Opinião > Marcha dos covardes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. CLAUDIO YUSTA

    A liberdade de expressão é um direito inalienável, que conjugado a um atuar reflexivo possibilita que as contradições, próprias do viver democrático, sejam manifestadas desde um espaço emocional de respeito e aceitação. A expressão irrefletida de nossas frustrações provoca violência e fundamentalismo. A reflexão só é possível quando estou disposto a questionar minhas certezas.

    Responda
  2. JOHN JULIO OPPENHEIM CYMBAUM

    A indignação é pouco! Onde está a cobrança pela identificação dos agressores e pelo devido processo criminal?

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    De propósito ou não, a FSP contribui fortemente para exacerbar uma situação que tem tudo para se tornar ainda mais volátil ao dar voz para grupos radicais e exagerar o poder que eles têm de desafiar as instituições. Ainda que a maioria discorde, qualquer um tem direito de protestar contra qualquer um dos poderes da república sem que isso seja considerado uma ameaça. Até à KKK é dado o direito de protestar contra as políticas anti-racistas nos EUA desde que seja de maneira ordeira.

    Responda
  4. Rafael Pimenta

    Impeachment é pra ontem! Não tenham medo, não haverá golpe pois além do exército não estar c ele (ele blefa dizendo q está), ele não tem característica administrativa de ditador, porque não governa, não sabe ou tem preguiça mesmo. Pressionemos os deputados e autoridades competentes via redes sociais, emails etc. Qto antes o destituírmos, tanto mais vidas salvaremos, só depende de nós.

    Responda
  5. Rodrigo Costa

    Inicialmente nada justifica agressões físicas ou verbais contra qualquer pessoa, principalmente no exercício da sua profissão. Mas da mesma forma que a Folha pede um pedido de mea culpa ao PT deveria fazer uma auto análise e fazer sua mea culpa. Vemos isso em vários acontecimentos da história recente.Exemplo d um pescador inocentado no Stf, qdo pres. foi inocentado pelo mesmo crime. Ou um Impeachment questionável, q também ñ levou a uma indignação dos meios de comunicação... Hist. é cruel!

    Responda
  6. Juan Vera

    Estou aguardando o Editorial ocupando toda a capa do Jornal.

    Responda
  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    O neofacismo desse inominável segue mostrando sua face! Até quando? Impedimento já! #forabolsonero

    Responda
  8. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Está passando da hora de ficar tachando esse inominável de baixo clero, tosco, burro, miliciano...não porque não mereça, mas, porque não que isso, trata-se de um criminoso, genocida, racista, misógino e neofacista! Assim, estão deixando ultrapassar todos os limites do tolerável numa democracia! Impedimento já! #forabolsonero

    Responda
  9. Eduardo Giuliani

    O problema é que não são só covardes, são fanáticos e mau caracteres. Estamos caminhando para uma guerra civil com estes militares covardes no governo e na ativa. Quem tem poder e não age é covarde. Estamos em situação similar a 1930 com governo federal que não representa os interesses dos estados. Temos que retomar o movimento tenentista e derrubar este governo. Guerra civil. Exército das regiões tem que apoiar Moro e Governadores e vamos para cima de Brasília.

    Responda
  10. EDUARDO HIROYOSHI ISHIBACHI

    covardes ? duro é aguentar amante de ditadores pregando democracia

    Responda
  11. Chang Up Jung

    As pessoas que protestaram podem ser tudo, menos covardes. Nestes tempos cinzentos em que a imprensa faz o seu jogo de poder sujo, rotulando essas pessoas como destruidoras de valores democráticos, ela apenas está colhendo o que plantou. Há jornalistas e jornalistas, se bem que muito raros.

    Responda
  12. Rachel Matos

    Não há nada que justifique a barbárie promovida por Bolsonaro e sua turma de idiotas reacionários. Chega. Fora todos eles.

    Responda
  13. Fagner Torres de França

    Em momentos extremos as questões deontologicas da profissão devem dar lugar ao combate contra tiranos. Está em jogo a civilização.

    Responda
    1. Fagner Torres de França

      Perfeito. Obrigado Fernando!

    2. Fernando Minto

      Pois é Fagner, duvido que os lobotomizados saibam o que vc quiz dizer. Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

  14. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    É isso que resulta quando certos setores da imprensa aposta na polarização: cada um passa a defender seus pontos de vista com os meios que têm.

    Responda
  15. Waldo Assahi

    Bolsonaro, se não ficar esperto, terá o fim de Mussolini. Estarei esperando.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Eu tb Waldo

  16. Hildebrando Teixeira

    Cov arde é este pretenso jornal e e outros canais da extrema imprensa brasileira que investem no caos econômico e social e em disseminação do ódio e na divisão da população, tudo isso para juntarar mais alguns bilhões de dólares para enviar para a Europa.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Falou um covarde. Muuuu covarde.

    2. Fernando Minto

      Vc Hildebrando, quando aparece, é insano. Ou vc é um robô.

    3. Waldo Assahi

      Bão é o Muzema News, o Correio de Rio-das Pedras... além do confiável mais novo porta-voz do bolsonarismo Roberto Jefferson...

  17. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil precisa urgentemente de um Presidente. Não esse sujeito duas caras, despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo, sem moral, sem ética, sem postura de Chefe de Estado, sem nada. Diariamente somos envergonhados por um Presidente que não tem competência para ser Presidente, que comete reiteradamente crimes de responsabilidade, entretanto, vivem passando a mão na cabeça dele. Ser afastado é um bônus para o Brasil, mesmo na pandemia, já que ele governa por mais mortes.

    Responda
  18. José Oliveira

    Esses animais estão forjando seus próprios grilhões, ou melhor suas próprias jaulas em nome da liberdade e da democracia.

    Responda
  19. jorge zanetti

    Não bateria em alguém por ser do time oposto. Jamais! Porém não entraria no meio da torcida do Palmeiras com a camisa do Corinthians; Por ideologia ou dinheiro, de uma forma geral, a grande imprensa está no time oposto ao de Bolsonaro. Não esperem entrar na manifestação de apoio ao presidente e receber flores. Não sejam retardados ou suicidas!

    Responda
  20. Cristiano Jesus

    Hoje cada um pode pensar o que quer e tem grande chance de encontrar um abrigo para suas crenças. A opinião pública nunca esteve tão segmentada porque nunca foi tão fácil pertencer a tribos. Tem gente que só encontra aceitação nós grupos de Whatsapp e vem aqui despejar seu ressentimento contra a imprensa. Essa guerra só vai acabar quando todos os lados estiverem destruídos, ou pelo ódio ou por inanição.

    Responda
  21. Joás Santiago Silva

    Igual se fala na internet: "Meu deus, a conta!" Pois é, dona Folha. A conta chegou, a água subiu e bateu na b*unda. A brincadeira que vocês fizeram com a democracia, apoiando um impeachment sem necessidade, foi a empurradinha, lá no top da ladeira, da jamanta sem freios, que é Brasil. A coisa se tornou física, primeiro contra os profissionais da rua, mas agora ameaça perigosamente os bab*acas da redação e até mesmo os do banco do UOL. Chamem os amiguinhos da elite que o bicho vai pegar.

    Responda
    1. Joás Santiago Silva

      Pra quem não entendeu o que escrevi, ao invés de sugerir que eu leia o texto novamente, leia o que escrevi até entender, porque é curtinho, tipo o cerébro de quem me fez a sugestão.

    2. Jesse G

      Também creio que nada justifica a violência por isso, os espíritos necessitam urgentemente ser desarmados. Violência é caos e barbárie. O embate político deve se manter no âmbito das das ideias.

    3. Jesse G

      De fato, a derrubada da Dilma foi desnecessária e prejudicial ao país. A campanha contra esquerda já vinha se fortalecendo nos meios de comunicação e, provavelmente, a direita venceria as eleições de 2018. Ocorre é que os golpistas ficaram temerosos de que Lula concorresse e o PT se mantivesse no governo para dar continuidade às reformas que realmente interessam ao povo, não essas que o prejudicam.

    4. Adailton Alves Barbosa

      Sugiro que releia o texto, nada justifica violência.

  22. Claudio L Rocha

    Doe muito você estar sendo obrigado a cumprir quarentena, enquanto o sr. Bolsonaro usa seus pitbus para destruir nossa democracia, duro assistir, impotente o sr. bolsonaro destruir o estado democratico de direito, ve-lo de forma perversa usar o nome de Deus para confrontar as intituições para poder implementar seu programa politico que não admite o contraditorio, triste e assustador ve-lo usar o nome de Deus para colocar brasileiro em confronto contra brasileiro para alimentar suas ambições

    Responda
  23. Ernesto Solis

    Folha, Globo, STF, Congresso, Empresários...vocês pariram esse filho, agora cuidem dele. A responsabilidade de tira-lo de lá é exclusivamente de quem fabricou um golpe e brincou com a democracia. Boa sorte.

    Responda
  24. Nivaldo Dias

    Todos sabemos a real posição dos que repudiam estes atos covardes durante a campanha de 2018. Foi um massacre só para ver este "Verme" agir como sempre agiu na vida. Está duro aguentar estes fascistas só que a maior parte da imprensa criou o caminho para o " Monstro". A briga vai ser dura mais quem será o próximo que vocês construirão? Torço pela democracia e pela geração que ainda pode mudar o nosso destino. Garanto que não é está que aí está assistindo pela internet. Lutemos por ela.

    Responda
  25. Roseli Santana

    Sim, a Folha e quase toda a imprensa deste país tem culpa pelo que está acontecendo, mas agora o mais importante é a união dos órgãos responsáveis da imprensa se unirem e pressionarem o congresso, as forças armadas, os partidos políticos, a sociedade civil a tomarem a única atitude decente que nos resta, o Impeachment já.

    Responda
  26. reinaldo senna

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Guimarães Freitas

      Vaza Carluxo.

    2. Marli Miranda Vieira

      Vc estava lá na marcha dos covardes né?

  27. Marta Pavese Porto

    Os editorialistas da Folha não defenderam durante o segundo turno das eleições, que Haddad e Bolsonaro eram similares? Não se cansaram de afirmar que o miliciano sentado na presidência não era uma ameaça à democracia contra todas as evidências e fatos? A história não perdoa e o registro fica para a memória. Me parece uma boa hora para pedir desculpas. Daqui a 40 anos é tarde.

    Responda
  28. Sandro Carvalho

    São os fascios, do fascismo. Mussolini tinha os seus 'camisas negras', idólatras do ditador.

    Responda
  29. Guilherme Petronilho de Souza

    Boa parte da imprensa mainstrem sabia o horror que era apoiar Bolsonaro. Mas em nome dapaula liberal parece que nem tudo vale a pena. Vivendo e aprendendo, é a vida. Vocês sabiam o que defendiam, senão defenderam, no mínimo, se omitiram.

    Responda
  30. Luís SA

    Até amanhã teremos umas 50 notas de repúdio ou mais. Algumas reforçadas com o verbete "com veemência". Bolsonaro deve economizar papel higiênico no Planalto e no Alvorada.

    Responda
  31. Marta Vainchenker

    O que aconteceu é gravíssimo; não só pelos lamentáveis ataques dessa chusma de cães raivosos a jornalistas: sua natureza horrenda é bem conhecida por seu ulular doente nas redes sociais. Mas infinitamente mais assustador e perigoso é a anuência e complacência da polícia e das forças armadas com um psicopata que ultrapassou todos os limites de tolerância das instituições democráticas. Será que o Brasil vai realmente continuar pagando pra ver se Bolsonaro é capaz de dar um golpe de Estado?

    Responda
    1. Fernando Minto

      Chusma é bom, Marta. Multidão de indivíduos, geralmente da camada mais baixa da sociedade; populacho, turba.

  32. MARCOS ROBERTO ALVES

    Pois bem, é evidente que os ataques à imprensa são lamentáveis. Porém previsíveis, não? Lamento que esta Folha seja combativa com esse governo apenas quando ele contraria os seus interesses. Em outros momentos, sobretudo na área econômica, fomos bombardeados com patéticas vassalagens e láureas a Guedes e sua trupe ("o melhor de todos os ministérios", "na direção correta" etc).

    Responda
  33. Claudio L Rocha

    Bolsonaro trata os orgãos que servem para a governança do Pais como se a ele pertencesse, e não mostra qualquer respeito as instituições, aos orgaos de imprensa, o terrivel deste episodio é voce perceber que aqueles que deveriam controlar essa ignorancia se manifestam através de notinhas. As forças armadas precisam ajudar o povo brasileiro contra esses atos que tentam acabar com a nossa democracia.

    Responda
  34. Ednei Segato

    São acontecimentos como estes que se faz necessário continuar a patrocinar a imprensa, ainda com ressalvas, mas pela cobertura. Que mais e mais compatriotas tenham nos veículos estabelecidos os contrapesos, freios e fiscalização do que está na instituído. Hoje, faço minha parte patrocinando esta mesma imprensa, porque a representatividade republicana é covardemente desigual. A democracia ali fica limitada em votos obrigatórios, que a mesma democracia continue na cobertura jornalística.

    Responda
  35. Antonio Dantas Costa Junior

    "Bolsonarismo é uma doença de caráter neurodegenerativo, que afeta o sistema nervoso causando agressividade, além de provocar danos incisivos ao córtex pré-frontal, comprometendo capacidades cognitivas como senso crítico ou noção da realidade. A doença apresenta também danos no lobo temporal, afetando a capacidade auditiva. Isso alimenta tendências a acreditar em teorias fúteis como terraplanismo e geocentrismo. O contágio se dá através de contatos com notícias duvidosas (fake news). . . “

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Felizmente ataca apenas os deficientes cognitivos, que se restringem a pouco menos de 30% da população!

  36. Antonio Lima

    Parabéns à FSP pelo posicionamento! É o que esperamos dos demais veículos sérios da mídia, e também de instituições, organizações, empresas, daqueles com voz ativa na sociedade e que esperamos manifestem sua indignação, sem eufemismos e meias-palavras. Aos omissos que se calarem, nem todo o álcool gel do mundo evitará que sejam relegados ao esquecimento.

    Responda
  37. Alberto A Neto

    É preciso salvar o País do seu presidente. É preciso salvar o País; não o presidente.

    Responda
  38. Hercilio Silva

    Folha ainda não aderiu a realidade. Celerado é termo não existente em política. Chamem pelo nome ou não conseguirá combater. É fascista o termo correto.

    Responda
  39. Valéria Murad

    Ótimo editorial. Só acho que o nosso problema (nós, os democratas) é pensar que os celerados irão enrubescer ao serem chamados de criminosos. Maia diz que "ontem foram as enfermeiras, hoje os jornalistas, amanhã será qualquer um" e é verdade! Mas dizê-lo de modo algum abala a base e o próprio presidente, chefe da gangue. Maia diz que "amanhã será qualquer um" e eles responderão "sim, qualquer um!" com mais violêbcua animalesca. Há de haver algum modo de abalá-los: a prisão parece o mais efetivo.

    Responda
  40. Leonilda Pereira Simoes

    Belo editorial, apoiado! As esquerdas jamais farão mea culpa por esta situação a que chegamos. Se tivessem apoiado uma frente ampla com governo compartilhado para deter o celerado de chegar ao poder, estaríamos ao menos num processo menos dramático, pois se vencesse alguém com visão humana da crise da Covid 19, com empatia, moral, dignidade, não diria E daí. Mas a esquerda quer continuar errando. Quem votou nelle tem mais culpa, pois tinha opções, e muitos desses nunca se culparão.

    Responda
    1. EDSON BARBOSA ARAUJO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Valéria Murad

    Ótimo editorial. Só acho que o nosso problema (nós, os democratas) é pensar que os celerados irão enrubescer ao serem chamados de criminosos. Maia diz que "ontem foram as enfermeiras, hoje os jornalistas, amanhã será qualquer um" e é verdade! Mas dizê-lo de modo algum abala a base e o próprio presidente, chefe da gangue. Maia diz que "amanhã será qualquer um" e eles responderão "sim, qualquer um!" com mais violêbcua animalesca. Há de haver algum modo de abalá-los: a prisão parece o mais efetivo.

    Responda
  42. Alberto A Neto

    Tem olho de jacaré, dente de jacaré, couro de jacaré. A escalada do autoritarismo está no ar, tanto quanto o vírus mortal. A ameaça ostensiva de golpe constitucional à socapa do artigo 142 - intervenção militar requerida pelo Poder Executivo -, foi brandida pelo presidente, duas vezes, em menos de uma semana: "Chegamos ao limite" e "Faltou pouco". Lembremos a lição de Rubem Fonseca: "nada temos a temer exceto as palavras". O presidente se pôs na ofensiva e prepara sua intervenção militar.

    Responda
  43. Claudio L Rocha

    Todos que apoiaram o enfraquecimento das instituições para retirar o PT do governo são culpados pelo que ocorre ao nosso Pais. Quem apoiou impedimento da posse do Lula como ministro tem culpa, quem apoiou o impeachment fraudulento da Dilma tbém, quem apoiou o grampo do moro a presidencia a dilma, e os vazamentos seletivos que praticava tem culpa, todos que votaram no Bolsonaro mesmo sem ele ter comparecido a um só debate, só por ódio do PT tem culpa.

    Responda
    1. Maria da Graca Cabreira

      Totalmente correto!!!!!!

  44. Ugo Maia Andrade

    Excelente editorial, embora o comentário não isente a grande mídia brasileira (incluindo a FSP) de parcela de culpa pelo o que está aí. A questão mesmo, porém, é que toda inércia no presente terá culpa pelo o que está por vir, não apenas inércia das instituições, mas de cidadãos comuns que formam a grande maioria que não apoia Bolsonaro e seu governo, mas se cala, permitindo que uma minoria estridente e ensandecida se torne "o povo brasileiro"

    Responda
    1. Matheus Santana Figueredo

      Quanto nós cidadãos comuns poderemos fazer estando em quarentena? Bolsonaro é imbecil, mas sabe que essa é a maior oportunidade que terá de praticar um autogolpe, não importa se isso sacrificar alguns seguidores ao vírus.

    2. Sergio Facchini

      Na verdade, os 70% que não apoiam Bolsonaro esquecem que um governo não precisa do apoio da maioria da população para implementar uma ditadura. Basta que essa maioria cruze os braços e fique calada.

    3. Claudio L Rocha

      Bolsonaro trata os orgãos que servem para a governança do Pais como se a ele pertencesse, e não mostra qualquer respeito as instituições, aos orgaos de imprensa, o terrivel deste episodio é voce perceber que aqueles que deveriam controlar essa ignorancia se manifestam através de notinhas. As forças armadas precisam ajudar o povo brasileiro contra esses atos que tentam acabar com a nossa democracia.

  45. EDSON ALVES

    Gado seguindo berrante!!

    Responda
  46. Valdeci Gomes

    Uma agressão covarde à profissionais que desempenham um papel importantíssimo para o fortalecimento democrático, só ditadores e corruptos têm medo de uma imprensa livre.

    Responda
  47. Adriana Ramos

    Excelente texto.

    Responda
  48. Ronan Santana dos Santos

    Bolsominiun Jackson, nos responda, por favor: qual a covardia que a imprensa faz com o seu líder idiota, fascista e criminoso?

    Responda
  49. Tania Maria de Moura Pereira

    O ataque à imprensa é incompatível com o estado democrático. Esses covardes valentões são incentivados por um presidente acuado por denúncias, o que evidencia a característica bovina de suas cabeças vazias.

    Responda
  50. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Há uma guerra contra este vírus e o presidente atrapalha.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.