Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dimas Floriani

    Dia 22 de abril deverá ficar na história do país como o dia da ignomínia e da ignorância humana de um grupo de fascistóides que assolam o país.

    Responda
  2. Rogério de Mendonça Lima

    O pobre escrevinho tenta repetir o imbbecil mantra da esquerdaalha, hoje faliida: A Democracia está em perigo, etc etc, e outras asneeeiras do gênero. Manntra este, pra ver se cola. Aviso ao intelectuallóide maarrom: Não colla mais. Depois do vídeo, última tentativa imbecil, ter saído pela culatra, e reeleito Bolsonaro, é fimdefeira pra esquerda. O Pres. fala, o que o povo fala no privado, cansado de ser roubbaddo pelos cafaggestes do politticamente correto. As pennas, estão a todo vapor.

    Responda
  3. João Marcos Dantas de Andrade

    Enquanto as instituições democráticas reagiram a Jair Bolsonaro apenas com covardes notas de repúdio, que ele deve imprimir e limpar os fundilhos com elas, ficaremos a ver o galope do golpe.

    Responda
  4. RAQUEL Martins

    Sim, se esse presidente não for impedido, teremos um golpe de Estado no Brasil. E o que vejo é um STF letárgico e um congresso vendido, que nada fazem para evitar essa iminência.

    Responda
  5. Claudionei Nascimento

    Deus nos livre de Coréa do Norte e Venezuela ,Deus nos proteja destes lunáticos do Bozo

    Responda
  6. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Bolsonaro precisa retornar ao regramento institucional.

    Responda
    1. Dimas Floriani

      Não irá. Quem tem rompante de insubordinado e surtos autoritários, seu sintoma é repetir o mesmo. Com a desgraça que desta vez não será um simples capitão mas um Idi Amin Dada.

  7. Isabele Haruna Ono Zamaro

    O país segue à galope rumo ao caos. Já observamos isso na Venezuela, Coreia do Norte e Síria. Hoje, somos escrachados mundialmente e nenhum país civilizado investirá aqui.

    Responda
  8. Horacio Cunha

    É nojento ter que ficar lendo matérias petistas...

    Responda
    1. Jorge Silva de Souza

      É só não ir no site do PT.

    2. Edison Luciano

      Muuuhhh...Cuidado que ele pega sua bandeira, seu atsob...

    3. Adriana Maccacchero

      Nojento é ver o desprezo que esse governo e seus asseclas tem pela democracia. Seres desprezíveis, insensíveis, autoritários e incompetentes. Com exceção do Salles, o ministro do desmatamento. Esse prometeu e está entregando a Amazônia e a Mata Atlântica para sua destruição.

    4. Diego Rodrigues Azevedo

      Nojento é ver os seguidores do Bozo reduzindo todos que discordam da irracionalidade do desgoverno dele à petistas, comunistas, ou alguma forma de inimigo. Nojento é ver o descaso do governo federal às mortes pela pandemia. Nojento é ver o ministro da Educação se recusar à adiar o ENEM, quando as aulas estão paradas, ignorando completamente os alunos de baixa renda. Nojento é ver a fundação Palmares dirigida por alguém que acha que a escravidão fez bem para os negros. Isso sim é nojento.

  9. Horacio Cunha

    Como é que um jornalista fala em golpismo se Bolsonaro é o Presidente, aliás, um PRESIDENTE QUE NÃO ROUBA E NEM DEIXA ROUBAR, excercendo plenamente seu mandato??? O que voce entende por golpismo ??? não seria analfabetismo???

    Responda
    1. RAQUEL Martins

      Não é possível. Então você não sabe que um Golpe pode ser feito pelo próprio governo ou por um líder de Estado, a fim de aumentar o controle e poder sobre um sistema? Tivemos esse episódio no Brasil, durante o governo de Getúlio e no Peru, com Alberto Fujimori. Andou faltando às aulas de História, né?

    2. Edison Luciano

      Muuuhhh...Cuidado que ele pega sua bandeira, seu atsob...

  10. HERCULES EDUARDO DUTRA

    Está sendo executado à perfeição o projeto de implantação de um regime venezuelano verde-amarelo em nosso país. Infelizmente é muito difícil a implantação de um regime verdadeiramente democrático pois seu amadurecimento toma tempo. Mas o solapamento das bases e destruição de um regime democrático, basta ser executado com o apoio daqueles muitos que não suportam a liberdade, que significa a convivência entre os contrários.

    Responda
  11. FERNANDO DO AMARAL LEITE

    A divulgação do vídeo transforma todos em cúmplices. Há duas defecções: Moro e Teich, que saíram em seguida. Inúmeros crimes foram tramados à frente de todos; do ministro da justiça, que deveria ter denunciado imediatamente, mas o fez logo depois. Dos ministros militares, que ouviram absurdos inconstitucionais e nada fizeram. Agora, à luz da história, são todos cúmplices e já se organizaram em apoio mútuo pelo golpismo. Não há guerra civil, pois não há "outro lado". Quem está armado são eles.

    Responda
  12. Clayton Luiz Ribeiro

    Em vez de apresentar programas no sentido de melhor qualificar a educação, visando num médio e longo prazo fazer com que a população, em especial os mais jovens, tenha uma expectativa de dias melhores, o governo federal preocupa-se, entre outras políticas erradas, em armar a população. Já não basta tanta violência que temos? Menos violência, mais pacificação! Só há uma maneira de combater a violência: políticas públicas para trazer educação de qualidade a todos(as) que dela necessitam.

    Responda
  13. wilson kfouri

    Militares da laia do Mourão,Braga Netto ,Heleno puxa-sacos de um miliciano psicopata se calaram quando o genocida exigiu que Moro e o militar Fernando assinassem um norma para facilitar que a população fosse armada. No dia seguinte um militar ,sem o poder para tanto, assinou a norma que triplica o fornecimento de projéteis. Serão beneficiados milicianos e outros grupos paramilitares que se somarão aos militares corruptos desse governo na tentativa de golpe...

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Uma vergonha sem tamanho para os militares brasileiros. Onde está o "patriotismo" dessa gente? odeiam o povo, odeiam a cultura, queimam as florestas e criam milícias privadas para lutar contra a institucionalidade. Que vergonha devem sentir seus filhos.

  14. valquiria bizatto

    Aquilo não foi reunião de Ministros. Foi uma bronca, um pito sério que Bolsonaro deu naqueles homens feitos, incluído aí generais do glorioso exercito brasileiro. Sim, e se algum deles dissesse algo, iria levar uns tapas .Foram tratados como moleques. O que está acontecendo com a República Brasileira?

    Responda
  15. Rafael Gonzaga

    Cadê os evangélicos para defender esse que se diz Messias? Estão com vergonha ou o fanatismo é tanto que se precisar seguem até o diabo?!

    Responda
  16. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Esse desgoverno tem tanto apoio que está se valendo de fotos de manifestações antigas pra dar falsa impressão de apoio. Essa frase é verdadeira: pode-se enganar muitos por algum tempo, enganar alguns por muito tempo, mas não se pode enganar todos por todo o tempo.

    Responda
  17. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Esse desgoverno tem tanto apoio que está se valendo de fotos de manifestações antigas pra dar falsa impressão de apoio. Essa frase é verdadeira: pode-se enganar muitos por algum tempo, enganar alguns por muito tempo, mas não se pode enganar todos por todo o tempo.

    Responda
  18. Leila de oliveira

    Viram só no que resultou o apoio ao impeachment?

    Responda
  19. Waldo Assahi

    Bozo tem apoio de uma minoria radical. Ninguém dá golpe e instala ditadura sem ter amplo apoio popular, coisa que bozo não tem (se em algum momento teve, não tem mais). Não há milícia que mantenha uma autocracia se a grande massa da população for contrária a ela, qualquer tentativa seria uma aventura passageira, com graves consequências para os golpistas que querem colocar brasileiros em armas contra brasileiros.

    Responda
  20. EDVALDO OLIVEIRA

    A esquerda raivosa está com inveja do estrondoso apoio popular recebido por Bolsonaro após exibição desse tão aguardado vídeo. Isso prova que o Ministro Celso de Melo deu um tiro no pé. Só resta esperar o próximo ataque dos inimigos de plantão.

    Responda
    1. Edison Luciano

      Muuuhhh...Cuidado que ele pega sua bandeira, seu atsob...

    2. Henrique Oliveira

      Sr. Oliveira. Só gente de esquerda? Será que o senhor, com esta mentalidade limitada, não consegue imaginar que há muita gente de direita que é decente e que não compactua com esse desgoverno?!

    3. Henrique Oliveira

      O Sr. Oliveira aprimorou a arte da mentira e falsidade com o Bozolóide! Toma tento, homem!

    4. Rafael Gonzaga

      Estrondoso? Essa piada foi boa. Agora conta mais uma.

    5. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Estrondoso apoio popular é conversa fiada. Só alguns posts pagos do gabinete do ódio e replicações por bots e pelo gado gratuito. Houve, claro, admiradores da macheza e da grosseria, isso infelizmente está viralizado em alguns grupos sociais primitivos. e violentos. Bolsonaro é inimigo de si mesmo, não precisa de nenhum Celso de Melo para se arruinar. Você reparou a hora que Nelson Teich caiu em si, ouvindo a proposta de destruição completa da Amazônia pelo Salles?

    6. moacyr da Silva

      Estrondoso apoio? Edvaldo KKK é para rir !! Abriram as portas do hospício e dos currais!

    7. gutemberg jose da costa marques cabral

      Que apoio popular? Bozo está derrotado. Está pedindo SOS ao Centrão à porta da bancarrota, só cego que não quer ver.

    8. Waldo Assahi

      Dá pra ver o estrondoso apoio que bozo tem quanto aquela meia dúzia de mequetrefes radicais bancados com dinheiro público se aglomera em frente ao Planalto, todo domingo. Uma multidão impressionante rsrsrs.

  21. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    E, como tenho dito, pode não ser impedido. Tem o apoio dos ricos reacionários, de grande parte dos empresários e das forças militares. A democracia corre perigo. Ele não quer o diálogo, quer inflamar, como sempre fez. E é tão tosco, que pode involuntariamente estar servindo a outros interesses. Pobre Brasil.

    Responda
  22. André Felipe da Silva Corrêa

    Evangélicos estão com a imagem na lama apoiando esse sujeito.

    Responda
    1. Edison Luciano

      ...a imagem na lama e a alma no inferno!

    2. Adriana Maccacchero

      Fiquei com essa dúvida, pode falar palavrão daquele jeito? A cada 5 palavras é um "talkei" e um palavrão. Vocabulário vastíssimo.

    3. gutemberg jose da costa marques cabral

      Eu só queria que algum crente me explicasse porque ele adora o boca sujo, sinceramente um prostíbulo de quinta categoria não tinha tantos recursos de palavras de baixo calão. Meus Deus que contradição.

  23. Salmen Zauhy

    Em pleno século 21, ainda tem pessoas como Bolsonaro e seus asseclas que pensam em golpe enquanto a nação sofre uma pandemia que está conduzindo milhares de brasileiros a morte. Ao invés de usar essa energia para golpe, porque não usa para combater a pandemia? Para um golpe de estado, o articulador e seus asseclas precisam no mínimo "inteligência", para não dizer "QI", o que realmente não têm. Verdadeiros analfabetos funcionais.

    Responda
  24. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O BRASIL é bem maior do que tudo isso! Temos uma Constituição Federal blindada contra golpes de qualquer espécies. Bem distinta da CF de 1946, quando eclodiu o Golpe de 1964, a atual Carta Magna não deixa lacunas para essas hipóteses de insurreição. DEMAIS, por que um Governo eleito democraticamente pensaria em golpe? Estamos na Venezuela ou em Cuba? Os brasileiros estão aí sofrendo com a pandemia, mas exigem respeito a lei e dignidade para todos os brasileiros.

    Responda
    1. Edison Luciano

      Infelizmente a CF não está tão blindada assim. Ele estimula as milícias, o povo armado, etc, e quando começar o tiroteio, dá um golpe!

    2. moacyr da Silva

      Aparelhou o governo com tantos militares superando os da ditadura, Antonio. Conta ainada com os milicianos, muitos evangélicos e muitos fanáticos ! Quer se transformar no Jair Franco Salazar!

  25. roberto oliveira melo filho

    Desculpe-me, mas este caminho está estabelecido desde antes das eleições. Basta, para isso, avivar a memória. Todas as intenções foram expostas naquele processo. E seus eleitores, por uma série de razões, mas uma delas foi o grau intenso de ressentimentos, apostaram exatamente nesse projeto de poder. Não se deve dizer que não sabiam, ou que subestimaram o que estava por vir. Os fatos de então não deixavam a menor dúvida do que estava em curso. Logo, reações bem tardias. E, talvez, inócuas...

    Responda
    1. roberto oliveira melo filho

      Claro que não, Adriana. O que observei é que deixamos as coisas chegarem até aqui. Há uma ameaça real num contexto muito adverso...

    2. Adriana Maccacchero

      Concordo, Roberto! Mas tb não é por isso que vamos todos passivos, assistir o país virar uma ditadura. Bolsonaro não teve 55% dos votos e os outros milhões de brasileiros que não votaram nele? Têm que aceitar uma ditadura?

  26. Ivandrez gois silva

    infelizmente não temos ninguém fazendo o que é preciso, rodrigo maia fez acordo: engaveta o impeachment e se mantém no poder, o supremo e o senado fazendo competição de notas de repúdio, enquanto isso o bozo foi testando as instituições, agora estamos sob grave ameaça, um governo miliciano com um demônio e 3 filhos boçais no poder, que deus nos ajude

    Responda
    1. Edison Luciano

      O Maia sabe que se aceitar um pedido de afastamento, o Congresso derruba (veja o apoio do centrão) e aí ninguém segura as milícias! Ele espera ele se enrolar sozinho. Uma hora a kgda vai ser grande e a casa vai cair!

  27. Fausto Lusvarghi

    Bruno, entendo seu raciocínio,mas, com todas as rusgas, relatórios e opiniões, ele continua reinando... até agora, nada do que foi descoberto, publicado, assinalado o está tirando de seu reinado.

    Responda
  28. Hideraldo Lima da Costa

    A situação política é tensa ocasionada pelo Executivo composto por aloprados que desdenham dos instrumentos republicanos, da Constituição e ferem a Democracia. Usar as regras institucionais para não deixar o governante de plantão armar civis, entenda-se milícias. Os democratas de todo o país e matizes ideológicos haverão de superar suas contradições e, unidos, impor as medidas constitucionais necessárias e reclamadas pela nação brasileira.

    Responda
  29. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O “prefeitinho do fim do mundo” , disse o Presidente Jair Bolsonaro naquele “pic-nic”ministerial, onde cada um mostrou a sua força e o potencial bélico tão recomendado pelo Presidente. Algo do instinto, pois os animais irracionais sempre agem pela força, porque não têm desenvolvimento intelectual para utilizar-se do diálogo. É lamentável que depois de 30 danos de promulgada a Constituição Federal de 1988 _ a Constituição-Cidadã sejamos levados a ouvir tantas insanidades.

    Responda
  30. ricardo fernandes

    diga-se, a propósito, que o presidente, na reunião, cometeu diversos crimes de responsabilidade (lei 1079): art. 7, incisos 5 a 9; art. 9º, incisos 5 a 7; art. 12, inciso 2. já o general augusto heleno, com sua nota, infringiu a mesma lei, art. 6º, incisos 5 e 6. material para impeachment de presidente e ministro não faltam.

    Responda
  31. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    A Constituição Federal de 1.988, dispõe: "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (..)". No Título II, do mesmo Diploma, o Artigo 5º, Inciso XLIV, prevê: "Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático". Hora de ficar com os olhos bem abertos!!

    Responda
  32. Felipe Macedo

    no fim a direita que nos tornou uma Venezuela para dizerem que estavam certos quando diziam que viraríamos uma Venezuela. Essa é a "lógica" dessa gentinha despolitizada e antidemocrática.

    Responda
  33. Melchisedc Felix

    Desde as FFAA Bolsonaro sempre foi bozonero. Sempre vilipediando as instituições as quais pertence. A grande mídia preparou a cama para os tucanos, estigmatizando incansavelmente o PT, mas o Bozo, junto com o véio da Havan e congêneres e milhões de disparos de fakenews, passou-lhes a perna. Aprendamos com a história. Muitas lágrimas ainda vão rolar.

    Responda
  34. eli moura

    Ele e seus militares não tem plano para o Brasil. A total incompetência para gerir o país se traduz em milhares de mortos. Sem planos sem ideias sem conceitos apostam no neoliberalismo, mercado de comodities e restrições políticas. Desenham uma República de bananas. Uma Honduras continental.

    Responda
  35. Ronaldo Ballestero

    Faço decore para autônomos empresas fies faco decore para autônomos empresas fiesniversidade pro labore holerite declaração de faturamento holerite imposto de renda Pessoa física e jurídica abertura de empresas balanço patrimonial livro caixa contabilidade migração MEI para ME nota fiscal eletrônica Contratos testamentos extrato bancário e conciliação bancaria dela assessoria mensal contábil 11 99764 7716

    Responda
  36. Jackson de Moura Ferro Silva

    Gostaria de saber como faz para assistir o vídeo daquela reunião que decidiu a compra superfaturada da refinaria de Pasadena.

    Responda
    1. Edison Luciano

      Muuuhhh...Cuidado que ele pega sua bandeira, seu atsob...

    2. Henrique Oliveira

      Sr. Ferro Silva, fico feliz em saber que o senhor voltou do coma. Muita coisa aconteceu de lá pra cá (inclusive elegeram um outro corrupto em 2018). Portanto, informe-se para não passar vergonha. Ah, sim, bem-vindo de volta!

    3. Paul Muadib

      E que tal o vídeo das rachadinhas da familícia bolsoasniana ?

    4. Fernando Dutra

      O amigo acordou hoje só pra visitar os colunistas e falar a mesma merda em todos os comentários? Travou o Arduíno?

  37. Jackson de Moura Ferro Silva

    A Folha de São Paulo só fala em impeachment do Presidente, que vai ter um golpe , etc . Se não estivéssemos em uma democracia, a FSP não estaria falando tantas bobagens. Isso tudo em plena crise na saúde e financeira do Brasil .

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Bobagens? É aterrador ver o quão autoritário, incivilizado e incompetente este desgoverno. Me parece que segue a risca a receita caudilhesca de Maduro, com sinal trocado apenas na economia.

    2. Paul Muadib

      Temos que falar enquanto o bolsoasnismo não exorta seu gado para dar um golpe no país e virar uma ditadura.

  38. MARCOS BENASSI

    Caro Bruno, ninguém pode te acusar de não ter delicadeza: falar de flerte com o autoritarismo foi ímpar. Esses babuínos gostam mesmo é de estrupo. A metade que não estrupa, observa e se aproveita da cena, na hora ou no recolhimento do banheiro. No BozoBando, quem não é culpado pela ação, o é pela inércia. Será que esse povo espera que haja uma nova anistia? Crêem que, como Gedéis roubando milhõezinhos, serão depois esquecidos? Provavelmente não haverá cana, mas torço pela humilhação continuada.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ótima idéia, ficariam muito bem no fato. Pra rimar com farda, que vistam Prada: sugiro criarmos a ' haute couture démentiel ', se meu francês ainda dá pro gasto. Tenho ficado mais ignorante a cada dia, acho que de tanto exemplo... ;-)

    2. Ayer Campos

      Cana talvez não, que aqui não é Argentina; mas humilhação sob camisa-de-força seria adequada, 'just in case'...

  39. Ayer Campos

    Não quero simplificar nada; reconheço a assombrosa turvação. Mas que essa alucinação paranoide de JB e sua guarda pretoriana só pode ser enfermiça - ah, disso não tenho dúvida - e enfermidade grave e perigosa. Os Estados que contam com um 'conselho consultivo' certamente fariam o diagnóstico para os efeitos corretivos. Entre nós, as instituições pertinentes estão entregues, seja por interesses inconfessáveis (Parlamento), seja por clausura cognitiva e cultural (Judiciário). Cadê os psiquiatras?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ayer, meu caro, psiquiatras sim, mas são caso perdido no que tange ao tratamento medicamentoso. Como esse povo vive em outro mundo, em órbita, eu sugiro lobotomia, não somente por eficaz, mas também porque poética: a técnica transorbital é simples, barata e bastante discreta. Vendo-os depois na rua, ninguém diria que aquele abobalhamento não é de nascença.

  40. Alberto A Neto

    As catástrofes econômica e social avançam. O bolso do pobre é o único obstáculo do Bolsonaristão na urna eleitoral já que os bolsoviques consideram a pandemia jogar a favor na base do quanto pior melhor. O front neo-pentecostal que sofreu o baque de cultos vazios já se locupletará do 'Dizimo Emergencial'. O projeto miliciano de poder galopa sem ocultar a escalada. Com o Forte Apache nas mãos, o 'mau militar' aposta na cumplicidade legislativa, leniência judicial e nos camisas-amarelas.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Carlos Alberto, ainda não havia ouvido o 'bolsoviques', gostei bastante. Vou até usar, se me permite, mas na variação mais expressiva, Bozoviques. ;-) Todos enfileirados, carabininha prástica na mão e o narizinho vermelho de palhaço atarrachado à cara