Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    Desde o livro publicado pelo brazilianista Alfred Stepan - Militares na Política -, que é consabido haver duas grandes vertentes nas FFAA. Antes e depois de 64. Os legalistas e os ideológicos. A Caserna não deixou a política desde Floriano. A questão central: jamais, os militares banalizaram o currículo de seus comandantes. Não há dúvida de que Geisel jamais aceitaria cargo em um governo dirigido por um mau militar. Vale a pena conferir o Editorial de hoje do Estadão: Um Mau Militar.

    Responda
  2. Hernandez Piras Batista

    Brilhante e bem escrito, como sempre!

    Responda
  3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Tudo bem... o mico, digo, mito, semeia a anarquia militar. E o que dizer de um presidente do STF que nomeia um general da ativa como assessor? Por isso, no Toffoli não vai nada seu Élio?

    Responda
  4. neli faria

    Mas, não se pode comparar um Geisel, Um Castelo Branco, com muitos.

    Responda
    1. neli faria

      Quem escangalhou a Segurança Pública e Educação foi o período Militar. Basta ler as leis  5941/1973 e  Lei 5692/1971. Sem falar na hiperinflação, obras faraônicas. Incompetente .Acabou com as Lideranças Políticas.  E o povo que não conhece a História do Brasil, fica sonhando com a volta do pesadelo incompetente.Respeitava os grandes militares, mas, o lugar de militar é no quartel.

  5. Maria da Graça Pimentel

    No momento, urge combater o outro virus: em respeito aos que morreram e aos trabalham em atividades essenciais: (1) fila unica para UTIs; (2) quem violar o isolamento tem o CPF registrado; (3) quem tiver o CPF registrado por violação ao isolamento vai para o fim da fila de UTIs... #QuemViolaIsolamentoFicaSemUTI

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Justo! Quem viola o isolamento não está nem aí com a doença, portanto, não lhe fará falta a UTI.

    2. josé ninguém

      Perfeito, faltou colocar o Kin Jong Um para dirigir.

  6. Salvador de Oliveira Silva Salvador Silva

    Com esses militares políticos a política brasileira que já é bagunçado agora virou anarquia

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      O Bozo é o responsável pela (re)politização de nossas FAs. Ao gastar energias com política, perde tempo de se dedicarem ao que realmente interessa: assuntos militares.

  7. RUY CAMPOS LEAL

    O que preocupa,e que os militares que estão no Planalto, recebem salários e benesses legais, e como Humanos,podem se apegar a isso e tornarem-se, submetidos a loucura do Presidente.

    Responda
  8. Paulo Roberto Schlichting

    Juntando as crises, a coisa está mais que *precificada*. Peguemos o fétido e parrudo bode que nos avacalha a casa e ....FORA!

    Responda
  9. roberto oliveira melo filho

    A questão mais importante, que deveria se desenvolvida, fica como mera citação. O autor, como sempre, esquece-se que uma ditadura é uma ditadura, mesmo que os seus chefes de plantão sejam pessoas honestas e bem intencionadas. Talvez seja a tese do podia ser bem pior. Quem sabe, os 30 mil mortos? Óbvio que não para todos, há quem goste da tutela militar. Ficaram 21 anos no poder. O problema, agora, é saber qual a real disposição dos escalões inferiores em bancar um golpe, nada anárquico...

    Responda
    1. roberto oliveira melo filho

      É uma ironia, meu caro...

    2. Antonio E Coutinho

      Não consigo ver como uma pessoa honesta e bem intencionada se prestaria ao papel de ditador.

  10. Rafael Pimenta

    Impeachment já! Quanto antes o tirarmos, tanto mais vidas salvaremos como a economia sairá mais rapidamente da recessão. Cobremos as autoridades.

    Responda
  11. robinson elvas rosal

    Temos um presidente claramente acometido de psicopatia - agravada por incurável mau-caratismo -, cercado de generais que estão mais para Sebastião Curió do que p Orlando Geisel.

    Responda
  12. Vilmar Dimas Nicolau

    Bolsonaro vai causar um estrago muito grande nas instituições da república. No ritmo atual de diabruras de Bolsonaro vai sobrar até para os militares. A população, que não é boba, está começando a perceber que, com ou sem militares, a política de Brasília acaba sempre no mesmo buraco. E se os não bobos começarem a pedir fora políticos e fora militares?eu, desde sempre, me perguntei: para que o Brasil precisa de militares?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Bozo não veio para consertar nada, veio para desconstruir, inclusive o exército. Se puder, coloca nos seus postos chaves os milicos mais lunaticos que encontrar. Aí, quero ver quem vai pedir a volta da milicada! Fácil foi enxotar o PT do poder, uma desculpinha esfarrapada qualquer serviu, já para tirar o Bozo vai ser necessário muito mais do que crimes comuns e de responsabilidade. Ninguém mandou! O PT não era tão autoritário quanto o Bozo?

    2. Samuel Gueiros Jr

      Bolsonaro não montou um Gabinete no Planalto mas sim um bunker como se estivesse numa operação de guerra. De fato é a guerra não apenas pelo poder, mas pelo seu mandato visto que seu nome já está subjudice em processos no STF. O comportamento de Bolsonaro no cargo de presidente repete o mesmo comportamento insubordinado e descontrolado no Exército e que o levou a condenação em processo e a reforma como capitão. Nada indica que vai mudar e o país vai tendo que suportar essa anomalia.

  13. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    E as vivandeiras, porque não falou nelas? Os artigos do Gaspari ficam chatos sem as vivandeiras do Castelo Branco.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Mais chato ainda se não concluísse com a citação do presidente Geisel.

  14. José Cardoso

    Como toda a sua carreira política foi de sindicalista da corporação policial militar ele tem prestígio junto à tropa. Mas isso não seria tão importante se não fosse os 30% do eleitorado ainda com ele.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    O articulista está prenhe de razão. Mas fica a pergunta: o que seria do governo do Bozo sem a presença militar?

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Bolsonaro usa os militares para agradar aquela fatia do eleitorado que acredita que militares são seres além dos humanos e, por isso, imunes aos males da política. Mas, se for preciso salvar a família, Bolsonaro não pensará duas vezes em trocar um militar por um virtuoso do centrão.

  16. Antonio E Coutinho

    Uma das poucas coisas que diferencia um militar de um civil é o preparo e o gosto pela disciplina. Os que saem dos quartéis são já provavelmente os que se afastaram ou pretendem se afastar dela. Ou seja, o diferencial da disciplina é perdido e não há outra razão para tomarem posições de engenheiros, administradores, médicos, técnicos e cientistas em geral. Então por favor, fiquem nos seus quartéis garantindo troncos de árvore e meio-fios bem pintados, e cornetas bem sopradas.

    Responda
  17. Fernando Dolci

    Lugar de milico continua sendo a caserna. Não são treinados para a administração pública, são treinados para a guerra (?) e tem a finalidade única de obedecer às leis e submeterem-se aos poderes constituídos. A ESG ensina golpismo ou táticas de comando? Que se sabe a ESG não é escola de administração pública. Militares são pagos para obedecer não para mandar, muito menos para dar guarida a qualquer candidato e ditador.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Depois da figura exponencial de Lott, o maior de todos foi Ernesto Geisel; que conspurcou sua imagem ao admitir, após deixar a presidência, que 'a tortura pode ser um mal necessário'... Se tivesse encerrado a carreira na Petrobrás, estaria livre dessa mácula indigna. Glória eterna à memória do general Euler Bentes Monteiro, este sim um exemplo de descortino e espírito público.

  18. Hercilio Silva

    Existem tantos militares competentes e profissionais, a pergunta é onde estão que permitiram a politização dos quartéis na eleição. Existe método nessa provocação para a quebra da hierarquia. A dúvida é se os comandantes atuais estão apoiando isso ou se a hierarquia já foi quebrada na prática e estão tentando se equilibrar entre manter os cargos ou serem afastados pela balbúrdia.

    Responda
  19. Henrique Marinho

    Mais do que o Supremo e Congresso, a nossa herança militar, relatada pelo articulista, é que ditará, como um poder moderador, o destino do atual governo. Ja temos um Luis XVI, criamos um Robespierre, mas há um probleminha: Nos falta um Napoleão. Esse, meus amigos, nasce uma vez a cada mil anos.

    Responda
    1. Jesse G

      Temos, sim, um Napoleão de hospício.

  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    *Os paraquedistas estão chegando*, título bobo para um grande filme com Burt Lancaster, Debora Kerr e Gene Hackman. Mas o título nos serve. Parece que no Brasil, alguns deles realizaram muitos saltos sem capacete. O General Hugo Abreu, paraquedista,figura controversa. Os 40 oficiais paraquedistas que tentaram impedir a decolagem do avião de presos políticos libertados pelo Regime Militar em troca do embaixador americano sequestrado.

    Responda
  21. Eduardo Potsch Camara Matos

    Bolsonaro semeia a anarquia militar (leitura) - Ordem do Dia

    Responda
  22. ADONAY ANTHONY EVANS

    Há poucos dias, o General Mourão advertiu a Carluxo, que paraquedistas caminham no mesmo passo. O próprio Bolsonaro é paraquedista. Em outras palavras, em lugar do título do filme Os Paraquedistas estão Chegando, o título necessário é: Os Paraquedistas já estão aqui.

    Responda
  23. Brízido Galeano

    O articulista sempre com suas ideias fixas sobre generais. Entretanto, passa ao largo sobre os reais motivos de nossa tragédia política diária: presidencialismo, ativismo judicial e a falta de base política no Congresso. O presidente sequer tem partido! Temos, portanto, um presidente praticamente decorativo. Enquanto o Brasil arde na pandemia, Bolsonaro, ao invés de tocar lira, diz: 'Cala a boca!'. As portas do Inferno foram abertas!!!

    Responda
  24. EDSON CARLOS MOROTTI

    Esse Presidente desqualificado e incompetente trouxe o ódio para o país. Tudo o que ele faz, diariamente, é semear a discórdia. Bolsonaro é o semeador da morte e do ódio. Todas as instituições públicas, privadas, familiares e sociais vivem em tensão por causa deste senhor que nunca deveria estar neste cargo que não respeita e não tem qualificação para exercer. Bolsonaro é uma vergonha enquanto Presidente. Não existe comparação com nenhum Presidente anterior a ele. É o pior, a vergonha.

    Responda
    1. Ayer Campos

      As 'laiques' estão crescendo...; então, pra quê pensar?