Samuel Pessoa > Renda básica Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Flavio Cabral Costa

    Sabe tudo esse Samuca. Propor açoes e atividades além da capacidade faz o radiador ferver...

    Responda
  2. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O que se extrai do texto, pela clareza da discussão sobre os números, é o de que o ceticismo não é mais pelo custo, mas pela incapacidade dos nossos gestores públicos levarem a termo a proposta da renda mensal básica.

    Responda
  3. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O que se extrai do texto, pela clareza da discussão sobre os números, é o de que o ceticismo não é mais pelo custo, mas pela incapacidade dos nossos gestores públicos levarem a termo a proposta da renda mensal básica.

    Responda
  4. João Leite Leite

    Renda básica é o salario minimo que foi criado por Getúlio vargas e que está valendo 20% do valos legal que está na constituição. Quanto mais cala a boca esses politicos criam mais a pobreza aumenta e esses politicos incompetentes continuam se elegendo as custas da pobreza.

    Responda
  5. DANIEL PLECH

    O Bolsa Família deveria incorporar o BPC, salário-família, abono salarial, auxílio-reclusão e dedução do IR para dependentes. Em compensação, deve se tornar um direito social (sem fila de espera) e complementar a renda pra que nenhuma família tenha renda mensal per capita inferior a 1/4 ou 1/2 salário mínimo, com possibilidade de valores adicionais para determinados públicos (crianças, adolescentes, idosos, deficientes, gestantes). Simples e justo assim.

    Responda
  6. Erison Mendonça

    A criatura não dedicou uma linha sequer à necessidade de instituição da taxação de grandes fortunas, mas sabemos que isso foi proposital. Pra ele é mais justo se arrancar o pouco dinheiro do trabalhador em vez dos milhões que estão no cassino da especulação improdutiva dos milionários. Esse discurso não sobreviverá ao mundo pós-covid, cidadão, e não lamento nenhum pouco por isso.

    Responda
  7. Leo Barreto

    Esse artigo é simplesmente *incomentável*... O senhor articulista anda estudando além da conta e seria de bom alvitre abrir as janelas e deixar um ar fresco entrar

    Responda
  8. Alberto A Neto

    Durante a quarentena havia mais do que uma pedra no meio do caminho. Havia uma pedra invisível que o poeta não considerou. Depois da quarentena o José sepultado em uma trincheira coletiva sob uma pilha de cadáveres foi perguntado, mas já não ouvia: E agora? Durante a quarentena os bolsoviques aceleraram a escalada golpista com recursos do erário e avançaram na consolidação do seu projeto miliciano de poder autocrático. E os libertinos pensam em olhar melhor a renda da cidadania. Põe o tubo, JÔ!

    Responda
  9. Alberto A Neto

    Quantas pilhas de cadáveres a mais seriam necessárias para os economistas liberalistas verem melhor como funciona o metabolismo do capital no mundo real? Quantas guerras mundiais e crises sistêmicas deveriam ser acrescidas à séries históricas da economia global para que os economistas neoliberais possam olhar melhor o mundo do trabalho em pandarecos e o apartheid social galopante. O colapso é catastrófico e os libertinos olham. Não enxergavam, não aprenderam e depois esquecerão tudo.

    Responda
  10. Luis Nunez

    Confesso que não entendi a lógica e nem a matemática do artigo: (1) Como tributar renda ïnformal"? (2) Tributar em 37,5% quem ganha pouco??? Não se esqueçam que grande parte da renda "tributável" desaparece se esticarmos muito a corda. Isso vale, é claro, para os dividendos das empresas, pincipalmente das médias e pequenas. Eles vão simplesmente "sumir"!

    Responda
  11. Hercilio Silva

    A proposta é boa? Mas IR linear? É possível sim manter a progressividade

    Responda
    1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      Com certeza Hercilio! Imagino que tenham feito dessa forma pra se ter uma ideia da média de imposto de renda pago. Mas com certeza teria que ser progressivo, com os mais pobres pagando uma alíquota menor.

  12. José Cardoso

    Por imposto linear entendo que quem trabalho 8 horas por dia na caixa do supermercado e ganha 1000 reais por mês pagaria 37% de IR, recebendo líquido 630. Quem vende queijo coalho na praia acrescentaria 400 reais à sua renda. Os incentivos para as pessoas terem um trabalho formal diminuiriam bastante. E tributar trabalho informal é uma contradição em termos.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    O jogador de baseball, Yogi Berra certa vez disse, nos cometemos muitos erros equivocados. Quando alguns analistas avaliam o desempenho de países como Coréia do Sul ou Taiwan, omitem o fato de que para chegar a um nível de sucesso razoável, esses países tentaram várias estratégias muitas das quais não deram certo. O mais importante foi aceitar que políticas de estado raramente geram fatos consumados e que organizações econômicas geram seu próprio momento independente de fatores macroeconômicos.

    Responda
  14. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Uma das lições deixadas pelo Coronavírus foi a importância da renda básica, um importante instrumento para eliminar a pobreza e combater a desigualdade. Se já houve sido implantada, o socorro para as famílias durante a pandemia seria muito mais eficiente e rápido.

    Responda
  15. Salvy de Resende

    Parabéns pela abordagem. Já pensei bastante sobre e se juntar a percepção do fim do emprego - ou sua diminuição constante e inexorável - fica mais evidente que, se não é único, é quase o único caminho para a sobrevivência da Democracia. Desde que também façamos evoluir o conceito de democracia...

    Responda
  16. Luiz Claudio Carvalho

    Com mais os impostos sobre o consumo vamos a quanto, 55%, 60% da renda? Para um governo que presta os serviços que presta? Vai aumentar a produtividade e a renda total?

    Responda
    1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      vai aumentar a renda total. a produtividade continua a mesma porque há capacidade ociosa, mas a produção aumenta para suprir a demanda

  17. JOSE A CUMINATO

    Como acreditar e continuar lendo um colunista (economista?) que depois de tantos anos e da seriedade do assunto admite: Apesar de gostar da renda básica, nunca a tinha levado a sério. Esse nosso mundo está cada dia mais inacreditável. Ora pois.

    Responda
  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Todo mundo acredita que a ideia da Renda Mínima é do Suplicy. Inclusive ele. Antes dele Thomas Morus, Ludovicus Vivus, Condorcet e Thomas Paine já havia proposto a medida. Até Von Hayek, até Milton Friedman. A Renda Minima virá. Se não para salvar o pobre, para salvar O Capitalismo, que sem consumidores com renda, não sobrevive. Foi o que fez Henry Ford, que pagava salários que permitiam a seus operários comprar um Modelo T em um mês, com isso implodindo o modelo soviético.

    Responda
    1. Silvana Mirian Pereira de Oliveira Barini

      Suplicy não diz que ele criou a renda básica. Ele está sempre citando seus predecessores!Conheci o Prof. Milton Friedman numa das palestras do Senador Suplicy.

    2. ANDERSON RIBEIRO

      Caro Adonay, no Brasil ele talvez tenha sido o primeiro a levantar tal bandeira. O governo já fornece algo mto melhor que renda básica aos grandes sonegadores e se chama "refis"...

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      A pergunta é, de onde virá o dinheiro? Com carga tributária de 40% e velocidade da moeda de 5 a 6 vezes, no segmento que consome, não entesoura, a cada real expedido na forma de renda básica, retornam ao Tesouro em valor maior. Outra origem é a massa salarial que é paga hoje. As empresas com Inteligência Artificial e sem funcionários, transferem os valores que pagariam em salários, para terem consumidores. Bobagem? Pergunta ao Henry Ford.

  19. Paulo César de Oliveira

    Precisamos fazer alguma coisa para reduzir a desigualdade no Brasil e impedir que pessoas passem fome num país com vocação para ser um dos maiores exportadores de alimentos. Na Wikipedia ha uma List of Advocates of Basic Income, com mais de 70 pessoas notáveis, incluindo Suplicy, Milton Friedman, James Bakeer, Barack Obama e Elon Musk, entre outros.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.