Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiz menezes azevedo filho

    Ronaldo, ótima coluna. Essa semana vi o Roda Viva com o Yuval. Uma das melhores entrevistas que vi. Você já comentou em outros artigos aqui, mas queria saber se você poderia fazer uma coluna sobre a identidade digital da Índia e, principalmente, como foi esse processo?

    Responda
  2. Jorge Mizumo

    Esse pode ser o grande golpe que a China pode dar nos EUA. Assim como o dólar virou moeda referência de troca ao se desatrelar do ouro, a China pode oferecer sua moeda com Garantia de um Estado gigantesco e estabilidade de uma Economia totalmente planejada e superavitária. A Economia americana tem um déficit fiscal gigantesco, bancada por outras economias, principalmente a chinesa.

    Responda
  3. LUIZ LEAL

    Não sei se essa criptomoeda chinesa é a chave. Mas quando surgir uma alternativa ao dólar como moeda dominante será o fim do poder americano de ditar suas regras ao comércio internacional, impondo tarifas, barreiras não tarifárias e sanções contra certos países que acabam tendo que ser respeitadas por todos. A independência do mundo em relação ao dólar somada ao fato de que a economia americana representa uma parcela cada vez menor da economia pode levar à nova ordem mundial.

    Responda
  4. Alexandre Silva

    A cripto moema Petro da Venezuela não seria a primeira cripto moeda criada por um país? E obrigado por mais uma coluna de conhecimento!

    Responda