Educação > Menos de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino online na quarentena Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Barbosa

    Isso mostra, mais uma vez, que a tecnologia não é a solução para todos os problemas. Pedagogicamente dizendo, não há a possibilidade de transmitir o conhecimento com aprendizado para todos ao mesmo porque isso é uma responsabilidade a mais que os pais passaram a possuir e não tem condições de assumir que é vigiar a educação dos filhos em EAD ou porque as crianças e adolescentes ainda não possuem uma capacidade cognitiva suficientemente desenvolvida para esse nível de educação.

    Responda
  2. Roger Z Moire

    É o lado perverso , escondido por quem defende o isolamento social, o agravamento da fome, miséria, violência e a consequente morte precoce.

    Responda
  3. Francisco de Assis Amancio

    Pois é, os erros continuam. Décadas de abandono podem ser vistas facilmente neste momento. Enquanto o dinheiro dos impostos foi destinado a estádios, fundo eleitoral, inúmeras verbas e mimos, o futuro do país foi relegado ao acaso. Esta geração que não tem como participar das aulas estará na faixa etária produtiva muito em breve, com as mudanças do mundo, quais serão suas ocupações? Gostaria que não fossem apenas beneficiários de programas sociais que nunca chegam onde precisa.

    Responda
  4. R Rocha

    Nenhum país desenvolvido chegou lá sem investir em educação universal de qualidade. O acesso à plataforma deve ser obrigatória, inclusive com tarefas a serem preenchidas e talvez provas. Penso também que o descaso talvez ocorra devido a grande quantidade de crianças em escolas privadas, se crianças de pais ricos fossem ao ensino público com certeza isso ser melhor planejado, ainda que por pressão dos pais. Acho que devemos repensar td estrutura de ensino.

    Responda
  5. R Rocha

    Nenhum país desenvolvido chegou lá sem investir em educação universal de qualidade. O acesso à plataforma deve ser obrigatória, inclusive com tarefas a serem preenchidas e talvez provas. Penso também que o descaso talvez ocorra devido a grande quantidade de crianças em escolas privadas, se crianças de pais ricos fossem ao ensino público com certeza isso ser melhor planejado, ainda que por pressão dos pais. Talvez devessemos repensar td estrutura de ensino.

    Responda
  6. josé mário ferraz

    Em termos de civilização, de viver da melhor maneira possível em da pior como se vive, absolutamente nada se aprende nas escolas tanto de pobres como de ricos. É como quer a cultura capitalista. Aí está a defenestração de Paulo Freire e a adoção do ensino religioso. Como disse Ingersol, duas mãos trabalhando são infinitamente mais produtivas do que duas mãos em oração.

    Responda
  7. Eduardo Giuliani

    Excelente reportagem. Precisamos agilizar o fornecimento de equipamentos e acesso de internet para eles. Tem que ser visto o pacote completo, só disponibilizar conteúdo não resolve o problema. Aqui que entra o Plano Keynes para evitarmos entrar em um buraco. Juro zero, câmbio R$9, imposto em exportações de commodities, R$1 trilhão em moradias populares, Investimento em internet, e-learning e mobilidade. Temos que agir. Ficar parado em quarentena não vai resolver nossos problemas. Mundo Novo.

    Responda
  8. Maria jose dos santos

    Esta faltando uma campanha do Ministério da Educação focada no apelo emocional do aluno...Com ensino a distância ele nao irá perder o ano..A grande dificuldade da maioria dos brasileiros e entender a importancia de ficar em casa....são Paulo tem que fazer uma campanha publicitaria do Fique em Casa...abordando o porque e a educação tem gente pensando que esta de férias...Lidera São Paulo..pq estamos sem presidente pirou.

    Responda
  9. Herculano JR 70

    A grande maioria não tem interesse e motivação pra aprender essas materias inuteis, . Seria melhor tentar aprender uma profissão. Muitos, os pais obrigam. Mas muitos, os pais tem que correr atras da vida e falta de escola e aborrecimento pois não sabem onde deixar os filhos, com merenda, pois tem que cuidar da vida com Covid e tudo. Isolamento e pra quem pode.

    Responda
    1. Rogério Barbosa

      Seu argumento está equivocado. No século XXI quase todas as profissões exigem vários tipos de conhecimento. Não adianta achar que vai ter uma profissão sem conhecimento prévio como saber ler e escrever corretamente, ter uma boa cultura geral, ter conhecimento básico de matemática. Para que não gosta de estudar e fica o dia inteiro jogando vídeo-game saiba que para criar esses jogos são necessários muitos conhecimentos de física e matemática.

  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    E uma situação muito complexa, a quem defenda um relaxamento para que os alunos voltem a frequentar a escola na primeira flexibilização, porém nesses dias NY registrou uma síndrome relacionada ao covid19, onde já ocorreram 03 mortes, penso que as autoridades tem que ter muita paciência com esse retorno, e começar a pensar no cancelamento deste ano letivo, ou escaloná-lo entre este ano e o próximo, e estruturar mais e melhor o ensino a distância,que assim como o isolamento social é o quenos resta

    Responda
  11. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Infelizmente vivemos num país em que não se valoriza a educação. Enquanto mãe me sinto muito tranquila em ver meu filho envolvido com os estudos, mesmo que a distância. Enquanto educadora fico triste em ver pais que não dispinibilizam seu celular para o filho assistir aulas pelo aplicativo, que têm preguiça de acompanhar as lições dadas pelos professores e que acham mais fácil deixá-los ocupar o tempo como bem quiser nesta quarentena, até mesmo jogando bola o dia inteiro na rua...

    Responda
    1. Rogério Barbosa

      Continuando o comentário, para preparar a grama do estádio de futebol precisa de conhecimentos de biologia e química. Para o narrador de futebol trabalhar precisa de conhecimentos de português, saber um pouco de história geral e do futebol e saber geografia porque hoje o futebol está globalizado. Para fazer um estádio precisa de conhecimentos de matemática e física. Ou seja, sem conhecimento, nem o jogo de futebol existiria.

    2. Rogério Barbosa

      Em relação ao comentário do Herculano Jr., seu argumento está profundamente equivocado. No século XXI, praticamente todas as profissões precisam de muitos conhecimentos prévios com saber ler e escrever corretamente e ter um bom nível de raciocínio, de uma boa cultura geral, de conhecimentos de matemática, etc. Não adianta querer fazer o telhado sem ter feito o alicerce e as paredes antes. Vou dar alguns exemplos: só dá para você jogar futebol por causa dos conhecimentos de física e matemática.

    3. Alexandre Miquelino Levanteze

      Perdão Rita, mas é impossível não se chocar com o comentário abaixo, é por isso que 57 milhões elegeram um genocida, afinal pra quê estudar matemática, física, biologia, química, português, história, o negócio e jogar bola e depois votar no primeiro falastrão embusteiro que aparece, e por não ter cultura também não ter senso de responsabilidade, e nem almejar nada melhor para as futuras gerações, o negócio é ser bem rasinho, superficial e imediatista, deus acima de tudo e o bozo em cima de nós.

    4. Herculano JR 70

      Estudo de que, matematica, biologia, etc? Melhor jogar bola. Melhor ainda aprender uma profissão. Os jovens ñ tem preguiça, pois se matam jogando bola. Como educadora sabe que a motivação, o interesse é tudo. Seu filho e todos os jovens ou crianças simplesmente não têm interesse em estudar essas materias inuteis, pura perda de tempo. Desperte seu interesse que ele se esforçará. Mas sera que acreditamos nesse ensino? Eu não!

  12. LUIZ WAGNER DI PALMA

    Para variar é tudo um remendo só, meia sola. Voltamos ao telecurso recurso usado há mais de 30 anos atrás. Hoje temos sistemas corporativos que são usados em empresas que já deveriam estar presentes em todas escolas públicas. Ninguém conhece melhor seus alunos que o professor, então disponibilizar aulas e o contato direto via watts, seria muito mais eficiente e menos custoso, já que é algo que a grande maioria conhece e tem acesso.

    Responda
  13. Marco Antônio Zaniboni de Souza

    São varias questões envolvidas. Desde a dificuldade em que todos tenham acesso, passando pela adaptação de tipo de tecnologia, até o sensacionalismo. Há alguns anos atrás tinhamos de 2 a 3 greves por ano letivo, e conpensavamos aulas aos sabados, estendemos aulas, sendo os profissionais de hoje, os que sofreram esses problemas do passado. Ninguém foi prejudicado, então reposição é a chave. Quem segue online, é diferencial competitivo. Simples...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Em educação, nada é simples. Sobre postagens que acabei de ler, são retratos da mentalidade brasileira: achincalhar escolas, desprezar professores e debochar da educação. São perfis de pessoas que depois vão babar uma Europa ou Eua ou Canadá, ou Japão ou ou ou

  14. EDSON CARLOS MOROTTI

    A educação ao povo nunca foi de interesse do Estado Brasileiro. A educação pública então, uma vergonha. Mas tínhamos um mínimo para não ser muito esculachado pelo mundo afora. Hoje temos uma situação excepcional, a pandemia causou um estrago geral, inclusive na educação. Nossos governantes querem fechar os olhos para isso e ampliar a desigualdade que já existe, que já é vergonhosa. Tem sim, que rever os calendários municipais, estaduais e federais. A igualdade ao acesso deve ser para "todos".

    Responda
  15. edson sete

    Convenhamos que falta vontade da molecada e dos pais aí em estudar

    Responda
  16. Rafael Calegari

    Pelos relatos de uma conhecida minha do Rio Grande do Sul, aqui neste estado está acontecendo o contrário. Ela me disse que o filho dela, estudante da rede estadual, não está mais tendo aulas porque decidiram encerrar as aulas que ainda estavam sendo dadas por internet alegando que, como alguns alunos não têm acesso à internet, então ninguém deve ter mais aula de nada. Achei inacreditável.

    Responda
    1. ALEXANDRE REIS

      Quer algo mais inacreditável? Foi a posição defendida por alunos (adultos) em processo de formação universitária em várias universidades.

    2. Elisabeth Schmidt

      Errado. Acesse leitura referente ao assunto em páginas do RS.

  17. MARCOS BENASSI

    E nosso Sábio Bozoguia e seu Sinistro da Inducassão fazendo questã de que o ENEM ocorra ainda neste ano, de preferência na data original... é muita visão estratégica, não carecem ser tão excepcionais, senhores.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Aguardando a prisão da horda que está destruindo o país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.