Opinião > Saúde militarizada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ARNALDO FRANCISCO NEVES NETO

    A FSP faria um grande favor se comparasse a formação de um general com os políticos apenas de SP.

    Responda
  2. Vitoria Machado

    O Bozo disse que quem tem mais de 90 kilos é v @ g @ b u n d @. Esse general tem muito mais que 100 kilos , deveria ser desligado das Forças Armadas e para o bem do serviço público.

    Responda
  3. Flávio Rodrigues Fonseca

    Meu Deus, a Folha acordou! Muito tarde creio eu. Essa militarização, não só na saúde mas em todo o governo já era mais que previsível. A ditadura também começou assim. Para restabelecer a ordem e entregar o poder aos civis. Durou 21 anos, anos, matando, torturando, censurando. Dessa vez o método foi diferente, mas os objetivos são os mesmos. Só a mídia fingia não ver para não ter que assumir sua parcela de culpa no qual ajudou a jogar o país. Guardem a hipocrisia da indignação.

    Responda
  4. PAULO ROBERTO FELIX DA SILVA

    Será que estou maluco? Acabo de ver um anúncio da Caixa na Globonews em que uma criança diz o seguinte: "Meu pai não usa capa, usa crachá." A palavra capa é uma referência aos Ministros do STF?

    Responda
  5. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    Fernando Minto. Claro que sei que o Bolsonaro foi um péssimo militar, um político medíocre e é uma pessoa com sérios problemas éticos e morais. Sou coronel do Exército da reserva e até já fui punido (ilegalmente) por criticá-lo. Se tiver interesse, leia meu artigo na FSP em 1 de novembro de 2018, sob o título "cadete: ides comandar, aprendei a obedecer". Já li o livro e conheço pessoalmente o personagem. Mesmo assim (ou por isso mesmo), reitero que o editorial errou.

    Responda
    1. Flávio Rodrigues Fonseca

      Errou em que coronel? Esclareça para a gente.

  6. Fernando Minto

    Deixando de lado a capacidade do milistério (apud humorista famoso) em classificar as causas das mortes serem todas por Covid-19 ou não, fica uma constatação soturna ao vermos estampadas as covas sendo abertas com retroescavadeiras para enterros em valas comuns. São cenas dantescas. Que não sejam causadas pela Covid, mas que está morrendo muito mais gente que antes, disso não há a menor dúvida. Ou serão estas covas retangulares para plantio de árvores, para repor aquelas queimadas na Amazônia?

    Responda
    1. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      Fernando Minto. Claro que sei que o Bolsonaro foi um péssimo militar, um político medíocre e é uma pessoa com sérios problemas éticos e morais. Sou coronel do Exército da reserva e até já fui punido (ilegalmente) por criticá-lo. Se tiver interesse, leia meu artigo na FSP em 1 de novembro de 2018, sob o título "cadete: ides comandar, aprendei a obedecer". Já li o livro e conheço pessoalmente o personagem. Mesmo assim (ou por isso mesmo), reitero que o editorial errou.

  7. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Ele é o vírus mais letal! O melhor remédio será o seu impeachment! #foragenocida!

    Responda
  8. Victor Henriques

    As Forças Armadas em geral, mas em particular o Exército, viraram o novo Centrão - com quem, aliás, o general Bastos anda se acertando cargos em reuniões. Eles ficaram 30 anos sem comer do mel, e agora estão se lambuzando com uma voracidade espantosa. Cargos, jetons de conselhos de administração de estatais, eles estão com tudo e não estão prosa!!! Tudo pela pátria, claro, mas puderem tirar um qualquer, que mal há?

    Responda
    1. Victor Henriques

      **general Braga Netto, não Bastos.

  9. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O lema do "braço forte mão amiga" mais uma vez sendo ultrajado. Engessaram a mão.

    Responda
  10. Elisabeth Schmidt

    Estou lendo comentários de habitantes de uma republiqueta bananeira, invocando fardas e golpes, ou é impressão minha?

    Responda
  11. LEANDRO PEREZ GODOY

    Uma pergunta, porque o general da ativa e ministro da saúde não coloca médicos do exército no ministério? Suspeito que nenhum se dispõe a isso. Depois de 30 anos reconstruindo a imagem das Forças Armadas com todos os méritos, alguns estão novamente jogando o nome e a honra da instituição na lata do lixo da história.

    Responda
  12. joão chaves neto

    administrar exige competência ,liderança,assessoramento e recursos . Para mandar o homem ao espaço não foi escolhido algum atleta de saltos ornamentais.

    Responda
  13. Chang Up Jung

    Do jeito que os civis andaram se enrolando depois da chamada transição democrática, não custa nada experimentar os serviços civis dos militares. Aliás, o eleitorado que elegeu Bolsonaro teve em mente uma moralização do ambiente político com presença dos militares, estes que são formados em academias, ao passo que os políticos ainda não contam com uma escola digna para suas formações.

    Responda
    1. Jesse G

      E o caso Coroa-Brastel, e o caso Vale, e o caso do Banco Econômico, e a estrada Transamazônica, e o caso Banco Sul Brasileiro, controlado pelo Montepio da Família Militar? Como disse Regina Duarte::Não era bom (aquele tempo) quando se cantava isso?

    2. Paulo Roberto Schlichting

      O Marechal Castelo Branco era conhecido como o homem da *sorbonne* entre seus pares. Tomou o poder pelo golpe! Realmente, muito bem formados! Agora ocupando boquinhas, faturando gordos jetons onde houver espaços e tirando algum onde não deveriam estar (saúde). Tudo muito patriótico, claro!.

    3. Victor Henriques

      E o oficial da Marinha flagrado superfaturando compra de álcool em gel? E o almirante Othon Pinheiro Bastos, preso pela Lava Jato? E o esquema de propinas para certificação de vidros blindados pelo Exército desbaratado recentemente?

  14. André Luiz

    Por que será que o Ministro interino colocou militares no setor de compras do Ministério da Saúde? A Folha chama isso, cabotinamente, de militarização. Ao que parece as licitações estavam descontroladas, com tantos bilhões disponibilizados. Não é a toa que o Ministério da Saúde, com os seus cargos, sempre foram cobiçados pela ala dos políticos fisiológicos.

    Responda
    1. Victor Henriques

      Um militar da Marinha foi afastado semana passada ao ser flagrado, em interceptação telefônica, combinando uma compra superfaturada de álcool em gel. O primeiro preso da Lava Jato no Rio, ex-presidente da Eletronuclear, era um vice-almirante. Imaginar que militares são imunes à corrupção é de uma ingenuidade comovente.

  15. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    A matéria é preconceituosa contra os militares e contra o governo federal. O ministro de origem militar não está no ministério nomeado pela sua corporação mas pelo Presidente da República, que é quem responde pelos atos do ministro. Antes que o ministro mostre a que veio a imprensa já cria as condições para o seu fracasso, com a má vontade com que é recebido. José Serra não era médico e foi um excelente ministro da saúde...

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      A corporação está dando sustentação ao governo. Sim, Serra foi um excelente ministro da saúde. Teve a humildade de se cercar de excelentes profissionais da área.

    2. Fernando Minto

      E quando se candidatou a presidente seu segundo é economista.

    3. Sérgio Queiroz Garcia

      Nem médico nem militar muito pelo contrário e principalmente não é de direita.

  16. Sérgio Queiroz Garcia

    Pelo menos a lenda da competência militar já está quebrada. Muitos morrerão por este desserviço prestado a nação, tomara que em conta equilibrada e a metade seja bozofilicos.

    Responda
  17. Sérgio Queiroz Garcia

    Sinto falta do grande Brasil, hj temos o brazil da incompetência capitaneado por um espantalho e uma trupe fardada dizendo sim sinhô pro bode.

    Responda
  18. Alexandre Miquelino Levanteze

    Gente mais esse governo é assim, sempre pronto a ajudar com gordos salários os mais necessitados, veja a regina duarte, agora só porque temos pelas minhas contas 20 milicos entre generais e coronéis assistidos neste momento pelo bozo no ministério da saúde, nada mais lógico, afinal de saúde eles entendem, são atletas natos, educação física pela manhã, finalizando com um joguinho de bola, rancho com churrasco de preferência, e tarde de folga, porque ninguém é de ferro pra levar uma vida tão dura.

    Responda
  19. cleomar josé cordeiro

    Vê-se claramente que militar não é a solução para conduzir este país.

    Responda
  20. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Perguntou a pastora ouvindo Os anjos cantar na esquina Que dizeis que é preciso? Uma vacina!! Uma vacina !!! E que falais que nada vale Cloroquina! Cloroquina! Cloroquina, sonho doido De quem não cursou medicina Ainda vai morrer muita gente Se medicando com cloroquina.

    Responda
  21. Elisabeth Schmidt

    Por que a insistência em mencionar a Venezuela? É metódico, é chato, gastou, falta de argumentos. Deixem a Venezuela em paz.

    Responda
  22. Herculano JR 70

    1Todas as pastas de ministério são administrativas. Precisamos: médico com experiência em administração ou administrador com experiência em medicina? -- Somos 250 milhões. Desses, morrem 9mil/ mês, d varias doenças. Ao lado das mortes por Covid o jornal deveria apresentar as outras. Segundo depoimentos ñ se morre mais de nada no pais, so de covid. Ñ é estranho. Se alguém tem um grave problema de pulmão e ia morrer, se pegar covid morre agora.

    Responda
  23. Herculano JR 70

    2Ter militar no poder ñ é ter o exército no poder. Existe o Serviço de Saúde do Exército Brasileiro que presta serviço a toda nação.Também tem Engenharia do Exercito que também e nacional. Guerra ñ e só dar tiro. Qual a segunda qualificação do novo ministro da saúde, além de militar? --O uso de cloroquina é emergencial, de uso consagrado e de efeitos colaterais conhecidos. Se alguém estiver arriscado a morrer quem vai negar cloroquina a ele? É isso ou caixão direto.

    Responda
  24. Julio Moreira

    Pra direita cloroquina, pra esquerda tubaina, pro centrão propina!!!

    Responda
  25. Hildebrando Teixeira

    Reclamar de colocar general patriota onde imperavam corruptos petro petralhas e da velha politica só poderia ter partido da "Imprensa amiga"

    Responda
    1. Sérgio Queiroz Garcia

      Ele voltou, conseguiu o atestado com seu psiquiatra??

    2. CARLOS NILTON DE PEREIRA

      Hildeberrando,o que é a nova política?

  26. neli faria

    O bolsonaro venezuelou o Brasil! Explico-me, Maduro, para se manter no poder, entupiu os ministérios com militares. Tal qual faz o Maduro II, digo, bolsonaro. Lá, não sei! Contudo,aqui, ao olhar para o passado, (1964/1985), percebe-se que os Militares acabaram com a Segurança Pública e Educação(Leis 5692/71 e 5941/73) e lideranças políticas. Por fim, como respeitar a instituição se não soube preparar certo oficial?Parabéns pelo Editorial.

    Responda
  27. Sergio Dias

    Tomara que tenhamos, ainda, uma Polícia Federal, um Ministério Público e um Judiciário autônomos, fortes e verdadeiramente independentes para que possamos, de fato, concluir se os militares são mais honestos do que os civis. E caberá ao povo julgar se foram mais eficientes.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Caro Sr Sergio. Pelo andar dos acontecimentos recentes esta almejada autonomia parece estar correndo sérios riscos. Quem sabe o ministro decano me contradiga. A ver.

  28. Wanyr Abril Souto

    O que esperar de um militar na saúde que mente para a sociedade, passando a imagem de um presidente com diálogo aberto, sensato e dizendo que o Brasil possui medidas e políticas anti corona vírus. É lamentável estarmos sendo governado com este tipo de gente.

    Responda
  29. ROBERTO WAGNER DE ALMEIDA

    Repleto de militares tomando os cargos de profissionais sanitaristas, o Ministério da Saúde transformou-se em Ministério da Logística, dedicado prioritariamente ao envio de cargas de cloroquina. A Folha precisa investigar quantos e quanto custaram os comprimidos dessa droga que Bolsonaro obrigou o Exército a produzir. São os números que faltam para confirmar a extensão dessa irresponsabilidade tresloucada.

    Responda
  30. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    É melhor do que os semi analfabetos que ocuparam milhares de cargos nos 39 ministérios durante a bagunça petista.

    Responda
  31. Guilherme Oliveira

    Como o governo adota medidas contra a própria saúde dificilmente um profissional de saúde responsável conseguirá concordar com as diretrizes. Médicos defendem a vida. Agora uma crítica a Folha, jornal que tem todo meu respeito. Quando Nelson Teich assumiu o cargo, a Folha publicou imagens do então Ministro o comparando fisicamente com figuras sinistras, usando a justificativa de memes nas redes sociais. A verdade é que chegamos num ponto que só passamos a respeitar quem pede pra sair.

    Responda
    1. adherbal oliveira

      Na situação em que ele aceitou entrar o respeito já era pouco. Substituição àquela altura ficou claro que era um desmonte.

  32. Hildebrando Teixeira

    "barreira macabra de mil mortes!" Que cara de pau. Corre frouxa a estratégia fascista da esquerda brasileira de atemorizar a população e impor à sociedade sua ideologia de ódio

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Rapazz, ninguém é mais especialista em ódio que bolsonaro e sua seita. Mas a respeito dos números da pandemia, vc acha que está incorreto? Se sabemos que a sub notificação, aliada a baixa taxa de testes tem como resultado obvio números inferiores a realidade. Então se os números estão incorretos, é porque se apresentam menores que a realidade.

  33. Ricardo Ferreira

    É uma situação peculiar. Se por um lado militares ao se relacionarem apenas com seus pares, não conhecem ninguém fora do seu (restrito) círculo, por outro, chama a atenção esta peculiaridade brasileira, onde nossos militares parecem gostar de trabalhar como civis. De qualquer forma, estamos cada vez mais parecido com a Venezuela, e isso é um fato.

    Responda
  34. Paulo Roberto Schlichting

    As forças armadas, o exército especialmente, são fiadoras do desastre Bolsonaro.

    Responda
  35. Marcelo Pimentel Jorge De souza

    A ideia era pertinente - militarização do Governo - mas o Editorial comete um erro grave que mina a credibilidade e seriedade do Jornal. Afirma que b. era 'tenente indisciplinado q chegou a capitão somente depois de deixar as fileiras do Exército'. B. era CAPITÃO há 4 anos ao sofrer a primeira prisão em 1986, tendo deixado o Exército apenas em 1988 depois de sua eleição a vereador e como consequência da polêmica que envolveu a revisão, pelo STM, de sua condenação como "indigno ao oficialato".

    Responda
    1. Marcelo Pimentel Jorge De souza

      Fernando Minto. Claro que sei que o Bolsonaro foi um péssimo militar, um político medíocre e é uma pessoa com sérios problemas éticos e morais. Sou coronel do Exército da reserva e até já fui punido (ilegalmente) por criticá-lo. Se tiver interesse, leia meu artigo na FSP em 1 de novembro de 2018, sob o título "cadete: ides comandar, aprendei a obedecer". Já li o livro e conheço pessoalmente o personagem. Mesmo assim (ou por isso mesmo), reitero que o editorial errou.

    2. Fernando Minto

      Marcelo, por favor. Vc não sabe nada a respeito da vida do Cavalão nas hostes do exercito? Nunca ouviu falar no croquis para dinamitar a adutora do Guandu no Rio de Janeiro? E na ameaça de explodir bomas nas instalações militares? Sugestão: leia "O Cadete e o Capitão" de autoria de um recém falecido repórter Mackluf.

  36. Antenor Silva Neto

    Melhor colocar ratos né ?

    Responda
    1. Edmilson Barcellos da Rocha

      Não. Melhor colocar médicos, uma vez que estamos tratando do Ministério da Saúde e não do Ministério da Defesa.

  37. Sebastião Barbosa

    Seria uma boa oportunidade para o exército aprender como funciona a administração das políticas de saúde em um país continental como o Brasil, isso se os militares entrassem no ministério da saúde como estagiários dos servidores de carreira. Ao se meterem a coordenar o que não conhecem, no meio de uma pandemia, estão assinando um atestado de irresponsabilidade.

    Responda
  38. Wagner Castro

    Se há algo de bom nessa história trágica que o Brasil vive é o escancaramento do nível intelectual e moral de boa parte da oficialidade das FFAA, demonstrando de uma vez por todas que o país gasta bilhões de reais com militares que além de serem incapazes de garantir a defesa contra inimigos externos, são, eles próprios, a maior ameaça à República. A sociedade civil, assim que a democracia for curada dessa chaga bolsonarista, deverá repensar o efetivo e o emprego das FFAA ao mínimo necessário.

    Responda
    1. Jesse G

      Excelente comentário. Ao mais: qual o verdadeiro interesse de Bolsonaro na defesa da cloroquina? Resta evidente que não se trata de uma questão meramente ideológica. Quanto dinheiro pode estar subjacente ao que parece ser apenas mais uma insanidade desse desgoverno?

  39. isaque almeida

    miltares sao bem vindos que fiquem

    Responda
  40. Elisabeth Schmidt

    A cara de paisagem na fotografia é a estampa das FFAA. Aceitam todos os convites, inflamam soldos e todos fazem esta cara: a de paisagem. E detalhe, e estes postos no antigoverno serão levados para cálculos posteriores de aposentadoria?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Inflam

  41. JOSE LOPES

    FORA MIlicos do Governo!!

    Responda
  42. Fernando Dolci

    Um desafio aos militaristas: Apontem um só país decente onde o poder é exercido por milicos. O Brasil já teve a triste experiência que durou 26 anos (Sarney não era mas foi cria). O resultado foi dívida externa astronômica, inflação de 85% ao mês, surgimento de políticos da laia do já mencionado, de Maluf, Collor, ACM e muitos outros, além de efeito contrário com o surgimento de Lula e seu PT; sem considerar o elemento que agora ocupa a residência do Alvorada. Lugar de milico é na caserna.

    Responda
    1. Sérgio Queiroz Garcia

      Em breve. Lugar de milico é na cadeia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.