Oscar Vilhena Vieira > A ocupação do STF Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Caros comentaristas já notaram que todos que divergem do presidente são comunistas? Será que são? Vejamos: O presidente vive do dinheiro do povo, portanto, dinheiro socializado dos impostos e tributos recolhidos por todos. Quem paga às contas do presidente é o povo brasileiro. Eu fico cá caramiolando: Quem é na prática o comunista? Isso vale para os CPF's e CNPJ's. Ser presidente deveria ser uma honra! Acredito que esqueceram de avisar. Forte abraço e excelente domingo! Opinião!

    Responda
  2. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Olá Bom Tarde! Feliz dia para às mães e pais que fazem vezes de mães em muitos casos. Mais, há um equívoco aqui. A discussão importante é como evitar "mortes evitáveis" e, como sair dessa quarentena que ainda vai acontecer. O isolamento social é insuficiente pela falta de respeito existente na sociedade e induzida pelo presidente irresponsável e inconsequente. Uma ideia: Já que o Gov. Fed se omite e até nega, que tal os impostos recolhidos ficarem nos estados. Afinal, para que serve o Gov. Fed?

    Responda
  3. domingos savio de oliveira

    Perfeito, parabéns! Que sirva de cartilha pra todo STF.

    Responda
  4. NILSON ANDRE CERQUEIRA MENEZES

    Permita-me discordar, alguns integrantes do STF não vem dignificando o cargo que ocupam, há provas fartas nos noticiários da imprensa para confirmar o que afirmo. O ativismo judicial é patente, matérias que deviam ser de competência legislativa, a exemplo do aborto, o STF tratou de disciplinar. A Suprema Corte do país deve garantir o cumprimento da CF e não é isso que sempre ocorre. Apesar de respeitar a opinião do articulista, no meio jurídico não é unânime esse entendimento.

    Responda
  5. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Complementando: O governo federal deve ser mais ágil em fazer acontecer os investimentos nas pessoas físicas e jurídicas ao invés de ficar apenas no discurso e provocando com desculpas esfarrapadas atrasos na aplicação prática do discursado. O STF não pode fazer às obrigações que são do presidente e do min. da economia. Foi um ato de pressão e inútil. Decretos inconstitucionais o são. E deve o governo federal parar de criticar a mídia. Cumpram a obrigação, de fazer, que vai dar certo. Opinião!

    Responda
  6. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    A questão é o COVID-19. Todo o imbróglio político e jurídico é um passatempo para distração da gravidade que o vírus nos trás. Isolamento social e em muitos casos a seguir, teremos quarentena para valer com paralização de atividades. Única maneira de superar o estrago que esse vírus ainda vai provocar. Melhor será se o presidente se preocupar com a realidade e esquecer às eleições futuras. E, morto ou doente não trabalha, nem investe! O Gov. Federal falta com o respeito aos cidadãos! Opinião!

    Responda
  7. Carlos Victor Muzzi Filho

    Vargas aposentou sete ministros do STF, deportou Olga para os nazistas e, décadas mais tarde, tornou-se “heroi da pátria”, por força de lei sancionada por um presidente de esquerda. Aliás, o colunista trabalha em instituição que leva o nome desse ditador. Quem, realmente, se importa com ditadores e autoritarismo no Brasil?!

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Os presidentes apoiados por Roberto Jefferson desde quando foi integrante da tropa de choque de Collor, terminaram impedidos ou encarcerados. O Centrão é ícone da velha patifaria e paradigma da velha demagogia. Se valer o axioma de quem começar mal terminar ainda pior, que dizer de quem repisar erros crassos! O 'Mau Militar' na presidência sustenta-se pelas forças castrenses, paramilitares, milicianas e com os aparelhamentos da PF, Receita, CGU e PGR.

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Os presidentes apoiados por Roberto Jefferson desde quando foi integrante da tropa de choque de Collor, terminaram impedidos ou encarcerados. O Centrão é o ícone da velha patifaria e u paradigma da velha demagogia. Se valer o axioma de quem começar mal terminar ainda pior, que dizer de quem repisar erros crassos! O 'Mau Militar' na presidência sustenta-se pelas forças castrenses, paramilitares, milicianas e com os aparelhamentos da PF, Receita, CGU e PGR.

    Responda
  10. Ulysses Daniel

    O mais ridículo foi o papel subserviente do presidente do STF na visita relâmpago da equipe do poder executivo. Depois vieram dizer que a equipe não sabia que a reunião não seria transmitida ou que não haveria a presença do empresariado, etc. Enfim, quando o assunto é contrariar o presidente da República, o do STF passa longe... amém para o Messias.

    Responda
  11. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Olá! Na Alemanha de 1933 até 1939 foram muitas às mudanças que levaram à 1939 até 1945 com as consequências que conhecemos. Sorte termos não presenciado o churrasco, que não houve. Pior seria termos que lembrar além dos 10 mil mortos brasileiros os milhões ou milhares ocorridos no Churrasco Alemão. Foi bom não ter acontecido aqui o que aconteceu na segunda guerra mundial. Desejamos que esses lunáticos respeitam o STF, o Congresso Nacional, a Democracia, Imprensa e os Eleitores/as. OPINIÃO!

    Responda
  12. João Carlos D'Elia

    As forças armadas devem fidelidade a constituição que garante INDEPENDENCIA ENTRE OS PODERES, sem que nenhum seja subserviente ao outro. O que baliza a ação do poder judiciário perante atos do executivo é a legalidade dos mesmos. O silêncio, a omissão ou a submissão do STF às pressões deste presidente significa o fim do Estado democrático. Artigos como este são necessários sempre.

    Responda
  13. moacyr da Silva

    Esperamos que tenham força , ética, não sejam temerosos com os verdes oliva que apoiam o psicopata e façam valer a Constituição sempre!

    Responda
  14. CARLOS TARDIVO

    Bolsonaro só fez ( mais esta) palhaçada porque Tófolli é fraco, medíocre, duvido que fizesse isso com Gilmar, Fux ou Barroso

    Responda
  15. José Eduardo Campos

    Imaginava alguma rédea originada nas forças armadas mas, ao que parece, o STF se constitui, ainda, na última trincheira aos ataques antidemocracia do pr. Todos percebem a ladeira íngreme que o Brasil está, e não é subindo.... Deus nos proteja!!

    Responda
  16. Diogo Oliveira Bayão

    Alguém mais aqui deixou de receber as newsletters da Folha no e-mail?

    Responda
  17. Ayer Campos

    Oscar Vilhena é, com méritos, um dos bons nomes a serem considerados para o Supremo, num governo normal. Mas os 'vícios e idiossincrasias' do tribunal, que 'o deixaram mais vulnerável nos últimos anos', precisam ser alvo de mais amplo e profundo escrutínio público, se não se quiser dar asas à idolatria. O Prof. Conrado Hubner Mendes começou a fazer isso aqui na Folha, e o fato de sua coluna ter sido subtraída aos comentários de assinantes é indício de que o problema é grave e intratável.

    Responda
    1. Ayer Campos

      ET: A Folha me esclareceu, por email, que o que vem ocorrendo com a coluna de Hubner é devido a 'problemas técnicos'. Que alívio!

  18. Antônio Carlos de Paula

    Os saudosistas da ditadura a todo vapor!! Pedir fechando do congresso e STF para entregar tudo nas mãos do governo da família ligada a milicianos. Prisão a esses fora da lei.

    Responda
    1. rubens goncalves

      alguem ja viu os filme sobre os 300 espartanos. e alguem ja sabe dos 300 que estao a caminho de brasilia para sitiar o supremo. fiz a analogia porque nao existe. estes 300 daqui sao milicianos. armados.

  19. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mas por que o STF pode intimidar os outros poderes ? O STF virou uma ditadura , interferindo nos outros poderes constituídos . O STF usa o AI- 5 do judiciário. E a imprensa se cala ...

    Responda
    1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Se me permite colega, sugiro a leitura da Constituição onde encontrará a resposta para essas questões e muitas outras, como, aliás, se infere do próprio texto do articulista!

    2. Paul Muadib

      O STF resguarda o direito daqueles que os outros poderes querem usurpar.

    3. gleibson lima

      O papel do STF é, quando provocado, julgar se determinado ato, seja de outro poder ou não, ou de quem quer que seja, está de acordo com a CF. Numa república existem 3 pilares, executivo, legislativo e judiciário, um é moderador do outro, sistema de freios e contrapesos, de modo a combater desvios ou excessos de outro poder. No exemplo da nomeação da PF, a lei dá o direito ao Pr da república (nomeação), mas a mesma lei cobra deveres (observar impessoalidade, moralidade, finalidade pública).

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.