Hélio Schwartsman > Safado, ineficiente e burro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Seu tio é meu herói.
Excelente, verdadeiro e corajoso texto! Cientistas brasileiros, como Victor e Ruth Nussenzweig, nos enchem de orgulho!
É isso ai Helio, bate neles, adorei...
Ele sempre foi isto. Deram a presidente para um nada! Parabéns à s elites, à mÃdia e a lava jato. Elegeram nada versus nada!
Parabéns ao colunista, artigo curto, correto e objetivo. Nunca fui e nem serei adepto da verdade absoluta, porque ela nunca contribui.
Excelente coluna. Considero o Bozo inepto, mau caráter e perigoso. Exército está Covarde perante os militares mau caracteres na equipe do governo sustentando a Dinastia da Bozolândia. A Instituição ficou acovardada desde 1985. EspÃrito Tenentista precisa acordar. Infelizmente Costa e Silva morreu de derrame e não preparou a próxima geração. Alma da Hermes da Fonseca tem que inspirar os atuais comandantes da ativa e colocar o melhor governador no poder, como em 1930. Tenentismo Já!
As imbecis comparações estatÃsticas nesta pandemia. Quanta bobagem. Comparar as contaminações da pandemia no Brasil com as da Itália. Sem levar em consideração o t amanho da Itália e o do Brasil. Um paÃs continental. E as respectivas populações “A estatÃstica é como biquÃni. O que mostra é sugestivo, mas o que esconde é essencial”. Aaron Levenstein
As pessoas que sairam do paÃs o fizeram porque confrontaram o regime, queriam uma ditadura de esquerda, muitos tinham optado pelo terrorismo. Alguns, se foram, principalmente se não tinham grande vinculo com o Brasil, por diversos motivos, aceitaram propostas econômicas do exterior, pode ser o caso. Nós ficamos aqui, de uma maneira ou de outra lutando para melhorar o paÃs. La de fora, ficar julgando, beira leviandade. Dispenso a opinião do titio que nos abandonou..
É joão, infelizmente ficou gente como você e gente como Victor e Ruth foram embora. Por isso estamos na situação de hoje e você continua o mesmo cego.
Parece que falhamos miseravelmente em melhorar o paÃs...
idiota
Foram expulsos ou forçados ao exÃlio por absoluta falta de espaço para inteligência, conhecimento cientÃfico e qualquer pretensão de divergir em qualquer grau dos generais assas.sinos (ou coniventes com os assas.sinatos e torturas).
Eu ri. Quanta bobagem.
Félix Miglioranza, tenha dó! Vc deve ser mais um que perdeu a boquinha! Divirta-se com sua “ A Revolução dos Bichos” e “A Velhinha de Taubaté”. Te proponho abrir mão de sua gorda aposentadoria, doá-la aos carentes das favelas enquanto esperas a ciência comprada trazer-nos a solução! Acorda, ò ignóbil!
Assino um jornal produzido e lido, em sua maioria, por pessoas que perderam alguma forma de previlégio. Aceito, humildemente, vossos comentários. Nos que me foram enviados, percebi algum respeito e sou grato por isso. Se a pandemia tivesse ocorrido nos anos 40, 50, 60 ou 70 tudo seria diferente. Nesse perÃodo existiam homens com “H” e não os de hoje, cheios de mimimis globais e sem nenhuma ação. Reféns idiotas, enfim!
Tome vc vacina para malária, depois bem para a Amazônia escrever a toa, visto e o que vcs fazem, depois não tome cloroquina, confie na sua avó ou tia, Intelectuais tem o direito de atacar qualquer um, vivem no mundo da lua, não conhece a realidade e praticidade, acredito que, em um paÃs que tenta se reerguer por problemas polÃticos do passado você não consegue morar, daà se refugia na casa de outros, diferente de nós brasileiros natos
Olhem a incoerência: se, em alguma postagem, eu escrevesse sa fado, adjetivo raso e agressivo, seria censurado. O colunista, covarde, esconde-sr por trás de uma suposta liberdade de imprensa, que em hipótese alguma foi criada para isso, para criticar, de forma desrespeitosa e colocar-me bem, muito abaixo dos adjetivos utilizados em sua rancorosa ''coluna''. O pasquim que o acolhe incorre no mesmo procedimento. Democracia pressupõe respeito à s instituições. CrÃticas sim. Infâmias não.
Um cientista com 91 anos, lúcido, tem o direito de chamar o bozorona do que quiser. E aqui para nós, chamá-lo de saf.ado, é pegar leve.
Eduardo (ou Dudu), foi nas calças?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Hernandez, que eu saiba o pasquim FSP não tem o Olavo de Carvalho entre seus colunistas. Poderias citar&me alguma matéria dele? Ouço falar dele mas o julgo tão desprezÃvel quanto o Hélio.
Hernandez, boa noite. Como disse no final da minha postagem: criticas sim, infâmias não.
E não esqueça de publicar suas sábias ponderações sobre o respeito às autoridades na próxima vez que o Sr. Olavo de Carvalho irromper na imprensa xingando oficiais, ministros e altos funcionários do Estado com os piores palavrões do seu variado repertório.
Respeito à s instituições! Tenho saudade do tempo em que as instituições se faziam respeitar. Hoje, quando o Chefe de Estado se pronuncia o tempo todo como um chefe de qua dri lha - com uma chuva de gritos, gÃrias e palavrões - duvido que a Presidência volte a ser respeitada durante muito tempo. E a liberdade de imprensa não é suposta, é direito constitucional. Quem comete injúria, calúnia e difamação pode ser punido por meio de ação judicial. Esta está à disposição do suposto ofendido.
Eduardo, boa tarde. Que tal rancoroso, infame e frustrado? Creio que cairiam como uma luva para caracterizar-te. Não julgues para não ser julgado.
E colocar-se bem, muito abaixo ...
Ciência para este Chulo, ignorante não existe!Vejam o corte de bolsas para pós graduação e pesquisa como polÃtica conjunta do semi analfabeto ministro da educação
Qualquer hora vão faltar adjetivos suficientemente ofensivos para definir o presidente. /Claudia F.
Uma maravilhosa história de vida! Sinto muito pela sua perda!
À Sra. Elsabete Sousa Freitas e ao Sr. Joubert de Almeida: Eu fico indignado quando vejo e ouço um Presidente da República dizer " e daÃ?" ao ser indagado sobre os cinco mil mortos até aquele momento. Essa frase mostra claramente o grau de frieza e insensibilidade deste "governante" e o dessrespeito aos mortos e suas famÃlias. Respeito, senhores, é algo que se conquista e quem não respeita não merece nenhum respeito. Nem este ser e nem seus seguidores fanáticos e totalmente idiotizados
À Sra. Elsabete Sousa Freitas e ao Sr. Joubert de Almeids: Eu fico indignado quando vejo e ouço um Presidente da República dizer " e daÃ?" ao ser indagado sobre os cinco mil mortos até aquele momento. Essa frase mostra claramente o grau de frieza e insensibilidade deste "governante" e o dessrespeito aos mortos e suas famÃlias. Respeito, senhores, é algo que se conquista e quem não respeita não merece nenhum respeito. Nem este ser e nem seus seguidores fanáticos e totalmente idiotizados
Agora trata-se de estudar e enfrentar o grande patógeno que vem assolando esse paÃs desde o dia 01 de janeiro de 2019.
Para o tenente recalcado, tornado presidente pelo voto de 57,8 milhões de sei lá o quê, que diz o que lhe vem à cabeça, inclusive palavrões cabeludos em reunião de boteco ministerial, os adjetivos usados pelo cientista são mera constatação. Logo, expressão da verdade...
A lógica...
Sendo assim, o que te diferencia daquilo que vc critica. Entende? abraço
admiro o articulista, mas se formos descer a este nÃvel no debate público, então, com ou sem Bolsonaro, estamos todos perdidos. existem adjetivos que deveriam ficar apenas na missiva, na mesa de bar...sei lá...certamente não servem para o debate público, sobretudo de um articulista desse gabarito.
Um cientista com 91 anos, lúcido, tem o direito de chamar o bozorona do que quiser. E aqui para nós, chamá-lo de saf ado, é pegar leve.
Há razão em sua crÃtica. Mas tem horas que a um monge perde a paciência. Eu, que não sou monge, endosso os adjetivos: sa.fa.do, ineficiente e bur.ro.
Perfeito
Viva Vitor, cientista, tio do Helio, é com discernimento polÃtico correto. Parabéns Helio pelos tios. Pergunta aos minions, Porque todos os bons estão do lado certo?
Excelente texto. No ano de 1596 nascia na França René Descartes, que a partir da dúvida ( cogito ergo sum ou se penso logo existo) estabeleceu os fundamentos da ciência. Assim, a ciência médica não poderia ser mais guiada pela certeza, mas pela dúvida. O cientista ao duvidar ,pesquisa e conclui. Quatrocentos anos se passaram e os boçalneros da vida querem impor suas condutas , fundamentadas em achometros, alquimias e magia medievalista. Que Deus nos salve da ignorância!
Estou abismado com esse artigo! Esconder-se por detrás de um jornal para proferir palavras tão ofensivas é sério agravo aos 60 milhões de brasileiros que votaram em Bolsonaro. E depois dizem que a democracia brasileira está ruindo! Não vejo jornalista xingando prefeitos e vereadores, que estão roubando como nunca! Eles sim, estão matando pessoas!
F...-se. Passa-pano de nazista.
Mano Joubert, se liga na matemática: sessenta a favor, quase cinquenta contra. Se a questão é numérica, a diferença é pouca, estatisticamente era capaz de não ser significante. E seu presida querido chama de fil.ho da p.uta ou canal.ha sem que você estranhe. Qualé, mano, cai na real.
Na minha opinião, qualquer xingamento a esse sujeito que está na presidência é pouco !! Esse ser não me representa , não sou petista e muito menos esquerdista !!!
Não fala bo.ba.gens Carlucho! Coloca o teu nome!
O joubert ficou dodói porque falou-se a verdade em relação ao mito. Tadinho, o pior, como sempre digo, não é bolsonaro, mas sim os boçais que o seguem até hoje.
Sei que é demais pedir para você ler algo, Joubert, mas se um dia tiver coragem, faça um esforço para ler dois livros e um artigo: o primeiro livro é a Revolução dos Bichos, o segundo é O Alienista. E o artigo é de Luiz Fernando VerÃssimo, falando sobre a Velhinha de Taubaté.
Estamos nos 15.000 mortos, até quando ?investir na pesquisa é o caminho adequado,cuidar do sistema de saúde,conscientizar a população de que manter-se em casa é essencial.
Fico com um pé atrás quando gente de fora do Brasil fica dando receitas sobre nosso paÃs e de como deverÃamos ser governados. Além disso, de tanto se usarem palavras pejorativas para os nossos governantes, com generalizações enviesadas, estas se descolaram da realidade e deixam no descrédito quem as lançam ao vento. Mesmo em momento de crise, aos poucos a realidade vai se impondo e revelando quem realmente contribuiu para vencer a crise..
O senhor se refere ao "filósofo" que reside na VirgÃnia e ofende periodicamente nossos governantes e oficiais com palavrões, não é mesmo?
Rezo com todas as forças para que o covid pegue esses nazistas mal disfarçados e, pelo menos, os deixe de joelhos. Só assim (e talvez) possam acordar.
Ora, sr. Orlando. Bolsonaro contribui para agravar a crise, o senhor sabe muito bem disso. Hoje mesmo ele disse para seus adoradores em frente ao Palácio que "o governo federal tem dado todo o apoio para atender as pessoas que contraÃram o vÃrus e esperamos brevemente ficar livre dessa questão". Por que ele não se atreve a dizer que o governo está se esforçando para evitar a disseminação da pandemia e evitar as milhares de mortes que estão ocorrendo? E sequer o que ele disse é verdade.
Fico indignada com a grosseria do jornalismo. CrÃticas devem ser feitas mas com respeito a todos os indivÃduos.
Chora na cama que é lugar quente. Passa-pano de nazist.a. Toma vergonha, minha senhora.
Respeito é uma via de duas mãos e não se compra nem se impõe, se conquista. Se o seu mico se desse ao respeito de respeitar os que dele discordam (e isso é obrigação da função que ocupa e que deveria exercer) certamente seria respeitado. E quer saber mais? Ele nem um pouco se incomoda com isso porque não tem sentimento nem discernimento para tanto. É como uma pedra de onde não se tira leite!
Vc deveria ficar indignada é com a desgraça que seu "mico" vem causando ao paÃs !! A grosseria do jornalista a esse sujeito , não faz e não fara mal nenhum ao paÃs !!!
Quem não se dá ao respeito, não merece respeito. Esse presidentezinho desreipeita tudo e a todos quase que diariamente. Eu acrescentaria louco, nas palavras do senhor que mora nos EUA.
Bolsonaro está à procura de um Josef Mengele pra ministro da saúde.
Parabéns ao Helio o tio dele acertou na mosca ,Bolsonaro é sim tudo isso , verdade cristalina ,a única coisa que realmente espero é que ele também seja responsabilizado pelo enorme numero de mortes que vem causando com sua irresponsabilidade nesta pandemia ,e que realmente esta causando um atraso na saÃda desta quarentena ,com o aumento eterno aumento de infectados,a curva de infectados parece um foguete decolando para o infinito e além como dizia Buzz Lightyear.
Um milico, que foi de 'mau militar a presidente, ora enfileira generais milicos em todos os ministérios civis. Busca edificar a sua Linha Maginot de milicos. Não funcionou no passado. Que dirá, agora! O governo miliciano está sob ocupação com a blitzkrieg da patifaria pasteurizada no Centrão. Os sinais vitais da nova polÃtica miliciana desapareceram. O governo é um cadáver insepulto. O cheiro pútrido tornará a atmosfera irrespirável. Há outro vÃrus no ar, o 'bolsona', mais letal.
Ressalva - Vacina eficiente contra Malária inexiste, infelizmente.
Onde no texto está escrito que a vacina é eficiente? Está ali o percentual de pessoas que ficam imunizadas, e que ainda assim é preciso repetir a dose. Ressalva redundante.
O maior patógeno hoje chama-se Bolsonaro! Não poderia falar o que o tio do Schwartsman disse sobre ele aqui porque não publicaria, assim, digo que concordo com ele! #forabolsonero!
De pleno acordo, não tenho polÃtico de estimação !! #FORABOZOLIXO e leve essa sua turma de verde amarelo com vc!! Detalhe , não era bem "turma" que eu queria dizer, mas foi necessário algo menos ofensivo , que não condiz com a verdade é claro!!!
Como já disse, com propriedade e conhecimento de causa, o delegado Waldir: Bolsonaro é vaga bundo!
SIB é uma palavra, 3 letras que resume o nosso presidente. Parabéns tio Victor.
Pode-se se dizer o mesmo do jornalista que colocou ele lá.
Kkkk Bom dia Francinete! Bem lembrado kkk
Muito se fala, Sr E Coutinho, na eficiência do ensino na época da Ditadura, anos 70 e tal. Eu também vivi a educação de Escola Pública alà e digo por experiência própria, era sim uma falsa qualidade. Era a tal propaganda do regime mais que tudo. Brasil grande, Educação Moral e CÃvica com patriotismo de caserna. A possÃvel qualidade desse nosso ensino foi engolida pela realidade polÃtica onde tudo era sombrio. Nos anos 80 os milicos nos entregaram um paÃs pior, com inflação e mais miséria.
Pois é, Sr Viola, hoje vemos pessoas que não viveram a ditadura falando maravilhas sobre um tempo que não viveram ou já eram totalmente alienados. No que diz respeito ao ensino, é fato que no Brasil nunca se teve escolas públicas em qualidade e quantidade suficiente. Os militares na ditadura não melhoraram nada. Tentaram massificar e no final pioraram a qualidade e não aumentaram significativamente. E ainda tomaram tempo de sala com coisas como Moral e CÃvica, OSPB e EPB.
E olha que ele nem teve (ainda) a oportunidade de por em prática suas ideias. TerÃamos talvez números suecos de mortes sem a atual quarentena. Extrapolando as 3000 mortes do paÃs escandinavo para nossa população, já estarÃamos com 60000.
O sábio Nussenzweig usa o qualificativo 'safado' numa acepção antiga, que parece que já não é compreensÃvel nesta era conformista de ''safadões'. Para nos mantermos num plano do senso comum, Hélio poderia traduzir, com licença poética, a invectiva do estimado tio a Trump e JB como 'es cro to'... (que é mais censurável pelo crivo de 'moderação' da Folha do que o obsoleto 'safado').
Ayer, só um causo: esses dias vi um carinha com cara de_cu fazendo um anúncio e perguntei pra minha dignÃssima quem era. Ela me respondeu 'wesley safadão!' Pra mim parecia Wesley Cocozão, nada mais mainstream classe média do que aquele 'nadegão'. Saf.ado não diz mais nada, pelo que pude inferir.
A sutileza em um nÃvel elevadÃssimo. Parabéns.
No Brasil o STF decidiu que estados e municÃpios são responsáveis pelas ações sobre a pandemia. O Ministério da saúde, com a estrutura simples, mas, exemplar do SUS, atua de maneira digna e forte no trato da pandemia! O governo federal faz esforço gigante para prover com recursos as unidades da federação. As questões sobre uso de medicamentos, ocorrem no mundo inteiro, em particular, nos EUA. O interesse nunca é de "matar" e sim: "salvar". Parte do que se fala ou escreve são "meias verdades".
Há muitas meias verdades no seu texto. O STF não decidiu, apenas ratificou a estrutura federativo que o Bozo insistia em negar. Lendo as notÃcias, vê-se que o gov. Federal falha em apoiar os estados, por incompetencia ou picuinha polÃtica. Os governadores tem trabalhado sozinhos. Questões sobre uso de medicamentos não são para um leigo decidir, principalmente um obtuso como Bozo. As ações do Bozo, o coveiro do Brasil, são claramente para salvar CNPJs, não CPFs.
Entendi. Vamos fingir que Bolsonaro leva a sério a epidemia e não dá mau exemplo nem confunde a população. Tudo por estar preocupado apenas com sua reeleição. . O cara é pior que péssimo.
Os milicos são exÃmios tocadores de corneta, pintores de troncos de árvores e de guias (ou meio-fio, dependendo da região militar). Além disso, deveriam estar preparados para a defesa do paÃs (duvido muito que estejam). Mas o problema é que a autocrÃtica parece não fazer parte do ensino em academias militares. E por falta de inimigos externos, alguns sonham em treinar a pontaria em civis indefesos.
Marcos Serra, bom dia. Vt.c. Lix.o humano. Obrigado.
Antônio, boa tarde. Vê-se, claramente, que és um recalcado e que fala sem conhecimento. Portanto, desprezÃvel teu rancoroso comentário.
Um governo que trata a ponta pé as universidades públicas e tenta enquadrar cientista em um sistema hierárquico, na base do manda quem pode obedece quem tem juÃzo, não tem futuro a oferecer ao seu povo,
No Brasil o descaso com a educação sempre foi projeto de poder, é muito mais fácil governar ignorantes. Mas a conta vem com juros. Uma sociedade que agora além de ignorante (em todos os estratos sociais) venera a ignorância.Esse é o estágio atual do Brasil, milicos com discurso pronto para a população continuar no limbo. Criacionismo e negação da ciência no poder. É o fim.
Estudei em escola pública durante o governo militar. Como forma de aumentar as vagas tiveram a "brilhante" ideia de reduzir a carga horária e criaram 4 turnos por dia: Manhã, tarde (que começava antes das 11h!!!), vespertino e noturno. Lembro visitando a escola quando eu já frequentava o ensino superior e ouvia dos professores antigos, quase às lágrimas, que a minha turma havia sido a última com alunos de bom rendimento.
Não faz sentido comparar militares com cientistas principalmente quando se confunde os objetivos aspiracionais da ciência com os dos cientistas, nem sempre iguais. A função do soldado é lutar, matar ou morrer, comportamentos anormais para a maioria dos seres humanos. Não se pode forçar uma pessoa comum a atirar em alguém. A disciplina é a única prática capaz de transformar em um comportamento natural uma subjetividade baseada em obediência, mesmo na face das piores adversidades.
Os altos cargos do executivo estão apinhados de milicos que formam uma espécie de rede de proteção. Eles voltaram. Parece que não bastaram reajustes, benefÃcios e privilégios previdenciários. Eles quiseram mais. Porém, hoje em dia, não se administra mais um paÃs com socos na mesa, cara feia e bravatas. Os milicos estão mesmo é queimando seu filme de vez junto a uma figura como o Bolsonaro.
Milicos e bolsonaristas, um bando de inúteis.
Obediencia cega de cegos que nao querem ver.
Nepotismo é a base da famÃlia, q andamos negando, sinal dos tempos, o gueto d privilégios q Marx denunciou. Diz a famÃlia:- aos meus tudo, aos outros o q sobrar. Ñ negamos aos nossos filhos, damos privilégios. --Parece, Nietzsche disse, e concordo, q 90% da humanidade ñ pensa. Mas, penso, q se refere a assuntos ideológicos, ser critico, mas ele pensa, em outras coisas. Ou seja, o sujeito é rato de laboratório, mas pode ser um imb+ecil ideológico. Ñ é pq estuda sexo d barata q sabe tudo. Ñ sabe!
Concordo inteiramente com tio Victor. Bur ro e sa fado. dTremendo mau caráter. E a dita dura deixou claro que poder corrompe e muito poder corrompe muito.
TÃtulo genial, citação do cientista que é de toda humandade. Muito bem!
Desculpe, mas as meias verdades são a distorção da verdade. Também vivi os anos 60. Primeiro, os militares foram uma resposta extremamente popular a tentativa de ditadura de esquerda. Isso não é um detalhe. Segundo, só saiu do pais quem desenvolvia atividade politica/ terrorismo contra o regime. Ou quem tinha boa proposta de trabalho no exterior, pode ser o caso. Sem desmerecer, até hoje não existe vacina contra malária.
Fernando Minto, estive em diversos paises comunistas, no passado. Nao comem criancinha, comem a iniciativa pessoal, a liberdade, a esperanca. O povo nao come nada, passa fome. O foro de São Paulo é a vanguarda do atraso. Comunismo nao deu certo em lugar nenhum...ninguém quer morar em cuba, querem fugir...
Qualquer interpretação do passado não justifica o estado de irresponsabilidade que vivemos hoje.
João, também vivi os anos 60 pois sou dos meados de 40. Assim já tinha condições de raciocinar. Vc ainda acredita que comunistas comem criancinhas? Bem, hoje em dia padres e bispos ainda o fazem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Safado, ineficiente e burro Voltar
Comente este texto