-
Marcelo Pires Santana
Gênio. O país agradece.
-
Sandro Carvalho
Para além do impeachment, poderiam ser analisadas a viabilidade de duas hipóteses: a) parlamentarismo; b) recoll. A segunda hipótese pode ser, uma vez estabelecida viabilidade política e constitucional, o melhor caminho. Por iniciativa popular ou parlamentar, o Congresso vota pela realização de recoll para presidente ao final do segundo ano de mandato. Essas hipóteses, admito, são muito pouco prováveis tendo em vista estarmos em ano eleitoral, só para ficar nesse único exemplo de dessfio.
-
Sandro Carvalho
Um processo de impeachment não depende apenas da elite política, empresarial e rentista, e pode perfeitamente ser desencadeada por outras forças sociais em razão de grave crise econômica, por exemplo. Mas e quanto ao vice? Ora, cada problema se resolve na medida em que se revele como tal. Se Mourão incorrer em motivo que justifique, a ele caberá sofrer o mesmo destino de Bolsonaro, ou seja, o impedimento. Trauma por trauma, que venha mais um ou dois. Já estamos calejados, mesmo.
-
Sandro Carvalho
Bolsonaro aceitará um resultado negativo nas eleições de 2022? Imaginem o clima que será a campanha pela reeleição e como isso implicará na aceitação de um resultado desfavorável. Se há algo que as instituições não podem fazer é ceder a Bolsonaro em toda tentativa que ele fizer para enfraquecer o regime democrático. Toffoli acha que pode ser conciliador porque talvez se lembre, como advogado que foi do PT, de como Lula foi conciliador, só que Lula teve como opositores os civilizados DEM e PSDB.
-
TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA
O Brasil votou errado e não sei qual a vantagem do impedimento do presidente. O vice com certeza é mais preparado e não é desvairado, mas me parece comungar com toda a agenda reacionária, tanto nos costumes quanto na economia. E também, a democracia não pode sobreviver a constantes impedimentos. Isso dará forças às idéias antidemocrática dos reacionários. Temos é que vencê-los nas urnas em 2022.
-
Henrique Oliveira
O melhor é termos paciência e defenestrarmos este desprezidenti do palácio em 2022. Uma vez que FHC, Lula e Dilma foram reeleitos, para ele será uma colossal humilhação não sê-lo, porém é o mínimo que ele merece. Sentimos muito, mas fazer o quê?!
-
Sandro Carvalho
Você é tão otimista assim para achar que Bolsonaro aceitará uma derrota em 2022?
-
-
PAULO ROBERTO HASSE
Mais um pouco e o colunista parece nem permitiria a posse do presidente eleito de forma democrática , tal sua frustração com a livre escolha do povo . Respeito pela escolha do povo é a manifestação imparcial de democracia e principalmente de veículos de comunicação ,principalmente daqueles que prezam por credibilidade .
-
Sandro Carvalho
O povo também escolheu Hitler. E quando se fala em impeachment, é pela democracia que se fala. Por muito menos Collor e Dilma cairam. Collor, por um fiat Elba; Dilma, por pedaladas fiscais que seus antecessores também praticaram. O interesse do povo pela democracia é menor que o interesse pela manutenção d'um governante errático, beligerante, que não esconde desapreço pela democracia e a luta contra o coronavírus? Logo sobrevirá grande crise econômica global. Vc vê o Brasil preparado? Pense!
-
ALEXANDRE DE CASTRO
"Causam grandes prejuízos os que louvam os idiotas"(Democratas).
-
-
Alberto A Neto
A diferença entre Collor e Jair - os governos Jet Ski -, reside no fato de que aquele a quem Geisel conferiu o epíteto de 'Um mau militar' já copiou o modus operandi romano de Júlio César: régia remuneração dos generais. A Caserna é uma festa; soldos faraônicos e previdências privilegiadas pelo Posto Ipiranga. Impeachment, sem chance. A Democracia brasileira, um caco. O Estado, aparelhado. A Sociedade, em transe. A Economia, catastrófica. Além do vírus, a intervenção militar está no ar.
-
Rafael Pimenta
Impeachment já! Quanto antes o tirarmos, tanto mais vidas salvaremos como mais rapidamente a economia sairá da recessão. Pressionemos as autoridades competentes via redes sociais, emails etc. Vamos salvar o Brasil!
-
André pedrosa
Os militares brasileiros, já eram uma vergonha, pelos anos que ficaram no poder, na marra, e deixaram o país numa grande crise sócio-econômica, agora se juntam, com um presidente desprezível, para mais uma vez, mamar na teta do sistema!
-
eli moura
Os militares parecem tutelar a falta de acao do governo pro covid. Parecem apostar no caos social e económico pra justificar a intervenção. Não está dando certo. A nação jamais os perdoarao. Seremos isolados como a Venezuela. Não há como esperar boia salva vidas do Trump. E mais que hora do meia volta volver.
-
Marcos Serra
O ocaso, fase da vida que, mais cedo ou tarde, chegará para todos nós parece ter sido antecipado para o Jânio. A falta de inspiração, de criatividade e a dificuldade nas sinapses, faz com que se busque a ficção que se criem teorias conspiratórias, que se adote uma escrita medíocre para agradar os remanescentes de um público outrora numeroso. Acresente-se à fórmula um linguajar agressivo, palavras chulas e temos a receita perfeita para agradar fanáticos e incautos com pouco discernimento.
-
Paulo Sergio de Souza Moreira
A impressão que tenho, é que só faltou citar que todos devem sair e o Lula assumir tudo novamente.
-
-
Samuel Gueiros Jr
Alguns vice-presidentes do Brasil tornaram-se agradáveis surpresas. Itamar Franco reuniu uma das melhores equipes ministeriais que gerou a era FHC. Temer conseguiu a Reforma Trabalhista e equilibrou as finanças preparando o terreno para o sucesso da nova administraçao que infelizmente desviou-se. Mourão é mais culto, tem experiencia internacional e perfil de estadista. Deve empreender a pacificaçao e recuperaçao do país. Mourão desperta muito mais esperança do que inquietação.
-
domingos souza
Mas, é militar!
-
-
JOSE GENIVAL DA SILVA MOREIRA
É jornalista Jânio de Freitas e Folha de são Paulo, a vontade de vocês em verem Bolsonaro fora do poder não será concretizada, é fato, nós temos o povo e sua militância e o exercito para dar sustentabilidade as leis, a democracia e a governabilidade, uma pena essa sua atitude anti democrática,vai ficar só na vontade mesmo.
-
Luiz Alves
'povo e militância' !? Do cartão corporativo!!
-
-
JOSE GENIVAL DA SILVA MOREIRA
Infelizmente, essa vontade da Folha e de alguns dos seus colunistas não serão concretizadas, Collor caiu por um esquema pesado do legislativo, uma verdadeira armação, Dilma idem, armaram, mais para os dois tem um fato concreto, cometeram crimes, já Bolsonaro, que crime cometeu?,a não ser, combater a corrupção, os meios de comunicação populistas e socialistas como a Folha, que, estavam acostumados a serem bancados pelo dinheiro farto do povo brasileiro, Acabou a moleza, trabalhem.
-
Rodrigo Ricoy Dias
Os crimes de reaponsabilidade são apontados desde o início do mandato. Hoje encheriam um catálogo. Mas é óbvio que o senhor já sabe disso, assim como sabe que a Folha não é socialista.
-
-
Nelson Vidal Gomes
Até que enfim,depois de cerca de uma década como assinante deste prestigioso jornal,me vejo obrigado moralmente a elogiar este artigo do ilustre jornalista Jânio de Freitas!Parabéns!Permita-me lhe pedir que continue assim,sem petismo,sem lulismo e a serviço do Brasil,como aqui se vê.Deus Seja Louvado!E um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
-
Nelson Vidal Gomes
Até que enfim,depois de cerca de uma década como assinante deste prestigioso jornal,me vejo obrigado moralmente a elogiar este artigo do ilustre jornalista Jânio de Freitas!Parabéns!Permita-me lhe pedir que continue assim,sem petismo,sem lulismo e a serviço do Brasil,como aqui se vê.Deus Seja Louvado!E um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
-
Jose Renato Monteiro
Bolsonaro está fazendo tudo errado, mas, escolheu bem o vice.
-
Gabriel Ghilardi
Sr. Jânio, se Aécio não foi condenado ou processado, foi pelo simples motivo de não haver provas. Se as houver, proceder-se-á ao devido processo legal. A mim, os petistas são bolsonaristas com o sinal invertido, pois quando estavam no governo eram tão obscurantistas e anti-democráticos quanto o atual mandatário, ainda que não usassem uma linguagem tão chula.
-
Nelson Vidal Gomes
Correto!A linguagem chula usam-na agora,eu que o diga,como um anti-petista radical que sou os reconheço pela forma como respondem aos meus comentários.Quase sempre me rotulam de "Bolsominion" nunca de anti-petista.Isso pra eles não existe,ou não pode existir.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
-
-
Wagner Castro
Bolsonaro é um déspota estúpido. Mourão é um déspota esclarecido. Ambos, portanto, déspotas.
-
Daniel Dias Damasceno
Para a esquerda "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Xeque mate.
-
Paulo Aguiar
Duas nulidades ... Brasil está acabado
-
RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA
Se forem comparar o patrimônio econômico-financeiro dos envolvidos na Lava Jato, o Lula fica longe da maioria. Entretanto, a força tarefa de Curitiba se concentrou na figura do ex-presidente Lula, deixando para trás figuras conhecidas do PSDB e do PMDB. Daí a desconfiança das verdadeiras intenções de Curitiba, cujo alvo era quase que exclusivamente no petista.
-
Leo Ribas
Engraçado, qual desses velhos partidos saiu bem do processo de depuração da lava-jato? Nenhum! Inclusive o coitadinho do PT ainda tem a maior bancada eleita. Não interessa o quanto roubou pra si, mas ter atuado pessoalmente para que o sistema político corrompido se tornasse o q revelou a lava-jato foi, sim, obra do Sr Lula. Infelizmente.
-
ALEXANDRE DE CASTRO
Faz me rir!!! O Cara Barbudo e seus companheiros se apropriaram de um patrimônio Bilionário de nossos astronômicos impostos!!!
-
-
M Rodrigues
O problema do impeachment não é o Mourão. O problema do impeachment AGORA é a CONSTITUIÇÃO. Se ocorrer impeachment antes da metade do mandato o congresso teria que convocar eleições e em qualquer eleição AGORA, o Lula, ou quem ele indicar, vence. Teremos que aguentar a "Rainha Dna. Maria a L..." até Janeiro. Completada metade do mandato, ele será afastado sem dó nem piedade e ele e os filhos irão para a lata de lixo de descartáveis da história.
-
Tadeu Roberto Corbi
Não meu caro. Em caso de impeachment assume o vice (vide temer). Somente seriam convocadas novas eleições em caso da cassação da chapa eleita (no caso, o celerado e o Mourão). Se esta cassação se der depois da metade do mandato, sequer eleições diretas são convocadas: a eleição se dá por um colégio eleitoral.
-
-
Rodrigo Ribeiro
Bolsodoria! Bolsodoria! Bolsodoria!
-
Luiz Pinheiro da Guia
Infelizmente vamos ter que aguentar até o fim do mandato. Não há líderes. Nem perspectivas positivas. Entra e sai de ministros e secretários. Venda de cargos. Os votantes se iludiram com a propaganda anti petista e a falsa propaganda contra corrupção, na época. Só resta esperar.
-
Gabriel Ghilardi
Poder-se-ia intentar um governo de união nacional em torno de Hamilton Mourão. Compor-lo-iam desde a centro-esquerda à centro-direita. Todos que defendem a democracia. Seria, real e verdadeiramente, a salvação do Brasil, com um exemplo de tolerância e diálogo, que são a a argamassa com a qual se constrói a pétrea e marmórea torre da democracia.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Não precisa de lider, qualquer um entre os candidatos à presidência na ultima eleição era melhor, ou menos pior, do que esse estrupício.
-
-
Agricio de Jesus Silveira
Sem dúvida o impeachment seria uma saída, mas ainda não temos a maioria no congresso; os evangélicos por exemplo sempre votaram contra nossos interesses; sem falar do Centrão que também é uma incógnita...
-
Paulo Zacarias
Cláudio, os "interesses" dos evangélicos é a tomada do poder e um estado teocrático. A maioria faz uma leitura rasa da Bíblia e segue o messias que tiver o berrante do moralismo da vez. São, como o líder, contrários a tudo que favoreça um Estado Democrático de Direito. Sonham com um Brasil dominado por uma ditadura verde-oliva. Um repeteco da inaugurada em 1964. Já durante os governos de 2003-2016 você não acordava sob ameaças institucionais. O Brasil era respeitado por dentro e por fora.
-
CL UDIO DE SOUSA CRUZ
Quais seriam esses "nossos interesses"? Se foram os interesses vigentes entre 2003 e 2016, PQP!
-
-
Angelo Batista Goulart
A conjuntura politica nacional do ataque a Democracia, do anti-petismo , da extrema -direita, dos votos de cabrestos dos neo- pentecostais , dos fascistas travestidos de verde -amarelo e a ingerência dos militares nos destinos da politica Brasileira , fez surgir a autocracia presidencial contra as instituições ! Não podemos nos sucumbir como nação e como povo livre de sermos subjugados por interesses alheios aos dos brasileiros !
-
Alberto A Neto
Hitler foi ponderado até chegar à Chancelaria. Em 1930, sua entrevista ao Diário de Notícias de Portugal mostrou Hitler jurando respeito à lei e à ordem - exceto o Tratado de Versalhes -, e guerra total ao inimigo soviético, com quem depois pactuou para invadir a Polônia. Menos, Jânio. A diferença nada tem a ver com Mourão. O 'mau militar' na presidência imitou César. Pagou regiamente seus generais. A Caserna é só festa. Provável é a intervenção militar. Impeachment, jamais.
-
JOÃ O MUCCI
Este é o Brasil, o eterno país do futuro, com sua democracia de faz de conta e seus políticos malucos, doidões e pirados.
-
MARLUCE MARTINS DE AGUIAR
Forabozovirusemourãocorona !
-
REGINALDO ANDERSON ARAUJO
Eu vejo outro motivo para que o congresso não se anime com a idéia do empiche. O presidente mostrou em tempos recentes que discursa em um sentido e assina papéis em outro. Se não ajuda muito o legislativo, também pouco atrapalha. Virou cão que ladra e não morde.
-
Maria Bethania Malato
Eu não poderia respeitar um presidente (Mourão) que, na condição de general , consente em ser vice de um capitão para o qual é obrigado a bater continência, a troco das vantagens e do status do cargo. E pelas suas últimas manifestações contra o STF não é nenhum democrata.
-
Thiago dos Santos Molina
Caro Jânio, temos uma saída ainda esse ano para os dois: a cassação da chapa pelo TSE. Porém, o ministro simplesmente sentou no processo e nem ouvir testemunhas da ação criminosa de empresários que "foram de graça" irrigar os robôs do ódio.
-
OTAVIO DE CASTRO ALCANTARA JUNIOR
Acho que seria um rabo de foguete para qualquer candidato entrar com país na situação dessas. O país já vinha com expectativa de crescimento zero antes da pandemia , o que foi bastante agravado. As reformas trabalhistas e da previdência não surtiram nenhum efeito na atração de investimento externo, vide os leilões do pré-sal. O modelo liberal proposto por Guedes está totalmente fora de contexto. Os americanos estão se fechando e a China é rejeitada estupidamente pelo governo atual.
-
Hercilio Silva
O TSE já julgou isso. Fez vista grossa. A saída institucional é difícil e complicada.
-
-
Galdino Formiga
Vontade não é realidade. É preciso mais argumentos.
-
Sergio Siqueira
Mandetta , como político, conduziu muito bem a gestão da saúde com explanações simples , articuladas e convincentes. Entre Bolsonaro e Mourão não existe diferença. O pensamento militarizado em ambos , pressupõe-se o desastre já na continência .
-
Chang Up Jung
Mais uma prova de que essa imprensa só tem medo é dos militares.
-
Jenny Gonzales
Que prova?? Aprende a escrever com raciocínio claro, Chang.
-
-
Luiz Carlos Teixeira do Nascimento
Jânio, sempre certeiro. Parabéns.
-
Andre Ferraz de Toledo
Como sempre, parabéns Jânio
-
Valdeci Gomes
Excelente Jânio, não comento pelo receio de macular brilhante explanação.
-
Alberto Melis Bianconi
O problema do establishment não é Mourão, mas a pandemia mesmo. Qualquer político na presidência perderia apoio político na pandemia, mesmo Bolsonaro vai acabar perdendo. Então o cálculo é simples: melhor deixar Bolsonaro se queimar, mesmo que isso signifique um maior número de vítimas. Mas não nos cabe fazer esse cálculo, precisamos tirar esse desastre da presidência o quanto antes. https://www.change.org/fora_Bolsonaro
-
roque alves
O Brasil não pra amadores. Obrigado , Jânio de Freitas, meu domingo começou muito bem .
-
gerson tavernari
Não podemos esquecer uma pérola desse senhor, a de que o décimo terceiro salário é uma jabuticaba! Salários são pagos mensalmente no Brasil, logo, se pensarmos no ano de 52 semanas temos mais um mês a ser pago a cada trabalhador. Ele não sabe fazer contas?
-
filipe moura lima
Temos Janio, temos esperança!
-
José Bernardo
É ironia cruel que o país chegue ao momento mais grave de sua história recente tendo à frente de suas principais instituições democráticas figuras com a estatura que estamos vendo...
-
WILSON FILHO
Em um passado recente já tivemos bem pior, onde um condenado e um poste deixaram milhões de desempregados como legado. Essa é a verdadeira pandemia, que esse governo herdou, e não é fácil de extermina-lá, pois o congresso a alta cúpula do judiciário encontra-se aparelhado ainda, pelos Srs referendados acima. A corrupção ainda impera.
-
-
Ayer Campos
Mourão, de fato, é o maior perigo. Se JB é, por sua biografia e caráter, um fraco manejável, do qual os generais poderão se livrar (ou se abster de sustentar) a qualquer tempo, as inconfessáveis fabulações melancólicas ('como poderia ter sido!...) de Mourão, uma vez traduzidas para a ação de governo, não serão facilmente manobráveis - pela provável tendência a expressar e ativar as aspirações corporativas do generalato em geral. Ominoso.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.