Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCIO LOTIERZO DOS ANJOS

    Bla' Bla' Bla' Bla' Bla' Bla' Este papo dos colunistas da Folha esta' se tornando cansativo. E' sempre o mesmo papo furado. E' uma pena, ao inves de escreverem coisas importantes, ficam seguindo as ordens do editorialista que (acho eu) os obrigam a ficarem neste Bla' Bla' Bla' Bla' Bla' Bla' Repetitivo e cansativo.

    Responda
  2. moacyr da Silva

    Brilhante síntese Profa. Mas, o Brasil não merece passar por tanta vergonha perante o mundo com estas trágicas figuras(presidente e seu vice, sem esquecer o quadro de ministros! Maior preocupação o que esperar para o futuro de nossos filhos e netos?!!

    Responda
  3. HERCULES EDUARDO DUTRA

    A , já longa , permanência desse ser psicopata na presidência nos avilta como nação.. Quanta vergonha temos passado !!! Será que não é chegada a hora de pormos um término nessa inqualificável situação ?

    Responda
  4. Paulo Roberto Schlichting

    Totalmente de acordo.

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    Não adianta combatermmos pessoas. Quem não funciona é o sistema de votação e o presidencialismo. Com voto distrital majoritário, cláusula de barreira para evitarmos partidos de aluguel, e parlamentarismo evitaríamos, o suicídio de Vargas, a renúncia de Jânio, a queda de Jango, a ditadura, Collor de Mello,Dilma Roussef e Bolsonaro. Não são eles os errados, é o sistema presidencialista e o sistema eleitoral. Se mantiver como está, qual será o próximo a gerar outra crise?

    Responda
  6. neli faria

    Endosso! Mas, não se esqueça, professora, o deus do P T... o elegeu indiretamente. Por pensar unicamente em seu projeto pessoal de poder, a prova foi o dito nessa terça-feira,elegeu, indiretamente os dois piores presidentes da História, Dilma e bolsonaro.

    Responda
    1. neli faria

      Com tantos políticos experientes, fundadores do ParTido, tais como Marta, Tarso, Buays, Viana, Olívio,escolheu Dilma.E agora, por não se unir com outros políticos(Meireles, Ciro, Marina, Geraldo), jogou o Brasil no ab is mo.

  7. neli faria

    Endosso! Mas, não se esqueça, professora, o deus do P T... o elegeu indiretamente. Por pensar unicamente em seu projeto pessoal de poder, a prova foi o dito nessa terça-feira,elegeu, indiretamente os dois pi o res presidentes da História, Dilma e bolsonaro. Com tantos políticos experientes, fundadores do ParTido, tais como Marta, Tarso, Buays, Viana, Olívio,ele ungiu Dilma.E agora, por não se unir com outros políticos(Meireles, Ciro, Marina, Geraldo), jogou o Brasil no abismo.

    Responda
  8. Diogo Oliveira Bayão

    Mais que combater bolsonaro, precisamos combater as raízes do autoritarismo que tem sido implantado no debate político.

    Responda
  9. FERNANDO DO AMARAL LEITE

    A cadela do fascismo está sempre no cio. (Berthold Brecht)

    Responda
  10. José Cardoso

    Como previa o Millor, finalmente caímos numa democracia. E ela não é bonita. É grosseira, vulgar e prepotente.

    Responda
  11. Antonio Lima

    Ótima e certeira síntese de nossa situação, Professora! Como já diziam nossas avós, o que não nos mata, nos fortalece. Tenho confiança de que daremos a volta por cima e sairemos mais fortes desse desgoverno, e vacinados para nunca mais repetirmos o erro de ter delegado poder a um psicopata genocida.

    Responda
    1. José Roberto da Silva

      Concordo com suas palavras e acrescento Bolsonaro é fraco e como todos fracos não respeita quem dele discorda sempre ofendendo-os verbalmente, ele se escora nos militares colocados em seu governo, talvez com a intenção de amedrontar seus adversários, pois, esses militares falam inverdades para proteger um presidente desequilibrado, inepto, sem caráter, sinceramente, o glorioso exército brasileiro não esse pessoal, que vergonha.

  12. Paulo Azevedo

    Quem apertou o 17 tem sangue nas mãos, quem anulou o voto tem sangue nas mãos. Lula , ao não fazer uma frente antibolsonarismo tem sangue nas mãos.

    Responda
    1. Edgar Freitas

      Concordo integralmente com a tua colocação.

  13. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    Infelizmente ,Bolsonaro ,foi o que sobrou, para desalojar a quadrilha do PT,que nos assaltou durante 14 anos. Não voto nulo.Quando no 2º turno as alternativas são péssimas,voto para desalojar quem estiver no poder.A alternância de poder é fundamental na democracia.

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      pois votaste muito mal. Votou num assas.sino, corrup.to, menti.roso, bur.ro, e junto elegeu pastores, sonega.dores, moralistas, hipó.critas, violentos, cruéis, explorado.res do povo. És fiador da tor.tura, do genocí.dio, da destrui.ção da democra.cia e do ataque sistemático das instituições. Valeu a pena? Faria novamente?

    2. Felipe dos Santos Gomes

      Faz décadas que a alternância de poder não se encontrava tão perigosamente em dúvida. Parabéns ao excelente cálculo ao votar.

    3. José Carlos Monteiro da Silva

      Ótimo, vamos ver qual é o próximo energúmeno que você vai escolher.

    4. CARLOS EDUARDO GOMES

      Sua retórica anti PT é muito pobre e rasa. Alternância de poder é bom mas tem limites. Sabíamos que a proposta do candidato Bolsonaro era de ultra direita com louvação a tortura e mesmo assim muitos como você conscientemente abriram a porta para estes facistas

  14. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, senhora sabe que estou achando nosso legislativo praticamente tão ruim quanto o Bozo e seus asseclas? O presidente significou uma mudança, conquanto para pior; e nossos deputados e senadores, os mesmos no pior sentido, com seu capa.chismo, sua voracidade soler.te, tibi.eza e c.ovard.ia? Um cab.ra d.esqu.alificado, com um entorno risível e tão ruim quanto, os legisladores estão com medo de quê? Dos mili.cos? Em 2020? De 15% de Bozófilos acéfalos, fiéis ao Capitão Feio? Imperdoável.

    Responda
  15. Alberto A Neto

    As escolhas trágicas ficaram em 2018. Agora a tragédia atingiu seu ápice. As escolhas, portanto, não são nada menos que catastróficas. A tática eleitoral obsedante do lulo-petismo serviu à defesa jurídica e Lula ao longo de 2018. O resultado foram dois milicos eleitos, apólogos da ditadura e tortura. Um deles, segundo Geisel, 'completamente fora do normal, inclusive um mau militar'. Pelo que se vê, Lula e o petismo 'não aprenderam nada, não esqueceram nada'. Só vimos o fim do começo do pior.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Enquanto quem apertou 17 ou se omitiu fugir da responsabilidade pela eleição de 2018 não teremos solução. O eleito o foi por quem votou nele ou achava que tanto faz.