Educação > Sem aula, sem Enem Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Alexandre, perÃodo de pandemia já é sofrÃvel. Agora, neste perÃodo sofrÃvel, ter que ler comentários sem qualquer serventia transforma o sofrÃvel em tortura. De quê que serve declarar que a prorrogação do ENEM não vai trazer igualdade de oportunidades? É esse o ponto? Claro que não. Do que se está falando é que não adiar o ENEM aumentaria a desigualdade que já existe normalmente. O que é totalmente diferente.
Como fazer pra entrar em contato com os responsáveis pela menina da foto, Raphaela dos Santos, para envio do material escolar que lhe falta?
Essa c/rise é grande demais para ser desaproveitada. A quebra da rotina deveria servir também para reavaliar algumas práticas consideradas "v/acas sagradas", mas de contribuição discutÃvel para a qualidade do ensino. Uma que me vem a mente é a questão das notas para medir o desempenho dos alunos. Será que os alunos auferem algum benefÃcio real desse processo? Ou será que as notas servem apenas para prestar contas aos pais a/busivos ou servir de âncora para a promoção das escolas?
o que o 'douto' ClovIs propoe : cores , paredao , voto de redes sociais , volume de aplausos, pontos corridos , mata mata , banca examinadora ,mesa redonda esportiva? Este 'leitor' nao dá uma dentro -será parceiro do Hildebrando caçador de comunistas em Piumhi no interior do interior de MG?
As coisas são complicadas no braziu, o dinheiro dos impostos que deveria chegar a educação, quando chega não é suficiente. Será que o problema é da gestão federal, estadual ou municipal? Em momentos de normalidade brasileira os jovens da escola pública já começam em desvantagem, este ano então deve ser, no mÃnimo reposto. Ainda assim (considerando a reposição) ficarão com prejuÃzo de um ano em suas vidas. Podemos responsabilizar quem? Cabe reparação?
Antes da suspensão das aulas os meus alunos do EM da rede privada tinham 38 horas-aula semanais no 1º e 2º anos e 42 no 3º, e os da pública tinham 25, sem considerar as ausências/faltas de professores, paralisações, greves, festividades etc. Na 2ª semana da suspensão as atividades da rede particular foram retomadas com vÃdeoaulas, aulas online e avaliações.
Como nem está claro que tenhamos chegado ao pico da pandemia, nem quanto tempo vai levar a curva de descida, é bem possÃvel que esse ano já esteja perdido para os alunos. Nesse caso não é o caso de adiar mas cancelar. Todo mundo estuda decentemente no ano que vem os fragmentos aprendidos esse ano.
Exatamente uma medida paliativa sem real impacto. De que adianta adiar se o poder público não demonstra qualquer ação no sentido de procurar diminuir o problema? A solução de colocar todos os alunos em igualdade não é possÃvel em tão curto prazo, sabemos. Mas não há projeto para minimizar os impactos causados pela pandemia.
Concordo contigo, Alexandre. Adiar o exame por um prazo tão curto não fará muita diferença para quem não está conseguindo estudar em casa pela crônica pobreza e falta de acesso a materiais, internet, computadores e celulares adequados às práticas de aprendizado. Sou professora de escola pública da rede estadual do Paraná e, mesmo não sendo uma analfabeta digital, agora é que estou aprendendo a usar as ferramentas de ensino remoto. È puxado ter de trabalhar, aprender e aplicar ao mesmo tempo.
Cara colega Simone, sou analfabeto digital idoso, com mais de 37 anos dedicados ao magistério, e estou tendo que dar aulas online desde o inÃcio do mês passado, apesar de contar com o auxÃlio de uma filha, não está sendo fácil. Além disso, a escola está passando parte de suas responsabilidades para os professores. Mas continuo acreditando nos versos do Poeta: "Na fogueira do que faço por amor me queimo inteiro".
Esse ano já foi pro espaço! mas, para resolver essa questão complexa apresentaremos a solução: Nas segundas comparecem os professores e na terça comparecem os alunos. E pronto. Tudo pelo Isolamento social. E, completo afastamento-social. Em um determinado momento vão se encontrar. Momento ideal para investir em Ead. Grande parte dos cursos podem ser feito em ambiente familiar. Abraços..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Sem aula, sem Enem Voltar
Comente este texto