Opinião > A queda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. JOSE VITORINO JUNIOR

    Vms ver as calúnias proferidas pelo "gado"

    Responda
  2. Vilmar Dimas Nicolau

    A elite brasileira não está preocupado com o Brasil. Querem seus privilégios e lucros, muitas vezes, bancados através de subsídios estatais. Vide o agronegócio. Esta elite sonhou com o ovo da galinha de ouro e chocou o ovo da serpente. Mais uma vez o povo terá que reconstruir o Brasil com seu sangue e suor até vir a direita e apoderar-se do patrimônio público novamente através de discursos moralóides de religiosos inescrupulosos e militares caquéticos.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Inacreditável que ainda existe gente falando em Lula, PT, etc. O momento exige a imediata remoção do de mente para começarmos a discutir o futuro.

    2. LUIZ FERNANDO GARCIA

      Mas vc não se esqueça que a esquerda, capitaneada por Lula, ou melhor, por "Lula Livre", que opção de governo ofereceu à população? E o enfrentamento da justiça e o desprezo e ironia em relação às nossas instituições tão característico de Bolsonaro e Cia., não lembra uma Sra. chamada Gleisi Hofman ou tantos outros membros de um tal partido que se diz de esquerda e por isso apóia Maduro (sic) mas não teve coragem de fazer uma reforma agrária de verdade no Brasil? Congresso dono de latifúndios?

  3. Jose Carlos Peralta

    Bozonaro a cada dia cava mais e mais sua sepultura. Já perceberam que até os juniores dele, Carlos, Eduardo, Flávio, etc..., estão sumidos? Eles devem estar pensando: deixa o daddy se f. Sozinho kakaka.

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Estão sumidos porque temem a polícia.

  4. Humberto Giovine

    Dois ministros da saúde deixaram o governo em plena pandemia, talvez a mais grave de nossa história. Um presidente que ao invés de liderar, organizar, e tranquilizar o país, dando-lhe (alguma) direção, insiste na criação de crises cuja causa se torna cada vez mais difícil de entender. Sua imagem se assemelha a de um psicopata desesperado em não atingir seus objetivos, obscuros e caóticos. Até quando o país suportará esta situação?

    Responda
  5. Ernesto Solis

    Não esperamos da elite empresarial e das famílias que controlam a mídia, auto critica na responsabilidade pela eleição de tão asque.rosa figura. Durante a eleição não chamaram o sujeito pelo nome, candidato de extrema direita, títere do mercado. É responsabilidade de vocês, judiciário, mídia, empresariado, resolver essa situação. O velho ditado diz que o poder trás consigo responsabilidade, pois é, as elites tacanhas o usam muito mal por aqui.

    Responda
    1. Vilmar Dimas Nicolau

      Muitos dos que fecharam os olhos para as estrepolias do deputado do baixo clero candidato à presidência da república hoje mostram-se espantados. Atos no próprio Congresso Nacional diziam quem realmente era o capitão reformado. Atos durante a campanha eleitoral mostravam bem quem era o candidato dos que pediam morte, armas e ditadura. O outro candidato teve 44,87% dos votos válidos. O dia da posse mostrou o poder de quem não teve votos, é só olhar o carona do carro oficial.

    2. Roberto Maximiano da Cunha

      Assino embaixo do seu comentário.

  6. João Pedro Sousa

    Ótimo editorial!!!!

    Responda
    1. Oswaldo R B de Oliveira

      Santa ingenuidade, Batman! Os editoriais políticos da folha não merecem elogios por muitos anos (uma, duas décadas?). Desde 2014 que a a folha (e toda a mídia hegemônica) é parceira do golpe ainda em curso. Ela só deseja um ajuste de rota. Infelizmente, corremos o risco de que o povo, com a morte de um ''profeta Jeremias'' correrá atrás de um ''profeta Ezequiel'' qualquer. A folha está à procura de um ''profeta Ezequiel'' e já há candidatos.

  7. robinson elvas rosal

    O vírus chama-se Bolsonaro. Sob pena de irremediável e total destruição, o país precisa livrar-se logo dessa praga.

    Responda
  8. flavio pedrett

    Folha, embale tua criança.

    Responda
  9. flavio pedrett

    Folha, embale tua criança.

    Responda
  10. domingos savio de oliveira

    Temos um maluco genocida, covarde, cruel e desumano no Planalto, e o congresso nada faz. Por muito menos tiraram Collor e Dilma...

    Responda
  11. domingos savio de oliveira

    Parcas condições intelectual e moral? O Editor quer insinuar que o Capitão Corona tem alguma?

    Responda
  12. fabio lauff barcellos

    A imprensa em si tem grande parte de culpa por esse estúpido estar na presidência. Usou o tal combate a corrupção como pano de fundo para a antipolítica ,negação do debate sério. Criou-se o pessamento único de que tudo estava errado na política, ninguém prestava. Eis que surge um político do baixo , baixo baixo, clero. Dizendo-se o salvador do mundo, e vocês não o combateram, deram-no corda para implementar a ideia de que mais os convém , pensavam que o controlariam, - eis a sua cria.

    Responda
    1. Eduardo Benedito

      O texto do jornal está certo e você também está.

  13. jose roberto alferes siqueira

    Segunda feira já tem outro ministro, a vida continua , mas com o vírus circulamos , daqui para frente vai ser assim , o mundo não pode parar, toca Brasil

    Responda
    1. EDSON BARBOSA ARAUJO

      Aguardo autocrítica da Folha.

  14. Lidia Aparecida Rossi

    Teich mostrou que honra o juramento e que tem dignidade!

    Responda
  15. Fernando H

    Quem manda no Brasil é o neoliberalismo. Enquanto a elite neoliberal achar que o Guedes ainda tem condições de implementar a transferência do estado brasileiro para a iniciativa privada (ou seja, para eles próprios), o Bolsonaro permanecerá. Pouco importa se dezenas e centenas de milhares de brasileiros tiverem de morrer por isso. E daí? Efeito colateral.

    Responda
  16. Gustavo Carvalho

    Bom editorial. Só faltou lembrar que a Folha tem um colunista obcecado com quiméricas cloroquinas (Hélio Beltrão) e o xodó da Folha no governo, Paulo Guedes, está igualmente empenhado numa cruzada macabra contra as imprescindíveis políticas de distanciamento social.

    Responda
  17. EDUARDO DE FREITAS

    A Folha apoiou o Bolsonaro! A Folha ajudou a colocar o país nesse abismo! Quero ver o mea culpa que tanto cobram dos outros.

    Responda
  18. altair moraes

    Vai à rampa e fica fitando os parcos admiradores, para sua falsa glória e deleite. Lembra-nos alguns ditadores e o culto à personalidade da atualidade e dos momentos tristes da história. O mundo observa e se assusta com o infeliz país que mergulha na falta de liderança e união, à mercê do vírus e das crises internas desnecessárias. Próximo epicentro da pandemia. E sabe que pagaremos um preço muito alto, em vidas e colapso econômico.

    Responda
  19. Leo Barreto

    Mas e o guedis, folha???... Aaah, esse é bão demais sô

    Responda
  20. Leticia Ferreira

    Excelente editorial. Precisamos de uma imprensa comprometida com a verdade, agora mais do que nunca. Tudo o que essa gentalha deseja é calar os meios de comunicação e a partir de então zerar o número de mortos, sufocar os crimes cometidos, acabar com o desespero de quem hoje vê o tamanho do erro que cometeu nas urnas. Defendo a Folha, independente do que fez no passado.

    Responda
  21. Alberto A Neto

    Quem surfou a onda do Messias apostando no espírito santo do Ipiranga, certamente foi fervoroso adepto de Santo Agostinho. A nova política da velha demagogia de terra prometida entregue na lua confirma o Santo: 'Creio porque é absurdo'. Até os mais devotos já sabem que o Ipiranga faliu e o PIB avinagrou até 2022. A pajelança do falso Messias só não chegou ao fim porque o Forte Apache já fez ouvir o toque de ordem unida.

    Responda
  22. Daniel Barbosa

    Corajoso editorial, esra fazendo História. Parabéns!

    Responda
  23. Delta57 Delta57 uol com br

    Pega fogo cabaré. Pastor Valdomiro se aquecendo para assumir a pasta, quando então apresentará ao país a solução para debelar de vez a crise do corona virus: irá mandar distribuir mudas dos feijões milagrosos em todas as unidades da federação.

    Responda
  24. LENY MANZATTI RODRIGUES

    Parabéns pelo editorial Folha de São Paulo! Um quadro claro do que é esse desgoverno de um alucinado e que nos envergonha perante o mundo. Sem empatia alguma, sem respeito algum, pisa no túmulo dos mortos e na dor das famílias enlutadas. A resposta dele é o cotidiano "e daí?".

    Responda
  25. Henrique Marinho

    Mesmo com toda a desordem e cegueira de um desgoverno como o nosso, a grande imprensa, como a Folha, deve honrar sua tradição e seriedade de seus fundadores, não usando, em seus editoriais, pérolas como (cre tino). O velho Frias estaria chocado, se estivesse vivo,

    Responda
    1. Roberto Maximiano da Cunha

      Eu estou achando que o tal és tu mesmo, ó Henrique Marinho. O editorialista não usou a palavra que apontaste. Cometeste um erro básico de interpretação de texto. No editorial, consta, sim, a palavra "CRETINA", no sentido de "comportamento insensato" (segundo o Caldas-Aulete), e está, portanto, muito bem colocada. Ademais, diante da calamidade governamental, moral, econômica, sanitária que estamos vivendo... o uso daquele vocábulo não teria a menor importância.

    2. Roberto Maximiano da Cunha

      Eu estou achando que o tal és tu mesmo, ó Henrique Marinho. O editorialista não usou a palavra que apontaste. Cometeste um erro básico de interpretação de texto ("ai que burro, dá zero para ele"). No editorial, consta, sim, a palavra "CRETINA", no sentido de "comportamento insensato" (segundo o Aulete), e está, portanto, muito bem colocada. Ademais, diante da calamidade governamental, moral, econômica, sanitária que estamos vivendo... o uso daquele vocábulo não teria a menor importância.

    3. Daniel Barbosa

      Não há outro adjetivo para nomear quem defende ditadura e apoia tortura, só para ficar nos princípios básicos do bolsonarismo. Parabéns aos editorialistas!

    4. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

      Concordo consigo: cre ti no é um elogio, porém perdoável, já que não existe adjetivo para um na zis ta.

  26. WILSON HAUSCHILD

    Folha nao me reoresenta. Imprensa militante, a servico da esquerda

    Responda
    1. José M Leal

      Deixe que ladrem. É saudade da Republica do Pixuleco. Vão se envenenar com raiva e adrenalina durante 4 anos.

    2. Eduardo Benedito

      O que anima é que os boçais como o Wilson aí são cada vez menos.

    3. Adriano Souza

      És tu de uma linhagem alemã de extrema direita sr. Hauschild? Assim explica seu comentário

    4. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

      Obrigado por assinar a Folha, um jornal a serviço do Brasil, um jornal contra o fa cis mo.

    5. antonio carlos de campos

      O que fazes aqui? Vaza!

  27. Carlos Telles

    Bolsonaro nunca enganou ninguém. Sempre foi isso aí, um sindicalista de militares, policiais, transgressores da lei, contra o público, contra a preservação da natureza em todos os níveis possíveis e imagináveis. Sempre falou que quem gosta de povo é o PT. A mídia apoiou isso, colocaram agora quero ver derrubar.

    Responda
  28. Ana Ferraz

    Ótimo editorial, pena que não falou a palavra impeachment nenhuma vez e nem assumiu a enorme responsabilidade que o jornal tem na eleição desse sujeito completamente desqualificado para o cargo.

    Responda
  29. João Silva

    Todos nós pagaremos caro pela política fracassada desse agitador. Com urgência, Roteiro Maia precisa ouvir a voz da sensatez e acionar o processo de impedimento antes que seja tarde demais. E o STF precisa ficar vigilante aos objetivos autoritários dele e de seus apaixonados.

    Responda
  30. Luiz Fernando Batista Gomes

    Concordo com o editorial, tudo muito bem colocado. Mas, Folha, cuida que esse filho é teu.

    Responda
  31. ANDREA FARIAS DO NASCIMENTO AGUIAR

    ..vcs acham que o PR se esforça em causar o caos à toa? Lêdo engano....

    Responda
  32. Maria Filomena Martins de Almeida Gomes

    E agora? Mantemos um déspota ignorante no poder ou partimos para a alternativa do vice, um déspota esclarecido?

    Responda
  33. EMILIO SANI

    Parabéns Foice de São Paulo, pela primeira vez não se esconde com o Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Infelizmente a opinião da Foice não serve para nada, quando as pessoas compravam o jornal em papel servia como papel higiênico

    Responda
    1. domingos savio de oliveira

      Sinceramente, cabresto deveria ser limitado. A propósito, já tomou Ivomec?

    2. LUIS CARLOS PASCHOARELLI

      Pena que seu comentário é tão incipiente. Mas não fica triste não: nós agradecemos por sua assinatura e isto ajuda a FSP ser um jornal a serviço do Brasil. Obrigado por sua ajuda contra o fas cis mo no Brasil.

  34. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Quem lê um editorial neste tom nem deve imaginar o que a Folha e todos os felizes habitantes do Brasil que sempre dá certo fizeram em 2016. Que espírito cívico este de hoje, não?

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      It's never too late

  35. Amarildo Caetano

    A imprensa é responsável pela eleição do ''mito" ,incluindo está Folha. Me lembro que a palavra golpista foi sempre censurada nos comentários do leitor na queda da Dilma Agora são todas madalenas arrependidas . O ódio venceu a esperança ,deu no que deu ,uma tragédia.

    Responda
  36. ALBERTO BOTELHO MENDES

    Parabéns Folha, pelo corajoso e correto editorial! Quisera o Congresso Nacional tivesse a mesma coragem e visão! Pai, livrai-nos de todo mal!

    Responda
  37. jucelio alves da silva Alves

    Admiro a coragem, e determinação desse jornal, pela luta e defesa das instituições democráticas.

    Responda
  38. João Batista da Fonseca

    poucos comentários de alguém defendendo Bolsonaro, será que já enxergaram a realidade e estão entregando os pontos?

    Responda
  39. Carlos Nunhes

    Pois é... concordo. Mas é bom lembrar q isso esta acontecendo pq Folha e Globo se uniram pra derrubar Dilma e substitui la p um tucano (ou semelhante) no comando. Não deu certo.... e agora?

    Responda
  40. Bruno Henrique Alves

    Ironia do destino ou justiça Divina?! Para quem disse aos 4 ventos: “E a verdade vos libertará”.

    Responda
  41. Paulo Henrique Zamai

    Excelente palavras, só faltou chamar a responsabilidade dos outros poderes, que estão tapando os olhos e os ouvidos. Panelaços não basta. Estamos indo direto para o confronto nas ruas e aí sim a situação vai ficar ainda pior do que já está. Agências bancárias depredadadas, saques, faz lacrimogêneo etc.. Caos.

    Responda
  42. Paula CMiranda

    Que fique claro: o impedimento de Bolsonaro levará Mourão a assumir e, imediatamente, instalar uma ditadura militar, a exemplo de 1964.

    Responda
  43. Antonio Lima

    Simplesmente ridícula a participação dos militares nesse grotesco desgoverno, mais uma vez insistem em escolher o lado errado da história! Vão continuar contribuindo para lançar o país no caos? Passou (e muito) da hora de abandonarem o barco, e deixarem o genocida falando sozinho!

    Responda
  44. Fernando Jorge

    Ele é um vírus pior, muito mais letal que o corona. Deve voltar para o quinto dos infernos, de onde deve ter saído

    Responda
  45. Fernando Jorge

    Parcas condições???? Parcas ??? Nenhuma condição, não reúne nenhuma mísera condição nem para porteiro de muquifo. Fora.

    Responda
  46. JOHN JULIO OPPENHEIM CYMBAUM

    Um editorial irretocável! Eu, como cidadão, sentir-me-ia à vontade em subscrevê-lo. E acredito que fazê-lo é uma exigência da cidadania na tentativa de pôr um fim a este pesadelo num momento em que nem sair às ruas para expressar nosso repúdio podemos.

    Responda
  47. Evando Ferreira Lopes

    Da pior forma possível o Bozo coloca o Brasil nas manchetes dos mais influentes meios de comunicação mundo afora. além da pandemia onde acordamos a cada novo dia com a insegurança de que, será se hoje não serei contaminado com esse vírus e se contaminado meus anticorpos serão capazes de vencer o vírus, será se terá um leito com respirador disponível para mim? São tantas as dúvidas. Estarmos passando por toda essa tragédia não é pouco? Ainda temos de aguentar esse maníaco na presidência?

    Responda
  48. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    E porque o editor não ajuda a pedir impedimento?!

    Responda
  49. Evando Ferreira Lopes

    Da pior forma possível o Bozo coloca o Brasil nas manchetes dos mais influentes meios de comunicação mundo afora. além da pandemia onde acordamos a cada novo dia com a insegurança de que, será se hoje não serei contaminado com esse vírus e se contaminado meusbanti

    Responda
  50. Antônio Roberto Tafelli

    É inacreditável e inconcebível o que esta acontecendo no comando do executivo do nosso país e para maior desespero, quando vivemos uma pandemia de consequências avassaladoras na saúde e na economia. Precisamos com urgência que pessoas de moral ilibada, altruístas e despojadas de interesses próprios, se unam para tirar o país dessa calamidade.

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.