Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    O Planalto assedia o STF. Marcola e o PCC também gravam à sorrelfa suas reuniões e registram em Atas.(Ler 'A Guerra' de Bruno Manso e Camila Dias). Promover uma Marcha dos CNPJ na UTI- com R$ 345 bilhões de benefícios fiscais e R$ 320 bilhões sonegados, anualmente -, somente comprova a matriz da elite nacional: ignorante, inepta e corrupta. O Messias de Hospício eleito com o bordão 'A verdade vos Libertará' segue degustando a massa napolitana da Pizzaria Geral da República. PGR à moda Aras.

    Responda
  2. Helano Timbó

    Sem dúvida, é o momento mais drástico desde a nossa recente redemocratização. Com a agravante de termos um bucéfalo na presidência.

    Responda
  3. Chang Up Jung

    Em 2017, 1.138.708 pessoas morreram no Brasil todo. No Estado de São Paulo, o número foi de 298.988 e, em sua Capital, de 86.668. Em 2018, os números foram, respectivamente, de 1.232.594, 302.376 e 86.191. Em 2019, idem, de 1.185.242, 310.090 e 87.387. Em 2020, até o dia 30 de abril, registraram-se, respectivamente, 363.967, 101.845 e 30.067, o que projeta os seguintes números até o final do ano: 1.091.901, 305.535 e 90,201. Será que o colunista desconhece esses dados ou é negacionista?

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Fonte: vozes da minha cabeça.

    2. Christiano Almeida

      A título de informação, peço-lhe, em sendo possível, qual(is) fonte(s) de onde o senhor extraiu estas informações. Motivo? Achei (e acho) estes números impactantes e indeglutíveis - não estou aqui, pondo em dúvida o senhor - pois, revela que em média morreram 3.120 pessoas/dia em 2017 no País.

    3. Eduardo Luiz De Faria

      Jung, você já pensou no fato de que as pessoas estão se movimentando menos, saindo pouco e, com isso, estão menos expostas a acidentes, à violência e a outros tipos de mortes antes comuns?

  4. Jose de Paula

    Agora o mais patético é uma ação desta ser transmitida ao vivo pro gado que apoia este insano. Bolsonaro faz cena pro seu público dano a entender que o STF é o empecilho que ele tem para resolver os problemas do Brasil. E o pior é que seu gado acredita piamente nisto. Seus apoiadores não se convencem que seu presidente está completamente perdido e que usa de artifícios para manipular a opinião pública.

    Responda
  5. Claudiney de Oliveira

    Patética a marcha até o STF dos empresários comandados pelo insano presidente, o agora - cicerone de executivos - e certamente camuflados, estavam um cabo, um soldado e um jeep do exército. A marcha parecia mais uma ação ocorrida na França em 1789, um evento central da revolução francesa, conhecida como - A Tomada da Bastilha - No encontro, nada se falou sobre as mortes pelo Covid-19. A morte é a eleição mais democrática do mundo. Ninguém se candidata à morte, contudo, todos serão eleitos.

    Responda
  6. Jose de Paula

    Esta foto destes homens de paletó, em direção ao STF, lembra aqueles homens dançando com o caixão no ombro daquele famoso meme que circula nas redes sociais.

    Responda
  7. Adriano Ferreira

    Mas o que ele quer é transformar o Brasil em uma Venezuela quando pede o fechamento do congresso e do STF, silenciar a imprensa e armar a milícia.

    Responda
  8. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    A aliança entre as elites judiciária, política, militar e econômica se dá não na palavra mas na sublimação, de forma cultural e excluída da população que prefere a síndrome de Estocolmo.

    Responda
  9. Marcelo FL Cordeiro

    Assisto mortificado as inaçoes desse desgoverno. Faço o que posso juntos aos meus contatos pessoais e nas midias, mas minha abrangencia é reduzida. Tambem bato panela. Gostaria de fazer mais e aguardo lideranças que me ajudem a expressar mais amplamente, todo o meu descontentamento deste ano e meio. #forabolsonaro

    Responda
  10. eli moura

    foi o protótipo da invasão fisica a outros poderes com ministros e empresários. Triste show de atentados contra a democracia. Aquele STF é um desastre, mas esta la seguindo as regras constitucionais e foi escolhido por politicos eleitos pelo povo e assim tem que continuar. O congresso atenta direto contra o direito dos mais desfavorecidos mas está lá por votos. O cidadão tem que entender que são suas escolhas politicas que geram estas situações e que verdadeiro poder vem do voto e não de golpes.

    Responda
  11. Ayer Campos

    Quanto li este manifesto de VTF para o meu avô, ele me surpreendeu afirmando que o tom geral e a compostura fazem lembrar os editoriais da grande imprensa nos dias seguintes ao comício de Jango na Central do Brasil. Sinal de que os meios continuam atentos aos 'perigos' - mas esperemos que os incomodados sejam outros.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Seu Vinícius, o senhor se importaria em alterar a manchete para a mais clara 'País vê mortificado (ou morteabundo) a passeata das be-stas'? Poderia também ser usada a expressão 'passeata da B.esta', no sentido bíblico. Sempre às ordens, caso precise de auxílio, obrigado.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Comentário oportuno, embora 'morteabundo' não tenha registro no Houaiss (só 'moribundo'). Se fosse 'bestializados', como propôs o historiador da República, estaria bem? Não estou certo de que esses jogos de linguagem nos distraiam do morticínio trágico, mas vá lá...

  13. CARLOS HENRIQUE VIANNA PEREIRA

    De fato, a bestificação já vem de longe e é difícil ou, mais intimamentente, doloroso, tentar entendê-la em suas várias vertentes. O lado da desmobilização popular e o lado das responsabilidades não assumidas de diversas elites, acomodadas, acovardadas, cúmplices por omissão. O Estado desintegra-se e ao mesmo tempo, militariza-se, num golpe a fogo lento, de ocupação de espaços, que vai sendo cozinhado todos os dias, ministério a ministério, Uma previsão otimista para 31/5: 30 mil mortos.

    Responda
  14. MARCIA CRISTINA POLON

    depois do coronavirus, quando pudermos sair e nos reunirmos, todos, poderemos ver quais manifestaçoes vao ter mais gente, as contra bolsonaro ou a favor. até lá só os incautos se agrupam para pegar coronavirus.

    Responda