Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. edilson borges

    que salada de informações sem nexo prá torcer argumentos contra os servidores. por exemplo, o grosso dos contratados pela inicativa privada não tem qq formação, são a mão de obra necessário prá levar caixa, subir parede. gente que rala. no serviço público, praticamente só tem mão de obra qualificada, professor, enfermeiro...gente que rala. é mesmo correto comparar os salários dos dois grupos? faz a comparação por extrato, enfermeiro do einstein contra enfermeiro do sus.

    Responda
    1. JOSE GERALDO DOS SANTOS

      Você está pedindo demais. Vai dar bug no "cérebro" do colunista. Rs

  2. Adriana Maccacchero

    Funcionário público é igual ao Centrão, né? Colocam todo mundo no mesmo bolo, como se todos funcionários públicos ganhassem uma fortuna, cheios de privilégios... professores, servidores da saúde são pa ra si tas tb?

    Responda
  3. HOMERO RUI TEIXEIRA RAMOS

    Eu não sei que aumento é esse para o funcionalismo público. Tem que informar quais são as categorias que vão receber esse aumento. Não pode generalizar. Está parecendo até o Paulo Guedes que chama o funcionário público de parasita. Para ser funcionário público tem que fazer concurso. Não é o caso daqueles que assumem cargos comissionados com indicação política a serviço destes.

    Responda
  4. JOSE GERALDO DOS SANTOS

    Que genial do Fernando Canzian criticar o apartheid colocando a população contra a massa dos servidores públicos que "ganham" rios de dinheiro.Com certeza tratam-se de rentistas e milionários,né!?Vamos,então, achatar ainda mais a classe média e reduzir o consumo dessas famílias,com menos tributação de renda na fonte. Quando o povo precisar de serviços essenciais de bombeiros,médicos,enfermeiros,policiais na crise, vamos chamar o Canzian para salvar a todos e a nossa economia.Obrigado,Canzian! ;)

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Esse Canzian é um típico canalian defensor de banqueiro.

  5. ANTONIO FREITAS

    Apartheid é grande empresário querendo trabalhador se expondo ao coronavírus, enquanto se mantém isolado, tudo para manter seu lucro intocável. Servidores que estão arriscando a vida no combate a doença ficarem com salário congelado por anos é um absurdo.

    Responda
  6. Iago M Zulu

    O colunista poderia aproveitar e discutir os efeitos dos gastos com a copa do mundo e as olimpíadas no apartheid nacional.

    Responda
  7. BRUNO RESCK

    Genial, o autor coloca no mesmo patamar servidores públicos com empresários ricos. Ou o articulista pensa que todo servidor tem plano se saúde do Sírio Libanês?

    Responda
    1. Adriana Maccacchero

      Funcionário público é o inimigo número 1 do PG. Os liberais de carteirinha colocam todos no mesmo pacote. Professores e profissionais da saúde são marajás? São cheios de privilégios? Pa ra si tas? Eles falam, escrevem e muitos repetem colocando todos no mesmo bolo. Isso não é à toa...

  8. Daniel Liaz

    Deveriam criar uma lei para punir como calúnia e preconceito que fala de servidor público como se fossem um todo homogen. Canzian, servindo aos seus senhores liberets, não cansa de fazer isso! Aliás, é o que faz esse sempre repetido "resultado de pesquisa do banco mundial".

    Responda
  9. José Fernando Marques

    Suponhamos que tenham ocorrido aumentos reais de 80% para os servidores entre 2004 e 2018. Quanto perdeu desses aumentos suntuários uma categoria que não tem reajustes desde 2016, portanto há quatro anos? A prática de generalizar quando se fala em servidores falseia os fatos. Existem privilégios, sim, mas se restringem a uma porção miúda, minoritária. Quando se reconhece que patrimônio e renda são bem menos taxados que salários, qual é a conclusão legítima?

    Responda
    1. JORGE FILGUEIRAS

      Mas a intenção ou a ideologia do Fernando Canzian foi justamente essa, falsear os fatos e usar números enviesados para defender a estratégia liberal. A questão é que poucos param para refletir que a concentração da riqueza em poucos e da pobreza em muitos é o nosso grande problema econômico e social. Esse sim é o motivo do Apartheid Nacional.

  10. Roberto Xavier de Castro

    Os jornalistas parecem acreditar que todos os funcionários públicos tem o mesmo ganho que deputados, senadores, juízes, secretários e ministros... Não é assim não. Depois de três anos sem reajuste, funcionário da Educação no Paraná teve 5 por cento de reajuste parcelado.

    Responda
  11. José Fernando Marques

    O colunista começa argumentando com a desigualdade entre ricos e pobres no Brasil para depois jogar o jogo fácil de culpar os servidores pelos problemas do país. É um raciocínio errado e vicioso, tanto o dele quanto o do colega. Vamos comparar quanto ganha um jornalista da Folha e um professor universitário com doutorado e pós-doutorado? Os professores federais não têm aumento desde 2016. E ainda: de quanto foi a inflação entre 2004 e 2018? O artigo omite dados e abusa de sofismas. É uma pena.

    Responda
    1. JOSE GERALDO DOS SANTOS

      Pela qualidade dos textos que esse Caziam escreve, deveria receber da Fol ha R$0,10 por texto. E espero que leia a sessão dos comentários para ver o quanto está sendo pa teta.

    2. José Fernando Marques

      O que procuro ressaltar ao propor a comparação entre jornalistas de elite e professores universitários é que estes, apesar do caminho a que estão obrigados e dos filtros pelos quais têm de passar, são relativamente mal pagos. Não acho que devam ganhar melhor que outras categorias. Mas devia haver uma régua menos desigual.

  12. PAULA CHRISTINE SCHLLE

    O colunista rodou o mundo no ano passado, fazendo reportagens sobre a desigualdade de renda. Mas voltou para o Brasil, aparentemente, convencido de que aqui o problema são os servidores públicos. Pensar um pouco mais nas razões pelas quais renda (18%) e patrimônio (3,9%) são menos taxados dos que o salário (25%), por exemplo, não parece estar no horizonte. Para ele, parece justo que quem trabalha para se sustentar pague mais imposto do que quem obtém rendas de seu patrimônio. Vai entender...

    Responda
    1. airon carlos cabral e santos

      E daí !

    2. airon carlos cabral e santos

      E daí !