Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Braga

    Você pode não gostar, mas dizer que Bolsonaro promove a corrupção me parece calúnia. Estão com saudades do Gedel Vieira Lima, Lobão, Dirceu, Palloci, Renam, e o Cabral a quem o presidiario disse ser um dever civico votar. Memória curta!

    Responda
  2. Maria da Graça Pimentel

    Como divulgado pela mídia há poucos dias, o general Augusto Heleno disse em convenção PSL em 2018 'O centrão é a materialização da impunidade, ele vai lutar pela impunidade' depois de cantar ''Se gritar pega centrão, não fica um meu irmão'' ... hoje ele é Ministro do Gabinete de Segurança Institucional.. ou será 'Gabinete de Segurança Centrão' '??

    Responda
  3. Eduardo Ribeiro

    10.000 ? Coloca 100.000 aí meu caro. A coisa vai piorar muito com esse gov de m... que temos!

    Responda
  4. benjamim picado

    essas duas últimas frases...

    Responda
  5. Maria Lucia Cocato

    Excelente!

    Responda
  6. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Quem controla o país não são suas instituições. É a elite das elites. Se a sua pauta não é incomodada qualquer regime vale. O que importa mesmo é o meio para manter o controle (será igual a como a frase famosa "Os meios justificam os fins"?). Os babacas, de fato, somos todos nós. Aliás, Paulo Guedes reforçou nossa qualidade na live que participou ontem (10/05/2020).

    Responda
  7. Marcelo Almeida

    Lá atrás, quando o Joaquim Barbosa e o Gilmar Mendes rasgaran a precaução do cargo quanto ao posicionamento político para atacar um partido específico, já sabiam das consequências. Eu não vou defender uma instituição que foi tomada pelo personalismo e corporativismo frente a um presidente que vocês mesmos ajudaram a eleger. Ou acham que esqueci do aumento que receberam por blindar o Temer e ferrar com a Dilma? O discurso republicano de hoje não apaga as práticas corporativistas de ontem.

    Responda
  8. roberto oliveira melo filho

    Mais do mesmo. A mesma tese de fundo, de que o tenente recalcado poderia ter feito diferente, podia até ser um fascista civilizado. Haverá sempre uma escória política no Congresso. Assim como existem escórias nas esferas pública e privada. Ao que estamos assistindo é só o reencontro dessas escórias. Tentar enquadrar isso que aí está nos princípios e parâmetros democráticos é, sem dúvida, um grande equívoco, repetido. Os militares já estão no poder. São o verdadeiro esteio dessa autocracia...

    Responda
  9. NACIB HETTI

    O Bozo não está inventado nada. Sarney, FHC e Lula já ensinaram o caminho da minas.

    Responda
    1. Marcos Guedes

      Tem todos os defeitos dessa turma e nenhuma das virtudes.

    2. Daniel Liaz

      A questão é que ele consegue compor.o pior de cada um desses, com o pior de Medici, Costa e Silva etc. e isso sem somar qualidade alguma

  10. roque alves

    O contubérnio de Governo, Centrão e milícias destruiu o pouco que ainda havia de pé no Brasil. Agora , surgem das ruínas e cinzas , um morticínio sem paralelo.

    Responda
  11. roberto foz filho

    As instituições e seus corporativismos arraigados continuam os mesmos. Naturalmente essa postura corporativista, nos 3 poderes da república, é fiadora da corrupção. O que estamos vendo agora, já vimos com Michel Temer, ao assumir o governo com um discurso de integridade moral e combate à corrupção os governantes com amplo telhado de vidro , como nos 2 casos, sofrem as consequências e as devidas cobranças. Haja esqueleto para se esconder nos armários.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Kkkkkk... verdade... Haja armários para contê-los.

    2. nair odete de campos

      não! haja armários pra esconder os esqueletos!

  12. Alexandre Miquelino Levanteze

    Essa associação com o centrão tende e a ser tóxica, corrosiva e suicida.

    Responda
  13. Euclides Cesar Júnior

    Essa coluna é a melhor síntese do bolsonarismo que eu li recentemente. Parabéns.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Muito lúcido o colunista, realmente.

  14. Romero Lima

    Falar em comunismo demostra má fé .Comunismo é coisa do passado. As novas gerações vão ter de procurar o significado da palavra num - motor de busca - na internet. São oportunistas espertos que se valem do desconhecimento do povo. Só faltam falar em- inocentes úteis- expressão muito usado na ditadura.

    Responda
  15. Val Batista

    A deputada de Santa Catarina que ficou, junto com marido, hospedada em São Paulo, com dinheiro e o secretário da saúde que comprou falsos aparelhos respiradores, também de Santa Catarina são ambos devotos roxos do Bozo e pessoas de bem. Tudo o que envolve a gente do Bozo é falso e propenso ao desfalque das verbas públicas. Se as Forças Armadas continuarem dando aval para esse governo vão ter a reputação atrelada a ele. Quantos Historiadores serão necessários para explicar isso no futuro?

    Responda
  16. Joao Pinheiro

    Ainda vejo gente defendendo o Bozo falando mal do PT. Todos já sabem dos erros imperdoáveis cometidos pelo PT e acredito que a maioria já percebeu também que votar no Bozo não era exatamente a saída que se esperava para o Brasil. Trocamos um governo corrupto por um sociopata. Agora que a besteira está feita, está na hora de buscar alternativas verdadeiras. Os salvadores da pátria, está comprovado, não existem.

    Responda
    1. Joseberto R Cruz

      Concordo.

  17. Valdo Neto

    O amor do centrão é eterno enquanto dure e costuma durar pouco cu$tando muito. Quando essa paixão acabar a pátria acordará e cobrará o preço dos seus milhares de filhos perdidos e enterrados em caixões, enquanto seu presidente tira onda de jet ski no lago.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Caixões empilhados

  18. Hildebrando Teixeira

    OBJetivo: se livrar de Jair Bolsonaro p/ voltar a ganhar dinheiro fácil. ESTratégia: desconstruir sua imagem até que perca popularidade e, no balanço de poder, se torne mais fraco que o braço legislativo da qua dr ilha p/ que este tente o "impeachment" (golpe). METa do dia: emplacar narrativas p/ constranger e dividir o apoio ao governo dos militares que, junto c/ o povo, são a grande barreira ao contra ataque da elite de privilégios e pixulecos

    Responda
    1. Marcos Guedes

      "... dividir o apoio ao governo dos militares que, junto com o povo..." . Agora não mais com o povo, agora é junto com o centrão. Acabou!

    2. josé ninguém

      Sua meta do dia: confeccionar o boneco inflável de Roberto Jéfferson, o novo herói, o salvador, o impoluto, o honesto, o defensor, o arauto da nova política, em substituição ao de Sérgio Moro, para utilizar quando fizer sua carreata.

    3. ANTONIO FREITAS

      Bolsominions já estão falando em golpe? Tomara que ainda esse ano precisem puxar o movimento "Bozo livre".

    4. alex carvalho

      Esse robot pode ser desligado?

  19. José Cardoso

    O centrão não salva ninguém. São urubus que se aproximam quando o cheiro da carniça aumenta.

    Responda
  20. Elisabeth Schmidt

    Seria JMB a cara, a essência da nação brasileira? JMB com suas descrições e definições esdrúxulas e heterodoxas, é a estampa dum fracassado país? Duma sociedade fracassada e recalcada, com seu passado servil e escravocrata, colonial, que esnoba nos circuitos chiques internacionais, visitando as monalisas e fazendo de conta que não moram num favelão?

    Responda
  21. OTAVIO PAIVA

    Caro Celso, a República está acordada e a corda esticada, o que o protege é única e exclusivamente nossa quarentena. Não ficará Jeferson sobre Jeferson.

    Responda
    1. Carlos Mello

      Tomara que esteja certo. Deus te ouça.

  22. Antônio Carlos de Paula

    Bolsonaro sempre foi um deputado fanfarrão, nunca produziu nada que prestasse na câmara dos deputados! Agora com o centrão jogará o país para o abismo.

    Responda
  23. wagner da silva bento

    Quem sabe, um dia, os chefes do serviço público hão de acordar também?

    Responda
  24. MARCOS BENASSI

    Prezado Celso, obrigado por novamente trazer à tona o vergonhoso plágio de um artigo do Guru.

    Responda
  25. Alberto A Neto

    Collor e Messias são diferentes apesar do Jet Ski. O caçador de Marajás não se compara com o 'mau Militar'. Collor confiscou fundos de pensão militares. Jair fez festança na Caserna com soldos e previdências privilegiadas a generais. A panglossiana expectativa de cidadãos despertarem do berço esplêndido ignora o bloco miliciano-militar já nas ruas. Vige a máxima do Coronel Jarbas Passarinho: 'Vamos almoçá-los antes que eles nos jantem'. A intervenção militar começou, homeopaticamente.

    Responda
    1. Ayer Campos

      O coronel Passarinho ('às favas os escrúpulos...'), um dos 'cabeças' do regime militar (não da concepção, mas do desdobramento), provavelmente não concordaria com a parte miliciana do 'bloco', mas seria muito eficaz na coalizão do entorno palaciano. Quanto à intervenção homeopática, parece plausível, embora o di a bo more nos detalhes: o que é mais útil aos 'ideais' de regeneração, JB curatelado ou Mourão cheio de doutrina e um quantum insopitável de melancolia ('como poderia ter sido bom!..)?