Marcelo Viana > Em busca da estrutura do átomo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Otavio Baldinato

    Ninguém pode ser especialista em tudo. Todo o meu respeito à carreira do colunista, mas o texto ignora o trabalho dos historiadores da ciência profissionais, reproduzindo uma história linear e falsa, típica da tradição positivista. O modelo de Thomson previa elétrons em anéis concêntricos e com movimento no interior da tal matéria positiva. Entre ele e Rutherford houve outros modelos nucleares, como Nicholson e Nagaoka. Mendeleev usava a massa como parâmetro para a tabela... A história é outra.

    Responda
  2. José Cardoso

    A classificação tipo escada das ciências por Comte tem, como toda classificação, muito de arbitrário. Realmente hoje a fronteira entre química e física está bem menos nítida que há uns 100 anos atrás.

    Responda
  3. Marcos Lupércio Ramos

    Somente fazer a correção da data do artigo de Auguste Comte, de 1930 para 1830. Artigos sobre os estudos do átomo muito bons.

    Responda
  4. Roberto Gomes

    Marcelo, a afirmação que "A evolução da ciência nos últimos 150 anos mostrou que a química das substâncias é o reflexo da estrutura dos seus átomos" não é totalmente exata, pois dá a entender que a estrutura dos átomos está sujeita a mudanças, o que não é verdade. Na verdade, a química das substâncias está relacionada à distribuição dos seus diferentes tipos de átomos e como estes se conectam entre si.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Não é asneira do colunista. Quem tem coragem de escrever está sujeito a esses descuidos e, infelizmente, a ataques rasteiros.

  5. João Gabriel Alves

    Ali onde está 1930, não deveria ser 1830?

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Provavelmente, João.

    2. guilherme rezende

      Pois é, uma “asneira” do colunista ....

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.