João Pereira Coutinho > Imprudência de Bolsonaro perante pandemia é típica de revolucionários Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O autor esquece de mencionar, entre outras coisas, que o Brasil tem um número proporcionalmente menor de vÃtimas fatais que a Suécia graças à s medidas tomadas por outros administradores, e não em função das atitudes "revolucionárias" desse que tá aÃ.
O sábio articulista esquece que os conservadores buscam a manutenção de um sistema mundial que provoca, propositalmente, desemprego e informalidade laboral sistemáticos, guerras com fins lucrativos, aprisionamento massivo de pobres e negros, sem falar na exclusão calculada e crescente de milhões de pessoas devido à a concentração massiva de renda. As pessoas trabalham e não conseguem pagar contas básicas nem garantir uma aposentadoria com um mÃnimo de dignidade. Conservar o quê, cara-pálida?
Uma correção, gentil Articulista; revolucionário não, contra-revolucionário.
Se for contra revolucionário justifica-se não combater a epidemia com as ferramentas da ciência estabelecida e deixar morrer gente no suposto altar da economia.
Esplêndido. Ser conservador é diferente de retrógrado.
Independentemente do Bolsonaro ser tosco, ignorante, impulsivo, agressivo, instável e ficar brigando com o vÃrus como um adolescente valentão e estar ficando paranoico, a conduta adequada é complicada. A Suécia tem 328/mortes por milhão. Os USA 251, a Inglaterra 482, a Espanha 576. a Itália 511, a França 414 e o Brasil 57. Os paÃses do leste europeu que tem o mesmo clima na faixa do Brasil ou menos. A Ãndia onde é impossÃvel qualquer isolamento, 2 !!
Não esqueça da sub notificação
Enquanto continuarmos focados no comportamento de Bolsonaro, ou de Trump estaremos impedidos de enxergar o quadro maior. Quem está por trás dessa manipulação massiva? Quais grupos extremistas são os autores desse autoritarismo mortÃfero que se apresenta? Jornalistas deveriam aprofundar compreensões. A extrema direita, Steve Bannon estão sendo poupados pq??
É interessante notar que o Coutinho vive numa bolha ideológica liberal-conservadora do século XVIII, na qual o pior xingamento é "revolucionário". Ele deve imaginar que o Bolsonaro é simpatizante do que os habitantes da bolha consideram a pior desgraça da história da humanidade, a Revolução Francesa. Ele deveria se declarar incompetente para falar sobre a realidade brasileira. Também deveria atualizar-se historicamente, chegar ao século XIX, estudar uma certa "Revolução Industrial"...
Claro que Bolsonaro é um revolucionário. Falar em nome de Deus ou da religião não torna alguém um conservador nesse conceito do Coutinho. Um exemplo histórico é o de Oliver Cromwell, decapitando o rei e massacrando os irlandeses. Quando você acha que tem Deus ao seu lado sai de baixo porque tudo é possÃvel. A moralidade convencional não mais se aplica.
Excelente texto, mas tÃtulo equivocado. "Revolucionário" tem sentido positivo. Parece elogio.
Não tem sentido positivo para um conservador.
Tirando o mau exemplo do presidente, ninguém liga muito para o que ele fala e nem faz o que ele prega. Nem mesmo o atual ministro da saúde que até o momento não disse ou fez nenhuma das atrocidades propaladas pelo chefe. É realmente um presidente decorativo, uma rainha da Inglaterra. Todos os seus ministros e auxiliares minimizam as suas palavras e até acham graça do seu jeito. Mas agem de maneira diferente.
BelÃssimo texto! Pena que alguns leitores não conseguem interpretar textos. Basta ver que não entenderam o termo pejorativo "revolucionário", atribuÃdo ao inepto presidente.
Sim. Mas Coutinho arriscou ao ao vestir o manto de revolucionário no golpista. O comentário de Alberto Neto abaixo aborda bem esse aspecto.
Revolucionário? Reacionário é o termo
Revolucionário? Com que finalidade? O nome certo é assassino!
Há anos deixei de ler comentários desse escritor, dessa vez o tÃtulo me fez vacilar, perder meu tempo com o estilo bonitinho de um pretenso erudito, que no frigir dos ovos, numa sorridente hipocrisia insere sua subliminar,inaceitavel mensagem, de que Bolsonaro seria um revolucionário (sic) ...e não um golpista fdp!
O entrecho acima é um belo exemplo de inaptidão à leitura interpretativa....
Excelente texto.
Bolsonaro é o que há de pior na polÃtica brasileira. Nada consegue chegar nem perto desse sujeito incompetente. Diferente de Midas, tudo que ele toca apodrece. Ele é um perigo para a saúde do povo brasileiro. Um verdadeiro desqualificado, despreparado, mentiroso, sem moral sem ética, sem postura, sem nada. Tem que ser muito cego para conseguir defender esse lunático. Bolsonaro é um semeador, no caso da pandemia, da morte e no geral, do ódio.
O texto é um amontoado de pequenas ideias desconexas articuladas para lavar as mãos do pensamento conservador desse desqualificado Ãcone da direita brasileira, auto-proclamado Mito. O que há de sanguinário em Bolsonaro é fruto de seu conservadorismo tacanho e da falta da imposição de limites constitucionais claros a um troglodita cuja sede de sangue é nazista e nada tem em comum com comportamentos revolucionários.
Não sou afeito ao conservadorismo, mas chamar esses que estão no poder de conservadores é um insulto aos que levam a sério ideais como os defendidos por Burke, na verdade eles querem retroceder o caminhar da história, são reacionários...
Menos, garoto! Inaplicável o liberalismo de Burke - crÃtico da revolução francesa -, ao caso. Dado que foram as monarquias autocráticas e nobrezas aristocráticas secularmente abençoadas pelas igrejas - nada revolucionárias -, que mais espalharam sangue com base no sacrossanto 'God's Will'. Néscia a correlação jacobina ou bolchevique - distantes da Era Beócia recém inaugurada no Brasil -, para justificar a recorrente prática ignorante, inepta e corrupta da elite do poder desde a Casa Grande.
Excelente. E constata-se que os auto proclamados conservadores das hostes (hordas) bolsoneristas não preenchem os requisitos da definição de conservadorismo de Burke. Aliás, em revolucionário porque ele (B) não almeja um bem maior - apenas garantir a sua reeleição. O mal maior.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Imprudência de Bolsonaro perante pandemia é típica de revolucionários Voltar
Comente este texto