Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jorge artur

    matéria totalmente idiota, tão fraca quanto a entrevista dele na CNN. Diga logo: eu tenho ódio do Bolsonaro por ele ser admirado e eu não.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Admirado por bo.ssais ? Só teve 39% dos votos possíveis e depois encurtou mais sua legião de fãs com as besteiras que fez e falou.

    2. MARCELO DAWALIBI

      Admirado não é. Apenas é bajulado pela seita de fanáticos terraplanistas iguais a ele.

  2. jorge artur

    matéria totalmente idiota, tão fraca quanto a entrevista dele na CNN. Diga logo: eu tenho ódio do Bolsonaro por ele ser admirado e eu não.

    Responda
  3. MARCELO DAWALIBI

    Excelente texto. Logo surgirão os ressentidos que farão as chorumelas do tipo -Ain, mas você ajudou a eleger esse Presidente -, como se a eleição do Bolsonaro tivesse sido fruto das críticas aos erros do PT, e não desses próprios erros. O atual momento é grave e impróprio para trocas de acusações: todos os que lutam pela Democracia deveriam se unir contra os desmandos desse Governo.

    Responda
  4. JOSE LINO DA SILVA

    Fiquei pasmo com Pondé hoje! Excelente e arrojado.

    Responda
  5. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Ora Pondé, temos coisa mais seria. Bozô é piada de botequim. Veja. Cov-19 está revelando quanto é triste e preocupante ignorância em nação de baixo nível cultural. Pandemia é coisa de classe média pensa a maioria. Pobre Brasil. Porem tem a verdade que não quer calar. O Homem pisou na Lua em 21 de julho de 1969. Século XXI Coronavirus derrota a humanidade. Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida. Arnold Toynbee

    Responda
  6. Ayer Campos

    A crise chegou a Pondé, o que não é mau, já que ironia e sarcasmo tem hora e ocasião. O que espanta é ver um filósofo tão avesso ao absoluto ('comme il faut', aliás) apostar suas fichas nos militares em vestes civis como regeneradores dos costumes políticos. Não entre nessa melancolia, professor...

    Responda
  7. Henrique Marinho

    Através da história, os povos geram líderes de grande valor, em momentos críticos. César apareceu após os desmandos do senado romano, Cromwell nasceu depois do abuso da monarquia inglesa, e Napoleão surgiu do incêndio da revolução francesa. No Brasil, o lulopetismo pariu um as no.

    Responda
  8. Adailton Alves Barbosa

    Texto claro e objetivo.

    Responda
  9. José Eduardo Leão Franchi Ferreira

    O verbo "existir" é pessoal e deve concordar com o sujeito.

    Responda
  10. Gabriel Floriano Costa

    Apesar de não ter dito explicitamente, nas entrelinhas Pondé acha justificável uma ditadura no contexto da guerra fria.

    Responda
    1. Carolina Figueiredo

      Questão para refletir.

  11. Roseli Santana

    Bravos, Pondé. Nunca pensei que ia dizer isso, mas você lavou a minha alma. Precisamos de mais artigos como o seu. É preciso resistir. Não podemos nos calar.

    Responda