Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leandro Daie

    Fui atraído para a reportagem pelo título para entender como o BR poderia ser o primeiro em número de mortes pelo Covid. O título da reportagem se refere a uma simples frase da mesma e, ainda, sem nenhuma referência técnica. Folha, isso é título de quem quer vender jornal sem responsabilidade.

    Responda
    1. JOSE TADEU AGUERA

      Eu também

    2. Ednaldo Miranda de Freitas

      Entender? Mais do que foi dito? Tá querendo um relatório?

  2. EDMUNDO NASCIMENTO

    enquanto isto no mes de fevereiro a TV Globo, para quem Dr Drauzio trabalha, promoveu o maior carnaval do planeta terra, onde milhoes se infectaram por todo o nosso Brasil ! parabens a ele e a globo pelos milhares de mortos que conseguiram ate agora ! estao conseguindo o que queriam desde o começo ! carnaval eh mais importante que a saude publica para a rede globo e seus pares !

    Responda
    1. JOSE TADEU AGUERA

      Dr Drauzio foi muito comum ao expor o que todos sabemos! Mas quais ações foram tomadas por ele? Dr Drauzio, Dr Drauzio!

  3. Ednaldo Miranda de Freitas

    A obstinação do Bolso m i c o, Doutor Drauzio, não é pela cloroquina. Ele é um tolo mas não o bastante para não entender que o medicamento não serve, nesse caso específico da Covid-19. O que está claramente demonstrado, pelo menos para quem não está fascinado por esse sujeito, é a sua indiferença pelos familiares de quem está perdendo a vida. E pelos que ainda vão perder. Em suma: esse sujeito não presta.

    Responda
  4. EDMUNDO NASCIMENTO

    enquanto isto no mes de fevereiro a TV Globo, para quem Dr Drauzio trabalha, promoveu o maior carnaval do planeta terra, onde milhoes se infectaram por todo o nosso Brasil ! parabens a ele e a globo pelos milhares de mortos que conseguiram ate agora !! estao conseguindo o que queriam desde o começo !

    Responda
    1. EDITORA PATUA LTDA

      Só falou bobagem como todo l ixo bolsonarista.

    2. EDMUNDO NASCIMENTO

      no dia 03 de janeiro o governo da China avisou a OMS e diversos governos da existencia do coronavirus e sucessivos avisos foram dados durante todo mes de janeiro de 2020 ! o carnaval nao foi cancelado pela irresponsabilidade de prefeitos, governadores e demais autoridades de saude dos governos municipal, estadual e federal ! durante o carnaval todo mundo sabia o que estava vindo, inclusive a OMS de atrasou em 60 dias a declaraçao de pandemia para aplacar a ira da china !

    3. Ednaldo Miranda de Freitas

      O prazer dos bolsominions é transferir a responsabilidade pelas cags do presidente de fachada e sua trupe de xingamentos. Muitos dias após o carnaval, o Bolso m i c o ironizava a situação, dizendo que era uma gripezinha.

    4. Stefano Domingues Stival

      Na época do carnaval não havia pandemia decretada. A pandemia foi decretada no dia 11 de março. Não espalhe mentiras e distorções, não faça desserviço.

  5. Ary oliveira Oliveira

    Na minha opiniao o doutor esta equivocado. A India sera' o campeao. Pais que nao tem o minimo de assepsia, povo q usa uma mao para comer e outra para limpar fezes. Populaçao de 1.300.000.000 e saneamento basico precario. Conheco aquele pais doutor

    Responda
    1. EDITORA PATUA LTDA

      Qualquer monte de fezes é ainda melhor que um xenófobo como você. Li xô da humanidade.

    2. Gideon Boulting

      Mas os indianos usam a mao para apenas se limpar de fezes. Os Brasileiros; a direta para se cubrir de fezes.. Alem disso, o brasileiro da direita tem cabeça de fezes: que é uma condiçao ainda mais precário do que os indianos concorda? Caso Brasil: perceba-se um raciocínio politico precário mentalmente insanitario - , que coloca a sua população em risco muito maior do que aqueles que limpam as fezes com a mao esquerda, e comem com a mao direita. Que coloca de fato: a sua populacao p morrer.

    3. Stefano Domingues Stival

      Nossa, que Jênio! Kkkkkkkkk kkkkkkkkk conhece nada! Kkkkkkkkk kkkkkkkkk

  6. Dartagnan Santos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. EDITORA PATUA LTDA

      Vilnei, deixe de ser chorão usando a choroquina. Bolsonaro é genocida sim!

    2. VILNEI HERBSTRITH

      Este crime de calúnia e difamação passa batido pelo filtro da folha? Cuidado, conivência com atos criminosos pode ser entendido como cumplicidade.

  7. Valter Junior

    Brazil first!

    Responda
  8. MICHEL XAVIER

    Logo logo o país estará em primeiro lugar mundial no número de mortes causadas pelo covid. E a cloroquina vai acabar de matar o restante que acha que está protegido. Os governantes estão pensando mais na política do que na saúde de povo. Lamentável.

    Responda
    1. VILNEI HERBSTRITH

      Até para papagaiar o que não entende, os falsos se enrolam. Esta afirmação não tem base, provas ou evidencias. É uma solene mentira inventada do nada. Calunia o produto e tenta jogar a culpa inexistente em que defende seu uso se constituindo em difamação.

  9. Marcela Azevedo

    O verme é muito pior que o vírus. A desesperança que o verme gosta de despejar em nós é brutal. Que Deus, ou seja lá o que esteja lá em cima, nos ajude.

    Responda
  10. julio c s barbosa

    descalabro, insensatez, desequilíbrio. um quadro lamentável para um país que só apanha.

    Responda
  11. ademar lourenço

    Dr Drausio, o senhor deveria ter divulgado sua preocupação no Fantastico, programa que o senhor adora aparecer, em vez de ficar beijando pedofilo e assassino de criancas na prisão.

    Responda
    1. Ary oliveira Oliveira

      Ademar esta correto. A globo incentivou a realizaçao do carnaval.

    2. ademar lourenço

      Jenny, obrigado por suas palavras. Devem ter causado algum impacto em voce. Ate porque foi possivel uma avaliacao instsntanea da minha personalisade e comportamento. Agora, com toda sua sabedoria e generosidade, use as suas palavras para comentar as materias. Não desperdice tempo comigo. Nao estou em julgamento.Otima semana e saúde pra você e sua familia.

    3. Jenny Gonzales

      Ademar, você revela com suas palavras que é uma pessoa venenosa e ignorante. No mínimo é um bolsonarista.

  12. José Eduardo Campos

    É Drauzio, só rezando!!! Pelos vivos pra mantê-los sãos. Pelos mortos pra que encontrem a paz eterna. Deus nos livre dos pecadores!!!

    Responda
  13. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Enquanto isso ministro da saúde participa de ato em favor do governo em Brasília. As mortes não estão na agenda.

    Responda
  14. Alberto A Neto

    O melhor exemplo tem passado desapercebido, até dos especialistas incensados. Vem de Alberto Fernandez a prática do Teorema de Gorosito na campanha de combate à pandemia argentina. A melhor sucedida até agora com número de óbitos inferior a 500 e positivados abaixo de 12000. O presidente argentino não baixou a guarda nem relaxou o isolamento. Alberto Fernandez, a despeito das dificuldades econômicas formidáveis, já atingiu 81% de apoio popular. Argentina, chorai por nós!

    Responda
  15. VILNEI HERBSTRITH

    Drauzio Varella passou a ser conhecido como o médico melancia. Vai para o lado que o vento sopra. Já sobre infectados e mortes, que se dê a responsabilidade a quem tem . Estados e municípios ganharam no Supremo o bônus e o bônus de decidirem sozinhos sobre ações cotra o covit-19. Agora assumam seus erros e eventuais acertos. Bolsonaro nada pide fazer.

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Eles não ganharam nada no supremo, não espalhe ignorância e mentira. Os estados têm autonomia em questões de saúde pública, isso é constitucional. Vá dar sua "opinião" no Brasil sem medo, ou outro reduto de orates do bolsonarismo, enquanto ainda existem

    2. Carlos Bernardes

      Difícil acreditar que existem mentes criativas como a sua.... mesmo vc vindo aqui desafiar meu ceticismo.... preciso acordar deste pesadelo, e assumir de uma vez por todas que tinham razão qdo expresssram que uma situação maligna só muda se algo benigno efetivamente for feito

    3. Maria Fernanda Monzo Luporini

      Ganharam o direito de não seguir Bolsonaro que queria todo mundo infectado.

    4. JOAO AZEVEDO

      "Bolsonaro nada pode fazer". Ou melhor; Bolsonado não tem capacidade, não tem envergadura. não tem governança, não tem capacidade, não tem inteligência. Ele é um Assassino!!!!!

  16. VILNEI HERBSTRITH

    Drauzio Varella passou a ser conhecido como o médico melancia. Vai para o lado que o vento sopra. Já sobre infectados e moryes, que se dê a responsabilidade a quem tem . Estados e municípios ganharam no Supremo o bônus e o bônus de decidirem sozinhos sobre ações cotra o covit-19. Agora assumam seus erros e eventuais acertos. Bolsonaro nada pide fazer.

    Responda
    1. VILNEI HERBSTRITH

      Esqueci das figurinhas? Bolsonaro é honesto e tem o povo com ele. Vcs peraram Jojoquinzinho. Tente 2026, quem sabe...

    2. Joaquim Rocha

      Bolsonaro nada sabe fazer, você quis dizer?

  17. Elias Souza

    Temos uma pessoa com problemas cognitivos como presidente do país quando mais precisamos de uma liderança efetiva e inteligente. O futuro é obscuro para nós.

    Responda
    1. VILNEI HERBSTRITH

      Está comentendo crime federal de calúnia e difamação ao catalogar o presidente da República. Previsto na Constituição com penas de 1 a 4 anos podendo ser agravado de acordo com a injúria.

    2. VILNEI HERBSTRITH

      Nem sabe o que é cognitivo. Está comentendo crime federal de calúnia e difamação ao catalogar o presidente da República. Previsto na Constituição com penas de 1 a 4 anos podendo ser agravado de acordo com a injúria.

  18. jose vanzo

    Se depender do esforço do presidente Bolsonaro teremos este título.Para ele e seu ministro Ricardo Salles o inferno que o novo corana trouxe para nosso pais é uma oportunidade.Embora para os quase duzentos milhões patrícios seja uma grande e desnecessária tragédia. Bolsonaro lembra o pastor Jim Jones e seu Templo dos Povos.

    Responda
  19. João Batista Flores Teixeira

    O Brasil vive a sua era da mediocridade no pior momento possível da história. A falência dos nossos sistemas de ensino e moral nos levaram a esse quadro desesperador. De um lado o povo fragilizado e potencialmente fascista e de outro o presidente que espelha esses valores. Não temos saída, a crise que já era permanente nesse governo se tornará a norma.

    Responda
  20. mario josé corrêa de paula

    Só posso deixar aqui minha admiração pelo Dr. Drauzio Varella. Sua sinceridade, sua forma simples de dizer as coisas, seu jeito humilde. Meus parabéns. Quanto ao artigo, bastante verossímil a chance de nos tornarmos o país com maior número de mortos, porém como na relação de Bolsonaro e Trump, este último sempre fica por cima, acredito que ficaremos no segundo lugar.

    Responda
  21. João Braga

    Dráuzio também nao concordo que o presidente deva se meter em questoes de medicina. Agora, você é médico, em doses usuais você já viu algum efeito colateral grave da hidroxicloroquina? Eu respondo por você, nenhum. Pode ter visto da novalgina, aspirina, paracetamol..., mas da hidroxicloroquina, não!

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Acho que você não leu nada sobre sobre o tema nos últimos 15 dias. Está matando quem está usando. Informe se antes de esoalgae fakes.

    2. João Bernardeli

      Não sei se é sarcasmo ou im.b.3cil.

  22. JOÃ O MUCCI

    Este é o Brasil, o eterno país do futuro, com sua democracia de faz de conta e seus políticos patetas, incultos e ridículos.

    Responda
  23. JOSE ADEMIR NUNES

    Juro que não li a matéria. Um "médico" que quase morreu de febre amarela, sem saber fazer autodiagnostico, que disse que o coronavírus era só uma gripinha, que muda de opinião para ganhar dinheiro. Agora prega o fim do mundo devido o coronavírus. Para ganhar mais, vem com mais um prognóstico apocalíptico contra nosso próprio País. Não tem credibilidade.

    Responda
    1. JOSE ADEMIR NUNES

      Para entender basta o título. Vocês não devem ter lido a reportagem onde ele disse que era uma "gripezinhas. Eu li e confiei. Agora me dou o direito de não confiar nele. Posso? Quanto às agressões, deixa para lá. Afinal esse jornal já teve melhores leitores.

    2. alonso barros

      Não leu a matéria porque não quis, ou não tem cérebro e respeito pelo próximo . Fico com a segunda opção.

    3. Hernandez Piras Batista

      Se não tivesse credibilidade, você não teria se dado o trabalho de vomitar este rio de deturpações e meias-verdades. Quem não tem credibilidade é aquele que vive de notícias falsas e mentiras, como o Presidente que você cultua.

  24. José Manoel Martins

    O tal Jair flerta com o genocídio, usa a quebra da quarentena para provocar o caos e assim ter motivos para decretar estado de sítio para viver o como um ditador, o vídeo da reunião da mostra que o Brasil se tornará uma Venezuela nas mãos deste sujeito.

    Responda
  25. Galdino Formiga

    Mea culpa tardia.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Tardia, mas necessária. Já o pres ijeg ue nunca assumirá que erra e errou, porque ele faz tudo isso propositadamente para obter ganhos eleitorais e hipnotizar seus seguidores idi ot as.

  26. Marco Aurélio Mello

    Faltou esclarecer se ainda endossa a política de testagem somente nos casos mais graves, com o argumento de que o teste é oneroso. O custo em razão da baixa testagem tem sido, certamente, muito maior. Países que conseguiram flexibilizar as medidas de isolamento com alguma segurança são justamente os que fizeram mais testagens na população.

    Responda
  27. Adailton Alves Barbosa

    Drauzio Varella p/ ministro da saúde.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Mas, infelizmente não com este governo,Adalton! Um genocida que não tem um mínimo de sensibilidade com as vítimas e seus familiares!

  28. ALEXANDRE DE CASTRO

    O "Mico" Bozonaro é pior que o Corona vírus, por onde passa leva destruição, ignorância, insensibilidade e estado crônico de acefalia, é um Bárbaro Genocida!!!

    Responda
  29. Antônio Carlos de Paula

    Dr Drauzio, parabéns por humildemente ter reconhecido o erro da gravidade da doença no início da pandemia!! Ao contrário do presidente psicopata, que com mais de vinte mil mortes ainda despreza essa doença descastadora.

    Responda
  30. Eduardo Henrique de Oliveira

    O falso messias criador do partido treisoitão que se retrata em cartuchos de munição é o senhor das armas, das mortes. Os trezentos de bolsonaro serão os mais de 300 mil óbitos que ele faz estimular. Primeiro veio o fogo amazônico. Depois o óleo no litoral. Agora a peste bolsonara.

    Responda
  31. FABIO OLIVEIRA DE AZEVEDO VASCONCELOS

    O numero absoluto distorce a estatística doutor. Claro que importa, mas mais correto são as mortes por milhões de habitantes

    Responda
  32. EDUARDO BATISTA

    Drauzio, vc não percebeu que esta na hora de encerrar a carreira de comentarista? NÃO tem acertado uma, como médico previu uma gripezinha e agora esta vendo a quantidade de mortos, não basta pedir desculpas , tem feitos comentários absurdos até na area politica, social, economica, esportiva , para que já ta feio ....

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Perdeu mais uma ótima oportunidade de se calar (que fique claro, o comentarista e não o excelente autor do artigo)

    2. Hernandez Piras Batista

      Como disse certa vez um general espanhol de ideias próximas ao do Presidente, "Abajo la inteligencia, viva la muerte! "

    3. Gustavo Felício Moraes

      Sr Eduardo, fica bem claro e cristalino que o senhor não conhece a biografia do Dr Dráuzio. Leia mais, procure se informar mais, antes de tecer um comentário infeliz ou injusto a respeito das pessoas.

    4. LUIS M COSTA

      Caro Eduardo, se tem alguém que precisa encerrar a carreira, esse é o presidente Bolsonaro. Esse senhor tem se revelado de uma irresponsabilidade, incapacidade, sem escrúpulos, tratando da vida de milhões de brasileiros como uma brincadeira. Você acha pouco o que esse incapaz tem feito? Faça-me o favor! É preciso e necessário que TODOS respeitem a opção do voto. Respeito quem votou em Bolsonaro. Agora, apoiar a insanidade desse governo é ser conivente com esse cenário de horror que estamos viven

    5. Rondinelli Borges Borges da Silva

      Absurdo é o seu comentario asqueroso. Deixa de ser i- diota! Quando a pessoa pede desculpa e reconhece o erro, é ponto final na história. Vai procurar outro pra pôr a culpa.

    6. Mauro SGN

      Discordo. Ao contrário, deveria intensificar a quantidade de comentários. Os que deveriam encerrar a "carreira" são os eleitores do bolsonaro. Nunca mais chegar perto de uma urna.

  33. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Até para ser ,c.r,a.p,u.l,a. eh preciso originalidade. Pois o ,c.a,n.a,s.t.r,a.o, ainda e pior que o original. Nem pra isso essa categoria brasileira serve. Imitação grotesca de Trump e seu séquito de seguidores místicos ou mal formados. Clones ridículos do republicanismo yanke ignorante, causa maior da falência comportamental norte americana .

    Responda
    1. José Freitas

      Grosseiro, o Sr, hein? Precisa utilizar termos ofensivos pra comentar? Se coloca tão mal educado quanto Bolsonaro e seus seguidores.

  34. Murillo augusto

    Como diz o antigo ditado: quem semeia vento, colhe tempestade! É de se lamentar que, como sempre, a população mais vulnerável pagará um preço altíssimo , indo para o matadouro da Covid-19, enquanto o genocida-mor finge que nada acontece com o país. Se, depois dessa tragédia, o brasileiro não Aprender a escolher melhor seus representantes, então de nada terá adiantado tanto drama.

    Responda
  35. João Braga

    Dráuzio você já foi melhor. Com o rigor que voce julga, você mesmo já teria sido condenado por seus próprios comentários errados sobre o covid19.

    Responda
    1. Mauro SGN

      Mas tem a decência de reconhecer o erro e destacar em todos os comentários. Ao contrário do presidente cloro'eqüino'.

  36. João Braga

    Dráuzio você já foi melhor. Com o rigor que voce julga, você mesmo já teria sido condenado por seus próprios comentários errados sobre o covid19.

    Responda
  37. Ricardo Knudsen

    O q inviabilizou resposta melhor ao coronavírus foram os conceitos ultrapassados de autoridades como Mandetta e Uip. A decisão de só testar pacientes com sintomas graves e descartar a possibilidade de rastreamento e testagem de assintomáticos permitiu o crescimento acelerado da epidemia. E não se diga q não era possível obter os kits de teste. Países como a Argentina, África do Sul, Tunísia foram atingidos depois de SP e tem cerca de 10% do número de mortos, com testagem por caso muito maioR.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Eduardo, o Sr. Knudsen não é bolsonarista e tampouco um entusiasta das políticas do Ministro Mandetta ou do Governador de São Paulo. Gire a sua bazuca para outro lado. Além disso, como qualquer especialista dirá, para conter a doença não basta o distanciamento social; a testagem massiva é necessária, inclusive, para orientar o distanciamento. Grosserias e ofensas já bastam as do Presidente e seus asseclas.

    2. Rodrigo Ricoy Dias

      Eduardo, educação cabe em qualquer lugar. O comentário foi pertinente e seu autor certamente não é bolsonarista. Nossos vizinhos da América do Sul tem resultados melhores por vários fatores, dentre os quais a testagem.

    3. Eduardo Ribeiro

      Ei seu ig nobil, isso se deve a quarentena séria que fizeram e não a testagem...lá tem presidente sério e não esse imbe cil que vcs minions veneram...

  38. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    O inepto do Planalto e os ignorantes que o seguem, irão aplaudir.

    Responda
  39. A A Iuras

    Certamente será (e está sendo) uma humilhação fragorosa, muito pior que o 7 x 1, pois no futebol talvez tenhamos um dia a oportunidade da revanche; mas neste caso, os mortos não voltarão mais e não terão revanche diante das omissões e irresponsabilidades deste governo! As famílias ficarão enlutadas pelo resto da vida!

    Responda
  40. Claudio Moreira Roberto

    Mais q EUA ?? Difícil...mas pela qualidade de nossa gestão de investimento em educação e saúde dos últimos 30 anos merecemos mesmo.....

    Responda
  41. Moises de Melo santana

    Parabéns pelo artigo e pela honestidade em reconhecer a análise equivocada inicial. Estamos vivendo um pesadelo que parece não ter fim. Acordamos e ele não termina.

    Responda
    1. A A Iuras

      Parece que tem gente que ainda não acordou!

  42. José Cardoso

    O espraiamento pelos estados é impressionante. A população não tem disciplina e facilita o contágio. É um círculo perverso em que o presidente, que representa essa plebe ignara, reforça seu comportamento suicida.

    Responda
  43. Mario Carvalho e Silva Garcia

    Dr. Drauzio expressa com propriedade e serena observação dos fatos o que, de fato, se avizinha: uma grande tragédia.

    Responda
  44. Diva Negri

    Parabéns Dr. Dráuzio! Como sempre, nos brinda um excelente texto!

    Responda
  45. Marco Aurélio Mello

    O vídeo em que o colunista minimiza a Covid-19 foi publicado em 30 de janeiro. Até essa data, mais de 200 pessoas já haviam falecido na China em razão de complicações causadas pela Covid-19, que já estava em circulação na Itália, Alemanha e França. No mesmo 30 de janeiro, a OMS declarou emergência de saúde pública de interesse internacional, e os primeiros casos suspeitos surgiram no Brasil. Países que obtiveram algum êxito no controle da doença, como a Alemanha, valeram-se da testagem em massa.

    Responda
    1. EDUARDO GOMES MARTINS FILHO

      Bom, isso só confirma o texto do Drauzio.

  46. R Alvim

    Não, o governo não nega a realidade. Só deseja a morte do próprio povo acelerando a curva.

    Responda
  47. Pedro Martins

    No Brasil há dois vírus circulando fortemente : a covid-19 e o covard-17

    Responda
  48. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    ótimo texto Dr.Drauzio! muito sensato e realista.

    Responda
  49. Tersio Gorrasi

    O pânico gerado por essa pandemia está levando casos de emergência ao óbito, que de outra maneira poderiam ser salvos, bem como ao agravamento de muitas outras morbidades, cuja contabilidade ocorrerá num futuro próximo. Com certeza, muitos casos considerados suspeitos de covid e que não foram diagnosticados, foram contabilizados como tal. Afinal, ninguém mais morre por gripe comum, pneumonia ou insuficiência respiratória por outras causas?

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Sr. Tercio, ninguém mais aguenta ou acredita nessa ladainha obscurantista a não ser os terraplanistas que tratamnpor mito o ignóbil que elegeram. O que o senhor diz não faz sentido, e já foi sobejamente respondido por outros. Acrescento apenas essa simples observação: não cola mais.

    2. Hernandez Piras Batista

      É exatamente o contrário do que o Sr. Gorrasi diz, como de hábito: como a política oficial é só testar os casos graves, é possível que muitas vítimas do Covid-19 tenham falecido antes mesmo de serem corretamente diagnosticadas. Aliás, mesmo em SP já se constatou que muitas pessoas tiveram registrados no seu atestado de óbito "suspeita de Covid-19", não entrando nas estatísticas oficiais. Só mesmo o mais extremo desprezo pela vida humana pode gerar comentários como este.

    3. Tersio Gorrasi

      Ricardo, eu mesmo soube de vários casos de médicos que foram induzidos a atestar um óbito como covid quando a causa foi outra completamente diferente, onde até motivação política para obtenção de recursos federais tem ocorrido

    4. Ricardo Knudsen

      Vc mente, nenhum caso está sendo computado como Covid-19 sem o devido teste. O q é evidente é q não há testes suficientes e o laudo até a pouco tempo demorava até 50 dias para sair. Em alguns casos a pessoa havia morrido e o laudo não indicava Covid, nem entrava nas estatísticas, pq não havia resultado do teste. Devido à demora nos testes, o número de mortos é atualizado para cima perodicamente, qdo o resultado sai. Pseudo-ciencia e fake-news é o q vc faz.

    5. EDUARDO GOMES MARTINS FILHO

      Luiz Donizetti, vc está propagando fake news. O decreto não fala sobre qual será o laudo, mas apenas sobre como os cadáveres serão tratados a partir dessa data. Se há necessidade de atestar a causa da morte abrindo os corpos ou não etc, por conta do risco de contágio. Isso não quer dizer que serão todos configurados como Covid-19, o que de qualquer modo é provável que seja. Já denunciei seu comentário. Leia essa matéria para não sair arrotando absurdos. https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2

    6. EDUARDO GOMES MARTINS FILHO

      Se você compara com dados de outros anos, para os mesmos períodos há um aumento do número de mortes no ano de 2020. Não é mera coincidência e nem um surto de pneumonia, gripe, parada respiratória ou qualquer outra doença. Até pq se o fosse teríamos os resultados e a causa da morte facilmente, pois são doenças já conhecidas. Tudo indica que são casos de covid. A subnotificação de casos e de mortes é uma realidade, infelizmente.

    7. Tersio Gorrasi

      J Fernandes, baseados em que esses especialistas alegam que o número de óbitos pode ser 4 vezes maior? Isso é achômetro e pseudo ciência, pois a ciência verdadeira deve se basear em dados concretos. Não é porque não se fazem diagnósticos por falta de insumos que um óbito não esclarecido tenha que ser necessariamente por covid. É uma projeção feita às cegas

    8. jose fernandes de lima junior

      É o contrário, muitas mortes por covid não foram verificadas por falta de teste. O número de mortes está sub notificado. É 4x maior ou mais segundo os maiores especialistas. Nessa pandemia não é o pânico que mata, é sim falta de ar nos pulmões.

    9. LUIZ DONIZETTI MACHADO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    10. jose fernandes de lima junior

      Ninguém morre de pânico nessa pandemia, morre-se por falta de ar . É o contrário do você pensa, muita gente morreu de COVID e não foi testado, por isso o número de mortes está muito sub notificado.

  50. LIGIA SIQUEIRA TAVARES

    Engraçado que o mundo inteiro busca a cura dessa doença e o nosso presidente quer enganar o gado com cloroquina. Se funcionasse a humanidade toda não estaria nessa situação. Patético e desesperador.

    Responda