Educação > Sem aula, sem Enem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARIO THOMAS GARFIAS

    Alexandre, período de pandemia já é sofrível. Agora, neste período sofrível, ter que ler comentários sem qualquer serventia transforma o sofrível em tortura. De quê que serve declarar que a prorrogação do ENEM não vai trazer igualdade de oportunidades? É esse o ponto? Claro que não. Do que se está falando é que não adiar o ENEM aumentaria a desigualdade que já existe normalmente. O que é totalmente diferente.

    Responda
  2. Antonio Carlos Orselli

    Como fazer pra entrar em contato com os responsáveis pela menina da foto, Raphaela dos Santos, para envio do material escolar que lhe falta?

    Responda
  3. Cloves Oliveira

    Essa c/rise é grande demais para ser desaproveitada. A quebra da rotina deveria servir também para reavaliar algumas práticas consideradas "v/acas sagradas", mas de contribuição discutível para a qualidade do ensino. Uma que me vem a mente é a questão das notas para medir o desempenho dos alunos. Será que os alunos auferem algum benefício real desse processo? Ou será que as notas servem apenas para prestar contas aos pais a/busivos ou servir de âncora para a promoção das escolas?

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      o que o 'douto' ClovIs propoe : cores , paredao , voto de redes sociais , volume de aplausos, pontos corridos , mata mata , banca examinadora ,mesa redonda esportiva? Este 'leitor' nao dá uma dentro -será parceiro do Hildebrando caçador de comunistas em Piumhi no interior do interior de MG?

  4. Francisco de Assis Amancio

    As coisas são complicadas no braziu, o dinheiro dos impostos que deveria chegar a educação, quando chega não é suficiente. Será que o problema é da gestão federal, estadual ou municipal? Em momentos de normalidade brasileira os jovens da escola pública já começam em desvantagem, este ano então deve ser, no mínimo reposto. Ainda assim (considerando a reposição) ficarão com prejuízo de um ano em suas vidas. Podemos responsabilizar quem? Cabe reparação?

    Responda
  5. Gildázio Garcia

    Antes da suspensão das aulas os meus alunos do EM da rede privada tinham 38 horas-aula semanais no 1º e 2º anos e 42 no 3º, e os da pública tinham 25, sem considerar as ausências/faltas de professores, paralisações, greves, festividades etc. Na 2ª semana da suspensão as atividades da rede particular foram retomadas com vídeoaulas, aulas online e avaliações.

    Responda
  6. José Cardoso

    Como nem está claro que tenhamos chegado ao pico da pandemia, nem quanto tempo vai levar a curva de descida, é bem possível que esse ano já esteja perdido para os alunos. Nesse caso não é o caso de adiar mas cancelar. Todo mundo estuda decentemente no ano que vem os fragmentos aprendidos esse ano.

    Responda
  7. MARIA IRENE CARDOSO MAIA

    Exatamente uma medida paliativa sem real impacto. De que adianta adiar se o poder público não demonstra qualquer ação no sentido de procurar diminuir o problema? A solução de colocar todos os alunos em igualdade não é possível em tão curto prazo, sabemos. Mas não há projeto para minimizar os impactos causados pela pandemia.

    Responda
  8. Simone Rodrigues

    Concordo contigo, Alexandre. Adiar o exame por um prazo tão curto não fará muita diferença para quem não está conseguindo estudar em casa pela crônica pobreza e falta de acesso a materiais, internet, computadores e celulares adequados às práticas de aprendizado. Sou professora de escola pública da rede estadual do Paraná e, mesmo não sendo uma analfabeta digital, agora é que estou aprendendo a usar as ferramentas de ensino remoto. È puxado ter de trabalhar, aprender e aplicar ao mesmo tempo.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Cara colega Simone, sou analfabeto digital idoso, com mais de 37 anos dedicados ao magistério, e estou tendo que dar aulas online desde o início do mês passado, apesar de contar com o auxílio de uma filha, não está sendo fácil. Além disso, a escola está passando parte de suas responsabilidades para os professores. Mas continuo acreditando nos versos do Poeta: "Na fogueira do que faço por amor me queimo inteiro".

  9. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Esse ano já foi pro espaço! mas, para resolver essa questão complexa apresentaremos a solução: Nas segundas comparecem os professores e na terça comparecem os alunos. E pronto. Tudo pelo Isolamento social. E, completo afastamento-social. Em um determinado momento vão se encontrar. Momento ideal para investir em Ead. Grande parte dos cursos podem ser feito em ambiente familiar. Abraços..

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.