Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Paulo Santana

    Ora, vocês sabem que a representação pluripartidária existente no Congresso Nacional congrega conservadores ou de centro direita (bancadas rural, da bala, da bíblia, empresários, altos funcionários e políticos profissionais) e progressistas ou de centro esquerda, sindicalistas, professores etc. e que o chamado "centrão" concentra a maioria dos conservadores, flutuando ao sabor das propostas que propõem ou lhes são apresentadas. Cabe ao presidente formar uma coalizão que lhe dê sustentação.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Seu comentário ilustra o texto do Hélio Schwartsman. É o gado ignorante criando fabulações e acreditando em mentiras.

    2. Luiz Paulo Santana

      Não adianta espernear. O tempo das revoluções e dos golpes passou. Temos de ser competentes dentro do quadro Constitucional do Estado Democrático de Direito. Qualquer tentativa de quebrar a Democracia tende inevitavelmente a cair num estado autoritário, ditatorial, num regime de exceção, onde o arbítrio se impõe sobre o direito de defesa, de protesto e de expressão.

    3. Luiz Paulo Santana

      E isso é normal numa democracia presidencialista. Mas o Congresso é que é a representação máxima do povo. Tanto que é heterogêneo como o povo é. O nosso problema é ainda termos um eleitorado que, em sua maioria, não entende a política (sem ofensa, não é culpa direta deles, mas sobretudo dos que dirigem), que não exige e que, não só tolera como às vezes se beneficia de gestões incompetentes, tráfico de influência, fisiologismo, marcas indeléveis de nossa formação histórica.

  2. emerson papa

    Uma das características dos colunistas da folha e criticar o atual presidente, mas sempre esquecer as atitudes e ficha criminal dos ex-presidentes do PT. A quem interessa tal lapso? Parece que a folha quer que esqueçamos dos antigos pra poder sair desse erro e voltar naquele. Aquele país "atrasado", a Alemanha, jamais esqueceu as atitudes do nazismo que era pra não cair no mesmo erro, mas nossa mídia adora atacar um e fechar os olhos pra outro. Qual o motivo?

    Responda
    1. emerson papa

      Fernando não tem como defender Bolsonaro tampouco Lula. No momento nosso problema se chama Bolsonaro, mas não devemos esquecer o anterior pra não voltar ao que era. Agora, defender Bolsonaro tem que dar um nó na cabeça e olhe lá.

    2. Fernando Dutra

      Emerson, o texto fala exatamente sobre isso, tentar defender o indefensável que tem o nome bonito de Dissonancia Cognitiva

    3. emerson papa

      Joaquim Salomão, o Lula me da mais asco ainda que o Bolsonaro, a gente só perdoa os morthadelha, porque a maioria mal sabe ler e são que nem você, bem limitado intelectualmente. Infelizmente não acredito que vc vá deixar o papel de idiota que faz defendendo o metalúrgico mentiroso e pelego. Vá estudar e não encha o saco.

    4. Joaquim Salomão

      Bolsonaro te dá asco? Conta outra, bolsominion.

    5. emerson papa

      Fernando não precisa ter dó do meu tormento, na verdade vc devia ter dó de mim por eu ter nascido aqui e conviver com gado de esquerda e direita, vc provável é adepto ao da esquerda. Falo sempre para meus filhos, saiam daqui o mais rápido que puderem, vcs moram num país de ignorantes em potencial em ambos os lados. Eu entendi muito bem o que o colunista disse e entendo mais ainda a linha seguida pela Folha. Bolsonaro me dá asco, mas quem veio antes é tal qual.

    6. Fernando Dutra

      Cara tou com dó do seu tormento. Leia o texto novamente. Talvez você consiga entender.

  3. Cristina Dias

    Outra dissonância cognitiva é imaginar que um autêntico “campeão da luta contra a corrupção” possa ter demorado quase um ano e meio para perceber algo de errado no Governo do qual era, desde o início, o todo poderoso Ministro da Justiça e Segurança Pública.

    Responda
  4. MARCELO NOVAES PEREIRA

    Avanti, Sergio Moro! PT nunca mais! Já sofremos muito, desde 2005 até 2016 (e nem precisou de coronavírus, nem de quarentena)! Que isso fique como lição para que esse bando petista não alcance de novo o poder federal pelo menos pelos próximos 50 anos!

    Responda
    1. Fernando Dutra

      Você poderia exemplificar em que exatamente o governo PT , fez de tão ruim pra você alimentar esse ódio? Não vale subterfúgios linguísticos. E diga se for possível o que esse desgoverno fez de pelo menos razoável até agora para o seu bem comum?

    2. Guilherme Torres Godoy

      Marcelo, fiquei bravo quando o Moro postou a foto do Palocci dias antes da eleição presidencial, tudo para ajudar o Bolsão, vc lembra, deve ter sido cara mais feliz ajudando o Bolsomito....hoje eu to rindo de você, o bolsomito vai cair, e com ele o sonho dos puxa sacos da direita.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. wilson kfouri

    Moro não é petista mas foi o principal responsável pela eleição de um miliciano psicopata em troca de cargo de ministro da Justiça e futura indicação para o STF. Serviu de lacaio do genocida por 16 meses e ,como ratazana ,pulou do barco que afunda. A mosca azul da política picou o ex-juizeco que está em plena campanha eleitoral visando 2022...

    Responda
    1. moacyr da Silva

      A facada e Moro foram os principais cabos eleitorais doa vitória do Bozo!

    2. Luiz Paulo Santana

      De fato, isentar o PT e o petismo das responsabilidades relativas à eleição de Bolsonaro é tampar o sol com a peneira, o mesmo que fazem agora os bolsonaristas com relação ao atual presidente, que comprova — já o tinha demonstrado antes, durante 29 anos — toda a sua incapacidade.

    3. emerson papa

      Acho que essa coluna serviu pra pessoas iguais a você.... Acredita que Sérgio moro foi o responsável por Bolsonaro, isso não passa de ilusão e mentira, Sérgio moro fez o que era pago pra fazer, oi seja, julgar bhandyyido, iguais os do PT. Os culpados por bolsonaro são os petistas.

  6. Fausto Faria

    Lembra 1984 de Orwell: O inimigo de ontem nunca existiu e é nosso grande aliado. O amigo do passado estava disfarçado, mas é um ardiloso inimigo. Assim, vamos escrevendo e reescrevendo a história triste do nosso povo.

    Responda
  7. Juan Vera

    Não existe dilema nem no na cabeça dessa gente, eles acreditam que seu pseudo líder está sempre certo, por isso vão ao encontro da morte em aglomerações estupidas, atacam jornalistas e enfermeiros dizendo que quem fez isso são infiltrados, Ai não existe a dissonância cognitiva, tudo é aceito sem questionar nada.

    Responda
    1. Juan Vera

      Emerson Papa, estou falando dos sem noção que infelizmente nos infestam nessa época sinistra onde chegou ao poder quem não devia.

    2. emerson papa

      Ok Juan, desculpe o erro então... Interpretei errado

    3. Juan Vera

      Emerson Papa, estou falando dos sem noção que infelizmente nos infestam nessa época sinistra onde chegou ao poder quem não devia.

    4. emerson papa

      Os seguidores do pseudo líder de direita podiam se juntar com os do pseudo líder da esquerda e ...mudarem de pais.. podiam ir pra isarel e Venezuela... Na verdade a minha ideia pra se livrar dessas pestes seria outra, mas por motivos legais, serve essa mesma. Pena que quem criou o corona, não botou inteligência nele, pra ele selecionar somente os inúteis, apesar da ex presidente chamar o vírus de esperto e o atual de gripesinha.

    5. emerson papa

      Juan o problema é que a maioria dos petistas atacam os bolsonaristas pelos mesmos atos que eles faziam. Ou os petistas esqueceu os sindicalistas agredindo um aposentado ou seu líder sindicalista mentiroso e pelego mandando seus seguidores fechar estrada, queimar pneu e ainda ordenando o exército do stedile a invadir e quebrar. A memória de vocês é bem seletiva né?

    6. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Exato, Juan ! O jornalista só esqueceu de dizer “a meia dúzia” antes da palavra “neurônios”, quando se referiu aos neurônios dos bozo. lóides

  8. Fernando Dutra

    Ter prazer em ver o sofrimento mental dos bolsominions pelas ditas dissonância cognitiva se for pecado pelas leis cristã, já sei que tou do Hades pra dentro já próximo ao Seol.

    Responda
    1. Fernando Dutra

      Grande abraço, e como diz os de língua saxônica #stayathome

    2. emerson papa

      1 x 0 pra vc nessa.... Numa próxima postagem eu empato. Kkkkkkk

    3. emerson papa

      Fernando vou representar como uma dízima periódica, então se vc dividir 1/3 terá 0,33 + 0,33 + 0,34, então se lula tem 0,33 do eleitorado e Bolsonaro 0,33 sobram 0,34 que não gostam nem de um e nem de outro (meu caso). Mas vc tem razão... Eu errei na representação de 1/3 + 1/3 + 1/4.. depois que escrevi, eu olhei e falei " Isso tá errado", e tava mesmo, mas já tinha ido, paciência. Kkkkkk

    4. Fernando Dutra

      Emerson, você precisa rever seus conceitos e principalmente algumas aulas de matemática que você perdeu.

    5. emerson papa

      Fernando fazer o que né? Brasil é país de 1/3 de bolsonaristas e 1/3 de petistas sofrendo pela mesma "doença" e 1/4 da população que acha que ambos não prestam e temos que pagar a conta. Pra ver como nós, o 1/4, somos azarados: nascemos no mesmo país que vocês e ainda temos que conviver com essa "doença" que vocês tem e pior., ela só mata a inteligência de vocês, nem pra fazer o serviço completo presta.

  9. Fernando Dutra

    Ter prazer em ver o sofrimento mental dos bolsominions pelas ditas dissonância cognitiva se for pecado pelas leis cristã, já sei que tou do Hades pra dentro já próximo ao Seol.

    Responda
    1. Fernando Dutra

      O cão gaurdiao da entrada? Kkkkkk

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Cuidado com Cérbero.... /Claudia F.

  10. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Quando confrontados com dissonâncias cognitivas, nossos cérebros fazem de tudo para dissolver as contradições e eliminar o sofrimento mental, mesmo que isso signifique criar fabulações e acreditar em mentiras. Este é o dilema dos petistas depois que viram seus líderes atolados até o pescoço na maior roubalheira do Paneta. Como não sabem fazer mais nada , fora Bolsonaro, fora Temer , fora FHC, fora Collor, fora Sarney e fora qualquer outro que não seja da corriola .

    Responda
    1. Cristina Dias

      Ahhhh, eeeoooo peeetêê...eeoooo Luuuulaaa?!? Muuuuu!!!

  11. Otto Cabral Mendes Filho

    É preciso exigir a divulgação do depoimento do Moro!

    Responda
  12. Marcelo Barbosa Câmara

    Serão esses os últimos arrancos de cachorro atropelado de Bolsonaro ou sua caminhada para o autoritarismo terá sucesso. Até agora ele têm tido sucesso, com a conivência das forças armadas.

    Responda
  13. MARCOS BENASSI

    Caro Hélio, somente lá pela terceira leitura de seu artigo foi que me ocorreu uma coisa: à energia dedicada à contorção das ideias, de modo promover uma acomodação cognitiva, corresponde uma virulência em sua expressão e propagação. Do outro lado, ao sentir essa violência que busca a intrusão das ideias toscas em nossa cabeça, reagimos nós também com violência verbal, seja pelo enfrentamento, humor ou desqualificação. A questão é que, se para o Bozófilo pouco resta senão essa violência, (segue)

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      (cont.) ...violencia, nós, a banda mais racional/qualificada temos mais alternativas. Quando usufruímos do gozo com o fracasso alheio, especialmente quando interagimos no processo, não somos lá tão diferentes e pouca mudança se opera. Outro caminho tem que ser tomado, creio, para promover um esclarecimento que altere algo, sabe? Só uma reflexão.

  14. MARINA PESSOA

    Nossa, como eu amo os seus textos! Sempre um deleite, obrigada, Hélio!

    Responda
  15. José Cardoso

    Bolsonaro está se debatendo que nem peixe preso na rede, e se enreda mais e mais.

    Responda
  16. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    o PT abraçou com o Centrão o tempo todo em que esteve no poder. Agora parece que bateu um ciúme.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      E isso é normal numa democracia presidencialista. Mas o Congresso é que é a representação máxima do povo. Tanto que é heterogêneo como o povo é. O nosso problema é ainda termos um eleitorado que, em sua maioria, não entende a política (sem ofensa, não é culpa direta deles, mas sobretudo dos que dirigem), que não exige e que, não só tolera como às vezes se beneficia de gestões incompetentes, tráfico de influência, fisiologismo, marcas indeléveis de nossa formação histórica.

    2. Luiz Paulo Santana

      Ora, vocês sabem que a representação pluripartidária existente no Congresso Nacional congrega conservadores ou de centro direita (bancadas rural, da bala, da bíblia, empresários, altos funcionários e políticos profissionais) e progressistas ou de centro esquerda, sindicalistas, professores etc. e que o chamado "centrão" concentra a maioria dos conservadores, flutuando ao sabor das propostas que propõem ou lhes são apresentadas. Cabe ao presidente formar uma coalizão que lhe dê sustentação.

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Mas responda uma coisa, Joaquim: este d.e.g.e.n.e.r.a.d.o que lamentavelmente ocupa a presidência da República, não pregava que em seu governo a tal velha política não teria vez ? Esqueça o Petê ! Este partido deixou o governo há 4 anos. Não fuja do assunto ! Você precisa dizer se concorda ou não com o convite do coiso ao Centrão !

    4. Flávio Guilherme

      Outro ponto importante a se considerar é que Dilma abraçou o Centrão com afinco quando o governo dela já estava bastante esfacelado. Visava já evitar o impeachment. Duas coisas são importantes: a) o abraço mostra que o governo já vê possibilidade de impeachment; b) evitar este processo demanda uma energia que o governo gastará não para governar, mas para se manter no poder a qualquer custo.

    5. Flávio Guilherme

      Marina, é bem aí que vive a dissociação cognitiva: o PT vira uma justificativa para tudo relacionados às ingerências do Minto. Bolsonaristas acabam, sem pudor, se atirando no mesmo alçapão que juravam condenar: a velha política. Nem tente explicar que a oposição ao "Minto" não implica apoiar um outro lado igualmente ruim: a dissociação cognitiva não prescinde da desqualificação do argumento. Já tentei até falar que o fato de eu não gostar do Fluminense não me torna Flamenguista. Não adianta...

    6. MARCOS BENASSI

      Então, Joaquim, foi uma fraude, naquela época, o PT associar-se a esse tipo de gente. No presente momento, considerando o discurso do Bolsonaro, há novamente uma fraude sendo perpetrada. Uma coisa não desculpa outra, até pelo contrário: se já vimos uma fraude ocorrer, porque aceitá-la novamente?

    7. MARINA PESSOA

      Lá vem eles... não sabem se defender sem colocar o PT no meio. Talvez porque sejam mesmo indefensáveis. Ê laiá...

    8. MARIA CLARA Abalo Ferraz de Andrade

      Viu só como seu cérebro já está fazendo contorcionismo para aplacar o sofrimento mental...

  17. Jackson de Moura Ferro Silva

    Jornalista , teu chefe está decepcionado. Com o centrão , o impeachment vai demorar um pouco . As verbas publicitárias vão atrasar .

    Responda
    1. Victor Henriques

      Logo, viva o Centrão! Vamos todos, vestidos de camisetas da CBF e envoltos no auriverde pendão da esperança, gritar em uníssono, com Bob Jeff, Valdemar Costa Neto e Arthur Lira: Mito! Mito! Mito! E se Moro não concorda que o Mito aparelhe a PF para livrar a família de investigações, é porque ele é traidor.

  18. luiz augusto pessoa nogueira

    Texto saboroso para a alma!

    Responda
  19. Assim falou Zaratustra

    Boa, Helio. Adorei o texto. Melhor ainda os bozominions te criticando com comentários pra lá de ridículos. Coitados. Mas, vamos aproveitar essa breve janela de regozijo pois a transformação do centrão em virtuoso e de moro em petista já começou.

    Responda
  20. carlos braga

    Não podemos esquecer que este governo que está agora fazendo estes absurdos, é fruto e unica responsabilidade dos desmandos petistas, estamos apenas colhendo os frutos podres

    Responda
    1. Luiz Segantini

      De certo o PT te acompanhou na urna com uma arma na cabeça obrigando vc a votar no Bozoloide, né?

    2. Flávio Guilherme

      A cada comentário desse tipo que se lê, mais se ratificam os argumentos do autor da coluna.

    3. Alisson Sellaro

      Claro, claro. Daqui a pouco o amigo vai dizer que a culpa pelo nazismo é de Abraão, que teimou em ser patriarca do que viria a ser o povo judeu. Provável, inclusive, que o amigo ressalte que o nazismo, aliás, era um movimento de esquerda. Talvez até fundado por alguém da velha guarda do PT.

  21. Elias Alves

    O livro 1984 de George Orwell, publicado em 1949, nunca foi tão atual. O Ministério da Verdade, encarregado de reescrever o passado, mudando notícias e livros para se adequar aos interesses presentes do Governo. Aqui estaria reescrevendo que Moro sempre foi, na verdade, um agente comunista infiltrado pela China e que Roberto Jefferson e Waldemar da Costa Neto sempre foram as pessoas mais puras de oliva. Bolsonaro, o nosso grande irmão, iria adorar.

    Responda
  22. Herculano JR 70

    Gde parcela q votou em Bnaro, de fato votou contra o Pt, voto util. Mas, ele é o presidente de todos e torço pra dar certo. Se Bnaro ñ é política/e correto, os corretos fizeram gdes tramóias, claro, polida/e. Temer era elegante, ñ se pode negar, Fhc intelectual, eram melhores? Ñ! Agora vai fazer acordo com Centrão, distribuir favores, cansou de brigar com o Congresso. Isso e normal, o q todos esperaram. Moro era antes de Bnaro herói nacional da galera q gosta de bater, gde aproveitador.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Se Bolsonaro matar a mãe dele, vocês dizem assim: é que ele cansou dela, ela falava demais, também. Além disso, parece que ele a matou porque ela usava uma camisa vermelha, vermelho é a cor do PT, logo, ele a matou por culpa do PT. Incorrigível

    2. Fernando Dutra

      Já trocou o nome novamente Hildebrando?

    3. Marcelo Barbosa Câmara

      Sim, FHC e Temer eram melhores do que Bolsonaro. Não ver isso é triste

    4. luiz augusto pessoa nogueira

      Herculano, seu comentário é um grande exemplo da acrobacia mental citada pelo autor. Como é possível dizer que a aliança de Bolsonaro com o centrão é normal e que o Moro é um grande aproveitador? Amigo, acorda, por favor, Bolsonaro está acabando com o Brasil!

    5. SERGIO VICENTIN

      Exemplo de contorcionismo mental e dissonância cognitiva? Não precisa mais, pois HT nos presenteou com suas pérolas.

    6. Elias Alves

      Pode ser normal, mas é estelionato eleitoral. Vociferou contra esse modelo, renegando nos seus trinta anos de congresso e se vendeu como nova política. Agora faz o que os quem ele criticava faziam. O acordo com o Centrão não é para governar. É para se livrar dos processos de impeachment e salvar a família. Além de aprovar projetos para beneficiar o empresariado que o apoia (fim de isolamento social, por exemplo) e os donos dos falsos templos que o ajudaram a se eleger.

  23. Mauro Machado Gonzaga

    Se os eleitores de Bolsonaro nos impingiram esse estrupício, é justo que sofram pelo menos um pouquinho também, e que sofram também um pouco mais os não eleitores de bolsonaro e Haddad, que ficaram em cima do muro, por um ciume infantil. Não é justo que agora eles se julguem no direito de ficar de fora só observando e apontando o dedo. Acho que não é preciso desenhar e nem nominar, ou é?

    Responda
    1. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Eu votei nulo no segundo turno não por ficar em cima do muro, mas por discordar da roubalheira do PT e conhecer muito bem a trajetória do mais despreparado candidato, que virou presidente. Não foi por isenção, ao contrário, foi por muito conhecimento

  24. MARCOS BENASSI

    Oh Pitonisa Schwartsman, que vê passado, presente e, eventualmente, futuro, suas percepções e previsões confirmam-se abaixo. Glória a Apolo!

    Responda
  25. Hildebrando Teixeira

    Calma militante! Você não sabe, ou finge não saber, que distribuição de cargos do executivo são praxe nas melhores democracias, ainda mais os deste governo, basicamente de 2o escalão. E continue torcendo seus neurônios p/ ignorar a ausência de saques nestas estatais, propinas, super faturamentos, corrupção de jornais e TVs, mensalões, etc, enfim que que Bolsonaro mudou pra melhor nossa política.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Lá vem o gado, gado aqui, gado acolá. Lá vem o gado, comer capim e ruminar!

    2. Stefano Domingues Stival

      Vai sonhando, Hildébra, vai sonhando. Olha, Hildébra, esse tipo de prazer em provocação que você deixa transparecer nos seus comentários fica esquisito num machão bozoista, Hildébra. Contenha-se, Hildébra. Ah, e o love com aquele outro gênio, o Matone? Vai vingar ou quác? Kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

    3. Jackson de Moura Ferro Silva

      Falou bem Hildebrando . A folha de São Paulo quer divulgar um escândalo nas Estatais mas não acha . Na época do PT era todo dia , podia escolher qual reportagem ia para o jornal , tá louco !!

    4. Maurizio Ferrante

      Hildebrando é a velhinha de Taubaté? Ou é Ermenegildo o idiota? Ou é um computador pré-programado ?

    5. luiz augusto pessoa nogueira

      Esse Hildebrando deve ficar todas as noites sofrendo para achar uma forma de defender bolsonaro no dia seguinte, pq, além das incoerências e recuos quase diários do PR, todo dia tem uma notícia nova mostrando como a familicia é podre! Coitado, já tive uma certa aversão ao Hildebrando, agora tenho dó, sério mesmo.

    6. SERGIO VICENTIN

      Exemplo de contorcionismo mental e dissonância cognitiva? Não precisa mais, pois HT nos presenteou com suas pérolas.

    7. Paul Muadib

      E lá vem o robozinho do gabinete da maldade querer fazer sua ginástica para justificar as asnei.ras do as.no 00...

    8. marilza abrahão

      Se era preciso um exemplo, não precisa mais! Está acima, bem escrito o exemplo canal do tema proposto pelo articulista!!! Sr. H. Teixeira que mi co!!!

    9. Marcelo da Silva Reis

      Obrigado pelo comentário, pois você acabou de validar, de forma impecável, tudo o que o Hélio escreveu neste artigo!

    10. Marcelo da Silva Reis

      Obrigado pelo comentário, pois você acabou de validar, de forma impecável, tudo o que o Hélio escreveu neste artigo!

    11. Marcelo da Silva Reis

      Obrigado pelo comentário, pois você acabou de validar, de forma impecável, tudo o que o Hélio escreveu neste artigo!