressando um ranço injustificável contra um país que tem lá suas idiossincrasias e adota um modelo ideológico que nem é melhor nem pior do que os que prevalecem nos endeusados, porém, genocidas e egoístas EUA e seus satélites! Vai se reciclar, porque o Mundo, jamais, será como foi, antes dessa pandemia e os EUA, não voltarão a agir como se fossem o país cardeal dentre as grandes Nações do Mundo.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Concordo plenamente com o Sr. Jos Oliveira, mas discordo em um detalhe: Trump não é albino, é alaranjado.

  9. José Ramon

    Artigo bom, mas acho que o curso de doutorado de geografia humana feito pelo autor não inclue epidemiologia porque os números da China são compatíveis com a quarentena extrema que eles fizeram.

    Responda
  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Somente agora que a mentira é usada para liderar o poder geopolítico? Talvez o ditado popular "um dia da caça e outro do caçador" possa ser utilizado. O nosso verniz humanitário ainda é muito ralo. Será que a compra da Embraer pelos chineses leva em consideração para a decisão algum componente que não seja o dinheiro e poder?

    Responda
  11. Jose Carlos

    Ual! De demérito weintraub araújo magnoli. Kill me, kill me now.

    Responda
  12. ADRIANO AUGUSTO COSTA CARNAUBA

    Demétrio reproduz, artigo após artigo, as limitações de seus modelos mentais ultrapassados. Tenta enfeitá-los com iluminuras culturais, que apenas espelham as sombras de sua geração

    Responda
  13. Eduardo Potsch Camara Matos

    Operação geopolítica da China na pandemia terá implicações "de curto" e de longo prazo, com uma vacina prevista para maio/junho, liderada pela dra. Chen Wei, a mesma que esteve no surto de ebola na África Ocidental, em 2014, "e foi palco da aventura pioneira chinesa na política sanitária internacional ...cumprindo papel coadjuvante dos EUA". Provérbio chinês: "O aprendizado é como o horizonte: não há limites"

    Responda
  14. Rogério Pena Siqueira

    Vivemos no passado a censura. Agora, como assinante, e tendo escrito um comentário sem palavras que o façam ofensivo e sem palavrões, sou censurado! Como assinante, fica aqui o meu preotesto! Vou deixar de ser assinante se não houver retratação e contato desta Folha comigo!!!

    Responda
  15. Rogério Pena Siqueira

    O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.

    Responda
  16. Rogério Pena Siqueira

    Fiz uma publicação anterior, que ao submetê-la, recebi uma mensagem dizendo que ela deverá ser mediada! Será que esta mediação vem da China tambem?

    Responda
  17. Rogério Pena Siqueira

    Depois do corona, vamos ter que reindustrializar os paízes. Isto acontecerá de uma forma ocidental, com a conciência dos paízes exportadores de comodities, vendo que junto estão exportando empregos ou com a conciência de que a logística não pode ficar centralizada na China, por questões sanitárias como se vê no COVID19. Mas há ainda a terceira hipótese, mais certa para mim: Por interesse da própria China, com investimentos dela, se fará a reindustrialização dos paízes! Saúde e saneamento!

    Responda
  18. José Cardoso

    Considerando os números de Hong Kong e Taiwan, os números reais chineses não devem ser tão maiores assim, embora também acredite em manipulação num lugar em que até a internet é censurada. É possível que com vários surtos de síndromes respiratórias nas últimas décadas, aquela região adquiriu mais resistência.

    Responda
  19. José Oliveira

    Nós ocidentais lemos Maquiavel demais e Sun Tzu de menos! E o livro vermelho de Mao Tsé-Tung? Esse não, é comunista! Mas a Bíblia...

    Responda
  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    A frase é de Napoleão Bonaparte, matemático, criador do Código Jurídico Napoleão, gênio militar e geopolítico: *se um dia a China se levantar, assombrará o Mundo*. Em abril de 1971, capa da revista Time comemorava: Equipe Yank de Ping Pong em Pequim. No ano seguinte, o Republicano Richard Nixon visitava a China. Tiro no pé. Deng Xiaoping transformou a China em Economia de Mercado, sob os olhares cúpidos das empresas ocidentais. Eu já previa. A China virou o jogo. Sorveu os empregos. E o futuro

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Deng Xiaoping, da altura de seus 1,52 m, é autor das frases:* 1. Socialismo não é ser pobre. Ser Rico é glorioso. 2. Não sei se Marx aprovaria tudo o que estamos fazendo. Quando encontrá-lo no céu, conversaremos a respeito. 3. Não importa se o gato é preto ou amarelo, desde que cace ratos.* A China e a Índia dominaram o valor do PIB mundial nos últimos 2.000 anos. Interessante vídeo gráfico em https://youtu.be/4-2nqd6-ZXg, ilustra ano a ano os 20 maiores PIBs. Só em 1890, os USA passam a China.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      O Ocidente, por ganância, já perdeu uma vez a oportunidade de modular o avassalador crescimento chinês. Segundo Bill Gates, a China usou mais concreto em 3 anos que os EUA em todo o século XX. Após o Covid-19, em que populações ocidentais já desempregadas pela China, perderam também o ar, dependendo de respiradores produzidos pelos chineses, com a vitória de Biden e do multiteralismo, e Europa traumatizada, haverá nova oportunidade de modulação. Não pode ser perdida.