Ruy Castro > Ilhados no manicômio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em 1975 fazia pesquisa em arquivos em Lisboa e os brasileiros eram mal vistos porque o Brasil tinha recebido o Marcelo Caetano depois da Revolução dos Cravos Em 1982 estava pesquisando novamente em arquivos europeus e um dia em Portugal estava numa cidade especializada em venda de joias quando chegou um ônibus de excursão de brasileiros. As atendentes começaram a fechar as vitrines dizendo: brasileiros, brasileiros!. E agora vai ser esse horror?
Para mim, já estou pensando em colocar na conta do Câmara, do Senado, do STF e da PGR esses estado de coisas que está acontecendo porque fingem as altas autoridades que este tresloucado do Presidente Bolsonaro e sua malta (inclusive esses militares mercenários) são pessoas responsáveis. Basta!
Qualquer paÃs sério quer distância dessa gente fascista e ignorante. Foi-se os tempos em que o Brasil tinha admiração de alguém... Agora, a única coisa boa que nos resta (ainda!) é a exuberância de nossas matas. Mas por pouco tempo: logo o ministro Salles Motosserra vai conseguir transformar o que restou num grande estacionamento e, assim, realizar o sonho fetichista do Minto. Questão de tempo.
Feliz ou infelizmente, o Brasileiro sempre foi evitado no Exterior por ter fama de barulhento demais. Sempre e sempre foi assim. Somos Atlantes, para aqueles que moram aqui, nasceram por aqui, mas nada sabem daqui. Inté.
O problema se resolve de maneira fácil: Tanto o "Presidente", quanto seus ministros, como também seus poucos apoiadores que ainda restam, estão cometendo crimes de genocÃdio e de terrorismo, nos termos do Estatuto de Roma do Tribunal Internacional Criminal de Haia. Basta denunciar essa ORCRIM ao Office of the Prosecutor e esperar um ano para ver eles terem o mesmo destino dos criminosos de guerra Alemães em Nuremberg, 1946.
Devemos caminhar para sua responsabilização criminal!
e para confirmar que estamos num manicomio, bolsonaro ainda tem 30% de seguidores. Ã s vezes, penso que estamos em vampiros de almas.
Excelente cronica. E pior, Ruy, é o apoio da ala militar a este manicomio. Isto é que é o mais assustador!!
Impeachment já! Quanto antes o tirarmos tanto mais vidas salvaremos como a economia sairá mais rapidamente da recessão. Cobremos as autoridades competentes ( via redes sociais, emails etc.). Vamos salvar nosso povo!
Essa imagem do paÃs (povo alegre, carnaval, futebol, mulheres semi-nuas nas praias) sempre foi ilusória para o exterior. Preconceitos (idioma, mal comportamento, pobreza, sub continente) também sempre existiram. A percepção das pessoas pós-pandemia não se modificará.
ótimo texto Ruy!
Bolsonarismo. "As massas destreinadas e desarmadas dos paÃses subdesenvolvidos não podem ser levadas a um esforço máximo por meio do interesse próprio ou da persuasão lógica. Nem podem ser levadas a aprender e avançar passo a passo. Pois o aprendizado é para elas mais uma prova de sua deficiência, e um avanço gradual um agitar de braços no pântano do presente. Elas não querem um prosaico passo a passo à frente e sim um salto miraculoso de um presente mesquinho para um futuro glorioso." Eric Hoff
E daÃ?
Imagem do brasileiro nunca foi além de futebol e carnaval, uma forma de nos vermos em nossos falsos espelhos. Agora colocamos no curriculo a nossa total falência como nação. Coroada pelo mito.
O 'mau militar' era como Geisel se referia ao oficial Jair. Poder-se-ia, em sã consciência, mesmo esperar algo diferente desse presidente eleito por uma facada a reboque dos erros crassos do lulo-petismo? De quem houvera sido ajuizado tão incisivamente pelo general 4 estrelas que iniciou a abertura lenta, gradual e segura, após ter demitido outro general 4 estrelas pela responsabilidade nas mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel nas dependências do II Exército em São Paulo? Claro que não!
Adjetivo divulgado pode não sere fato. Apenas interpretação pessoal.
Se em dois anos não surgir vacina ou tratamento eficaz, pode ser que o isolamento meia boca brasileiro venha a ser a estratégia menos mal sucedida.
Se algum de seus parentes ou amigos próximos estiver entre os mortos, certamente você vai mudar de idéia. Mentalidade tacanha!!!
E os polÃticos, todos, aqueles que tem o poder para tirar este estrupÃcio do planalto, querem que o Brasil arda, para colher votos em 2022!
Se realmente a justiça agir com seriedade o Bolsonaro deverá ser processado e julgado por genocÃdio. Assim espero!!
Ruy,magnÃfico cronista,faz comparação entre dois Brasil , o da ditadura e o do Bolsonaro, esquecendo o do Lulopetismo ( termo que adora ),época em que ser brasileiro realmente trazia orgulho. Ademais o seu antipetismo canhestro ajudou a parir Bolsonaro.
Bem-vindo à República Deodoriana do Brasil!
Num vai pra Cuba não, Ruy!! Num deixa nóis suzinho co's Jacksons da vida!! Marco, compadre, não dá nada: a faca tá cega. ;-)
Ia escrever sobre o comentário do amigo assinante, mas desisto. É dar murro em ponta de faca!!
Agora que reparei no sobrenome, Marco: é a campanha 'carcamanos pelo Ruy' !
Vai pra Cuba então Ruy Castro e não enche o saco !!!
Os cubanos não serão loucos de admitir um brasileiro na ilha nesses tempos. Pode estar contaminado com Covid-19, dengue, sarampo, tuberculose, malária, chikungunya ou, pior, ser eleitor do Bozo.
Bastante criativo e original seu comentário !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Ilhados no manicômio Voltar
Comente este texto