Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luiznorberto barrosdemorais

    Esta certo erramos , mas quem votou na Dilma tem que pedir desculpa também , pois grande parte dos problemas do país foi ela que criou .

    Responda
    1. Onofre Hermano

      Esse "crime" já foi castigado, já escorraçaram essa incompetente. Temos que pensar no agora, olhar pra frente. Ou a PF e o STF não vão poder nem investigar os crimes cometidos pelos atuais mandatários?

  2. Nilton Silva

    Eu não votei no candidato do Lula e também não votei em Bolsonaro. O Brasil merece algo melhor que essa polarização. E fica a pergunta: o PT pensa mesmo no país a ponto de abrir mão de lançar um candidato próprio, fadado ao fracasso, à presidência?

    Responda
    1. Onofre Hermano

      Na época me perguntava exatamente isso. As chances de um candidato "não-PT" seriam muito maiores. Se o poste levou 45%, certamente qualquer outro levaria os anti-petistas a não jogar o voto fora.

  3. Flávio Rodrigues Fonseca

    Todos esperamos também um mea culpa imprensa. Quando virá? Vai continuar fazendo cara de paisagem de quem não tem nada com isso?

    Responda
  4. PEDRO PAULO SOARES DOS SANTOS

    A impressa e seus articuladores sempre na ilusão com devaneios explícitos: MBL democrático? Quando?

    Responda
  5. Dea maria Kowalski

    Vamos esclarecer: a Gazeta do Povo eh um jornal curitibano de extrema direita que sempre apoiou Moro em sua perseguicão ao PT, Lula e a esquerda. Dai a apoiar Bolsonaro foi um passo. Alias, Alexandre Garcia eh um de seus colunistas, por ai ja se vê o nivel. Moro assim como agiu para tirar Lula de uma eleicão certa, agora golpeou Bolsonaro. Não tem nada a ver com PF, diretor geral e outras arengas.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      continuando: O que Moro quer e sempre quis desde a lava jato eh ser presidente da republica. Seu ego foi inflado pelos seus ingenuos, alguns, e espertos outros, apoiadores vendo-o como heroi. Vaidoso como eh, jamais, se perdoaria por entrar na historia como ministro de um Jair Bolsonaro qualquer.

  6. Marcos Oliveira

    Quando a direita fazer o país crescer 7,5%, gerar quase 3 milhões de empregos em apenas um ano e fazer o país bater a menor taxa de desemprego da história (4,3%) aí eu começo a discutir meu voto...por enquanto continuo votando no único partido da história do Brasil q gerou mais de 2 milhões de empregos em um ano ( 2007, 2010 e 2011)

    Responda
    1. Marcelo Santana Leal

      Também votava, até 2002, na quadrilha q posteriormente quase destruiu o país, mas nunca mais desde então, quando ficou claro o quão canalhas e bandidos são Lula e seus asseclas. Pior são aqueles q permanecem votando, ou por causa de sua cegueira ou estupidez, ou porque, se no poder estivessem, roubariam tanto quanto o seu ídolo de 9 dedos.

    2. Marcos Oliveira

      Desculpem me os erros gramáticais e que estou dirigindob

  7. Igor Cornelsen

    Bolsonaro é lamentável. Suas posições estravagantes, sua movimentação anti-democrática, seus filhos radicais, e alguns de seus ministros fazendo troça do maior importador de produtos brasileiros. Realmente não dá! Quem era seu adversário? Um professor que ia todas as segundas-feiras visitar um ex-presidente preso e condenado em 3 esferas da Justiça por unanimidade num crime de corrupção. Quem vai pedir a benção na cadeia para um condenado por corrupção é bom candidato?

    Responda
    1. marcos gomes

      Quando o STF anular o julgamento e a sentença do Lula dada por um juiz parcial e louco por um cargo de ministro por falta de provas qual será sua reação Igor Cornelsen?

  8. Victor Henriques

    Uma coisa é certa: ninguém aguentava mais o PT. E diga-se , a bem da verdade, que o PT nunca foi estranho a triturar aliados (Cristóvam Buarque, Marina Silva), às fake news (antes de virar modinha), à milícias digitais, à demonização do adversário (de tanto chamarem sociais-democratas de fascistas, esvaziaram a palavra e transformaram-se numa caricatura). Além, claro, de aliarem-se ao pior fisiologismo e se espojarem na corrupção. (cont.)

    Responda
    1. Victor Henriques

      Luiz Augusto, a classe média abandonou o PT já no mensalão (aliás, eis um bom exemplo de governança segundo seus critérios). Não vale a pena enumerar as decepções do PT porque não se fala mal de morto, mas existe um Brasil fora desses currais de petistas e bolsonaristas, e se existe uma esperança para que o país saia desse bueiro em que se encontra é que esse Brasil emerja em 2022.

    2. Luiz Augusto Sim es Meneguello

      Enquanto a Direita insistir em mentiras ou verdades com viés mentiroso as chances de pegar um governo por via do voto, sem maracutaia alguma, serão mínimas. A Direita defende direitos sempre da elite, sequer representa a classe média. Se o PT fosse governar apenas com seus votos mal teria tomado posse e o Congresso já teria derrubado, então o que fez Lula? Aliou-se à pior Direita que existe(a puramente fisiológica) para tentar governar. E governou. E bem.

    3. Victor Henriques

      Felício, que saudade da ladainha petista vintage! Ei-nos aqui gozando a herança bendita que o PT nos legou, neste país polarizado onde as palavras são conchas vazias de sentido e os fatos servem às versões. Sinto pena de quem tem de lidar com a dissonância cognitiva de saber que Lula preferiu eleger Bolsonaro a perder a hegemonia da esquerda e ao mesmo tempo tem que defendê-lo. Pior desgraça é ter um ídolo.

    4. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      A quais fake o prezado se refere? A reserva de 380 bilhões de dólares ? Ao bolsa família? Ao salário mínimo que dobrou de valor em cestas básicas? De passar de 13a. a 7a. posição entre as maiores economias? Ao Prouni? Ao Pronatec? As 6.427 creches criadas? Ao luz para todos que beneficiou milhões de brasileiros? As 18 Universidades criadas? Sair do Mapa da Fome? ...

    5. Victor Henriques

      ... Acontece que não faltaram opções a liberais e conservadores no primeiro turno. Se a direita foi em massa para Bolsonaro já no primeiro turno é porque o Brasil, ao contrário de ser um país conservador como se diz, é um pais atavicamente violento, reacionário, herdeiro de uma civilização brutal que meros 30 anos de democracia não bastam para superar. E no segundo turno restou a escolha de continuar doente (Haddad) ou suicidar-se (Bolsonaro). Votei em Haddad em desespero de causa.

  9. Samuel Gueiros Jr

    Interessante que a Direita reconhece e deve reconhecer erros e se arrepender. Mas a esquerda não, o próprio autor chegou a sugerir que o caminho seria manter o esquema lulopetista votando em Haddad. Mas o eleitor queria uma alternativa ao desastre lulopetista e a maioria dos candidatos da Direita não assumia a bandeira lulopetista como Bolsonaro fez. Mas constatar o erro agora não significa que devamos retornar ao PT. É preciso superar doravante o lulopetismo e o bolsonarismo.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Victor não é possível que vc ache que 57 milhões de brasileiros são preconceituosos ou deram causa de forma intencional à eleição de um bufão. Seu raciocínio tenta desviar mais uma vez os motivos que ficaram claro na campanha: o esgotamento do modelo lulopetista, a fuga dos eleitores da ilusão lulista de um país melhor e o contraste entre o discurso e a prática. Essa situação volta a se repetir com Bolsonaro, que tambem iludiu o povo, traindo os compromissos de campanha.

    2. Victor Henriques

      O eleitor do Bolsonaro só pode alegar que viu nele o anti-lulopetismo se confessar que desconhecia o passado do Mito. Mas como o passado de qualquer político é acessível a quem quiser pesquisar, eu só posso me convencer de que Bolsonaro atraiu boa parte do seu eleitorado ao vocalizar seus preconceitos silenciados, sua violência reprimida, seu ódio insaciado e sua mediocridade ressentida. Bolsonaro foi eleito não apesar dos seus defeitos, mas por causa deles.

  10. wilson kfouri

    A culpa não é do Bolsonaro que nunca escondeu ser um miliciano psicopata..A culpa é dos alienados que preferiram votar num genocida ao invés de votar num professor universitário,bacharel em Direito,mestre em Economia e doutor em Filosofia..

    Responda
  11. Alberto Melis Bianconi

    O Lava-Jatismo extremado também é uma piada. Inspirados em Moro, eles tem mania de se fazerem de juizes. Então ficamos sabendo que o bolsonarista que esperou até agora para se arrepender (tipo o ex-juiz, símbolo máximo da inocência) tem o direito de ser respeitado. E o bolsonarista convicto? Deve ser apedrejado? E vai que cabra fosse fã dos governos militares... mas qual a posição do colunista, repare que ele declina o voto de Goldman mas não o próprio! A Lava-Jato acima de tudo, né não?

    Responda
  12. Vladimir Micheletti

    Volta PT. Volta Lula, por favor.

    Responda
  13. Ana Durce Oliveira da Paixão

    A vez da direita política seria indiscutivelmente justa. Porém, o direito da milícia não pode ter lugar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aqui o exemplo de uma juiza, que não se posiciona mas se arroga o direito de julgar!

  14. roberto oliveira melo filho

    "Nenhum antipetismo poderia justificar isso." De onde você tirou isso? Foi esse sentimento de ódio, propagado pelas fake news das milícias fanáticas fascistas durante a campanha eleitoral, que deu nisso. Não há direita democrática. Uns gatos pingados com essa formação. Há uma direitona golpista, que adora adular os militares, e eles adoram ser adulados por esses servis, digo, civis. Falar em sensatez num país em que 30% nunca compraram um livro, e 50% não leem, talvez seja a maior insensatez...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Concordo em parte com o Roberto, mas ele está certo em perguntar *de onde tirou isso?* Oras, Roberto, tirou da sabedoria inata desse ser clarividente que é o jornalista, ou do bolso do colete, ou para justificar seu (dele) voto em Bolsonaro. Há é, esqueci, ele não chegou a dizer isso, né mesmo? Ele não tem credencial para dizer o que o antipetismo de fulano, ou o petismo, ou o fascismo, ou seja o que for, justifica ou deixa de justificar.

  15. neli faria

    anulei meu voto, porque achava ruim. Hoje, confesso, é terrivelmente péssimo e jogou o Brasil no abismo. Direita? Ele nunca foi!

    Responda
    1. wilson kfouri

      Pecou por omissão e se juntou ao rol das madalenas arrependidas. Antes tarde do que nunca o arrependimento...

  16. Jose Geraldo Leite Coura

    Não importa se é direita, esquerda ou neutro, devemos todos nos juntar e retirar quem após ser eleito e tomar posse se esqueceu que seu papel é governar. Para acabar com isso, devemos acabar com a reeleição nos cargos executivos. Mas antes disso devemos retirar o atual presidente por pura incompetência.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Precisamos colocar na ordem do dia o movimento necessario para acabar com a reeleicão ja em 2022.

  17. jucelio alves da silva Alves

    Qual a causa que leva um governo autoritário ao poder? Fico observando o discurso dos "Direitistas" e "Esquerdistas" e vejo que falta uma autocrítica de ambas as partes. De um lado aqueles que afundaram o Brasil em um mar de corrupção, e uma recessão sem precedentes nesse país; e de outro, aqueles que colocaram no poder um autoritário e desequilibrado, que também está afundando o Brasil. Respondendo a pergunta inicial: Ausência de governar e a busca pela manutenção do poder.

    Responda
  18. PASCOAL LUIZ DE MELLO PITTA

    Perdoar, pode ser que até sejam perdoados. Difícil é limpar o ambiente, depois de ter "jogado na hélice de um ventilador"... assim como recolher as penas do travesseiro posto ao vento.

    Responda
  19. Gustavo Carvalho

    Resta saber se a parte da direita que está se desgarrando de Bolsonaro é realmente democrática ou só um grupo de oportunistas que percebeu que o barco pode afundar a qualquer momento. Se for a segunda opção, o que parece mais provável, então eles não deixarão de embarcar na próxima aventura autoritária.

    Responda
  20. Wagner Castro

    Graças a Sergio Moro, Dallagnol e grande parte dos procuradores lavajatistas, sim, essa conta é de todos eles, o lavajatismo está associado para sempre com o bolsonarismo. Todos os lavajatistas que, agora, criticam publicamente Bolsonaro, o fazem sem muita ênfase ou nenhuma moral ou ambos. Bolsonaro sempre foi o que é: baixo-clero e baixo-nivel, extraindo do lavajatismo o oportunismo político que pode, jogando fora o bagaço. O lavajatismo é hoje o bagaço que Bolsonaro cuspiu.

    Responda
  21. carlos lensoni

    É como se auto flagelar! Melhor amputar agora esse maluco do corpo, antes que seja tarde.

    Responda
  22. Rogerio Liska

    Comentário sensato.

    Responda
  23. JOSE SILVA

    Venho dizendo há tempos que esse pulha do Bolsonaro já era uma tragédia anunciada desde os tempos de exército e de deputado preguiça do baixo clero. Sempre louco e arrogante. Minha maior preocupação é que esse pulha não vai sair tão cedo da presidência,com toda sua burrice ele está bem assessorado pelos filhos, alguns deputados cheios de ódio, blogueiros com contas bancarias cheias, pastores " conservadores" e principalmente pelo gado.

    Responda
  24. LUCILIO BERNARDES JUNIOR

    Interditar? Sem dar antes uma boa surra em cada um deles? Que absurdo.

    Responda
    1. Rodolfo Coelho

      Outros tipos de humilhação podem ser mais dolorosos

  25. Alexandre Miquelino Levanteze

    Está certo o cronista, faz parte da democracia opiniões diferentes, e a alternância no poder pode se mostrar muito positiva para o amadurecimento dela e das instituições do país, a questão é que bolsonaro e seus seguidores deixam de ser um partido político com determinada ideologia, na verdade sempre um bando de oportunistas, fanáticos e ciberterroristas,que agora estão partindo para agressão física, será muito produtiva uma união plural ideologicamente falando em prol da democracia, apoio total

    Responda
  26. Eduardo Rocha

    Talvez esteja certo. Mas no momento só consigo ter raiva dessa gente. Todos sabiam quem era o Bozo, o facínora miliciano. E mesmo assim o colocaram no segundo turno das eleiçoes.

    Responda
    1. Rodrigo Mello

      A responsabilidade maior é do Lula e o PT. Eles agiram pelo poder. Trouxeram coisas boas, sim, mas usaram poder econômico em prol de um projeto de poder. Foi isso que permitiu o crescimento do Bolsonaro. Ele tem 30% da população, e isso só foi possível pois ele cresceu como o contraponto do PT. Sem falar que nas eleições ao invés de apoiar o Ciro Gomes, agiram para destruir a campanha dele. Hadad nunca teve chance nas eleições...o nome da esquerda era Ciro. Mas o Lula não aceitou...

  27. Ana Ferraz

    Bragon, você pede aos democratas, aos que aman o Brasil que perdoem quem entregou o pais, conscientemente (a imprensa cumpriu um primoroso papel no processo) ao que há de mais baixo na política brasileira? Não será possível. Lembro-me de Fernando Henrique lavando as mãos no segundo turno e só consigo ter nojo. Não existe uma direita civilizada no Brasil. Lamento por sua fé.

    Responda
  28. José Bernardo

    Posicionamento correto.

    Responda
  29. Debora Bottcher

    Sempre vou ter dúvida da índole e das escolhas futuras desses que elegeram esse psicopata genocida - eles podem repetir a dose por conta do antipetismo, da arrogância e da síndrome de elite. Sim, no Brasil temos uma turma muito escrotinha que se acha elitizada, mas não passa de uma classe média rasa. E uma elite, da mesma matéria que é feita Paulo Guedes, que não tem nenhuma solidariedade com as minorias. Não dá pra confiar, não. ç÷

    Responda
  30. Debora Bottcher

    Será que dá pra relevar quem digitou 17? Não sei... Sinto um certo asco dessa gente - que eu pensei ser humana, inteligente, coerente, empática. Bolsonaro não escondeu seu viés ditador e essa é uma das razões pelas quais me afastei de tantos: quem se aliou a ele, sabia quem era e compactuou. Se arrepender é o mínimo, mas pelo caos em que fomos lançados, não consigo acreditar numa redenção real.

    Responda
  31. joao brandino silva

    Insensato é votar no PT que tem um projeto de tomada do poder (tomar o poder, não é ganhar eleição, como ensina o ex-ministro José Dirceu) e nunca mais abandonar esse poder. Insensato é votar numa ideologia que deu ao país a pior educação do mundo, fato reconhecido pelo ex-presidente Lula, conforme artigo do Sr. Josias de Souza. Enfim, insensato é votar numa ideologia que fracassou e foi e continua sendo repudiada em todos os paíse onde foi implantada.

    Responda
    1. DERLAN TROMBETTA

      Todo o partido tem um projeto de poder, se não tem não é partido. O PT cometeu erros, comum de quem está no poder, mas foi o partido que melhor encaminhou a solução dos principais problemas brasileiros, é só comparar com os outros governos, inclusive na educação, responsabilidade dos estados e municípios, e no combate a corrupção (criou e fortaleceu estruturas) propôs a reforma política pra acabar com a promiscuidade entre poder público e privado mas estas pro sempre foram barradas pela direita.

    2. Joaquim Salomão

      Enquanto alguns menos idiotas reconhecem o erro, outros continuam mugindo e ruminando. Né, João?

    3. Flávio Guilherme

      Exatamente o que diz o colunista, mutatis mutandis. Só que ao invés de repetir o erro com um viés direitista o povo e a classe política deveriam se preocupar com diálogo producente e produção de bons nomes para conduzir o processo democrático. Algo para o qual que a direita (conforme traz a coluna) já acordou e para o qual a esquerda ainda pareceu não ter despertado, o que dá a você certa dose de razão.

  32. Felipe Macedo

    nada disso, pois no fim das contas sempre vão votar em qualquer porcaria só para serem "contra a esquerda". São responsáveis pelo caos do país. Tudo começou lá em 2014, com o resultado das urnas.

    Responda
  33. Antonio Lima

    Além dos que se aventuraram na nau dos insensatos, Ranier, temos os 30 milhões de isentões que votaram branco ou nulo. Muitos ainda lavam as mãos e se orgulham de seu posicionamento na urna, mas contribuíram da mesma forma para a eleição do tresloucado. Muito bem lembrado o corajoso posicionamento do falecido Alberto Goldman.

    Responda
  34. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    O voto irracional das classes dirigentes em Bolsonaro, mostrou como o ódio, o preconceito e a desinformação podem fazer mal. Qualquer um, minimamente informado, sabia que Bolsonaro, por suas idéias, histórico e maneira de agir, nunca daria certo. Mas, mesmo assim, o aceitaram em nome de um repúdio exagerado aos demais candidatos. Vamos todos pagar a conta. E o pior, mesmo diante do caos, ele ainda encontra apoio nesta classe dominante. O ódio e o fanatismo, superam tudo. Lamentável.

    Responda
  35. Neber Fava

    A maior parte destes arrependimentos é explicado não porque de repente essas pessoas criaram apreço pela democracia e por outros marcos civilizatórios, mas porque Bolsonaro demostrou ser incompetente para cumprir sua agenda nefasta. É triste , mas muitos ainda pensam como a extrema direita.

    Responda
  36. Weimar Donini

    Torço muito para que não haja arrependimentos nem lágrimas de crocodilos. Que o atual desgoverno desgoverne até o último momento e se possível desgoverne por mais um período para que os eleitores sejam confrontados a todo os instantes de como não pode ser em um desgoverno. A democracia agradece!

    Responda
    1. Weimar Donini

      Oxalá virássemos uma Venezuela. Teríamos que melhorar muito para tanto.

    2. Eduardo Rocha

      Entendo. Mas aí viraremos uma Venezuela.

    3. Fernando Dolci

      Não Weidmar, por mais um período não, basta este.

  37. MARCOS BENASSI

    Caro Ranier, um contraponto apenas: antes arrependido do que um Bozófilo convicto, sem dúvida. Ocorre que a direita da grana preta fez sua escolha, mas o pato quem paga são os 150 milhões de cidadãos que não votaram no Bozo. E ocorre também que essa escolha não foi de supetão, nem gratuita, foi investimento de anos, nos quais se fabricou o impedimento da Dilma, a manutenção de Temer no poder e como imensa cereja do bolo, a eleição desse estrupício. Difícil de perdoar...

    Responda
  38. Armando Vieira

    Boa análise. Acredito que o afastamento do Bolsonaro não vai vingar, ele tem as costas quentes e ainda muito apoiadores nas forças armadas e empresariado, e até no judiciário. Resta a eleição e a responsabilidade das forças politicas democráticas. Juízo!

    Responda