Vinícius Torres Freire > País vê bestificado a passeata da morte Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Planalto assedia o STF. Marcola e o PCC também gravam à sorrelfa suas reuniões e registram em Atas.(Ler 'A Guerra' de Bruno Manso e Camila Dias). Promover uma Marcha dos CNPJ na UTI- com R$ 345 bilhões de benefÃcios fiscais e R$ 320 bilhões sonegados, anualmente -, somente comprova a matriz da elite nacional: ignorante, inepta e corrupta. O Messias de HospÃcio eleito com o bordão 'A verdade vos Libertará' segue degustando a massa napolitana da Pizzaria Geral da República. PGR à moda Aras.
Sem dúvida, é o momento mais drástico desde a nossa recente redemocratização. Com a agravante de termos um bucéfalo na presidência.
Em 2017, 1.138.708 pessoas morreram no Brasil todo. No Estado de São Paulo, o número foi de 298.988 e, em sua Capital, de 86.668. Em 2018, os números foram, respectivamente, de 1.232.594, 302.376 e 86.191. Em 2019, idem, de 1.185.242, 310.090 e 87.387. Em 2020, até o dia 30 de abril, registraram-se, respectivamente, 363.967, 101.845 e 30.067, o que projeta os seguintes números até o final do ano: 1.091.901, 305.535 e 90,201. Será que o colunista desconhece esses dados ou é negacionista?
Fonte: vozes da minha cabeça.
A tÃtulo de informação, peço-lhe, em sendo possÃvel, qual(is) fonte(s) de onde o senhor extraiu estas informações. Motivo? Achei (e acho) estes números impactantes e indeglutÃveis - não estou aqui, pondo em dúvida o senhor - pois, revela que em média morreram 3.120 pessoas/dia em 2017 no PaÃs.
Jung, você já pensou no fato de que as pessoas estão se movimentando menos, saindo pouco e, com isso, estão menos expostas a acidentes, à violência e a outros tipos de mortes antes comuns?
Agora o mais patético é uma ação desta ser transmitida ao vivo pro gado que apoia este insano. Bolsonaro faz cena pro seu público dano a entender que o STF é o empecilho que ele tem para resolver os problemas do Brasil. E o pior é que seu gado acredita piamente nisto. Seus apoiadores não se convencem que seu presidente está completamente perdido e que usa de artifÃcios para manipular a opinião pública.
Patética a marcha até o STF dos empresários comandados pelo insano presidente, o agora - cicerone de executivos - e certamente camuflados, estavam um cabo, um soldado e um jeep do exército. A marcha parecia mais uma ação ocorrida na França em 1789, um evento central da revolução francesa, conhecida como - A Tomada da Bastilha - No encontro, nada se falou sobre as mortes pelo Covid-19. A morte é a eleição mais democrática do mundo. Ninguém se candidata à morte, contudo, todos serão eleitos.
Esta foto destes homens de paletó, em direção ao STF, lembra aqueles homens dançando com o caixão no ombro daquele famoso meme que circula nas redes sociais.
Mas o que ele quer é transformar o Brasil em uma Venezuela quando pede o fechamento do congresso e do STF, silenciar a imprensa e armar a milÃcia.
A aliança entre as elites judiciária, polÃtica, militar e econômica se dá não na palavra mas na sublimação, de forma cultural e excluÃda da população que prefere a sÃndrome de Estocolmo.
Assisto mortificado as inaçoes desse desgoverno. Faço o que posso juntos aos meus contatos pessoais e nas midias, mas minha abrangencia é reduzida. Tambem bato panela. Gostaria de fazer mais e aguardo lideranças que me ajudem a expressar mais amplamente, todo o meu descontentamento deste ano e meio. #forabolsonaro
foi o protótipo da invasão fisica a outros poderes com ministros e empresários. Triste show de atentados contra a democracia. Aquele STF é um desastre, mas esta la seguindo as regras constitucionais e foi escolhido por politicos eleitos pelo povo e assim tem que continuar. O congresso atenta direto contra o direito dos mais desfavorecidos mas está lá por votos. O cidadão tem que entender que são suas escolhas politicas que geram estas situações e que verdadeiro poder vem do voto e não de golpes.
Quanto li este manifesto de VTF para o meu avô, ele me surpreendeu afirmando que o tom geral e a compostura fazem lembrar os editoriais da grande imprensa nos dias seguintes ao comÃcio de Jango na Central do Brasil. Sinal de que os meios continuam atentos aos 'perigos' - mas esperemos que os incomodados sejam outros.
Seu VinÃcius, o senhor se importaria em alterar a manchete para a mais clara 'PaÃs vê mortificado (ou morteabundo) a passeata das be-stas'? Poderia também ser usada a expressão 'passeata da B.esta', no sentido bÃblico. Sempre à s ordens, caso precise de auxÃlio, obrigado.
Comentário oportuno, embora 'morteabundo' não tenha registro no Houaiss (só 'moribundo'). Se fosse 'bestializados', como propôs o historiador da República, estaria bem? Não estou certo de que esses jogos de linguagem nos distraiam do morticÃnio trágico, mas vá lá...
De fato, a bestificação já vem de longe e é difÃcil ou, mais intimamentente, doloroso, tentar entendê-la em suas várias vertentes. O lado da desmobilização popular e o lado das responsabilidades não assumidas de diversas elites, acomodadas, acovardadas, cúmplices por omissão. O Estado desintegra-se e ao mesmo tempo, militariza-se, num golpe a fogo lento, de ocupação de espaços, que vai sendo cozinhado todos os dias, ministério a ministério, Uma previsão otimista para 31/5: 30 mil mortos.
depois do coronavirus, quando pudermos sair e nos reunirmos, todos, poderemos ver quais manifestaçoes vao ter mais gente, as contra bolsonaro ou a favor. até lá só os incautos se agrupam para pegar coronavirus.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > País vê bestificado a passeata da morte Voltar
Comente este texto