Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. carolina morais

    Obrigada, Mirian. Seus artigos delicados e sensíveis sobre a velhice tem muita similaridade com a minha opinião sobre este momento da vida.

    Responda
  2. MARIA TEREZA MONTES RODRIGUES

    Lendo artigos lindos e sensíveis como esse! Obrigada Mirian!

    Responda
  3. Maristela Gripp

    Evitando ao máximo ver as notícias sobre o bozonero. Descobri que ver essa pessoa me fazia mais mal do que a pandemia.

    Responda
  4. Sergio Siqueira

    Com Diazepam 10mg. Que alívio! Até BozoNazi inspira ternura.

    Responda
  5. moacyr da Silva

    Não tomar conhecimento das falas do Bozo e familiares e mudar de canal quando ele aparece ajuda a manter a saúde mental!

    Responda
  6. Marcio Paim

    Pois é. É bom termos forças, amigos e reservas emocionais pq se depender de governos, estaremos.... Cada um tem que ter criatividade e imaginação para criar estratégias de sobrevivência nesses dias. Vamos que vamos, sem desanimar.

    Responda
  7. Marcelo Gonzaga

    Quem disse que estamos mantendo? E pior... que disse que um dia tivemos sanidade mental? O povo brasileiro votou no bozo. É um indicativo claro de que nunca houve.

    Responda
    1. AMAURI SERGIO FERREIRA

      Pt nunca mais.

  8. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Escrevo livros sobre Budismo, Advaita e Neoadvaita. E durante a pandemia publiquei um livro e estou prestes a publicar um este mês (maio). Mas por que falar de livros? Porque os livros são ótimos amigos/amigas, descubro novas maneiras de ver o mundo além de apreciar também a maneira como as frases são construídas, o uso da pontuação etc. Aliás, reler livros é reencontrar velhos amigos/amigas. Outra maneira de manter a saúde mental tem sido meditar, recitar preces entre outras práticas.

    Responda
  9. Galdino Formiga

    Os amigos existem nos bons momentos (poder, dinheiro, boa saúde, maturidade). Fora disso é exceção.

    Responda
  10. NELSON PRADO ROCCHI

    É gozação? 93 anos? Por que aumentou 30 anos?

    Responda
  11. Bruno Fernando Panhoca

    Enteógenos.

    Responda
  12. eliana soares

    Talvez seja surpreendente, mas minha angústia é maior com o governo deleterio desse presidente do que com a pandemia. Os estragos que ele comete por ações equivocadas e por falta de gestão da crise, estão jogando o país num caos difícil de curar. Mais difícil do que o vírus. Não há álcool em gel que nos protege dessa "'equipe" tão cruel qto despreparada.

    Responda
  13. Gabriel Tinetti

    Pra falar a verdade: não estou. Fica muito difícil, nesse cenário político e social, e com o desgoverno e descaso, não só dos políticos, mas também das pessoas. Mas sigo. Tenho lido bastante.

    Responda
  14. Sérgio Lisboa

    Meu pai tem 90 e está muito sozinho, jornalista aposentado, gosta de ler. Ligo 2 x ao dia

    Responda
  15. Débora Almeida Azevedo

    Que lindo texto!!! Exemplos belíssimos. Sou professora e estava surtando por não ter tempo nem para meu pequeno de 4 anos, afinal, o trabalho em casa triplicou. Mas acabei desabafando em grupos de trabalho e surgiram alguns amigos que não esperava, com msgs de apoio e dicas tão simples. A melhor delas é largar tudo por alguns momentos e brincar com meu filho, é o que faço, pulamos na cama, guerra de travesseiros, jogamos videogame, lemos... Enfim, qualquer coisa fora do trabalho.

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Dona Mirian, você tem 93 anos?? Que coisa mais linda, nunca diria isso por sua prosa - que coisa, a juventude transparece de diversas formas. Saúde Mental? Bem, estou no grupo dos desparafusados, vai me custar muito entrar nos eixos de novo. Enquanto isso, leio jornal às 4:30 da manhã, um velho hábito ;-) Séries só depois das 6:30

    Responda
  17. JO ALMEIDA

    Amigos verdadeiros são poucos e raros na maioria das vezes se afastam em momentos difíceis . Eu aprendi com a vida que o melhor amigo é vc mesmo e seu cachorro sim eu tenho uma cachorrinha que abraço todo dia quando acordo. Maktub

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Adoraria dizer que está errado, mas não consigo. Sou obrigado a concordar com você.