-
Emerson César de Campos
Hoje morreram 1.188 brasileiras e brasileiros vítimas do covid19. Pergunto ao professor inteligentão e seus e suas seguidores qual a razão prática (a imitação do professor e a seu gosto, segundo Emmanuel Kant) de atribuir ao lockdown quaisquer tipos de sujeições?
-
Matheus Vinicius Costa
Professor Pondé sempre preciso em seus textos.
-
Emerson César de Campos
Preciso de paciência para tanta obviedade do professor inteligentão.
-
-
José Gomes
Quem tem a solução para a atual pandemia que se agravou no Brasil pela incapacidade de diálogo da sociedade está mentindo. Descaradamente. Até medicamento é politizado. Medidas precisam ser tomadas sem o conhecimento do que está em jogo e o risco é sempre muito alto. Se todos ajudassem no debate poderíamos por tentativa e erro minimizar os danos e atravessar este período. Pondé acerta em cheio quando ironiza as convicções dos que se acham com a receita para tudo. Basta ver os comentários.
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Texto delicioso!
-
Ricardo Gueudeville
Pondé e seus pensamentos estereotipados. Abusa de reducionismos, de estigmas; sei de muitos empresários em seus sítios que querem que os seus empregados voltem a trabalhar. Mas que birra infantil que o filósofo tem com a classe média e os inteligentinhos. Leve pra sua análise, Pondé.
-
Luiz Candido Borges
As críticas aos que propõem modelos de países de classe média no Brasil até que são pertinentes, mas o Pondé o faz à sua maneira odiosa, chamando os defensores do isolamento de "inteligentinhos" etc, o que diminui bastante o seu valor como avaliação crítica. Em última análise, a postura do Bolsonaro é que estaria certa: os trabalhadores das classes mais baixas que saiam para o trabalho e morra quem tiver que morrer para manter os ganhos do pessoal que está muito bem protegido. Muito cômodo...
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
"pela primeira vez uma geração começa a se ver como uma espécie em extinção." Jeremy Rifkin
-
Emerson César de Campos
Carolina Figueiredo, achas mesmo que tenho alguma preocupação com tua opinião? Já te pedi outras vezes, e essa será a última: me erre! tenho pena do teu marido que precisa de tua atenção, eu , por outro lado, a dispenso totalmente.
-
Carolina Figueiredo
Eu não ofereci minha opinião. Eu disse que quando vc se refere à mim, vc se assemelha a uma criancinha mimada. É a sua abordagem. Não é minha opinião.
-
-
Paulo Sérgio Mendes Nahas
A ausência de liderança política , de um estado ( que tem que ser assistencialista neste momento crítico ) e de nosso egoísmo é que leva a esse raciocínio razo é desprovido de empatia !
-
Carolina Figueiredo
Pois é... está aí... é possível que vc tenha razão. Porque, não?
-
-
Carla Alambert Shuman
No começo do texto o professor avisa que não está discutindo a eficácia do lockdown e sim a sua aplicabilidade a nossa realidade, mas parece que ninguém leu essa parte. Aliás, ninguém lê nada hoje em dia, a não ser trechos que reforcem suas crenças pessoais. Estamos na era da pós-verdade! É professor Pondé, o mundo está tomado pelos ridículos que choram feito bebês quando suas feridas narcísicas são cutucadas!!!
-
MARCOS CAVALCANTE UCHOA
Carla, vc tem razão... o Pondé fica rindo desse pessoal que não sabe ler.
-
Luiz Candido Borges
Carla, eu li e entendi perfeitamente, por isso, eu iniciei meu comentário com "As críticas aos que propõem modelos de países de classe média no Brasil até que são pertinentes...". O problema é que desqualificar os que defendem o isolamento como "inteligentinhos" é uma solução fácil demais. Qual a proposta, oficializar a viração e o nem-te-ligo das pessoas? Perseguir uma solução que poupe o máximo de vidas dentro da nossa realidade dá muito trabalho... É melhor deixar que morram, mas trabalhando!
-
Carolina Figueiredo
Concordo plenamente.
-
-
Henrique Figueiroa
avisa esse pseudo intelectual que na nova zelândia eles adotaram o lockdown antes que o vírus se alastrasse. gostaria de saber a sugestão dele agora, que temos mais de 240 mil casos confirmados.
-
Luís Cardoso
Professor Pondé, para um doutor na área das CH suas afirmações são meras elocubrações rasas. Se lockdown é modismo que se quer copiar meramente, o que o senhor defende pra tentar salvar vidas, inclusive e principalmente de pessoas que não fazem parte de sua CASTA social? Ou seja, daqueles milhões de pobres? O texto parece mais uma crítica rasa à tentativa dos governadores e prefeitos, que tentam evitar o genocídio em processo, reforçado por quem ocupa o governo e os setores que o apoiam.
-
ANGELA BUENO
Tóimmmmmm...
-
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
A África não é um país. Logo, essa afirmação "Não somos África o suficiente pra não saber nada e não poder fazer nada..." é equivocada. Segundo, se o problema é a expressão, use "tranca rua", a pessoa mais simples entenderá. Agora, o que precisamos mesmo não é uma péssima sociologia - problema que se responde na hipótese chama-se petição de princípio, pois não, e é uma falácia -, mas políticas públicas consistentes e urgentes. Mas para isso precisamos de projeto. Pondé não tem...
-
Marcus Vinícius Xavier de Oliveira
Caro JOSE T. MEDEIROS DE VASCONCELOS, nessa discussão não existe desejo ou opção, mas necessidade epidemiológica. É isso que critico no texto: transformar uma discussão séria em critica cultural bipolar. Quanto à atribuição de "folga" que você me fez, gostaria que fosse verdade. Mas esse período me pôs a trabalhar mais do que o normal: organizando dois livros, de Direito Internacional e Filosofia do Direito, uma exposição fotográfica, revisando o livro de poesias que traduzi... tá fogo.
-
Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos
Qual o seu projet? Possivelmente o lockdown, direto da sua poltrona assistindo o netflix.
-
-
Emerson César de Campos
Como colocado no comentário anterior que fiz, eis que com algum atraso chega Pondé sob nick name feminino, para sua autodefesa. E como sempre afirmando que os leitores não conseguem alcançar inteligência suprema do colunista e que criticam sem ler. Novamente frouxos de risos.
-
Carolina Figueiredo
Émerson, vc implora minha atenção como uma criancinha mimada. Eu não sou sua mãe e não vou deixar de oferecer atenção ao meu marido para oferecer a vc. Desapegar! Nós sabemos que eu não quis ofender ninguém. Mas se a carapuça serviu... amadureça! Criticar sem ler é desprezível. Ter dificuldade em entender é normal, saudável e compreensível.
-
Carolina Figueiredo
Maravilhosa, Felício. Se realmente fosse necessária uma defesa. E é verdade muitas pessoas declararam aqui nos comentários que tem dificuldade. Eu tenho. É um texto filosófico. É difícil, é natural, é saudável ter dificuldade em embarcar em textos filosóficos sem delirar. É um trabalho custoso o filósofo se fazer entender. É custoso entender um filósofo. Demanda muita humildade em assumir isso tanto por parte do filósofo quanto por parte do leitor.
-
Felicio Antonio Siqueira Filho
Luiz Felipe "Carolina" Pondé, suponho. Boa esta!
-
-
Luciano Rota
Realmente não dá para comparar Brasil com Alemanha e Nova Zelandia, mas podemos comparar com Argentina Paraguai e Vietnam. Estamos muito pior, dava para ser melhor, o que temos é a soma de nossa mazelas com incompetendia e briga politica.
-
Carolina Figueiredo
Texto muito bom, embora repetitivo. Tudo já havia sido dito por ele antes. Mas infelizmente, faz -se necessário, o texto de hoje deixou as ideias mais claras para quem tem dificuldade. Embora muitos que criticam da forma mais negativa possível deixam prova de ausência de leitura do texto.
-
Carolina Figueiredo
Carla, vc retirou tudo isso parece da minha alma. Super concordo!
-
Carla Alambert Shuman
Concordo com a necessidade do repetitivo, pois em tempos de pós-verdade, só aplicando a idéia do "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Muitas críticas vem de pessoas que notadamente não leram o texto completamente e se acham na competência de criticar. Fica bem feio. Ai que vergonha alheia né?! Crítica interessante se dá com argumentação, não com ofensas. Detração denota apenas pobreza intelectual!
-
-
Rodrigo Ribeiro
Escrever de uma forma afrescalhada, por exemplo "coríntia", casa muito bem com o Ponde. Como ele não é adepto do politicamente, deveria assumir de uma vez. Assim, conteúdo e forma se fundiriam e não causariam mais confusão na cabeça das pessoas. Leriamos a Nany People, sem ofensa à Nany.
-
Carolina Figueiredo
É difícil, José ter paciência. Mas a gente tenta.
-
Jose Tarcisio Medeiros de Vasconcelos
A sua raiva borrou sua capacidade analítica (que possivelmente é permanentemente borrada) impedindo a compreensão de que o uso do termo corintia simplesmente enfatiza a limitação cultural de uma grande massa. É uma figura de linguagem.
-
-
FRANCISCO JF GARCIA
Parabens Grande Ponde! Nada a acrescentar quando algo bem dito ja e perfeito.... Nao ouso nem comentar ou realcar. Apenas digo que os HIPOCRITAS deveriam ler e reler seu artigo.
-
Carolina Figueiredo
Exatamente, não custa reler.
-
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
O perigo amarelo temido no século XX explode no Século XXI. OMS, o cabide de empregos americano revelada com a corona. O Homem pisou na Lua em 21 de julho de 1969. Século XXI: Coronavírus derrota a humanidade. Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida. Arnold Toynbee
-
Sergio Santos
Nossa democracia é frágil, por razões, dentre as quais, já se sabe: há um sem número de privilégios para a classe política (eleita), para o judiciário e para o executivo. Entretanto, são essas pessoas que tomam decisões capitais para nós diariamente. E, para eles, não há riscos de nenhuma ordem, principalmente a financeira. Na política, evidentemente, há exceções: pessoas que não se rendem aos privilégios, mas, infelizmente, a maioria, ficam inerte e imunizados, inclusive da COVID-19.
-
José Cardoso
O que estou percebendo é o contrário. O comércio está pouco a pouco abrindo. É difícil segurar. Como disse o Pondé, se a pessoa já mora numa aglomeração não faz tanta diferença. Mesmo num edifício de apartamentos, o número de pessoas por volume é grande. E tem as áreas comuns, os elevadores...não é a toa que cidades como NY e SP são grandes focos.
-
Sergio Santos
Nossa democracia é frágil, por razões, dentre as quais, já se sabe: há um sem número de privilégios para a classe política (eleita), para o judiciário e para o executivo. Entretanto, são essas pessoas que tomam decisões capitais para nós diariamente. E, para eles, não há riscos de nenhuma ordem, principalmente a financeira. Na política, evidentemente, há exceções: pessoas que não se rendem aos privilégios, mas, infelizmente, a maioria, fica inerte e imunizados a tudo e a todos, inclusive da COVI
-
Carolina Figueiredo
Dinheiro roubado ou não não é vacina para covid-19.
-
-
Sergio Santos
Nossa democracia é frágil, por razões, dentre as quais já se sabe: há um sem número de privilégios para a classe política (eleita), para o judiciário e para o executivo. Entretanto, são essas pessoas que tomam decisões capitais para nós diariamente. E, para eles, não há riscos de nenhuma ordem, principalmente a financeira. Evidentemente que há exceções - pessoas que não se rendem aos privilégios, mas, infelizmente, a maioria fica inerte e são imunizados a tudo e a todos, inclusive da COVID-19.
-
CARLOS EUSTAQUIO DE ALMEIDA NUNES
Perfeito, Pondé! Não sei se era sua intenção, mas seu comentário é uma resposta perfeita a um colega seu da Folha de SP. Ele não enxerga um palmo à frente do seu nariz, a não ser quando esta assistindo sua Netflix ou fazendo sua caminhada de esteira, na sala da sua casa.
-
Felicio Antonio Siqueira Filho
Não consigo entender esta "argumentação" O que querem? Onde estavam antes da pandemia? O que querem dizer, ou onde chegar, com isto? Como os pobres não podem fazer isolamento com a eficiência que seria necessária, então devemos ir todos para o corredor da morte? Minha inteligencinha não me permite alcançar tão sofisticados raciocínios como o do filósofo. Por favor desenhem para mim qual é a de vocês
-
-
Emerson César de Campos
Eu si divirtu vendo um conservador maior posando de defensor dos fracos e comprimidos. Inteligento mesmo senhor Pondé, é ressuscitar a expressão Belindia, tão utilizada à época do golpe militar de 1964 e nas duas décadas posteriores. Daqui a pouco vem o colunista disfarçado em nick name feminino, dizer que nos não temos inteligência pra entender o que o inteligento escreve. Causa me frouxos de risos.
-
Carolina Figueiredo
Tem gente que não entendeu até hoje o que a constituição quis dizer com pluralismo de ideias, liberdade de expressão. Seu passa tempo nas segundas é criticar Pondé? Que mundinho, esse seu,não? Bastante profunda sua crítica, não? Vou demorar 5 séculos para entender. Vc é tão inteligente que não percebeu que aspas deixa sua mensagem confusa ,aqui nos comentários. Tenta evitar aspas,inteligentão carente.
-
-
Chang Up Jung
É isso mesmo, Pondé! Os caras estão doidos para venerar essa palavra lockdown. Estão esquecendo que a quase totalidade da população é assintomática a esse vírus oportunista que se aproveita da facilidade de transmissão de informações no mundo para cegar as pessoas. Mais um para o Politicamente Incorreto.
-
Carolina Figueiredo
Émerson e Felício,retiraram a segunda- feira, para praticar bullying contra os leitores e comentaristas do Pondé. Haja, paciência! Quanta infantilidade!
-
Felicio Antonio Siqueira Filho
Vemos que o filósofo já tem seu público. Vemos também que este é, digamos, terraplanista e adorador de bozo. Chegou lá Dr. Pondé?
-
-
Diego Rodrigues
Posso ser inteligentinho Sr. Inteligentão? Devo lembrar que essas mesmas razões que impedem a execução de 'lockdowns' plenamente são as mesmas que aqueles que vc desdenha diuturnamente combatem? Não zombou deles aqui dizendo que sociólogo adora pobreza? Seu argumento na minha leitura: seus tolos, nao dá pra copiar Europa. Só isso. E aí, não se sente obrigado a rabiscar uma alternativa ao combate à doença? Não neh, que trabalhem e morram, eh o que ocorreria normalmente neh?
-
Alexandre Vicente
Pondé aliou-se aos negacionistas. Creditar a superpopulação nacional a incapacidade de realizar um confinamento sério é negar a existência e a responsabilidade do Estado. O Brasil tem suas particularidades e dificuldades mas é obrigação e dever do Estado garantir o direito a vida, seja defendendo sua população da propagação de um virus letal, seja provendo subsistência aos mais necessitados e desamparados. O filosofo perde um importante espaço ao atacar as medidas de confinamento. Vergonhoso.
-
Luís Santana
O Brasil não é mais a Belíndia, não porque tenhamos evoluído, mas porque a Índia está melhor que a gente há tempos.
-
Luiz Candido Borges
É... Apesar dos fabulosos entraves de uma miséria multissecular numa população de mais de um bilhão de pessoas, a Índia tem avançado enormemente, realizando projetos que fracassaram miseravelmente no Brasil, que partiu em condições muitíssimo melhores. Talvez sejamos a Belgladesh - mistura de Bélgica com Bangladesh - por enquanto...
-
-
JOAO CARLOS JOSE PIRES
Debaixo de críticas dirá o filósofo que sua função não é apontar soluções, mas apenas fomentar o debate de ideias. Pena, pois o espaço seria melhor ocupado por quem se dispusesse a dar a cara a bater apresentando alternativas, e não descrevendo as dificuldades óbvias do enfrentamento de uma epidemia num país desigual. Texto estéril, só.
-
LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS
Pondé sempre com ótimos textos e reflexões!
-
JOSE LINO DA SILVA
O arremate matou a charada. Na epidemia, a miséria é que cobra a conta. Daí não ser muito difícil que um genocida veja aí uma oportunidade.
-
Luís Vidal
Quanta tolice! Que sociologia mais pobre e enviesada....
-
diogo de sa leitao marques
O filósofo da preguiça poderia se dar ao trabalho de ver o que países com características similares ao Brasil estão fazendo e talvez concluir que é a hora de o estado garantir, seja como for, que as pessoas fiquem em casa. Mas o filósofo só quer mesmo é lacrar. Ele é do tamanho da mediocridade de quem o governa.
-
diogo de sa leitao marques
Você é uma vergonha, meu senhor. O debate no mundo inteiro não é saber se se deve ou não haver lockdown, mas como fazer o lockdown viável o mais rapidamente possível para salvar milhares de vidas e facilitar a volta às ruas de maneira controlada o antes possível. Não precisa tergiversar citando Nova Zelândia. A Argrntina, aquí ao lado, responde bem a sua pergunta tolinha.
-
diogo de sa leitao marques
Você é outra vergonha, meu senhor. Multiplique os números da Argentina, um país muito mais similar ao Brasil que a Nova Zelândia, por 5 para medir proporcionalmente e veja o resultado...
-
Renato Canineo
Em termos de extensão territorial e população, a Argentina está mais próxima da Nova Zelândia do que do Brasil.
-
-
Ayer Campos
Toda essa alucinação já estava escancarada no início, quando fecharam os parques e outros locais públicos que tornam minimamente respiráveis as grandes cidades. O uso de máscaras em espaços abertos, sem aglomeração, é insano. Et cetera...
-
wilson kfouri
Pondé tergiversa mas não mostra alternativas. Esta atitude de deboche é um descaso para as pessoas e autoridades que estão lutando para que de diminua o número de vítimas. No íntimo ele pensa como o Bolsonaro, em quem votou e tem vergonha de admitir...
-
Fabio Campos
Eu vi um debate entre o Pondé e o Mark Lilla onde este criticou o ceticismo político do Pondé. É muito fácil ser cético quanto a política no Brasil. Da mesma forma, é fácil ser crítico do lock down europeu no Brasil, mas qual seria a alternativa? Só criticar é fácil.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.