Opinião > Afinal, emitiremos dinheiro para lutar contra a Covid-19? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Malta Campos

    Obrigado, professor Bresser

    Responda
  2. ADONAY ANTHONY EVANS

    Venho falando faz tempo que o BC deve emitir dinheiro. Em seguida veio Henrique Meirelles, ex-presidente do BankBoston e BC, que é monetarista, mas não é estúpido, muito pelo contrário. Depois Maílson da Nóbrega, ex-ministro, depois Pérsio Arida, um dos pais do Real. Com inflação baixa, é imperioso emitir e garantir a vida e o consumo. Com consumo, há produção e arrecadação, que multiplicada pela velocidade da moeda acima de 6%, com carga tributária de 40% reabastece o Tesouro.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      A velocidade da moeda é um dado que me parece sigiloso. Tive bastante trabalho para acessar a informação. Já variou entre 2,5 e 13%. O último valor acessível foi 4,5%. No entanto esse é um valor médio. Considerando que a renda básica disposta à população de baixa renda vá para consumo imediato, de alta elasticidade-renda, e não para entesouramento, a velocidade da moeda será muito maior. Falta combinar com os russos, isto é, Guedes, o que duvido.

  3. Francis Bernado do Nascimento

    Infelizmente, o Brasil está nas mãos de aprendizes amadores, sr. Professor! Só o acaso ou a intervenção divina poderão nos salvar..

    Responda
  4. Carlos Eduardo de Medeiros Garcia

    Bravo Professor!! Já era hora de alguém com sua bagagem esclarecer um pouco sobre esse assunto. As lições que vieram do pós II Guerra, será que não ajudam nenhum brasileiro a pensar? Acrescento que nenhuma reconstrução, - pois que se trata de reconstruir o país, - terá sucesso se a roubalheira de sempre continuar.

    Responda
  5. Hugo Mariano

    Neste momento de urgência econômica é muito salutar ter discussões sem se aferrar a dogmas ultrapassados, como a possibilidade de emissão de moedas através de venda títulos do Tesouro a para o BC e venda de parte das reservas cambiais (U$150 bilhões). Outras opções poderiam ser adicionadas, que seriam socialmente justas mas que parecessem ser até mais difíceis de passarem...

    Responda
  6. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Pronto. Descobrimos o caminho para ficarmos ricos. O tesouro emite títulos, o BC compra e o governo pode gastar a vontade. Me engana que eu gosto.

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Acho que o senhor precisa ler o artigo. Acho que não comporta comentários como o seu. Situações extremas e excepcionais requerem medidas extremas e excepcionais. TQM não se aplica em situações como a atual. Quem acha que sim, na minha opinião, é teimoso e tapado. Simples assim. Tipo o guedes.

  7. Rodrigo Costa

    Mais uma vez os reais criadores da crise voltam para dar soluções mágicas para a crise. Realmente num 1o momento dará um tregua, mas no longo prazo esse dinheiro extra tende a gerar uma liqudez, qdo de suposta retomada, gerando bolhas. O mesmo ocorre qdo se relaxa os compulsórios. E mais importante, não agrega qse nada nas exportações. O q deveria realmente ter sido feito eram as propostas do Ciro. 1o dia de gov. renegociar as dívidas, principalmente das famílias. E colocado câmbio no lugar...

    Responda
  8. Mauro Caesar Mantilha

    Mais do que nunca , voltamos a teoria geral do juro emprego e moeda O estado terá que aumentar muito seus gastos para evitar uma depressão profunda. Concordo totalmente c o artigo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.