Luiz Felipe Pondé > Bolsonaro, escute: na democracia não existe frases como 'quem manda aqui sou eu' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. José Lemos da Silva Filho

    Pondé saiu do pedestral da direita e do conservadorismo para se posicionar corretamente contra o boçal. Aliados dele estão se cansando. Impressionante, como o cara consegue construir inimigos. Só quero saber o que fazemos com essa horda de zumbis vestida de amarelo e com boca espumante!

    Responda
  2. Emerson César de Campos

    À mimese de Pondé, Caravaggio (1572-1610) muito bem pintou a tela Madalena arrependida. Pondé, deverias saber que o voto tem suas responsabilidades. Era favas contadas que ao colocar um celerado e com sérias dificuldades cognitivas na presidência, cedo ou tarde arrebentaria nisso. E olha que conservadores tinham tantas opções: Ãlvaro Dias, Amoedo, Meirelles e até mesmo o picolé de chuchu. Mas não... resultado tá aí. Como dito o voto ( e mesmo o silêncio) tem suas responsabilidades.

    Responda
  3. Ana Cintia Lazary Serour

    Esse artigo está carregado de ódio. Aliás, a imprensa de um modo geral está com ódio demais, isso não é bom. Prefiro argumentos contundentes, irretorquíveis e incontestáveis do que opiniões candentes.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Deus me livre e guarde de vc !Enxerga ódio em tudo. É uma manifestação de descontentamento. Só isso. Um desabafo. Muito justificado.

  4. bagdassar minassian

    ... entenderam ou sera preciso desenhar?

    Responda
  5. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Pondé fake? Não acredito. Um menino arretado da por.ra como ele não se deixaria enganar a esse ponto. Ou, por outra: com inteligências como a do Pondé, o que será de tontos como nós?

    Responda
  6. eduardo godoy

    Ponde, que se auto-define como um liberal-conservador, (liberal nos costumes, conservador na economia), a muito tempo estava devendo, um posicionamento, claro, a respeito, desde governo, proto-fascista! Hoje, alinha-se, de maneira contundente, ao movimento de resistencia democratica, deste pais!Bravo!!!

    Responda
    1. TERESA NUNES DE PAIVA

      Concordo com você, até que enfim,Ponde se posiciou e forma contudente!

  7. wagner da silva bento

    Essa pérola saiu após longa meditação...no banheiro.

    Responda
  8. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Escrevi até ao momento 255 crônicas em forma de poema, a 1ª em 10/10/2018 quando minha esposa após 45 anos de casados se tornou parte das milicias fanáticas bolsonarianas e a última ontem, Sou escritor talvez as publique para as pessoas no futuro saberem a que ponto chega a paranoia e fanatismo, dessa gente golpista das redes sociais.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Lamento por você meu carro. Espero que consiga publicá-las. O futuro precisará do nosso testemunho.

  9. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Escrevi até ao momento 255 crônicas em forma de poema, a 1ª em 10/10/2018 quando minha esposa após 45 anos de casados se tornou parte das milícias fanáticas bolsonarianas e a última ontem, Sou escritor talvez as publique para as pessoas no futuro saberem a que ponto chega a paranoia e fanatismo, dessa gente golpista das redes sociais.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Antonio, até imagino seu sofrimento. Dormindo com o fanatismo. Sinto muito.

  10. Edgar Candido Ferreira Candido

    Parabéns Pondé, gostei do nome dado aos poucos que estão nas ruas a favor do Bolsonaro, não são apoiadores, são uma 'GANGUE'. Como é difícil o ser humano, nos comentários aqui, aqueles que divergem do Pondé, que é natural, ao lerem este artigo, não conseguem separar a divergência com o Póndé do conteúdo deste artigo, que está claro e preciso.

    Responda
  11. wagner da silva bento

    Vai catar coquinho filosofo à brasileira!

    Responda
    1. TERESA NUNES DE PAIVA

      Seu comentário é o resumo.de tudo que o filósofo fala. É condição para ser bolsonarista ser desalmado, arrogante, ignorante, sem nenhuma educação etc.....

  12. dereck de Sousa

    Saiu da caverna de Platao.

    Responda
  13. Alberto A Neto

    Engano panglossiano do filósofo. As Forças Armadas nunca se afastaram da ditadura. Nunca reconheceram os golpistas, muito menos seus torturadores de ofício. A ponto do Brasil ser o único país que não julgou seus generais por crimes no Cone Sul, a pretexto de uma Lei de Anistia que o STF em seu dia mais sombrio convalidou, no voto Minerva de Eros Grau. A tropa de choque bolsovique tomou o aparelho estatal. A PF é a NKVD do Bolsonaristão. A intervenção pretoriana é lenta, gradual e segura.

    Responda
  14. Carlos Zalaf

    Não entendi. E os Generais e muitos oficiais maiores das Forças Armadas que já fazem parte deste governo? Mourão, Heleno, Braga e outros milhares em ministérios que nada têm a ver com a Defesa, aqueles nos ministérios da Educação, Saúde..... não são cúmplices do “ churrasco na varanda” e dos supostos crimes apontados pelo Doutor Filósofo? Parece um texto de adulação ou, no mínimo de condescendência com as Forças Armadas . Parte de sua cúpula, infelizmente, já tomou partido. Partido errado.

    Responda
  15. diogo de sa leitao marques

    Ao fim, um artigo superlativo sem diminutivozinhos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sou obrigado a concordar com você. Finalmente um artigo do Pondé sem ironizar os inteligentinhos e usar outros diminutivozinhos ridículos.

  16. Marcelo Silva

    Você quer dar uma de superior sem condições para isso, Pondé! Apoiou como uma fera a derrubada de Dilma, sem crime e a prisão de Lula sem provas! Você não é muito melhor que eles!

    Responda
    1. Guilherme Ramos

      É piada isso né? Acreditar que a derrubada da Dilma foi sem motivo e falar que a prisão do Lula foi sem provas é o mesmo que acreditar em Terra plana. Essa idolatria por político vai levar o país ao caos

    2. Hernandez Piras Batista

      Desde quando ser contra o PT é ser a favor do Bolsonaro? Petistas radicais adorariam se isto fosse verdade. Ou nós ou Bolsonaro. Felizmente, não é. Há vida entre o PT e a extrema-direita.

    3. Jove Bernardes

      Marcelo, o assunto aqui é Bolsonarismo, ok?

  17. Jorge Sá de Miranda Netto

    Só a gangue? A familícia é pior.

    Responda
  18. Dartagnan Santos

    Ora vejam... temos mais um bozominion arrependido ?

    Responda
  19. Rafael Gonzaga

    Parabéns Pondé. Excelentes colocações. Mantemo-nos vigilantes.

    Responda
  20. Ricardo Henrique Arouche de Toledo

    O fantasma da demissão refletiu diante do espelho

    Responda
  21. Gustavo D'Araújo Borges

    Faltou uma autocrítica. Mas parabéns pela defesa do que é correto. Finalmente.

    Responda
  22. LUCIANO NEDER SERAFINI

    Excelente reflexão!! Trata-se de uma gangue que se leva a sério. Patético!!!

    Responda
  23. Reginaldo gomes do nascimento

    Quanto ódio num mesmo texto! Assim vc se igualou a quem vc atacou ! Vamos pacificar.

    Responda
    1. Edson Saito

      Kkk, que robô id ota.

    2. Alberto Henrique

      Vai nessa de pacificar de dialogar ,enquanto isso Bolsonaristas montam em cima de nós.

  24. CLOVIS RAMALHO MACIEL

    Pondé abriu os olhos? Uma epifania? Sinceramente, desconfio do que escreveu pois foi muito antifascista e humilde para ser Pondé. Talvez esteja fazendo análise ou sendo medicado. Parabéns,de todl modo, pelo texto de HOJE. "Rasgou o verbo!" "Deus conserve" rs

    Responda
  25. celso bittencourt

    O Problema do Mundo de Hoje é que as Pessoas Inteligentes estão Cheias de Dúvidas, e as Pessoas I d i o t a s estão Cheias de Certezas...- Bertrand Russell

    Responda
  26. moacyr da Silva

    Finalmente alguém que se diz professor de Filosofia começou a refletir ! Espero que continue neste exercício de refletir a conjuntura atual.

    Responda
  27. Marcia Cunha

    Dia desses quando vi o Paulo Cintura ao lado do genocida que nos desgoverna, jurei que ela o Pondé! Nem caio nessa ladainha de pseudo filósofo!

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Kkkk! Não é que parecem!

  28. Carolina Figueiredo

    Hoje, Pondé mirou todas as suas provocações na direção merecida. Todos nós com a mesma direção. Basta!

    Responda
  29. Ricardo Thomazine

    Está correto, porém atrasado. Exceto em uma coisa: Colocar confiança, fé ou esperança de que os militares garantirão a democracia. Duvido!

    Responda
  30. Claudio L Rocha

    Verdade é que enquanto quase setenta% do povo obedece a quarentena, bolsonaro e seus apoiadores destila odio com demonstrações de desprezo as instituições e a dor pelo qual passa a nação, exibições de arrogancia tipo quem manda é nos, como se fossemos uma nação de retardados. O brasileiro, muitos dos quais ajudaram eleger esse homem, estão indignados e irritados e ele sabe disso, a quarentena vai passar enquanto isso bolsonaro demonstra to nem ai, e passeia de jetski enquanto povo sofre

    Responda
  31. Antonio Carlos Moreira

    Pondè fala em “esmagar a estupidez”. Perfeito. Agora, adivinhem de que são estas frases, sobre a ambientalista Greta Thunberg: “A guru mimada”. “Branca de Neve raivosa”. “Mimimi raivoso chique”. Bolsonaro chamou Greta de “pirralha”, mas essas frases não foram dele. São do mesmo Pondè, que agora diz: “Esses idiotas que berram a favor da ditadura”. Pelo jeito, o articulista da Folha escreve olhando-se ao espelho.

    Responda
  32. Geraldo Magela

    Foi avisado, ele não. Eu como tenho miolos, votei em um professor de universidade, um economista, um advogado, um grande ministro da educação e em um grande prefeito de São Paulo.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Apoiado, Geraldo! Pena que o xará desavisado aí de baixo escolheu o anticristo!

    2. MARCELO DAWALIBI

      Parabéns, Magela, você é um Iluminista. Não sei como consegue se misturar a nós do populacho. Seu lugar é na Sorbonne.

    3. Geraldo Magela

      Sr. lave a boca com soda e sabão ao se referir ao grande Fernando Haddad. Talkey!

    4. Beto Rezende Rezende

      Mas poste de uma gang. E título não confere honestidade a ninguém.

    5. Paulo Moreira

      Para com essa besteira de quem votou em quem, eu votei em bolsonaro e reconheço que errei o meu voto. Se vcs ficarem atacando todos que votaram, e que hoje não votariam mais, sabe o que vai acontecer? Nunca formarão maioria para vencê-lo.

  33. Maria Lopes

    Ora, ora, ora. Pondé, o inteli gentinho (retiro o diminutivo quando fala de Filosofia e Teologia), finalmente admitiu que apoiava boS Sais (esta foi em homenagem ao Caver nícola da EducaSSAo). Como dizia vovó, antes tarde do que nunca. Muito melhor do que vários inteligen tinhos (sem ressalvas) que náo admitem que amarraram o bur ro no lugar errado.

    Responda
  34. Alexandre Miquelino Levanteze

    Calma gente um texto só não faz verão, aguardemos, pode ter sido delírio da covid.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Credo, ainda tem gente assim!

  35. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Os tucanos da imprensa foram ver como era a extrema-direita. Repudiados, na volta viram que o galho já estava ocupado. Agora desplumados, vestem-se de Madalena Arrependida. Bem-feito para eles, mas o azar foi nosso, como sempre com esses tucanóides.

    Responda
  36. Isabele Haruna Ono Zamaro

    Pondé acordou, caiu a ficha. Assim como Lobão, Carlos Vereza, Alexandre Frota, Joice hasselman e companhia. Enfim, emergiu da fossa negra bolsonarista.

    Responda
  37. Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

    Hoje Luiz Felipe Pondé fez o dever de casa estabelecido pelos donos da Folha de SP. Tem de fazer jus ao contrato de colunista.

    Responda
  38. Denise Maria Osborne

    Ponde mudou de lado?

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Adriana, vc resumiu com maestria a ópera. Concordo! É isso mesmo.

    2. Adriana Maccacchero

      Não compartilho com todas as opiniões do Ponde, mas um professor de filosofia não teria como apoiar autoritarismo e ditadura. Só se não acreditasse no que ensina.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Carolina, curta é a cabeça dele. Do Pondé, digo.

    4. Carolina Figueiredo

      Pondé não tem lado. É o entendimento das pessoas é que é curto.

  39. Nilse Marcelo Belém Teixeira Coelho

    Independente das obtusidades políticas do Pondé, devemos admitir que este artigo é maravilhoso, aliás sublime! Por isso, e por muito mais, vale a pena ser assinante da Folha.

    Responda
  40. Maria da Graça Pimentel

    Em 2018 o presidente foi eleito democraticamente mesmo a imprensa expondo aos eleitores de sua idolatria por torturadores e pela ditadura, e suas infâmias envolvendo mulheres, afrodescendentes, gays, etc. Em 2018, ele foi eleito com promessa de por fim à 'velha polícita'... Desde então, estamos sofrendo as consequências... A culpa é do PT, mas não adianta reclamar... temos que ficar, sim, de vigília e conversar, conversar, conversar ....

    Responda
    1. Claudio L Rocha

      A culpa não é do PT, o psdb se esforçou com a midia tanto para destruir o partido, que acabou retirando a ja pouca credibilidade que ainda se tinha nos politicos, ja que descobriu-se que aqueles que acusavam estão até mais sujos que aqueles que acusavam, Enfim. com ajuda da globo e primos ajudaram eleger o que de pior existe em termos de politico, o povo não ouvia os avisos pois estava revoltado e desgostoso, se o pior não ocorrer que a aprendamos a lição

  41. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Esse e o Pondé? Ou é outro, algum homônimo dele? Estranho! O que houve com ele? Mudou de posição? Apoiar a candidatura de Bolsonaro, acreditando que ele seria o que não é, significa não saber quem Bolsonaro era antes. Apoiar Bolsonaro para depois arrepender-se porque se decepcionou com o presidente é não ter visão antecipada da história. Quem tem visão histórica jamais cairia no conto do vigário do bolsonarismo. Quem tem percepção histórica não tem arrependimento, pois nem votaria no Bolsonaro.

    Responda
  42. Barbara Maidel

    Maio de 2020. O elefante estava na sala desde outubro de 2018 e Pondé fingia não ver. Fingia ser apenas um besouro incômodo. O elefante quebrou o sofá, sentou no colo de uma idosa, jogou a televisão pela janela. E Pondé achava que podia ser pior, que já tivemos a visita de elefantes piores. O elefante destruiu a sala, impediu a vida tranquila da família. Só em maio de 2020 Pondé achou que era hora de parar de murmurar e se colocar em pé contra o elefante na sala. Está atrasadíssimo.

    Responda
  43. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Uai, cadê o Pondé? Não foi ele quem escreveu isso... não foi mesmo.

    Responda
  44. Cloves Oliveira

    Vá lá que o artigo tenha sido escrito num momento de ira, mas nem isso serve de desculpa para a sua falta de coerência. Assumindo que o Bolsonaro et caterva sejam realmente b/oçais, então qual é o risco à nossa democracia? Apesar da má reputação que os d/itadores, merecidamente possuem, é um equívoco acreditar que todos sejam b/oçais, do contrário não permaneceriam no poder por tanto tempo. B/oçais são incapazes de se re-eleger, portanto os dias do JMB no poder estão automaticamente contados.

    Responda
  45. Galdino Formiga

    Opinião tardia.

    Responda
  46. Sidmar Garcia

    Madalena arrependida... quem diria!

    Responda
  47. Valdir Silva

    Quem diria, chegou o dia em que concordo quase tudo o que escreve o Filósofo !!! Pensei que nunca chegaria, mas ressalto, ainda é muito pouco ....

    Responda
  48. EDSON PEIXOTO DE RESENDE FILHO

    Ops! O sofista acordou! Olha a isonomia (igualdade diante da lei) aí minha gente! O sofista quase perdeu o kairos (tempo oportuno) de abandonar o barco!

    Responda
  49. Valdir Silva

    Quem diria, chegou o dia em que concordo quase tudo o que escreve o Filósofo !!! Pensei que nunca chegaria, mas ressalto, ainda é muito pouco ....

    Responda
  50. Eduardo Arantes Nogueira

    Manifesto lúcido e contundente, a denunciar o Febeapa bolsonarista.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Manifesto extremamente atrasado. É bom que tenha vindo, mas não merece elogio. Se Pondé leva quase dois anos para ver que Bolsonaro no poder é aberração, baixaria e fascismo, Pondé precisa trocar de óculos. Ou de valor moral.

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.