Thiago Amparo > Para ganhar em 2020, esquerda deveria olhar para Hungria Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O projeto de poder do lulo-petismo desgastou-se e deu lugar ao projeto de poder do bolsonarismo. Ambos estão fragmentados, se mantendo com um núcleo duro em erosão. Aquele que conseguir incluir mais coadjuvantes, levará seu projeto adiante. Mas a perspectiva é que os isolamentos cresçam. Inscrições abertas para Salvadores da Pátria.
Não é só na esquerda que os partidos carecem de democracia interna. Na prática, cada partido tem um dono, e o partido, que existe para representar uma visão propositiva para a nação, de acordo com suas ideias e valores, não consegue realizar sua função institucional.
A questão é que não temos no Brasil um capital polÃtico Ãntegro, de alto nÃvel e confiável. É pessimo o quadro de polÃticos que hoje temos e não há perspectiva de mudanças no quadro. Por isso vemos apenas ataques de baixo nÃvel entre os dois antagonistas. Debate politico mesmo? Inexiste! E ainda o quadro jornalÃstico também é precário. Tudo que escrevem são "sambas de uma nota só". E aÃ, a direita no poder, deita e rola.
PT, Lula, Ciro, Haddad... Esquerda...Nunca mais!!! A esquerda esteve por longos 12 anos no poder e deu no que deu. Não promoveu distribuição de renda, pois continuamos sendo o paÃs com o pior Ãndice de distribuição de renda. Não melhorou nossa educação que continuou tendo as piores avaliações nos exames internacionais... E o pior... se afundaram na corrupção e o resultado não poderia ser outro... Condenações, prisões e desmoralização de uma retórica populista que apensa beneficiou os ricos.
Bem, ai você resolveu votar na extrema direita e resolveu todos esses problemas que te incomodavam, certo?
Para utilizar o exemplo lusitano de forma adequada é indispensável a leitura de 'A Geringonça', da Oficina do Livro. Jornalista e advogada, autora portuguesa Inês Serra Lopes, trabalhou na RTP, SIC NotÃcias, O Independente, Semanário Econômico, além de Conselheira Cultural em Bruxelas. O fio condutor tem como espinha dorsal da Geringonça - que ajuntou a CDU ao PS e o BE -, a bandeira na valorização e melhorias do serviço público, após a 'Guerra dos Professores' contra a direita do PPD/PSD.
Não sou petista e sim Lulista, mas vejo que aqui em SP a esquerda conseguiu entrar na cidade de SP mas no estado não consegue, tudo porque eles fazem uma assembléia aliadas a eles, tem o MPSP a favor deles de muitos tucanos juÃzes nos seus quadros vide Metro, CPTM, e outros que não conseguem pega-los, vide o que eles vendem de patrimônios públicos e não são investigados pra quem eles vendem, vide os Pedágios como Ecovias o nome já diz de quem é, então a esquerda tem que se unir em um nome só.
LULISTA... Ainda tem gente que tem coragem de se colocar ao lado do maior ladrão que este paÃs já teve... Fazer o quê... tem pessoas que admiram e defendem o crime e o criminoso...
A esquerda está insistindo em se particionar em nome de candidatura personalistas, especialmente o PT. Aliás, quando a esquerda vai aprender com derrotas? Está insistindo também com essas polÃticas identitárias tolas, enquanto o bolsonarismo nada de braçada e toma a dianteira inclusive com reforço da grande CNN que vem cada vez mais dando voz ao atraso conservadorista. Se não se unir a esquerda e progressista vai sucumbir à Direita e ao conservadorismo tosco.
Creio que está um pouco desatualizado. Falou de SP mas não viu que o PT abriu mão no RJ e em Porto Alegre. No RJ Freixo, favorito, desistiu porque o PDT informou que seu projeto para 2022 é prioridade. Ou seja, Ciro, no momento nem se sabe se é 2022. Já Orban aproveitou o Covid pra governar por decreto.
Companheiro, Lula saiu da prisão e disse no palanque que o PT teria candidatos em todas as cidades. As lideranças dos partidos entenderam isso como um recado bem claro. PSB, PDT, Rede e PV firmaram um acordo importante e à nÃvel nacional para apoiar quem estiver mais forte em cada municÃpio. Martha Rocha no RJ é fruto desse coalizão e está colocada há tempos... É preciso respeitar esse esforço.
Fascismo? Kkkkkkkkkkk Paranoia te manda um abraço. Onde está o o tal "fascismo"? Liberdade de imprensa, liberdade de expressão...Os governadores que estão prendendo cidadãos. Veja o que o comunopetismo fez com o Brasil : um presidente preso por corrupção e a outra impichada por crime de responsabilidade. Entregar o pais nas maos dessa gente , nunca mais !
Calma, amigão, Bolsonaro só está há um ano e meio no poder e certamente vai fazer muito mais estragos em seus 4 anos de governo do que os 13 do PT. O centrão, aquelas velhas rataza-nas do erário público, já estão nos calcanhares do Bozo para que toda a administração pública lhes sejam entregues em troca de apoio para que ele se mantenha no poder. E todos nós sabemos o que os ra-tos fazem quando tem poder absoluto nos esgotos, não é mesmo?
discordo, acho que o povo tem que se ferrar e muito nas mãos da direita que além de corrupta nunca faz nada para melhorar a vida do povo... quem sabe assim aprendem. O paÃs merece Freixo, Ciro e outros nomes progressistas, mas os brasileiros não. Esses merecem Crivelas e Bolsonaros.
Chamar o PT de extrema esquerda é de uma indigencia intelectual digna de um Bolsonarista...
Carlos, no fim o antipetismo que destruiu o paÃs e vc sabe bem disso. Ou vc arrisca dizer que algo melhorou. A corrupção continua a todo vapor
Veja o que a extrema-esquerda fez com o Brasil em 14 anos de PT: um presente preso por corrupção e a outra impichada por crime de responsabilidade. PaÃs roubado, maior recessão da história e financiamento de ditaduras. Esquerda nunca mais!
Nas três vezes em que o Lula se candidatou à presidência, votei nele porquê queria mudanças. Até houve, pois os miseráveis subiram um pouco na distribuição de renda. Hoje não voto mais no PT, apesar de ter votado no Haddad...para mim, ele era melhor que o Bolsonaro. Se nós estamos nesse perengue, o PT tem um pouco de culpa.
Lula deixou a presidência com 87% de Aprovação. Dilma tinha 73% antes das manifestações de 2013, que a imprensa jogou no colo do PT,aliada ao partido da justiça comandado por moro, para que a direita e o neoliberalisno chegassem ao poder e no caminho vieram as gravações do joesley afundando o tucanato! O PT luta bravamente contra tudo o que gerou a extrema direita no poder. Não acusem o PT pelo golpe que sofreu!
Um museu de grandes novidades não tem vez contra a ignorância e a desinformação. Bolsonaro existiu na lacuna da própria estagnação da esquerda. Renovar geral! As siglas estão malhadas.
O tucanato e o lulo-petismo produziram, a quatro mãos, sua obra-prima: o 'Bolsonaristão' e a ocupação do Palácio do Alvorada pelos bolsoviques. A volta ao futuro de dois milicos ao centro de decisão, apólogos de ditaduras e torturadores, não se improvisa nem é fruto do acaso. O tal 'Reich de 20 anos' sonhado por Sérgio Mota para os tucanos da Era FHC também embalou os sonhos da Era Lula. O ex-sociólogo e o ex-metalúrgico tanto fizeram, que foram varridos do mapa por 'um mau militar'.
O que falta à esquerda é humildade e honestidade para admitir seus erros e pecados. Sem expurgar os renitentes pecadores que insistem na retórica de inocentes e vÃtimas de um complô não haverá aproximação com o povo, pois as provas dos crimes estão por toda parte. Se a esquerda não apontar um projeto, um plano, um programa para o Brasil, distante desta velha guarda de polÃticos de esquerda (Lula, Haddad, Ciro, Boulos) não tenham dúvida de que BOlsonaro será o próximo presidente.
Bom, Jurandyr. Coincidentemente, Ciro e Boulos propuseram taxação de lucros e dividendos na última Eleição, coisa que nem Dilma e nem Lula triscaram o dedo. O governo lula manteve as mesmas estruturas econômicas do FHC, e como é sabido, foi o perÃodo em que os bancos todos ganharam MUITO dinheiro. Vale lembrar que LULA tinha Henrique Meirelles no BC e a Dilma colocou Levy na fazenda. Se Guedes é o liberal num 1, o Levy é o num 2. Se essa experiência liberal é ser de esquerda, estamos ferrados.
Ciro nem é esquerda e Boulos nao é velha guarda. Sugira alguém pra derrotar o atual.
Quão ampla deve ser a frente p/ dissolver o ranço que a população tem do PT? Apesar de Bolsonaro, todos nós vimos o que aconteceu no segundo turno de 2018. A ideia da frente unificada da esquerda esbarra em nosso principal erro. É bem triste dizer isso, mas é como embalar todas as nossas possibilidades no saco do antipetismo e facilitar nosso descarte. P/ ter algum sucesso, a meu ver, essa frente eleitoral deveria ter partidos além da esquerda. Vcs acham q isso é possÃvel em nossa conjuntura?
Dada essa dificuldade que é fazer qualquer coalizão que seja, PSB, PDT, REDE e PV firmaram um acordo importante à nÃvel nacional e que busca desatar esse nó eleitoral nas as eleições municipais. Uma iniciativa louvável, que busca fortalecer a melhor opção dentro das siglas para cada municÃpio. Isso precisa ser respeitado como tentativa do campo da esquerda.
O brasileiro tem mania de dizer que o PT tem que fazer " mea culpa", "auto crÃtica", mas ele não olha para o próprio umbigo. Quem se absteve e votou no Ciro é um "bolsonarista enrustido", fica culpando todo o mundo mas não se olha no espelho.
A esquerda brasileira não necesita somente de união. A esquerda (leia-se PT) carece de credibilidade. O PT perdeu em 2018 porque insistiu no seu time de Lulas, Haddads e Gleisis, ao invés de fazer um mea culpa honesto e revitalizar seu discurso. Assim, fica fácil qualquer Bolsonaro chegar ao poder.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Para ganhar em 2020, esquerda deveria olhar para Hungria Voltar
Comente este texto