Ilustríssima > Brasil está capotando com Bolsonaro e coronavírus, afirma Sidarta Ribeiro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

    1 de 2 - A desconfusão a respeito de tudo que esse toupeira já fez para não fazer nada (melhor seria) que preste, a não ser desistir (só nestas ocasiões acerta), já está ficando bem longe. Se se considera que a Educação é a causa da nossa indolência, há erro. Aqueles que alcançaram o alto quilate da vida acadêmica e se dispuseram (cada vez menos) a ajudar o país foram sistematicamente rechaçados por turbas sem farda.

    Responda
    1. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

      Tudo isso tem ingrediente podre daquele plantar de dúvidas. E eu não tenho nenhuma de que estamos sendo apagados.

    2. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

      Não a politicamente correta em que batem tanto. É uma psicopatia leve? Não sei... Normal é que não é. E o que isso tem a ver com todos nós? Tivemos a capacidade de eleger aquilo sem a menor plataforma. Só promessas. Promessa de doido... Deixamos o risco de nossas próprias vidas para ir a festas em meio a uma pandemia. Loucos. Fomos desviados das fontes que realmente informam verdades.

    3. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

      Não houve 1 trilhão de reais em privatizações. Nem agora que estamos quebrados como disse o duende. Não houve diminuição de Ministérios. Não é questão, desconfio, de ser baixo clero. É mais. Muito mais. É um desvio tão marcante que foi levado para aquele cargo, que se vê que era anterior a sua posição longe da normal. Humanamente normal.

    4. Carlos Frederico de Vasconcelos Vilar

      2 de 2 - O que se diz militar, desonrou as duas colunas do Direito Penal Militar: hierarquia e disciplina. Os fatos que a Veja relatou, pela Imprensa, acabaram por ajudar a eleição de alguém que jamais apresentou algo legislativamente útil. Baixo na vida militar, na legislativa clerificou-se: baixo clero. Depois de reduzir órgãos ambientais, dar aumento aos policiais, reduzir efetividade do CTB, perdemos o Imperialismo, isso é, o

  2. Denise Yumi Yabiku

    Sidarta nunca desaponta. Suas análises são sempre lúcidas e instrutivas. Obrigada, Sidarta!

    Responda
  3. Vladimir Micheletti

    Grande Sidarta Ribeiro! À luta sempre, à revolução permanente!

    Responda
  4. Vilarino Escobar da Costa

    Excelente texto ! Abrangente e lúcido! É preciso salvar o Brasil da intolerância da extrema direita , que raptou os símbolos nacionais como se fossem representações exclusivas de suas pseudo-ideologias !!

    Responda
  5. Hildebrando Teixeira

    Então o capitalismo derrapa na curva? Sonha comuno-petralha, sonha! Vocês já capotaram com a tal revolução do proletariado, capotaram com a revolução das nações proletárias e vão capotar de novo com essa nova revolução da divisão social, que tenta transformar inveja, ressentimento e ódio em virtudes. O Brasil continuará a ter repulsa por suas ideias, não duvidem.

    Responda
  6. Reginaldo gomes do nascimento

    Vou esperar sair o filme ¥! Parece ficção científica !

    Responda
  7. Paulo Ferreira do Nascimento

    Parece-me que o autor já sabe como o carro estará após o capotamento. Mas, elegantemente, insere uma possibilidade menos tragica, para permitir que a esperança sirva de amortecedor para a impacto da realidade.

    Responda
  8. EDSON CARLOS MOROTTI

    O Brasil tem um grande inimigo, maior que o vírus, ele se chama Jair Bolsonaro. Um sujeito despreparado, desqualificado, perigo para a saúde do povo brasileiro, sem moral, sem ética, sem postura, sem nada. Não existe governabilidade enquanto ele estiver na presidência. Poderia, em conjunto, com os governadores e prefeitos agir em prol do combate à pandemia e melhora da economia. Esse sujeito é uma vergonha ambulante para o Brasil. Um semeador, no caso da pandemia, de mortes, no geral, do ódio.

    Responda
  9. Cloves Oliveira

    O pior da crise não é a crise, mas as versões que se faz dela para fins pessoais. A primeira pergunta que devemos nos fazer é: "Se eu permitir que essa situação me derrube, vai melhorar alguma coisa? A resposta claramente é não. O fim da crise, se é que existe, não é proporcional ao nosso grau de insatisfação com ela. Quando alguma coisa acontece com as pessoas procura-se as causas, mas quando acontece com todos busca-se uma razão. Atrelar moral aos micróbios não é científico.

    Responda
  10. Tersio Gorrasi

    O Brasil já vem capotando há muito tempo, mas parece que agora ninguém se preocupa mais com a criminalidade, que continua a todo vapor, até impulsionada pela omissão da polícia, as milícias deitando e rolando explorando os moradores de seus territórios, os traficantes com mais liberdade de ação, a população morrendo nas filas e corredores do SUS, e por aí vai. Antes da pandemia não vivíamos num mar de rosas, e todo mundo sabe disso

    Responda
  11. Henrique Marinho

    A psicodélica viagem desse neurocientista (?), se de fato cientista fosse, focalizaria não nas consequências, mas nas causas de nossa grave situação. E quais foram elas? Da mesma forma que na Alemanha pós crise de 29, a crescente ameaça do comunismo gerou a serpente do nazismo, o governo populista, condenado e desapeado do poder foi quem abriu a Caixa de Pandora. Agora, meus amigos, o inferno de Dante é pouco.

    Responda
  12. Daniel Liaz

    De ficar sem palavras! Extremamente inteligente e emocionalmente tocante!

    Responda
  13. Paulo Celso Vaz Marques

    Essa matéria devia ser repetida em todos os meios de comunicação todos os dias até quando tudo voltar ao "normal'.Uma jóia de reflexão sobre a humanidade que não se respeita, meus parabéns Sidarta espero que todos leiam e reflitam sobre o que já fizeram em suas vidas a favor do próximo e do ambiente em que vive

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      As materias da FSP podem ser compartilhadas ate a quantia de cinco por dia. Diariamente, as compartilho. No meu caso, via facebook. Foi uma maneira extremamente inteligente desse jornal para levar seu conteudo a mais pessoas. Entendo isso como disseminacão de bons conteudos. Temos, nos, os assinantes de fazer nossa parte nessa luta.

  14. Paulo Celso Vaz Marques

    Hi.tler ,Mu.ssolini. Mao Tse Tung e Bozo

    Responda
  15. sergio gouvea araujo silva

    Obrigado por expressar pensamentos e emoções de brasileiros, pelo menos dos compassivos e não predadores. É preciso uma ação mais urgente da justiça para se evitar este genocídio irresponsável em andamento.

    Responda
  16. Rogerio Silva Júnior

    Esse texto deveria chegar aos quatro cantos do país, não temos mais o direito de errar, se estamos nessa situação de alguma forma é por culpa nossa.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Podemos compartilhar cinco materias da FSP diariamente na rede social. Faco isso diariamente. E a minha parte nessa luta. Se todos assinantes compartilharem, atingiremos um grande numero de pessoas. Talvez, alguns acordem.

  17. Maria José Lisboa Rodrigues

    E o que dirá a pessoas que anteviram o acidente? Vi meus amigos e parentes entrarem neste carro, levando meu filho e outras milhões de crianças direto ao precipício. Acho que não gritei o suficiente. Sensação de fracasso e impotência. Texto soco na cara, por isso o choro inevitável.

    Responda
  18. Eduardo Farias

    Caro professor, chorei em alguns momentos ao ler seu artigo. Chorei primeiro pela dor da minha família ao perder um primo querido. Chorei no decorrer do texto por olhar pra trás e perceber que boa parte das fantasias que eu tinha com a Ciência ao entrar na faculdade hoje não existem mais. Chorei porque estão ceifando nossos sonhos. No fim chorei porque sei que o Brasil que eu acredito é o que tem pessoas como senhor, o professor Moysés e Ailton Krenak e são essas vozes que nos dão esperanças.

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      estou desistindo do ser humano, prefiro os animais seu amor é incondicíonal

    2. Paulo Celso Vaz Marques

      Também chorei Muito Eduardo, esse monstro acabou com meus sonhos e projetos futuros, ,ainda bem que concluí meu projeto de vida ,viver humildemente no paraíso graças a muita luta e passa por muitas privações ,mas me considero feliz passar por tudo isso somente vendo o por do sol de cada dia. Pelo amor de deus tirem esse sujeito daí

  19. Antonio Lima

    Parabéns pelo posicionamento corajoso e lúcido, Professor! O capotamento continua, em câmera lentíssima! Até quando?

    Responda
  20. Heloísa Matos Lins

    Excelente, Sidarta! Lúcido e sensato. Excelente Bravíssimo!!!!

    Responda
  21. Claudio L Rocha

    Até quando uma parte da sociedade brasileira continuara aceitando esse comportamento arrogante que da entender descompromisso com a saude do povo brasileiro. É inacreditavel o que o povo brasileiro vem assistindo, exibições de arrogancia, incoerencia, falta de dialogo de quem foi eleito justamente para unir o povo brasileiro, e a cada novo dia da exemplo de que trabalha o inverso. O presidente que não aceita opinião que seja contraria a sua

    Responda
  22. Paulo Cesar

    Pelo visto, caro Sidarta, a próxima Ministra da Saúde será a Gabriela Pugliesi. "F*-se a vida".

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      kkk adorei a Pulhaesi pra ministra do corona fest

  23. Claudio L Rocha

    Até quando uma parte da sociedade brasileira continuara aceitando esse comportamento arrogante que da entender comportamento descompromissado com a saude do povo brasileirodo. É inacreditavel o que o povo brasileiro vem assistindo, exibições de arrogancia, incoerencia, falta de dialogo de quem foi eleito justamente para unir o povo brasileiro, e a cada novo dia da exemplo de que trabalha o inverso. O presidente que não aceita opinião que seja contraria a sua

    Responda
  24. Marcelo Carneiro da Rocha

    Sidarta uma das poucas vozes lúcidas neste país acossado pela insensatez.

    Responda
  25. Maria de Lourdes Vasconcelos

    Que texto! Fez-me ir do terror à esperança. Quero muito crer que o carro vai estacionar, mesmo que de cabeça para baixo e juntos vamos poder recomeçar. Por enquanto o que faço é tentar me manter viva. Cada dia é um dia.

    Responda
  26. Alberto A Neto

    Está capotando? Pirou! Não só o capotamento já houve a tempos, como inclusive atropelou e matou pelo menos a metade das vítimas fatais e em convalescença que se fiaram no palavrório da pandemia ser só uma gripezinha provocada por um resfriadinho. Quem pariu a Besta a despache, porque a oposição não sabe o quê nem como fazer, perdida em solilóquios partidários. Não se espere nada do 'Botafogo' no Congresso, nem do 'amigo do amigo do Amigo' no Judiciário, porque há 3 Patetas nos 3 Poderes.

    Responda
  27. Octávio Da Matta

    Como leitor, professor e admirador do seu trabalho, eu espero ansiosamente pelas suas palavras, por esse lufar de lucidez e empatia diante desse terror que parece sufocamente inesgotável. Muito obrigado, Sidarta.

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      também estarei esperando por um acalanto de suas palavras, me alivia a alma

  28. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Parabéns Dr. (este de verdade!) Sidarta!

    Responda
  29. Marcelo Paes

    No aguardo dos doentes chegarem para defender o Bolsonaro.

    Responda
  30. Luís Pio barbosa

    Qual o limite do brasileiro para a irresponsabilidade pública?

    Responda
    1. Paulo Celso Vaz Marques

      o brasileiro é muito passivo e infelizmente poucos tem acesso à informação e estudo quanto mais cultura geral

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.